SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
...?...
Joined
·
156 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20090713/foto_12072009195507.jpg

FOTO: fotos Yoshio Futagawa/the new york times
Cobra. Nova construção de Ito remete às serpentes, principalmente se vista do alto, de onde se destacam estruturas metálicas que lembram padronagens de uma cobrahttp://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20090713/foto_galeria_12072009195529.jpg


Criação. O arquiteto japonês inaugura na quinta sua nova obra, o estádio de Taiwan, sede dos Jogos Mundiais

Toyo Ito entra para lista dos 'tops' da arquitetura
Abstração de Ito faz referência a formas orgânicas com forte apelo sensorial

NICOLAI OUROUSSOFF
THE NEW YORK TIMES
TÓQUIO, Japão. Após quase quatro décadas de trabalho, Toyo Ito tem recebido tratamento especial dos arquitetos de todo o mundo, embora ele seja pouco conhecido fora do seu país, o Japão. Através de suas construções singulares e etéreas - que variam entre casas modestas e uma biblioteca cujas formas arqueadas têm a delicadeza de desenhos de papel para recortar -, ele tem criado um corpo de trabalho quase incomparável por sua originalidade diversa.
Até o momento, Ito se mantém à margem. Raramente é mencionado nas conversas sobre celebridades como Rem Koolhaas, Zaha Hadid ou Jacques Herzog. Até em seu país natal, Ito fica à sombra de Tadao Ando, cujas estruturas chocantes de concreto se tornaram um clichê da arquitetura japonesa atual.
O status de Ito finalmente está prestes a mudar. Na próxima quinta-feira, um estádio que ele projetou para os Jogos Mundiais será revelado ao público global em Kaohsiung, Taiwan. Seu formato de cobra píton deve gerar um alvoroço, pelo menos dentro dos círculos de arquitetura, como fez o estádio Ninho de Pássaro (projetado por Herzog e Pierre de Meuron) quando foi inaugurado um ano atrás nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Vida e obra. Ito não tem a personalidade intimidadora e cheia de si de um Koolhaas. Também não tem uma presença resplandecente como Hadid, que geralmente é comparada a uma diva de ópera devido a seu ar imperial.
Ito, por comparação, é modesto. Homem baixo e de traços compactos, com rosto redondo enfeitado por óculos retangulares e franjas escuras, ele é sociável e raramente fica nervoso. E ele tem a habilidade rara de analisar seus projetos com olho crítico, chegando até a apontar suas próprias falhas. Além disso, seu trabalho pode ser difícil de ser categorizado. Nenhuma construção de Ito é exatamente parecida com a outra. Não existe um estilo estético unificador, nenhum manifesto no qual se apoiar. Nunca se pode ter certeza do que Ito fará a seguir, situação que pode ser emocionante para os arquitetos, mas enervante para os clientes. Sua habilidade de equilibrar valores aparentemente opostos o torna um dos grandes poetas urbanos, alguém que é capaz de cristalizar, através da arquitetura, as tensões que estão escondidas no coração da sociedade contemporânea. Isso deixa seu trabalho ressonante hoje em dia, quando grande parte do mundo é atraída a uma forma ou outra de extremismo.
Traduzido por André Luiz Araújo

========================================================

http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20090713/foto1_12072009195617.jpg
http://www.otempo.com.br/otempo/fotos/20090713/foto1_12072009195617.jpg
O arquiteto japonês Toyo Ito produz trabalhos de variedade estética vasta

Iniciou-se em movimento metabolista
O arquiteto japonês Toyo

Tóquio. Ito, que nasceu em 1941, começou sua carreira em um tempo crucial da arquitetura japonesa. Como estudante nos anos 1960, ele seguiu os modernistas, como Kenzo Tange. Seu primeiro trabalho foi no escritório de Kiyonori Kikutake, fundador do movimento metabolista, que visionou estruturas flexíveis gigantescas que pudessem se adaptar a uma sociedade em fluxo constante. O movimento estabeleceu Kikutake e seus colegas como figuras importantes da vanguarda internacional. O trabalho de Ito é difícil de ser classificado e, também, comercializado. Ao abraçar a ambiguidade, sua obra nos força a olhar o mundo através de lentes mais amplas.
Publicado em: 13/07/2009

http://www.otempo.com.br/otempo/not...&IdSubCanal=&IdNoticia=115790&IdTipoNoticia=1
 

·
Banned
Joined
·
2,912 Posts
Um arquito como ITO ao tentar quebrar uma certa cara de arquitetura japonesa para mim sempre foi um dos grandes do StarSystem assim com a Kazuo Seijima do Sanaa
 
1 - 2 of 2 Posts
Top