SkyscraperCity Forum banner

TPA apresenta documentários dos países de língua portuguesa

896 Views 0 Replies 1 Participant Last post by  f.shurtz
A Televisão Pública de Angola exibe, a partir de 18 de Outubro, os nove filmes documentários escolhidos pelos institutos de cinema da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) para mostrar a cultura e o modo de vida dos seus habitantes.
O director do Instituto Angolano de Cinema, Audiovisuais e Multimédia (IACAM), Pedro Ramalhoso, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que o primeiro filme a ser exibido é o do realizador angolano Miguel Granjeia, “Angola nos Trilhos da Contemporaneidade Cultural”.
Os filmes, afirmou, têm a duração de 52 minutos e vão contribuir para a grelha da programação da TPA e para a melhoria dos conteúdos emitidos pelas televisões dos países da CPLP.
“O público vai ver os documentários semanalmente, a partir de 18 de Outubro, na programação da TPA e durante o III FIC Luanda, de 19 a 26 de Novembro”, referiu.
Pedro Ramalhoso participou, entre os dias 15 e 17, em Lisboa, numa reunião que debateu os mecanismos de recuperação dos arquivos cinematográfico produzidos pela Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), como forma a disponibilizar os filmes ao público.
A reunião realizou-se durante a apresentação dos referidos documentários que os Chefes de Estados membros da CPLP decidiram apoiar para serem divulgados nas televisões públicas dos seus países, com o intuito de se conhecerem melhor as culturas das comunidades lusófonas.
Na sessão inaugural do encontro, em Lisboa, foram exibidos o documentário português “Li Ké Terra”, de Filipa Reis, e o timorense “Uma Lulik”, de Victor de Souza. No dia seguinte, os participantes assistiram ao filme angolano “Angola nos Trilhos da Contemporaneidade Cultural”, de Miguel Granjeia, e “Tchiloli Identidade de Um Povo”, do santomense Felisberto Branco.
Seguiram-se depois os filmes “Exterior”, dos brasileiros Maíra Buhler e Matias Mariani e “Eugénio Tavares, Coração Crioulo”, do cabo-verdiano Júlio Silvão Tavares. A mostra encerrou com os filmes da Guiné-Bissau, Moçambique e Macau, “O Rio da Verdade”, de Domingos Sanca, “Timbila e Marimba Chope”, de Aldino Languana, e “O Restaurante”, de Fernando Eloy.
Pedro Ramalhoso informou que os filmes, do primeiro programa DocTV CPLP, foram seleccionados a partir de um concurso aberto aos realizadores da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa. Em Angola, o júri do concurso escolheu duas ou três propostas entre as que mais espelham a realidade sócio cultural do país, que foram submetidas à apreciação de profissionais do IACAM, Centro de Formação dos Jornalistas e da TPA.


http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/tpa_apresenta_documentarios_dos_paises_de_lingua_portuguesa
See less See more
1 - 1 of 1 Posts
1 - 1 of 1 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top