Skyscraper City Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Discussion Starter · #1 ·
CLÓVIS ROSSI

Uma ponte para algum lugar

PARIS - Termino o café da manhã às 8h30 em Paris (3h30 em Brasília, só para demonstrar que jornalistas acordam cedo e não podem ser "bobôs", a maneira como os parisienses passaram a chamar os "burgueses boêmios", lembrando que burguês em francês começa com "bo", não com "bu").
Tenho um bate-papo com Durão Barroso, o presidente da Comissão Européia, às 12h, em Bruxelas. No Brasil, situação semelhante seria sem saída ou, na melhor das hipóteses, criaria um baita estresse. A 300 metros de casa, tomo o ônibus 43. Haveria lugar para sentar, mesmo que a jovem loura e simpática não se comovesse com a minha bengala e desistisse de disputar um assento. Dezesseis pontos e meia hora depois, o ônibus me deposita comodamente na Gare du Nord. Dá tempo até para comprar os jornais do dia, "Le Figaro" e "El País", porque sei que, no trem, distribuem grátis o "Financial Times".
O trem sai no horário, como todos os aviões no Brasil. Chego a Bruxelas 80 minutos depois, pego o metrô e, mesmo com troca de linha, dá tempo para um café com João Caminoto (agência Estado) e Assis Moreira ("Valor Econômico"), jovens companheiros, mas já antigos nesse tipo de estradas. Saio da conversa com Durão Barroso com folga para comer no bandejão do Berlaymont, o QG da Comissão Européia. Comida variada, farta e barata -que funcionários internacionais não são nada bobos (agora sem acento).
Metrô de novo, trem de novo, Paris de novo, em tempo de escrever antes do jantar, tudo e sempre em transporte público. Sei que talvez não seja fácil adotar idêntico sistema para uma viagem São Paulo/Bruxelas. Mas, caramba, será que não conseguimos fazer algo ao menos parecido em uma distância idêntica como São Paulo/Ribeirão Preto? Ou estamos condenados a ver pontes que levam do nada a lugar nenhum?

Fonte: Folha de S. Paulo, 30.5.2007

·
Hello other grown-up
1,877 Posts
:applause: :applause: :applause: :applause:
Pois é, será? Até quando teremos que nos contentar com ruas que não comportam mais carros, ônibus lotados, desconfortáveis e a cultura do automóvel?
A distância entre Paris e Bruxelas é de 300km e o cara conseguiu sair do centro de uma e chegar no centro da outra em 3 horas e meia, com folga. Aqui você gastaria isso só com a chegada ao aeroporto, dependendo das cidades...

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Vou citar um exemplo:

Rio x Juiz de Fora/MG (190 km)

1) Pego um ônibus daqui de casa para a rodoviária - 30 minutos.
2) Pego o Normandy pra Juiz de Fora - 2 horas e 40 minutos.
3) Pego o ônibus da rodoviária de Juiz de Fora para o Parque Halfeld (Centro) - 30 minutos.
4) Pego outro ônibus do Parque Halfeld para o bairro Aeroporto, onde mora minha mãe - 30 minutos.

Como vocês podem ver, a soma dos tempos é 4 horas e 10 minutos por uma distância pouco maior que a METADE da citada pelo Ar-Nimruzîr. Isso porque eu levei em conta que:

. O trânsito no pra rodoviária NÃO estava engarrafado.
. O Normandy ESTAVA SAINDO da rodoviária assim que eu cheguei.
. O Normandy NÃO FEZ ESCALAS (existe Rio x Juiz de Fora via Caxias e Matias Barbosa)
. Existia um ônibus na rodoviária de Juiz de Fora me esperando.
. Existia um ônibus no Parque Halfeld me esperando e o caminho até o bairro Aeroporto não estava engarrafado.

A diferença anda sobre trilhos. Sem mais.

·
Registered
7,546 Posts
E vocês estão falando apenas de trechos realmente densos de grandes concentrações e demandas.

Aqui no Nordeste, especificamente no Meio-Norte a situação é muito pior.

As estradas raramente seguem o traçado mais curto, não há integração nem no mesmo modal.
As cidades de relevância ficam a pelo menos 300km de distância umas das outras.
E ligações inter-capitais são longas, perigosas e mal conservadas.

As pontes da GALTAMA, são partes de uma estrada que deveria diminuir por volta de 300km a distância entre São Luís e Fortaleza.

·
22°52'S 47°03'W
20,841 Posts
As pontes da GAUTAMA, são partes de uma estrada que deveria diminuir por volta de 300km a distância entre São Luís e Fortaleza.
Pois é, eu sempre pensei que para ir de SL a FTZ fosse necessário passar por Teresina. Se houver esse caminho direto, a redução é de 300km? Quanta safadeza desses cleptobudistas :eek:hno:...

·
Registered
7,546 Posts
Pois é, eu sempre pensei que para ir de SL a FTZ fosse necessário passar por Teresina. Se houver esse caminho direto, a redução é de 300km? Quanta safadeza desses cleptobudistas :eek:hno:...
Em linha reta os centros das cidades estão distantes 652km.
O trajeto mais utilizado para ligação utiliza as BR's 222(Fortaleza-Tianguá), 316 (Tinaguá-Teresina) 364(Teresina-Peritoró) e 135(Peritoró-São Luís) nada menos que 1.070km

O único grande obstáculo entre as duas cidade é a Baía de São José, dá uns 15km de largura, é rasa e poderiam fazer uma ponte. No mais a estrada só é longa por falta de interesse.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
ah e eu nem conto da minha viagem de Omigawa ate Tokyo, que faco em menos de 2 horas, com uma distancia de 180KM, so pegando trem, sem expresso ou trem bala....
faco apenas 2 baldeacoes, uma em narita e outra em tokyo...
a de narita a tokyo tem trem semi expresso que pula varias estacoes e vai num pau danado, e vc paga o mesmo valor...

bom, e isso ai....viajar de trem e mto bom!

·
Banned
3,278 Posts
ah e eu nem conto da minha viagem de Omigawa ate Tokyo, que faco em menos de 2 horas, com uma distancia de 180KM, so pegando trem, sem expresso ou trem bala....
faco apenas 2 baldeacoes, uma em narita e outra em tokyo...
a de narita a tokyo tem trem semi expresso que pula varias estacoes e vai num pau danado, e vc paga o mesmo valor...

bom, e isso ai....viajar de trem e mto bom!
Ja ta aqui eh rssss:)

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Pois é... saudades da Europa sobre trilhos... a sua visão sobre transportes muda completamente quando vc vive a otima realidade dos trens :eek:hno:

1 - 14 of 14 Posts