Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 4 of 4 Posts

·
Registered
Joined
·
11,640 Posts
Discussion Starter · #1 ·

O país adotará o sistema russo de satélite e o modelo norte-americano GPS

Brasília - O Brasil tem até 2015 para passar a monitorar por satélite o tráfego aéreo nacional. Nesta quinta-feira, o controle é feito por radar. A determinação é uma norma internacional.

"Há uma determinação da Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci) de que entre 2012 e 2015 não vamos mais monitorar o tráfego aéreo por radar e sim por satélite. Isso é uma determinação que vai facilitar e melhorar o monitoramento e o tráfego aéreo mundiais", explicou o procurador do Ministério Público do Trabalho Alessandro Santos de Miranda, em entrevista ao programa Revista Brasil.

Segundo ele, o país adotará o sistema russo de satélite e o modelo norte-americano GPS (sigla em inglês para Global Positioning System, sistema de posicionamento global).

Miranda também informou que, a partir de março de 2008, os controladores de vôo brasileiros terão que comprovar fluência na língua inglesa, outra exigência das novas normas da Oaci que entrarão em vigor no ano que vem. "Esse órgão internacional determina que eles sejam fluentes em inglês, e eles não são. Tanto a Aeronáutica quanto a Infraero correm atrás do prejuízo: estão dando cursos de elevação de nível da língua inglesa".

Nesse sentido, Miranda acrescenta que será preciso qualificar mais e melhor os controladores de vôo, principalmente quando for instalado o novo sistema por satélite. "Vai ter que haver uma capacitação nacional, porque será outro sistema. Nas capacitações mensais feitas hoje devem ser discutidas questões de possíveis incidentes ou quase acidentes para que haja troca de experiência entre os controladores".

As informações fazem parte do relatório apresentado esta semana por Miranda à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo no Senado Federal. O documento traz informações sobre a situação dos controladores de vôo.

- Agência Brasil
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Ao menos temos um prazo e metas a serem perseguidas.
Tomara que adotadas as novas medidas tenhamos tranqüilidade nesse setor.
 
1 - 4 of 4 Posts
Status
Not open for further replies.
Top