SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,371 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Em 1991, S.Ema. Chagdud Tulku Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1994, foi convidado para vir ao Rio Grande do Sul. Encantado com a beleza da serra gaúcha e com o interesse dos praticantes pelo budismo, Rinpoche procurou terrenos na região para estabelecer um centro.
Em 1995, Rinpoche mudou-se para onde hoje está o Khadro Ling. O centro contava apenas com poucas construções.
Nessa época, o Khadro Ling começou a entrar no roteiro turístico da Serra Gaúcha e a receber grupos de turistas diariamente. Era vontade de S.Ema. Chagdud Rinpoche que todas as pessoas fossem inspiradas positivamente com a visita.
Em 2000, doze praticantes entraram em retiro em uma casa especialmente feita para retiros. Cinco deles fizeram o primeiro retiro de três anos no Brasil sem contato com o mundo externo. Essa é uma prática comum no Tibete, mas, até então, ainda nova no Ocidente, em especial na América Latina.
Em 2001, um novo prédio começou a ganhar vida: a Casa Amitaba, parte integrante de um programa educacional dedicado a diversas ações que lidam com cuidados paliativos, apoio ao luto e prevenção ao suicídio entre jovens.
Em novembro de 2002, durante um retiro com a presença de 250 praticantes de todo o país, Rinpoche morreu após dois dias de ensinamentos e intensa prática espiritual. Incansável, ele ensinou até tarde da noite de sábado, 16 de novembro. Sua morte aconteceu na madrugada do dia 17 de forma extraordinária. Por seis dias, ele permaneceu em um estado de profunda meditação antes de a consciência deixar seu corpo.
Fonte:http://kl.chagdud.org/historia/

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Apesar de eu não me atrair muito em cultura oriental e nem achar a arquitetura deles entre as mais bonitas, suas fotos ficaram legais e gostei do thread. Parabéns!

·
Meteorologista
2,681 Posts
Já tinha visto uma vez na TV e achei encantador o local. As fotos ficaram ótimas. O relevo do lugar ajuda bastante :D

·
:)
18,427 Posts
Belos templos! Já tinha ouvido falar do lugar, mas estas foram as primeiras fotos que já vi de todo o complexo. As construções são interessantes e a vista é sensacional!

Parabéns pelo thread! :eek:kay:

·
Registered
6,483 Posts
O local é muito bonito! Tenho vontade de conhecer apesar de não ter identificação com a religião budista.
Parabens pelas fotos!

·
Registered
15,757 Posts
Já fui ali (aliás, fui mês passado). Gostei do lugar, apesar da decoração e arquitetura bem temática, combina perfeito com o propósito espiritual e, porque nao, economico.

Valeu! Aliás, Três Coroas é bem bonitinha. Merecia um thread.

·
Registered
2,275 Posts
Belas fotos RV! O centro budista de Três Coroas tava merecendo um thread mesmo.. o local é lindo, e já recebe muitos turistas, inclusive de outros países. Há muitos estrangeiros morando lá, sei disso pq meu pai trabalhava em Três Coroas e contava.

Há duas entradas: uma com acesso pela RS 115, estrada para Gramado, é a mais conhecida; mas tb pode ir pela RS 020 (POA, Cachoeirinha, Gravataí, Taquara, São Francisco de Paula), há uma pequena estrada no meio da mata, até a entrada no Centro, bem interessante.

O Rinpoche era até bem conhecido no RS, 'abençoava' todo ano a abertura do Planeta Atlântida (tradicional festival de música no litoral do RS, ocorre todos os verões, tb em SC), até sua morte.

Valeu pelas fotos!

Esse último templo que tu mostrou (com vidros azuis) foi inaugurado no final de 2008. Apesar de poder parecer, para quem não conhece a história do Centro, essas construções - apesar de não estarem no Tibet:colgate: - foram construídas com a técnica milenar dos templos tibetanos, não é para ser uma Disneylandia na serra gaúcha. Chagdud Rinpoche era figura importante e respeitada dentro da religião, e se encantou com aquele local, e ali decidiu se estabelecer.

Segue a reportagem da ZH quando da inauguração desse segundo templo (o vermelho é o primeiro).

Um novo templo no topo do Morro Águas Brancas

Budistas apresentaram ao público novo palácio um dos primeiros no Ocidente a seguir as tradições tibetanas

Foram cinco anos de espera até o término da construção do novo templo erguido no Centro Budista Khadro Ling, em Três Coroas, no Vale do Paranhana.

Imponente, no topo do morro Águas Brancas, a réplica do Palácio Terra Pura de Padmasambava foi apresentada ontem pela manhã, a autoridades.

A obra chama a atenção pela riqueza de detalhes e de significados – os dragões em cada uma das pontas do telhado, por exemplo, lembram a compaixão. A réplica, que começou a ser erguida em 2003, é considerada a primeira do Ocidente feita de acordo com as tradições tibetanas. Para abençoar o lugar, sagrado para os budistas tibetanos, desde sexta-feira 600 praticantes de todo o mundo participam da consagração do templo.

Ontem, a solenidade teve como mestres de cerimônia a atriz Lucélia Santos e a VJ Soninha, vereadora de São Paulo. Ambas são praticantes budistas e freqüentadoras do centro. A apresentação foi acompanhada pela governadora Yeda Crusius, que visitou o lugar pela primeira vez.

– A partir de Três Coroas, estamos conectados com o mundo. Esperei para conhecer o que 4 mil ou 5 mil pessoas por mês vêm conhecer – disse.

Viúva do fundador do centro e diretora espiritual, Chagdud Khadro explicou o significado do lugar:

– Representa o ambiente puro da mente iluminada. Que este vento que sopra pelo templo carregue as bênçãos por toda a região, e que as pessoas encontrem paz em meio ao estresse.

A construção do Palácio Terra Pura de Padmasambava era um sonho do fundador do centro budista, Chagdud Rinpoche, que morreu em 2002.

O LOCAL
O Centro Budista de Três Coroas recebe entre 4 mil e 7 mil pessoas por mês. Atualmente, ele está fechado ao público, mas será reaberto no próximo dia 13

Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, e nos sábados e domingos, das 9h às 17h
Mais informações:
www.templobudista.org

O novo prédio, de três andares e 202 metros quadrados, abrigará imagens esculpidas em uma técnica característica do Butão, que mistura argila e fibras de algodão. Ainda não há previsão de abertura do templo para visitação do público

A CONSAGRAÇÃO
Até amanhã, praticantes, lamas e rinpoches (mestres) estão reunidos no Centro Budista Khadro Ling para consagrar o novo templo. A consagração é uma cerimônia de inauguração, para abençoar o local antes de ele ser aberto

http://zerohora.clicrbs.com.br/zero...&template=3898.dwt&edition=11264&section=1003

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,371 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Já fui ali (aliás, fui mês passado). Gostei do lugar, apesar da decoração e arquitetura bem temática, combina perfeito com o propósito espiritual e, porque nao, economico.

Valeu! Aliás, Três Coroas é bem bonitinha. Merecia um thread.
A arquitetura destes templos vem carregadas da simbologia desta religião, filosofia ou outra classificação que ela se enquadre, não se trata mero adereços, tudo está carregado de significado, num paralelo mais reconhecível a nossa cultura temos a arquitetura gótica com suas gárgolas, que também eram carregadas de significado. Estes templos refletem a interpretação Tibetana do Budismo, que sofre algumas diferenciações se percebe, embora eu não seja um bom conhecedor dela.
Pelo que percebi ela é essencialmente espiritual, já que não é cobrado entrada para se visitar o sítio, o visitante que de acordo com seu interesse adquire algum bem na lojinha que existe no templo principal, que na verdade é super escondidade, mal se percebe a sua existência.
A cidade de Três Coroas é que tem tirado proveito da existência deste templo para atrair turistas para a cidade, que antes vinha principalmente atraídos pelas corredeiras e cachoeiras.
Valeu por comentar.

·
Registered
15,757 Posts
A arquitetura destes templos vem carregadas da simbologia desta religião, filosofia ou outra classificação que ela se enquadre, não se trata mero adereços, tudo está carregado de significado, num paralelo mais reconhecível a nossa cultura temos a arquitetura gótica com suas gárgolas, que também eram carregadas de significado. Estes templos refletem a interpretação Tibetana do Budismo, que sofre algumas diferenciações se percebe, embora eu não seja um bom conhecedor dela.
Pelo que percebi ela é essencialmente espiritual, já que não é cobrado entrada para se visitar o sítio, o visitante que de acordo com seu interesse adquire algum bem na lojinha que existe no templo principal, que na verdade é super escondidade, mal se percebe a sua existência.
A cidade de Três Coroas é que tem tirado proveito da existência deste templo para atrair turistas para a cidade, que antes vinha principalmente atraídos pelas corredeiras e cachoeiras.
Valeu por comentar.

O economico é justamente pelo proveito que Três Coroas pode tirar com o templo. A cidade, que já era conhecida pela canoagem e rafting, recebe muitas excursões (de gente a caminho de Gramado ou não), para visitar o templo budista.

Algo absurdamente interessante é conversar com os atendentes, serviçais, prestadores de serviços, e outros mais voluntários que habitam o local.

Valeu RV.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Eu fui a Três Coroas, mas não conheci o templo. Nem fiz rafting.
Fui atrás de uma namorada! =P
Aliás, da casa dela, lá em baixo, era possível ver o templo, bem no topo do morro.

A cidade é bem bonitinha, merece um thread mesmo.
E parabéns pelas fotos, ficaram muito boas! ;)

·
Registered
59 Posts
Eu fui a Três Coroas, mas não conheci o templo. Nem fiz rafting.
Fui atrás de uma namorada! =P
Aliás, da casa dela, lá em baixo, era possível ver o templo, bem no topo do morro.

A cidade é bem bonitinha, merece um thread mesmo.
E parabéns pelas fotos, ficaram muito boas! ;)

huahuahuahua ..:lol:

Coincidência..

Também conheço a cidade..e ha alguns anos atraz ia direto pra TC também atrás de uma namorada !! rsrsrs

A cidade é bem legal e arrumadinha e realmente merece um thread!

ótimas fotos

1 - 20 of 27 Posts