SkyscraperCity banner
1 - 20 of 32 Posts

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Quem utilizou os vagões de passageiros do trem da Estrada de Ferro Vitória - Minas, nesta quarta-feira (28), percebeu que algo estava mudado. A Vale inaugurou o novo visual do trem de passageiros. A iniciativa faz parte do processo de implantação da nova marca da empresa. As locomotivas e os vagões do trem que circula entre o Espírito Santo e Minas Gerais ganharam tons de verde e de amarelo.

De acordo com a Vale, além do novo visual, o trem de passageiros vem recebendo desde 2007 cerca de R$ 2 milhões em investimentos para proporcionar mais segurança, comodidade e conforto aos usuários. Um exemplo é a reforma dos dois vagões lanchonete. Cada um ganhou cinco fornos elétricos em substituição aos fornos a gás. Com a medida, ganha-se mais segurança e elimina-se a produção de frituras.

Os vagões lanchonete também ganharam mais espaço, mudança nos balcões e um recipiente específico para o armazenamento do lixo. Um já está circulando no novo padrão desde abril deste ano e o outro deve entrar em operação em junho próximo.

Os maquinistas também foram beneficiados com os investimentos. As cabines das locomotivas ganham padrão mundial, com a implantação de ar-condicionado, vedação acústica, banheiro, forno de microondas, geladeira e cadeira ergonômica. Os itens, segundo a empresa, proporcionam mais conforto e segurança ao profissional. As cabines das locomotivas dispõem ainda de equipamentos de alta tecnologia, como computador de bordo e sistema de vigilância que controla a velocidade do trem.

Com objetivo de atender da melhor forma os usuários do trem de passageiros, a Vale coloca à disposição o canal de atendimento Alô Ferrovias – 0800 285 7000 (ligação gratuita), para reclamações, sugestões, dúvidas e informações.

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^
Ehh eu ambém gostei...
Pelo jeito a Vale está querendo apagar qualquer ligação com
a antiga CVRD...

·
Registered
11,640 Posts
Infra-estrutura e Transporte! :p

Gostei da pintura. Me falaram que os vagões executivos agora também tem telas LCD passando filmes...

·
phverano
1,536 Posts
Pena que não tem nenhuma do Rio até Vitoria! Iria ser lindo o passeio e poderia incentivar o turismo entre os Estados que eu acho muito deficitario se observada a proximidade..

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Quem disse que o Brasil não tem trem de passageiros confiável e confortável? O comboio da EFVM não deve em nada para os trens de longo percurso europeus e norte-americanos. O único inconveniente é o tempo de viagem, quase 12 horas; os ônibus fazem a mesma linha em sete horas; mas do jeito que anda a BR-262, viajar de trem entre BH e Vitória hoje é bem mais seguro e é garantia total de uma viagem sem problemas e atrasos.

Aliás, a EFVM ainda mantém um vagão especial para o transporte de bicicletas e motos dos passageiros, algo que existia na "era estatal"? Me lembro que estes trens eram puxados somente por duplas de GM G12 ou G16, as mais antigas da empresa (hoje, operam as modernas GE).

·
Registered
11,640 Posts
Quem disse que o Brasil não tem trem de passageiros confiável e confortável? O comboio da EFVM não deve em nada para os trens de longo percurso europeus e norte-americanos. O único inconveniente é o tempo de viagem, quase 12 horas; os ônibus fazem a mesma linha em sete horas; mas do jeito que anda a BR-262, viajar de trem entre BH e Vitória hoje é bem mais seguro e é garantia total de uma viagem sem problemas e atrasos.

Aliás, a EFVM ainda mantém um vagão especial para o transporte de bicicletas e motos dos passageiros, algo que existia na "era estatal"? Me lembro que estes trens eram puxados somente por duplas de GM G12 ou G16, as mais antigas da empresa (hoje, operam as modernas GE).
Acho que não tem mais esses vagões, das poucas vezes que fui na estação, nunca vi alguém levando, ou chegando com moto ou bicicleta hehe

·
Itabirinha-MG
1,141 Posts
ficou muito bonito ja viajei varias vezes de G.V a B.H e de G.V a Vix, alem de ser mais agradavel do que onibus, vc nem sente as horas passarem muito mais conforto, nao precisa ficar sentado todo o tempo..muito 10!!!!

·
phverano
1,536 Posts
Que sonho um dia uma ligação ferroviaria entre todas as capitais do Brasil em trens de boa velocidade.... não precisava nem ser um TGV... mas so de não pulir muito, ter o maior conforto do trem e segurança ja seriam um otimo atrativo...

·
Moderator
38,496 Posts
Uau, o trem ficou lindo! Poderiam agora pensar em modernizar as vias. Na verdade, o correto seria a retificação do traçado, permitindo uma velocidade máxima bem maior que os 60 km/h (é esse o limite?) de hoje. Aí sim o tempo de viagem seria reduzido. Seria tão bom se tivéssemos mais capitais ligadas por trem:(!

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
Uau, o trem ficou lindo! Poderiam agora pensar em modernizar as vias. Na verdade, o correto seria a retificação do traçado, permitindo uma velocidade máxima bem maior que os 60 km/h (é esse o limite?) de hoje. Aí sim o tempo de viagem seria reduzido. Seria tão bom se tivéssemos mais capitais ligadas por trem:(!
^^

Eu acho o traçado da EFVM relativamente retificado (mais reto que, por ex, a EF Central do Brasil). O que "mata" mesmo são os comboios de minério, além do fato da bitola ser métrica.

·
Registered
7,546 Posts
Enquanto o tempo de viagem for maior que do ônibus e as estações distantes dos centros não adianta muita coisa.

É em agrado da CVRD aos usuários, mas nem de longe uma política de transportes, o negócio dela é outro

·
Paulo Lima
10 Posts
Concordo que não seja bem um meio de transporte propriamente dito, e que o negócio da vale seja outro, mas a estação em BH se não me engano é junto da estação Central do metrô...

Alguém tem fotos desse serviço como estações, vagões, trens, etc?

·
Registered
8,056 Posts
Concordo que não seja bem um meio de transporte propriamente dito, e que o negócio da vale seja outro, mas a estação em BH se não me engano é junto da estação Central do metrô...

Alguém tem fotos desse serviço como estações, vagões, trens, etc?

Realmente a estação em BH fica junto à Estação Central do metrô, bem no Centro da cidade.
Me parece que a de Vitória (na verdade Vila Velha) também não é mal localizada.

E esse trem , que eu saiba, anda sempre com uma ocupação razoável.

·
Registered
11,640 Posts
É 68Km/h.

O trem dá um voltinha seguindo o Rio Doce. O traçado da linha evitou as montanhas densas da região serrana do ES, por isso essa volta passando pelo norte do estado. O que não é tão ruim também, pois a linha é ótima para as cidadezinhas que ela corta, economicamente falando.

Kaique said:
Enquanto o tempo de iagem for maior que o õnibus e as estações distantes dos centros não adianta muita coisa.
É tenso para quem pega Vix-BH... Mas compensa muito para quem vai de BH a Valadares, ou Ipatinga. De Valadares/Ipatinga até Vitória, por exemplo. Nestes casos o tempo de viagem é o mesmo ao se comparar com o ônibus. O fluxo de passageiros não está somente entre ligações diretas de BH-Vix.

A estação de Vitória fica em Cariacica, ao lado da 2º ponte.

·
Registered
1,837 Posts
Legal a pintura. No trem daqui de Curitiba é cheio de propaganda de refrigerante. Tem o vagão da coca-cola, do kuat, do guaraná antártica e por aí vai.

·
Registered
7,546 Posts
É 68Km/h.

O trem dá um voltinha seguindo o Rio Doce. O traçado da linha evitou as montanhas densas da região serrana do ES, por isso essa volta passando pelo norte do estado. O que não é tão ruim também, pois a linha é ótima para as cidadezinhas que ela corta, economicamente falando.

É tenso para quem pega Vix-BH... Mas compensa muito para quem vai de BH a Valadares, ou Ipatinga. De Valadares/Ipatinga até Vitória, por exemplo. Nestes casos o tempo de viagem é o mesmo ao se comparar com o ônibus. O fluxo de passageiros não está somente entre ligações diretas de BH-Vix.

A estação de Vitória fica em Cariacica, ao lado da 2º ponte.
Então se aumentam a velocidade entre as duas extremidade ainda mais gente toma o trem nas cidade do meio. Um expresso também ajudaria.

1 - 20 of 32 Posts