SkyscraperCity Forum banner

Transporte Coletivo de Belo Horizonte (ônibus)

114786 Views 157 Replies 41 Participants Last post by  Olhaotrem
Transportando diariamente 1,4 milhão usuários, o Sistema de Transporte Coletivo por ônibus em Belo Horizonte abrange 300 linhas exploradas por 50 empresas vencedoras da última licitação, operando uma frota de 2.874 mil veículos com idade média de 5 anos e 8 meses.

Troncal 61 Estação Venda Nova rodando no corredor exclusivo para ônibus da Av. Cristiano Machado

Desde que assumiu o gerenciamento do sistema de transporte coletivo, em julho de 1993, a BHTRANS vem realizando um programa de renovação da frota de ônibus - intensificado a partir do final de 2003 - oferecendo mais conforto aos usuários e operadores e implantando modelos específicos para cada tipo de serviço.

A frota que compõe o sistema conta hoje com 2.874 veículos. São veículos com peso bruto total variando entre 14 e 28 toneladas, motor traseiro, central ou dianteiro, potência do motor igual ou superior a 170 cavalos e até 280 cavalos (Padron I, II, IIA, III, Articulado) com idade média de 4 anos e oito meses (dezembro/2006).

De acordo com o Plano de Acessibilidade Física desenvolvido pela PBH e alterado para melhor adaptar à realidade do Sistema, foi publicado, em 14/11/2003, o Decreto Municipal Nº 11.536, que determina a substituição de parte da frota, em três anos, por ônibus com elevador hidráulico. Para 2004, foi determinada a substituição de 10% da frota; para 2005, 5%; para 2006, 8%. Somados aos 6% (ônibus com piso baixo) já existentes, no mínimo 29% da frota teria de ser composta por ônibus acessíveis (do tipo piso baixo ou adaptado com elevador) em janeiro de 2007. Este percentual foi definido por ser o mínimo necessário para se garantir, em todas as linhas, viagens com um veículo acessível a cada trinta minutos.

Até dezembro de 2006, 30,6% da frota foi adaptada ou substituída por veículos acessíveis, ou seja, foi cumprida a meta, para 2006. Entre novembro/2005 e outubro de 2006 foram substituídos 450 veículos (16% da frota total) por ônibus novos (acessíveis e não acessíveis), além de ônibus semi-novos que também foram incluídos nesse período.

COMPOSIÇÃO DA FROTA

Para compor a frota gerenciada pela BHTRANS, o veículo deve apresentar as seguintes especificações:

1. Atender às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), com relação à emissão de poluentes e ruídos;
2. Ter tacógrafo com disco diagrama diário;
3. Ter bancos estofados;
4. Ter, em caráter facultativo, dispositivo de bloqueio de portas para ônibus em movimento e de aceleração quando com as portas abertas (freio de porta);
5. Ter o cano de descarga voltado para a parte superior traseira esquerda do veículo, exceto para o veículo Articulado;
6. Estar adaptado com os equipamentos embarcados referentes ao Sistema de Bilhetagem Eletrônica;
7. Estar em conformidade com o Regulamento Técnico de Construção de Carroçarias de Ônibus Urbano - Resol. Nº 01/1993 MICT/CONMETRO e outros;
8. Estar em conformidade com os manuais de Padronização Visual Interna e Externa do Sistema BHBUS da BHTRANS;
9. Ter o painel traseiro da carroçaria liso para possibilitar a fixação de adesivos do Sistema Mídia Ônibus; [/B]

Além disso, as características dos veículos (tipo; posição do motor; quantidade e largura das portas) são especificadas em função de cada tipo de serviço.

Radial 4108 Mangabeiras/Pedro II(O mangabeiras é um bairro da região Centro-Sul, Pedro II é o nome da principal avenida da região Nororeste)

Vejam como a velhinha está satisfeita em poupar o joelho! :lol:

OUTRAS CARACTERÍSTICAS:

. Bi-Articulados, com piso-baixo ou com elevador para deficientes físicos.

. Cartão Eletrônico. Pagando duas passagens em um espaço de uma hora e meia paga-se meia tarifa na segunda passagem.

. Integração com o metrô de superfície.

. Estações exclusivas para os ônibus: Diamante, Venda Nova, Barreiro e São Gabriel.

. Corredor exclusivo na Avenida Cristiano Machado (parte hoje do que será a linha verde).[/B]

TIPOS DE LINHAS:

.Alimentadoras (cor amarela)R$2,00:Fazem a ligação bairro-estações-bairro e integração com o metrô.

.Troncais (cor verde)R$2,00: Realizam viagens que interligam as estações com o centro, com outras estações outros pólos, além de circularem nos principiais corredores de transporte. Podem ser Expressas, ou seja, sem pontos de parada no itinerário e nos corredores, ou Paradoras, que vão ao centro da cidade, parando nos pontos.

.Interbairros (cor laranja)R$2,00: Fazem o percurso bairro a bairro sem passar pela área central.

.Circulares (cor amarela)R$1,45: Atendem à área central. Somente circulam dentro da Avenida do Contorno, a área planejada da cidade ou dentro de regiões específicas.

.Diametrais e Radiais (cor azul)R$2,00: Fazem a ligação entre regiões e corredores passando pelo Hipercentro (diametrais) ou ligam as regiões e corredores com o hipercentro (radiais).

O mais legal é que pela cor do ônibus você sabe mais ou menos onde ele passa. Os ônibus têm pintura e sinalização externa padronizada, com estas setinhas muito descoladas. :lol:

CARTÃO BHBUS (Bilhetagem Eletrônica)

O Cartão BHBUS Usuário poderá ser adquirido e recarregado nos 3 postos de venda especiais situados à Rua Professor Moraes nº 216, na Savassi, Rua Aquiles Lobo nº 504, na Floresta, e o da Rua dos Tupinambás nº 841, no Centro, além das estações: Barreiro, Diamante, Venda Nova, São Gabriel, Estação Ponto e todas as estações do metrô.

Cartão BHBUS Vale-Transporte: Cartões cedidos aos empregadores ou pessoas jurídicas de direito público e fornecidos aos beneficiários do vale-transporte. Em caso de perda ou roubo do cartão o mesmo poderá ser bloqueado e os créditos remanescentes no momento do bloqueio transferidos para uma segunda via do cartão.

Cartão BHBUS Usuário ao Portador: Cartão que poderá ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte. Não pode ser bloqueado e não permite ressarcimento dos créditos.

Cartão BHBUS Usuário Identificado: Cartão que poderá ser adquirido por qualquer usuário do Serviço de Transporte e, em caso de perda ou roubo, poderá ter o seu cartão bloqueado e os créditos remanescentes serão transferidos para uma segunda via. Não está disponível para compra e recarga nas estações do metrô.

Cartão BHBUS Benefício: Cartões utilizados pelos usuários que possuam qualquer benefício na forma de pagamento e/ou operação de embarque/desembarque no sistema de transporte público regular por ônibus. Estes usuários constituem-se dos beneficiários das gratuidades. Os seguintes beneficiários têm direito à gratuidade: Oficiais do TRT, Oficiais da Justiça Federal, Carteiros e Mensageiros da ECT, Agentes de Inspeção do Ministério do Trabalho, deficientes e idosos.

Escaneei meu próprio CartãoBHBUS como exemplo. A imagem não ficou muito boa. É do tipo usuário identificado, paguei R$5,00 pelo cartão mais R$10,00 pelo seguro contra extravio. Basta eu ligar para a TransFácil que imediatamente meus créditos são bloqueados. Em vinte dias, devido aos descontos oferecidos pela integração e dois ônibus em uma hora e meia, recuperei o investimento de R$15,00.

Na frente do cartão, a Basílica de Lourdes em bairro de mesmo nome. Foto de Cecília Pederzoli.

No verso, meu número de identificação e o modelo de ônibus que mais gosto, piso baixo, grande área envidraçada, vidros escuros, baixo ruído de motor, amortecedor a ar.

TARIFAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS- Mês e ano
CLASSIFICAÇÃO CIDADE TARIFA ÚLTIMO
REAJUSTE

1
BRASÍLIA
3,00
01/01/2006

2
SÃO PAULO
2,30
25/11/2006

3
CAMPO GRANDE
2,00
10/04/2006

4
BELO HORIZONTE
2,00
30/12/2006

5
RIO DE JANEIRO
1,90
20/01/2006

6
PORTO ALEGRE
1,85
05/02/2006

7
CUIABÁ
1,85
12/03/2006

8
PORTO VELHO
1,80
27/05/2005

9
BOA VISTA
1,80
18/06/2005

10
CURITIBA
1,80
27/06/2005

11
MANAUS
1,80
18/09/2005

12
GOIÂNIA
1,80
13/10/2005

13
FLORIANÓPOLIS
1,80
04/06/2006

14
FORTALEZA
1,75
01/12/2005

15
RIO BRANCO
1,75
12/02/2006

16
PALMAS
1,70
12/07/2005

17
SALVADOR
1,70
01/10/2005

18
SÃO LUIS
1,70
14/05/2006

19
MACEIÓ
1,60
09/11/2005

20
RECIFE
1,60
13/05/2006

21
NATAL
1,60
27/05/2006

22
VITÓRIA
1,55
30/01/2005

23
ARACAJÚ
1,55
01/01/2006

24
TEREZINA
1,50
05/04/2005

25
MACAPÁ
1,50
24/10/2005

26
JOÃO PESSOA
1,45
05/11/2005

27
BELÉM
1,35
05/05/2006

ESTAÇÕES

Diamante(Extremo Sudoeste)

Os ônibus saem de três em três minutos nos horários de pico. São 23 linhas, com um total de 100 ônibus, que transportam 62 mil passageiros integrados por dia útil.

Venda Nova(Extremo Norte)

Integra o serviço de ônibus ao de metrô. Beneficia diariamente cerca de 46,3 mil usuários. 18 linhas de ônibus. Ônibus bi-articulados.

Barreiro(Sudoeste da cidade. Fotos dias antes da inauguração.)

80 mil pessoas/dia no atendimento ao transporte coletivo pelo sistema de ônibus. Inter-Modal, interliga o serviço de ônibus ao do metrô de superfície.

São Gabriel(Região Nordeste)

Diariamente 108 mil passageiros passam pela estação, inter-modal, integra ônibus e metrô. A plataforma do metrô no bairro São Gabriel está em operação, conforme planejamento da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos/CBTU. 29 linhas alimentadoras e 7 troncais.

O usuário pega o ônibus em seu bairro (alimentador - cor amarela) que o levará até a Estação São Gabriel. De lá, dependendo de sua necessidade, ele pega outro ônibus ou utiliza o metrô para o centro da cidade, sem pagar nova passagem.

PONTOS DE ÔNIBUS (Pra variar tem vidro, só faltou o granito!:lol:)

VISTORIA

Vistoria na garagem da BHTrans, no bairro Buritis, região oeste.
O espaço entre uma revisão e outra é, no mínimo, de 4 meses, para os veículos com 9 anos ou mais de circulação e, no máximo, de 24 meses para os veículos 0 Km ou até um ano de circulação.

Os itens vistoriados são:

Sistema Elétrico; Equipamentos Obrigatórios; Motor; Caixa de Marchas; Transmissão; Direção; Suspensão; Freios; Chassi; Carroceria; Pintura; Capotaria/revestimento; Limpeza e lubrificação; Documentação; Pneus/aros e rodas; Roleta; Lanternagem.

See less See more
20
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 158 Posts
Muito bom! Eu gostei, parece ser eficiente!
Olha, o transporte coletivo de ônibus aqui em BH tem alguns vantagens em relação aos de outras cidades...acho que a nível nacional é um dos melhores. Ele tem a vantagem de ser todo padronizado, coeso, regular, atualizado, etc... Por outro lado se vc for comparar com o serviço de cidades como Buenos Aires, Santiago ou Caracas, saímos perdendo FEIO!!! Em Bs. As. p. ex, eu não fiquei esperando nenhum ônibus por mais de 7 minutos, por isso fazia questão de usar transporte coletivo lá. Aqui em BH, as vezes, qdo uso, fico mais de 20 minutos esperando* :/ Fora o valor que é alto... Então é aquilo: do que adianta ser todo bonitinho, arrumadinho se não tem frequência e preços bons?

*Isso durante a semana, pq já me arrisquei a pegar ônibus fim de semana e fiquei mais de 40 min!!!!!!!!!
See less See more
Mesmo com todos estes recursos e organização, está aquém das necessidades da população. Infelizmente.:eek:hno:
Interessante...mas R$2,00 de tarifa é com integração ou não?
^^ Sem integração Fabius, R$2,00 é o valor máximo de uma passagem. Com a integração paga-se uma tarifa inteira e uma meia no metrô.

Tenho duas hipóteses para este preço tão alto:

. Grande número de aclives nos trajetos.
O que consome mais diesel.

. Percursos muito longos.
Alguns chegam a durar uma hora e meia e percorrem muitos kms, realmente viagens sem sair de Belo Horizonte. Isto acontece porque Belo Horizonte cresceu muito mais no sentido horizontal do que vertical. Quando olhamos uma foto de Belo Horizonte vemos um "mar" de prédios com estatura média de 20 andares. Toda a extensão do município é urbanizada, com exceção das áreas de preservação, é lógico.
See less See more
^^ Alto? Se tivesse em 2,00 em Sampa e Santo andré eu tava muito feliz!
Ok, em São Paulo os percursos dos ônibus são enormes, mas em Santo André, pô, aqui a linha mais extensa faz o trajeto em 1 hora. A maioria dos onibus que faz a linha bairro - Terminal Metropolitano Oeste leva 30 min no trajeto, e cobram 2,30! DOIS E TRINTA!

Na verdade, 2,00 é caro. E 2,30 é assalto!

Achei interessante o sistema de BH, realmente parece bem funcional!
See less See more
Esse sistema que o Inconfidente colocou é o novo, que entrou em vigor em 1997 (acho). Nele, o número dos ônibus é feito de acordo com as regiões da cidade onde o ônibus tem seu ponto inicial e final, da seguinte forma:

0 - Regional Central
1 - Regional Sul
2 - Regional Oeste
3 - Barreiro
4 - Regional Noroeste
5 - Pampulha
6 - Venda Nova
7 - Regional Norte
8 - Regional Nordeste
9 - Regional Leste

Assim a linha 8501 sai da região Nordeste e vai para a Pampulha (de 8 para 5), enquanto a 2102 vai da Regional Oeste para a Sul (de 2 para 1). Os números são sempre formados do maior (8 e 2) para o menor (2 e 1). Assim, não existe a linha 1201, por exemplo.
Os dois outros números são apenas para diferenciar as linhas, e começam a partir de 01 para ônibus diametrais, 30 para os que vão só até o centro e voltam (8030, 7030, etc.) e 50 para os interbairros (9550, por exemplo).

O sistema velho era parecido, porém TODOS os ônibus eram diametrais (azuis) ou, quando vinham de bairros muito distantes, expressos (vermelhos) e só iam até o Centro. O número era formado pelo corredor de transporte em que ele passava:

0 - Av. Afonso Pena ou Av. N. Sra. do Carmo
1 - Av. Amazonas
2 - Av. Antônio Carlos
3 - Av. Pedro II e Catalão
4 - R. Padre Eustáquio
5 - Av. Cristiano Machado e R. Jacuí
6 - R. Platina
7 - R. Niquelina
8 - Av. Silviano Brandão
9 - Av. Prudente de Morais

Eu preferia o sistema antigo, pois você sabia bem onde o ônibus passava (por exemplo, eu sabia que o ônibus 2402 passava na Av. Antônio Carlos e na R. Padre Eustáquio (de 2 para 4. Repare que os números são formados do menor (2) para o maior (4)). Uma desvantagem é que os ônibus tinham que passar no Centro, e sempre nos corredores especificados (o que não mudou muito...)
See less See more
Eu morro de raiva sempre que pego onibus.
Eu vou do castelo ao padre eustaquio pegando o 54, ele eh um onibus suplementar, mas mesmo assim a tarifa cobrada eh de 2 reais ele sempre esta cheio com varias pessoas em pe, alem de tudo ele tem uma altura ridicula, quando fico em pe a minha cabeca encosta no teto do maldito onibus, e olha que nem sou tao alto, tenho mais ou menos 1,84m.Alem disso o espaco entre um banco e outro é minusculo e o corredor de passagem eh muito apertado, as pessoas sempre esbarram em voce mesmo quando nao querem. A unica vantagem do 54 eh que ele passa de 10 em 10 min.
Na volta eu pego o 1404B o onibus nao eh ruim mas alem de demorar 50min para chegar ao ponto perto da minha casa ele passa de 40 em 40 min. As pessoas aki do meu bairro, o castelo, fizeram um abaixo assinado com mais de 4mil assinaturas e entregou a prefeitura reclamando da demora do onibus, a prefeitura disse que nao ia fazer nada, segundo eles ninguem do castelo precisa pegar onibos pois no castelo tem carro.
See less See more
Ok, em São Paulo os percursos dos ônibus são enormes, mas em Santo André, pô, aqui a linha mais extensa faz o trajeto em 1 hora. A maioria dos onibus que faz a linha bairro - Terminal Metropolitano Oeste leva 30 min no trajeto, e cobram 2,30! DOIS E TRINTA!

Ta mas são paulo tem todo o sistema integrado e R$2,30 no BU tem a história das 2 horas gratuitas para mais conduções. Pelo trajeto dos ônibus, qualidade e outras coisas eu acho o preço justo.
See less See more
nao da para comparar o sitema de sao paulo com o de bh o custo-beneficio eh bem maior em sp
^^ então Tlag vc não entendeu....em sp a tarifa se justifica não só pela extensão das linhas, mas como vc mesmo lembrou pelo BU, renovação da frota etc.
A comparação que eu fiz foi com relação a Santo André. Aqui tão circulando MUITOS ônibus velhos, não tem se visto nenhuma grande mudança desde a construção do terminal de Vila Luzita (e olha que o Celso Daniel tava vivo ainda!), e alem do mais aqui não tem integração de porcaria nenhuma! E CUSTA OS MESMOS 2,30 DE SÃO PAULO!
See less See more
^^ então Tlag vc não entendeu....em sp a tarifa se justifica não só pela extensão das linhas, mas como vc mesmo lembrou pelo BU, renovação da frota etc.
A comparação que eu fiz foi com relação a Santo André. Aqui tão circulando MUITOS ônibus velhos, não tem se visto nenhuma grande mudança desde a construção do terminal de Vila Luzita (e olha que o Celso Daniel tava vivo ainda!), e alem do mais aqui não tem integração de porcaria nenhuma! E CUSTA OS MESMOS 2,30 DE SÃO PAULO!
Mas aí não tem os corredores da EMTU?
Eu acho eles muito bons!
See less See more
Nao tem mais onibus vermelhos?
tem sim. os ônibus vermelhos e alguns azuis ainda operam pelo sistema antigo.
^^ Nao tinha aparecido no sistema de cores no inicio do thread. Achei que tava confundido laranja com vermelho. :). Valeu:eek:kay:
Mas aí não tem os corredores da EMTU?
Eu acho eles muito bons!
O corredor da EMTU é do estado, e é intermunicipal. Realmente ele é otimo mesmo, mas só serve pra quem se move entre as cidades do ABC, não pra quem precisa sair do bairro e ir pro centro.

Cada cidade do ABC conta com sua frota municipal, para distribuir a população entre os bairros. Em Santo André quem administra é a EPT (equivalente a SPTrans), e existem se eu não me engano 9 empresas municipais. São esses onibus que eu me refiro.. Trajeto curto, onibus velhos, tarifas altas. No corredor da EMTU eu pago 2,30 com gosto!
See less See more
^^ Nao tinha aparecido no sistema de cores no inicio do thread. Achei que tava confundido laranja com vermelho. :). Valeu:eek:kay:
Na verdade os ônibus vermelhos deram lugar aos ônibus beges e vermelhos. :lol:

Eles fazem trajetos intermunicipais na RMBH e não são administrados pela BHTrans e sim pelo DNER e por isso não coloquei no thread, quem se habilitar fique a vontade...
See less See more

Na verdade eu não acho caro não, pela própria justificativa que eu dei. Acontece que muita gente em BH acha caro e por isso quis fazer uma média com meus conterrâneos!:lol:
See less See more
Na verdade eu não acho caro não, pela própria justificativa que eu dei. Acontece que muita gente em BH acha caro e por isso quis fazer uma média!:lol:
ah tá! :lol: Levante as mãos pro ceu!
1 - 20 of 158 Posts
Status
Not open for further replies.