SkyscraperCity banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O objetivo deste trabalho era fazer a parte gráfico-informativa (sobre logotipos, cores, fontes, estas coisas de design gráfico) para a Copa do Mundo 2014, em POA. Junto, alguns elementos, como totens, placas, esculturas, e um quiosque de informações turísticas.

O local é o Largo Glênio Peres, uma das partes mais movimentadas da cidade, onde circulam milhões de pessoas.

São intervenções provisórias, que ficariam em pé por no máximo 3 meses. Então pude ousar e interpretar este como sendo um propósito de elaborar protótipos, elementos que tenham o seu destaque individual (a fim de objetivar sua pretensão informativa) e estudar novas formas e propostas estilísticas.

A linguagem que usei é cheia de duplos-sentidos, cheias de conceitos embutidos, e resume-se no drama entre o racional e o irracional. Entre a sanidade e a loucura. Entre a perfeição e a inperfeição. Entre a simplicidade e a complexidade.

Achei que usar uma linguagem em que estes ideiais estivessem fundidos, ligados num mesmo espaço, criando uma unidade, isto poderia ficar interessante.

Não sei se gostei do resultado final. Fica a critério de vocês as críticas.

Sobre o quiosque, por mais que já esteja escrito nas pranchas, vou resumir o programa: uma área para descanso e atendimento, banheiros, um pequeno escritório sobre os banheiros e um telão atrás. E só. :)

As imagens que vou postar são as pranchas que apresentei ao professor. O layout foi feito rápido, como todo trabalho, meio às pressas... Faltou MUITO para eu dar o melhor de mim neste trabalho, "levei muito com a barriga".

E os renders separados:

Agradeço ao Aces pelos modelos em 3D que ele publicou no 3D Warehouse!

·
Taking On The World
26,437 Posts
que programa tu usou pra renderizar as imagens? No VRAY ele dá problema com as texturas se elas foram mexidas (entortadas, tiradas de perspectiva, etc). Dae a única solução é tornar elas ÚNICAS...

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ kerkythea. Sou escravo desse programa. =X

Eu tive que tornar únicas as texturas do Mercado e do chalé. Aliás, fiz o chalé em 3D, mas não ficou bom. Talvez eu arrume ele e coloque no Google Earth. :)

Mas ainda pretendo modelar o Iberê Camargo (museu, e não o pintor). :drool:

BS, valeu! ;)

·
Banned
2,912 Posts

Eu tive que tornar únicas as texturas do Mercado e do chalé. Aliás, fiz o chalé em 3D, mas não ficou bom. Talvez eu arrume ele e coloque no Google Earth. :)

BS, valeu! ;)
tambem ja fui escravo do Kerkythea mas depoi que entrei para igreja do santissimo independente do Rhinoceros passei ler a palavra do vray e me salvou......Aleluia.......................

Mas so fazendo um pitaco no seu projeto grafico.
Quanto a letra ja fiz muitos trabalhos com a Verdana o que deixava eles coma uma aparencia pesadae deixava a prancha muito poluida, depois usei a C e n t u r y G o t h i c espaçando entre uma letra e outra e deixou a prancha muito mais clean

·
Taking On The World
26,437 Posts

BS, valeu! ;)
teve q tornar elas únicas pro Kerkythea tb é... pois é, aparentemente o UV Mapping do Sketchup não consegue ser lido pelos renderizadores... :(. Qdo vc torna a textura única, ele cria um novo bitmap, onde se vc distorceu a textura, ela aparece distorcida no bitmap, mas o bitmap é retinho... se é q eu fiz me entender.

Qto ao modelo do Chalé, faz mesmo, mas se lembra que o Google gosta de modelos LOW POLY e com texturas fotografadas.

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,384 Posts
Flick...faz um favor...manda pra prefa p teu projeto....muito bom guri...tu estás te saíndo muito bem, parabéns, fico feliz quando vejo pessoas que não ficam no "café com leite" e abraçam e encaram as dificuldades de conceber muitas vezes em menos de um semestre e a tempo de uma entrega um projeto dessa complexidade ainda que de dimensões pequenas devido a sua função. Muito bom...Parabéns.

·
Danielz - xdanielz
1,696 Posts
Muito bom Flick!!!

Adorei a leveza e objetividade das linhas.

Representou muito bem os conceitos que queria passar, uma sensação de disputa entre o racional e o irracional que me passou uma sensação análoga ao comportamento humano de instabilidade emocional hora num sentido que inesperadamente é interrompido por uma linhas aproadas em direções inesperadas mas com responsabilidade e cheia de propósitos e mensagens.

Ótimo! :eek:kay::eek:kay:

·
Taking On The World
26,437 Posts
Flick, uma pergunta. Aquele vidro todo retorcido por cima do painel informativo... não ia causar muita distorção? Afinal, vidro causa refração da luz. Como num aquario. Se fosse uma chapa de vidro por cima do painel, tudo bem, mas tem vidros em varios angulos diferentes...

·
Alis volat propriis
4,678 Posts
Bem legal... Só não gostei da bola, até porque me lembro de ter visto coisa parecida na Alemanha e agora na África do Sul.
Mas no geral ficou bem legal, parabéns.

PS.: Pena que a prefeitura prefere investir nos caixotes mais baratos, menos atrativos e etc

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #14 ·
tambem ja fui escravo do Kerkythea mas depoi que entrei para igreja do santissimo independente do Rhinoceros passei ler a palavra do vray e me salvou......Aleluia.......................

Mas so fazendo um pitaco no seu projeto grafico.
Quanto a letra ja fiz muitos trabalhos com a Verdana o que deixava eles coma uma aparencia pesadae deixava a prancha muito poluida, depois usei a C e n t u r y G o t h i c espaçando entre uma letra e outra e deixou a prancha muito mais clean
Eu gosto de usar a Verdana e a Impact porque elas são mais gordinhas, bom para o conteúdo gráfico a ser usado em totens, faixas, banners, enfim, material de informação e localização. O layout do trabalho seguiu o design gráfico apresentado. Por isso usei a Verdana também nas pranchas. Não é em todos que uso esta fonte. :)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Flick...faz um favor...manda pra prefa p teu projeto....muito bom guri...tu estás te saíndo muito bem, parabéns, fico feliz quando vejo pessoas que não ficam no "café com leite" e abraçam e encaram as dificuldades de conceber muitas vezes em menos de um semestre e a tempo de uma entrega um projeto dessa complexidade ainda que de dimensões pequenas devido a sua função. Muito bom...Parabéns.
Eu tive menos de uma semana para fazer o projeto. =X

Tenho uma entrega quinta que me rouba muito tempo. Daquela casa que te mandei outro dia...

Vou postar ela quando estiver de férias...

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Muito bom Flick!!!

Adorei a leveza e objetividade das linhas.

Representou muito bem os conceitos que queria passar, uma sensação de disputa entre o racional e o irracional que me passou uma sensação análoga ao comportamento humano de instabilidade emocional hora num sentido que inesperadamente é interrompido por uma linhas aproadas em direções inesperadas mas com responsabilidade e cheia de propósitos e mensagens.

Ótimo! :eek:kay::eek:kay:
Valeu, bom ver que tu captou a mensagem. São estes conceitos embutuidos na arquitetura que geralmente os leigos não enxergam! :)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Flick, uma pergunta. Aquele vidro todo retorcido por cima do painel informativo... não ia causar muita distorção? Afinal, vidro causa refração da luz. Como num aquario. Se fosse uma chapa de vidro por cima do painel, tudo bem, mas tem vidros em varios angulos diferentes...
O vidro em frente à parte escrita é ortogonal, plano. A principal "fachada" do totem é voltada para o sul, vai receber pouca iluminação direta. Foram estas as justificativas para usar o vidro. :)

Flick, por qual sistema a água da chuva vai sair daquele buraco que nem no teto?
São janelas para iluminação zenital. aquel bloco de concreto tem dois andares. Tentei não passar essa impressão, quem olha acha que tem apenas um...

Como a água da chuva vai sair dessa janela? Não sei, não entrei nesse grau de detalhamento. Não era necessário. Mas é fácil de resolver, janelas zenitais são comuns. :)

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Bem legal... Só não gostei da bola, até porque me lembro de ter visto coisa parecida na Alemanha e agora na África do Sul.
Mas no geral ficou bem legal, parabéns.

PS.: Pena que a prefeitura prefere investir nos caixotes mais baratos, menos atrativos e etc
Sério que já fizeram essa bola? :eek:

Tentei ser original. :(

A minha referência era aquela escultura em forma de feijão de um parque de Chicago, apenas transformei em uma bola onde cada face vai refletir um pedaço diferente da cidade...

·
Taking On The World
26,437 Posts
O vidro em frente à parte escrita é ortogonal, plano. A principal "fachada" do totem é voltada para o sul, vai receber pouca iluminação direta. Foram estas as justificativas para usar o vidro. :)

São janelas para iluminação zenital. aquel bloco de concreto tem dois andares. Tentei não passar essa impressão, quem olha acha que tem apenas um...

Como a água da chuva vai sair dessa janela? Não sei, não entrei nesse grau de detalhamento. Não era necessário. Mas é fácil de resolver, janelas zenitais são comuns. :)
não, não... tu não entendeu... não estou falando em cima do bloco de concreto... estou falando em cima do vidro principal. Ele é concavo bem no topo, na parte que não é transparente (onde tu usou uma textura tipo de concreto pro teto)... uma piramide invertida...

1 - 20 of 26 Posts