SkyscraperCity Forum banner

Trânsito se aproxima do colapso em SP, RJ, Belo Horizonte e Porto Alegre

10174 Views 132 Replies 57 Participants Last post by  Pesquisadorbsb
Trânsito se aproxima do colapso em SP, RJ, Belo Horizonte e Porto Alegre
Especialista prevê que trânsito travará dentro de cinco anos em SP.
Congestionamento no horário de pico leva o dobro do tempo para se desfazer.


Os grandes engarrafamentos não são exclusividade apenas de São Paulo. As cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte estão tendo o mesmo problema.

Quando o trânsito travar, os congestionamentos não vão mais se dissipar. Os carros andarão tão devagar que não dará mais para cumprir horários, fazer planejamento. A economia toda é afetada. A cidade não morre, mas também não funciona.

“Em cinco anos, São Paulo paralisa, trava. O Rio de Janeiro, a continuar desse jeito, alguns pontos já travam completamente em dez anos. Belo Horizonte e Porto Alegre podem demorar de 10 a 15 anos, mas também insisto que caminham na direção do travamento”, afirma o engenheiro Paulo Resende, pesquisador da Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais.

“Essas quatro cidades precisam de tratamento urgente. Algumas precisam de um tratamento mais caro, outras, menos caro. Mas todas as quatro precisam de tratamento, porque o colapso está se aproximando”, diz o engenheiro Paulo Resende.

Há dois anos, o engenheiro avalia o trânsito nas quatro capitais com a atenção de um médico que vê um paciente definhar. Grandes capitais são como pacientes com os dias contados, prestes a enfartar. Comparando as cidades com o corpo humano, o problema é grave na corrente sangüínea. As ruas e as avenidas são as veias e artérias. Os carros são as gorduras.

“Em três anos, o número de veículos aumentou mais de 40% do que estava previsto. E, a continuar nesse ritmo, em dez anos, vamos ter o dobro de veículos que hoje temos nessas quatro cidades. É como se você tivesse mesmo as artérias começando a ficar entupidas”, afirma o engenheiro.

A progressão da doença é supervisionada pelo exame periódico de dois sintomas. O primeiro é o tempo de duração dos horários de pico. Nas quatro capitais avaliadas, o tempo que o congestionamento do horário de pico leva para se desfazer dobrou em dois anos. Em Belo Horizonte e Porto Alegre, esses engarrafamentos diários levavam cerca de meia hora para se dissipar. Agora, levam uma hora. No Rio e em São Paulo, esse tempo passou de uma para duas horas.

“O que isso significa? Que os congestionamentos começam um a se aproximar do outro”, aponta o engenheiro.

“Não tem mais horário de pico em São Paulo. Todo horário é terrível”, reclama um motorista.

“O pico hoje está puxando a curva para o dia inteiro. Então, praticamente você tem trânsito o dia todo”, diz Horácio Figueira, consultor em engenharia de tráfego de São Paulo.

O segundo sintoma analisado é a extensão do congestionamento provocado em um minuto por um evento qualquer, como um carro enguiçado ou um acidente.

Em Belo Horizonte, a fila de carros que se formava em um minuto após um acontecimento desses era de 150 metros, há dois anos. Hoje, é de 240 metros. Em Porto Alegre, passou de 160 metros para 245. No Rio, antes um evento gerava 180 metros de congestionamento. Hoje, causa 270 metros. E Em São Paulo, a fila há dois anos já era grande: 700 metros. Agora, é de 1,5 km.

“Se um menino fizer xixi na rua atrapalha o trânsito todo”, diz um motorista.

O prognóstico é sombrio: enfarto do sistema viário.

“E se a gente não der a prioridade ao ônibus, ao transporte coletivo para valer, a cidade vai entrar em colapso ambiental e econômico”, acredita Figueira.

fonte: G1
See less See more
1 - 20 of 133 Posts
Nota-se CLARAMENTE isso no trânsito de BH, mas com um agravante: O POVO EH MUITO MOLE!!!!
Realmente POA está com trânsito caótico, principalmente na saída para Canoas (Br-116)! É desgastante o trânsito no final da tarde!
Acrescente Brasília também. Se ninguem fizer nada para melhorar o transito urgente, em 2010 isso aqui para.
Pois é, todo mundo sentindo na pele, todo mundo sabendo que pioraria, piorou e vai piorar ainda mais... E os investimentos em metrô...? Naaaaaaaa.... Pra que?
Aqui ja parou tudo varias vezes :lol: :bash:

Pra completar... as obras que iram melhorar o transito, so piora tudo(mas eu nao reclamo muito logico, são obras grandiosas e bem vindas :yes:)... depois de prontas vai ser um bom alivio por algum tempinho, que eu nao sei quando, e tbm nao acho que por muito tempo!!
Eu vendo a reportagem, jurava que iam mostar Curitiba :lol:
Preconceito isso...

E pra ser bem sincero, acho que os portoalegrenses reclamam de barriga cheia... não lembro de nada que eu pudesse chamar de engarrafamento brasileiro de verdade, mesmo em horarios de pico mesmo no centro e nos bairros centrais... e os mesmo moradores de Poa me confirmaram que a cidade ainda não ta com o transito tão ruim quanto de outras grandes metropoles...
Mas logico... Poa tbm se não tomarem atitudes, assim como toda metropole brasileira... Porto Alegre vai parar junto com os atuais piores casos...
See less See more
O que eu acho mais incrível, é que a situação chegou a esse ponto graças ao lobby dos empresarios de ônibus pilantras que embarreiraram o metrô... e agora esses caras de pau vem na televisão dizer que a solução é botar mais ônibus nas ruas... :bash:
Meu primo ficou um dia em SP e falou que nunca mais reclama do trânsito de Curitiba. Além de mais congestionada ele achou a malha viária confusa.
Nossa a solução é investir mais em transporte público e construir mais estradas, nem que tenham que passar uma por cima da outra, tudo bem que o investimento é pesado, mas o que não pode é uma dessas cidades pararem...
Esse cara nunca pisou em Salvador. Vou coloca-lo para tentar ir do Aeroporto a Ondina em menos de 1 hora em horário de pico, se ele conseguir eu dou um brinde pra ele. Eu já levei 2 horas do Cpo Grande ao Iguatemi (+/- 14km).
Não é que as outras não tenham também engarrafamentos, talvez ele tenha se focado nessas 4 pois são as cidades sedes das RMs mais populosas e ricas do país.

POA tá virando um inferno, de 5 anos pra cá o trânsito piorou muito, nunca vi nada igual. E eu não sei de BH, mas POA não conta com auto pistas no meio da cidade como Rio, SP e Salvador. Lembro quando conheci a capital baiana, me impressionei com a quantidade de avenidas enormes e auto pistas.

A única solução pra cidade é o metro e a construção de tuneis para carros.
See less See more
Por isso acho a iniciativa de SP em incentivar o uso de bicicletas como transporte intermediário entre estações de trem, metrô e ônibus uma ótima sacada.

E claro... Não dá pra deixar de ressaltar os investimentos paulistas que temos acompanhado nas notícias na CPTM e metrô.

Aqui no Rio nota-se que a Supervia tem angariado cada vez mais passageiros, o que é ótimo, mas planos de expansão muito se fala e pouco se faz. O Metrô Rio também tem uma demanda cada vez maior mas a construção das estações não é no ritmo que nós gostaríamos.

Mas essa questão de engarrafamentos também é muito culpa da (falta de) cultura do brasileiro... Vou "me quotar" aqui e transcrever um texto que do meu blog que escrevi há alguns meses:

"Hoje demorei pra chegar no serviço. COMO TODO DIA.

E observando pela janela do ônibus dá pra perceber porque demora-se tanto pra ir de Caxias pro Fundão, uma distância razoavelmente pequena: ignorância.

Ignorância sim. Engarrafamento é reflexo da ignorância do nosso povo. Façam o mesmo: observem e constatarão que mais da metade dos veículos nas ruas estão ocupados por apenas uma pessoa.

Isso porque a nossa cultura (ou a falta dela) produz o seguinte pesamento "Opa ! Juntei 10.000 reau ! Como sou um cara muito do malandro, vou comprar um carro e nunca mais vou ficar em pé dentro de um ônibus !"

Parabéns, campeão. É graças a pessoas como você que temos engarrafamentos nas ruas. Porque no lugar de comprar um carro você não escreveu uma carta pra empresa de viação da linha que você pega pra aumentarem a frota ? Porque você não mandou mandou um e-mail pra Rio Ônibus pedindo a criação de uma linha que sirva melhor pra você ? Porque você não contactou a Rio Trilhos ou a SETRANS perguntando porque o metrô ou o trem ainda não chegaram no seu bairro e qual é a previsão ? Simples, porque você é um merda.

Você ajuda a inflar a cidade e ainda tem coragem de reclamar do seu prefeito por causa de engarrafamento ? Você sai de carro todo dia de manhã e faz coleta seletiva na sua casa (que é o MÍNIMO que qualquer cidadão pode fazer) e acha que faz a sua parte em favor do meio-ambiente ? Você é a escória do Brasil. Você não tem o menor senso de coletividade e nem o menor respeito à sua cidade.

Não é recalque não. Eu tenho dinheiro pra comprar um carro. Na realidade, preferiria comprar uma moto, mas não vem ao caso. Mas o que me mata de ódio é ver que eu poderia estar aproveitando melhor o meu dia se não fosse por gente como você. Existe uma estatística que aponta que se apenas carros com no mínimo três passageiros saissem nas ruas, não haveriam engarrafamentos.

Solução ? Mudar a cabeça dos brasileiros ? Não... Isso é muito difícil. Como já dizia Albert Einstein, "existem duas coisas infinitas, o universo e a ignorância humana e eu não estou certo a respeito da primeira". A solução que proponho é mais simples e está em estudo em Nova York: pedágio urbano.

Que se ponham pedágios caríssimos na Avenida Brasil e na Linha Vermelha e que o dinheiro arrecadado sirva para construir metrôs e trens, que são a espinha dorsal de qualquer sistema de transporte urbano de respeito. Mas é claro... Ônibus, vans e veículos prioritários como ambulâncias, bombeiros e polícia teriam duas vias exclusivas. E o resto que se aperte na terceira e quarta faixa, caso ela exista ! Se não existe, que procure outro caminho ! E claro, que pague um pedágio caro por usar o seu carro sozinho porque o impacto social e ambiental que o seu carro gera também é alto."

Esse é o meu pensamento. Pode ser rude, mas é legítimo.
See less See more
Meu primo ficou um dia em SP e falou que nunca mais reclama do trânsito de Curitiba. Além de mais congestionada ele achou a malha viária confusa.

Claro, o que se esperar da maior cidade do país onde ele nunca esteve? Ele queria cehgar aqui e achar se seria fácil localizar as coisas. dãããããã!
See less See more
^^ Olha em Brasília existe dois caos, falta 30 mil vagas no Plano Piloto e falta uma reengenharia de tráfico, o problema em Brasília são localizados, e os locais de retenção geralmente fica justamente aonde tem as famosas tesourinhas.

Nada de um tunel não resolva, agora eu sei que, depois que duplicarem a EPIA (a principal avenida de Brasília, pois liga as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com a região Central. E a construção das vias marginais na EPTG, EPNB e EPCL e tambem a construção da 2a ponte do Lago Norte, vai se resolver em parte o sistema viário, apenas ficando os estacionamentos para se resolver.
See less See more
Aqui ja parou tudo varias vezes :lol: :bash:

Pra completar... as obras que iram melhorar o transito, so piora tudo(mas eu nao reclamo muito logico, são obras grandiosas e bem vindas :yes:)... depois de prontas vai ser um bom alivio por algum tempinho, que eu nao sei quando, e tbm nao acho que por muito tempo!!
Eu vendo a reportagem, jurava que iam mostar Curitiba :lol:
Preconceito isso...

E pra ser bem sincero, acho que os portoalegrenses reclamam de barriga cheia... não lembro de nada que eu pudesse chamar de engarrafamento brasileiro de verdade, mesmo em horarios de pico mesmo no centro e nos bairros centrais... e os mesmo moradores de Poa me confirmaram que a cidade ainda não ta com o transito tão ruim quanto de outras grandes metropoles...
Mas logico... Poa tbm se não tomarem atitudes, assim como toda metropole brasileira... Porto Alegre vai parar junto com os atuais piores casos...
Agora tem super-trunfo pra ver quem tem o pior trânsito????? :bash:
Vc achou preconceito que Curitiba não entrou pra lista... Que é isso! Essa é uma lista que nenhuma cidade merece entrar.
A situação em Porto Alegre piorou nos últimos 5 anos. Antes era administrável.
Vc perde no mínimo 1h PARADO indo da Farrapos pra Canoas. A terceira perimetral vc perde meia hora, e era pra ser uma via completamente EXPRESSA que liga o norte ao sul da cidade!!! Pra chegar/sair no Centro no fim da tarde, indo pra algum bairro residencial no entorno, no mínimo meia hora. Há um tempo atrás eu me irritava de ficar 5 minutos esperando o tráfego fluir na Assis Brasil. Agora, esse tempo no mínimo TRIPLICOU!!!!!
Se POA não tem engarrafamentos tipicamente brasileiros (que bom) é porque não é uma cidade gigante. Mas como a reportagem disse, caminha pro caos a passos largos (e lentos) pra que isso aconteça.
E se Curitiba conseguiu ficar de fora, é porque o transporte coletivo ainda consegue suprir a demanda, o que não impede que o trânsito piore daqui pra frente. O dia que a economia da tua cidade parar por causa do trânsito, tu vai ter orgasmos múltiplos :lol:
See less See more
^^ Olha em Brasília existe dois caos, falta 30 mil vagas no Plano Piloto e falta uma reengenharia de tráfico, o problema em Brasília são localizados, e os locais de retenção geralmente fica justamente aonde tem as famosas tesourinhas.

Nada de um tunel não resolva, agora eu sei que, depois que duplicarem a EPIA (a principal avenida de Brasília, pois liga as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com a região Central. E a construção das vias marginais na EPTG, EPNB e EPCL e tambem a construção da 2a ponte do Lago Norte, vai se resolver em parte o sistema viário, apenas ficando os estacionamentos para se resolver.

Aí precisa resolver também o transporte público, que é um eterno calo para o trânsito de Brasília! :bash:
See less See more
O trânsito aqui em Curitiba tem pontos de engarrafamentos, mas não chega a ser tão caótico. E tudo aqui é mais fácil de achar, pois as ruas são mais retas.
O centro é mais confuso e é bem fácil de cair na contra-mão.
Faltou Goiânia aí.

Afinal somos a maior frota per-capita do Brasil.

800 Mil veículos para 1.2 Milhões de habitantes.


O Trânsito está infernal, agora que os governantes estão acordando e fazendo intervenções.
See less See more
1 - 20 of 133 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top