SkyscraperCity banner
1 - 3 of 3 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Transnordestina está em ritmo lento

17/06/2008 - Netmarinha.com.br

O prazo das obras da Ferrovia Transnordestina está chegando na metade. A previsão para a conclusão das atividades e as primeiras locomotivas circularem pela linha ferroviária até o Porto de Suape é a partir 2011, pois há uma expectativa das obras terminarem em dezembro de 2010. O início das atividades foi registrado pela Folha de Pernambuco, com uma matéria publicada no dia 19 de julho de 2006, sobre o trecho Missão Velha (CE) - Salgueiro (PE). Quase dois anos depois, a construção da ferrovia, que tem um total de 1.860 quilômetros, permanece no mesmo trecho, com um extensão de 95,46 quilômetros.

Esse resultado levanta questionamentos entre os especialistas no setor e não agrada os pólos econômicos que serão beneficiados pela implantação da ferrovia. “Tenho dúvidas do traçado até Suape em 2010, pois já estamos em 2008. É uma obra diferente da construção de uma rodovia, por ser mais sofisticada”, comentou o professor de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maurício Pina. “As ferrovias são complexas e caras, mas não deveriam demorar muito. A situação da Transnordestina não está diferente das outras, como a Norte-Sul e a Ferronorte”, disse o coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos, Manoel Andrade Reis.

Para o Governo Federal, ao apresentar um balanço do primeiro quadrimestre deste ano do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no início deste mês, o andamento da Transnordestina está adequado. A reportagem tentou entrar em contato com a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), responsável pelas obras, solicitando a confirmação do início das atividades e a atual situação do projeto. A resposta da assessoria de Imprensa se resumiu em “não vamos comentar o assunto”. O projeto tem R$ 4,5 bilhões no PAC.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=6201
_________________________________________________________________
Transnordestina em ritmo lento. Não acredito que a CFN seja a menos culpada disso:bash::eek:hno:. Mas se está lento, muito provavelmente o Governo Federal também é culpado.
 
1 - 3 of 3 Posts
Top