Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
How about a magic trick?
4,805 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Clique no mapa para ter o mesmo em tamanho maior.

O sistema de ônibus de Curitiba é um dos mais modernos e eficientes
do Brasil. Com apenas uma passagem é possível andar a cidade inteira,
pois os terminais permitem integração. O transporte é feito em
categorias:

Alimentador

Veículos na cor Laranja que ligam os bairros aos terminais e são operados
por veículos Padron, com capacidade para 80 passageiros e Articulados,
com capacidade para 160 passageiros.

Convencional

Veículos na Cor Amarela sem integração que ligam os bairros ao centro.
Ou linhas com integração ligando dois pontos opostos da cidade, que são
chamadas de Convencionais Radiais Integradas ou Troncais.

As linhas Convencionais são operadas por veículos Padron, para 80
passageiros e Micro-ônibus para 40 passageiros.

As linhas Troncais são operadas por veículos Padron e Articulados.

Linha direta

Também é chamada de Ligeirinho, é operada com veículos Padron
na cor cinza e com desembarque em nível nas Estações-Tubo.

Estação-Tubo

Os ligeirinhos operam linhas que ligam Centro a alguns bairros, Radiais, que
não passam pelo centro e Metropolitanas que ligam cidades da Região
Metropolitana a Curitiba

Interbairros

A categoria Interbairros é composta de seis linhas que ligam diversos
bairros da cidade se passar pelo centro. Nas Linhas Interbairros I e
Interbairros VI, são utilizados veículos Padron de cor verde. Já nas
linhas Interbairros II,III,IV e V são utilizados veículos Articulados,
também de cor verde.

Expressos

Linhas operadas por veículos Biarticulados de 25 ou 27 metros de cor
vermelha, com cinco portas a direita, a nivel de estação tubo, ligam
os eixos Leste-Oeste, Norte-Sul e Boqueirão, através de canaletas de
circulação exclusiva, com o desembarque em nível nas Estações-Tubo.

Circular centro

Linha operada por Micro-ônibus na cor branca que circula o Centro da
cidade. A maioria dos veículos dessa linha não possui bancos, apenas
encostos
.

Observação: Os ônibus denominados como Padron são ônibus comuns,
não articulados. Os Padron Alimentadores e Convencionais operam com
três portas a direita, e os Padron Linha Direta com duas portas com
embarque em nível do tubo, por meio de rampas, e uma porta adicional
ao nível da rua do lado direito, somente para uso que não dos passageiros.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_urbano_em_Curitiba
http://www.viaje.curitiba.pr.gov.br/Abav/saladeimprensa/fotos/transpo/index.html

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Conversão RBT -> Metrô

O sistema de Rapid Bus Transit (RBT) é bom para cidades médias, não para uma metrópole como Curitiba. Torço para que todas as atuais linhas de RBT sejam convertidas para metrô. Parece que a linha 1 (Boqueirão - Pinheirinho) sai logo, caso consiga ser incluída no PAC ou obtendo alguma outra forma de financiamento.

·
Registered
650 Posts
Numa boa.. O trânsito de Curitiba tá cada dia pior.. antigamente só congestionava nos horários de pico.. E agora, a qualquer hora do dia, sempre filas, em todas as regiões da cidade..
Ainda chega a fluir, mas mesmo assim tá piorando muito em tão pouco tempo..
O famoso transporte urbano já está saturado há vários anos, por mais organizado que seja, sempre lotado, e parece que ninguém percebeu..
E o pior é que continuam insistindo nisso, já que o tão divulgado metrô na BR-476, foi trocado por mais um corredor de ônibus.. :eek:hno:

·
BlankID
661 Posts
^^ BR 116 vc quis dizer
mas mesmo assim cara, ainda é a melhor opcao. Quando estudaram metro de superficie na BR realmente nao havia demanda suficiente. O corredor de onibus ja é o suficiente pra desafogar essa regiao da cidade. A expectativa é ue isso ajde a desafogar as outras linas da regiao. Nao sei se vai funconar, mas tenho certeza que linha Inter2 vai desafogar bastante

·
Registered
650 Posts
Depois da construção do Anel Viário, a BR-116 passou a ser a 476..
Mas com certeza.. O transporte daqui é muito melhor comparado aos das demais cidades brasileiras, isso sem dúvida..
O que acho é que os ônibus estão perdendo espaço.. Quase todo mundo que pode ter um carro, acaba comprando, e deixando de usar o transporte coletivo, tanto que a própria prefeitura admite que por mês 'nascem' mais carros que pessoas na cidade...
Eu mesmo, até ano passado, pegava três ônibus para ir para a faculdade (ao menos pagava uma só passagem, devido à integração), mas demorava quase 40 minutos, além de ter que enfrentar o Inter 2, a pior linha da cidade, e agora que tenho carro, apesar dos congestionamentos, demoro de 15 a 20..

·
spca
202 Posts
O sistema de Rapid Bus Transit (RBT) é bom para cidades médias, não para uma metrópole como Curitiba. Torço para que todas as atuais linhas de RBT sejam convertidas para metrô. Parece que a linha 1 (Boqueirão - Pinheirinho) sai logo, caso consiga ser incluída no PAC ou obtendo alguma outra forma de financiamento.

Concordo contigo, o sistema com ônibus chega uma hora que não aguenta mais. Mas em Curitiba esse sistema foi implantado ha uns 40 anos, a cidade era bem menor. Mas os corredores de ônibus foram bons pq ordenaram o crescimento da cidade. Agora fica muito fácil de instalar o metrô.
Não acho que todas as linhas de ônibus expressos devam ser convertidas para metrô. Algumas não tem uma demanda que justifique isso.

A linha 1 do metrô de Curitiba, irria do Pinheirinho até o Cabral. Nesse trajeto há uma estimativa de 300 mil passageiros por dia nos ônibus hoje. Se colocarem um metrô nesse trecho a demanda com certeza seria altíssima.

O principal problema dos ônibus bi-articulados é a sua velocidade. Na linha onde pretende-se implantar o metrô a média de velocidade é de 16 km/h (que eu mesmo medi num fim-de-semana), principalmente pela quantidade de semáforos no trajeto e a pequena distância entre as estações (500 m, em média).

·
Registered
1,837 Posts
Já que você mencionou as demandas dos corredores de ônibus, eu achei essa tabela no site da CBTU:

Linha/Eixo: Demanda atual:
Norte----------130mil
Sul------------260mil
Leste----------115mil
Oeste----------80mil
Boqueirão------125mil

·
spca
202 Posts
Deve estar certo. Você achava que tivesse menos movimentado?
Não acho nada... heheheheh... é que não deve ser muito preciso, já que é quase impossível saber quantas pessoas andam no sistema, já que é integrado. Um cidadão pega um ônibus alimentador, desce no terminal, pega o expresso, desce em outro terminal pegando outro alimentador. Dai fica difícil quantificar esse tipo de passageiro, ja que ele não passa em nenhum controle (catraca) ao trocar de ônibus. Então eu acho que é uma estimativa meio "por cima".

·
Registered
1,837 Posts
Tem razão, uma parte dos passageiros embarcam em terminais fora dos principais eixos e como tá tudo integrado não pagam outra passagem nem passam pela catraca.

·
22°52'S 47°03'W
20,839 Posts
Essas estações-tubo são uma beleza!
Uma pena que esse sistema já esteja saturado.
Mas também não sei se metrô seria uma boa...já imaginaram as rachaduras, desapropriações, incômodos...

·
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!
1,116 Posts
Eu já tinha visto fotos do sistema de ônibus de Curitiba. Realmente é impressionante. Como será que andam as negociações do metrô ?

Curitiba deve ser uma bela cidade. Espero conhecê-la um dia.

·
Registered
324 Posts
Numa boa.. O trânsito de Curitiba tá cada dia pior.. antigamente só congestionava nos horários de pico.. E agora, a qualquer hora do dia, sempre filas, em todas as regiões da cidade..
Ainda chega a fluir, mas mesmo assim tá piorando muito em tão pouco tempo..
O famoso transporte urbano já está saturado há vários anos, por mais organizado que seja, sempre lotado, e parece que ninguém percebeu..
E o pior é que continuam insistindo nisso, já que o tão divulgado metrô na BR-476, foi trocado por mais um corredor de ônibus.. :eek:hno:
Ah é é?
E os onibus? São bons e confortaveis pelo menos?
A frequencia deles tambem é boa?
Aqui tentaram fazer integração, mas apenas os terminais da ilha (exceto o Saco dos Limões) funcionam. O TIJAR(Jardim Atlantico) e TICAP(Capoeiras) estao as moscas.

·
Registered
650 Posts
Ah é é?
E os onibus? São bons e confortaveis pelo menos?
A frequencia deles tambem é boa?
Aqui tentaram fazer integração, mas apenas os terminais da ilha (exceto o Saco dos Limões) funcionam. O TIJAR(Jardim Atlantico) e TICAP(Capoeiras) estao as moscas.
Sim, este ano compraram mais de 200 novos ônibus, inclusive biarticulados, que substituiram os antigos. Inclusive, são bem modernos, com letreiros eletrônicos indicando a linha, as próximas paradas (além da gravação "Prox. Parada, Estação XXX), tem até musiquinha...
A frequência também é boa e os atrasos não são frequentes.. Inclusive, há o 156, número da prefeitura, que te passa o horário que cada linha passa em determinado ponto, e dificilmente atrasam..
Já andei de ônibus umas 4x em Floripa há uns três anos atrás na alta temporada e já era integrado, e pelo menos naquele momento achei muito bom.. Quase sempre ia sentado.. Pegava no Centro próx. do Shopping Beira-Mar e ia até Ingleses, passava pelo TICAN e pelo TISAN.. Inclusive, durante o Planeta Atlântida, nas duas noites, lembro que na saída haviam dezenas de ônibus para levar a galera para o Centro (milhares de pessoas)

·
Registered
324 Posts
Os bi-articulados tem ar condicionado?
Aqui em 2002, a Canasvieiras comprou inúmeros biarticulados com arcondicionado, mas em 2005 já tinham sumido. A Transol fez o mesmo, junto com a Insular. Hoje nao tem nenhum biarticulado com a/c em toda Grande Florianópolis.

1 - 20 of 44 Posts