As imagens do Photobucket n estão carregando, não sei se isso é só comigo, queria muito ver o projeto mas elas não aparecem
Eu upei no imgur, agora está aparecendo?As imagens do Photobucket n estão carregando, não sei se isso é só comigo, queria muito ver o projeto mas elas não aparecem
Eu segui sua sugestão e upei no imgur, agora está aparecendo?Pra mim as imagens do photobucket também não estão aparecendo, talvez se você upar elas no ingur resolva o problema.
Quanta a extensão linha 13 há um projeto onde o GESP quer leva-la até o bairro do Bonsucesso em Guarulhos, acredito que a partir de lá a distancia até a rodoviária de Arujá não seja longa. Acredito que o problema nessa discussão para alguns foristas é que quando se é discutido sobre uma possível extensão da linha 13 até o Arujá eles se preocupam apenas com a demanda da região e esquecem todos os benefícios e investimentos que podem ser trazidos a cidade caso a linha chegue até lá, é só observar por exemplo os comércios e a valorização do espaço em torno das estações da linha 15, ou até mesmo o caso de algumas estações aqui da linha 8 onde alguns bairros foram praticamente construídos envolta de algumas estações. Isso sem contar que levar a linha 13 até Arujá criaria uma ligação muita mais rápida a cidade com são Paulo do que fazer um corredor convencional de ônibus para o usuário ainda ter que fazer baldeação para a linha 12
Talvez o projeto de construir uma linha de trem ligando Arujá a linha 12 possa ser substituído por um BRT um até mesmo um VLT dependendo da região onde essa ligação seria feita, sendo interessante pra quem quer ir do Arujá a alguma cidade a leste como suzano ou Mogi das cruzes sem sair da rede. Por isso penso que tocar os dois projetos seria o ideal.
As imagens do Photobucket n estão carregando, não sei se isso é só comigo, queria muito ver o projeto mas elas não aparecem
O Photobucket desativou hotlinking das imagens, ou seja, nenhuma foto hospedada lá fica visível.Pra mim as imagens do photobucket também não estão aparecendo, talvez se você upar elas no ingur resolva o problema.
Caramba, parabéns pelo histórico aqui posto. Parece mesmo que a EMTU (ou GESP) nunca teve idéia de fazer uma ligação sobre trilhos entre essas duas regiões.Projetos para a Região (1999-Atualmente)
Acredito que a região tenha recebido atenção pela primeira vez nos anos 1990, durante a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos-Horizonte 2020 (PITU 2020). Naquele plano foi cogitado um corredor de ônibus troncalizado entre Itaquaquecetuba e Arujá.
Posteriormente foi laçando o plano PITU 2025, reafirmando a opção pelo corredor de ônibus para o trajeto Itaquaquecetuba-Arujá:
https://copasaopaulo.wordpress.com/2011/09/23/pitu-2025/
http://www.stm.sp.gov.br/PITU/Pitu2025/Pitu_2025_05_1.pdf
....
Assim sendo, a EMTU elaborou o projeto do Corredor BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê. Com 20,91 Km de extensão, demanda diária prevista: 47 mil usuários/dia e integração com as Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM, o BRT vai atender as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
...
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/empr...r-brt-metropolitano-perimetral-alto-tiete.fss
http://www.emtu.sp.gov.br/ftp/Audiencia Publica BRT PERIMETRAL ALTO TIETÊ_Poa.pdf
Não há demanda que justifique serviços de trem. E melhor que o BRT atenda bem, o trem pode aumentar mais a questão do espraiamento metropolitano.Caramba, parabéns pelo histórico aqui posto. Parece mesmo que a EMTU (ou GESP) nunca teve idéia de fazer uma ligação sobre trilhos entre essas duas regiões.
Eu não entendi onde seria feita a integração com a Linha 12, aparentemente o corredor passaria entre as estações Manoel Feio e Itaquaquecetuba, mas longe de ambas.Projetos para a Região (1999-Atualmente)
Assim sendo, a EMTU elaborou o projeto do Corredor BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê. Com 20,91 Km de extensão, demanda diária prevista: 47 mil usuários/dia e integração com as Linhas 11 (Coral) e 12 (Safira) da CPTM, o BRT vai atender as cidades de Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos.
![]()
http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/empr...r-brt-metropolitano-perimetral-alto-tiete.fss
http://www.emtu.sp.gov.br/ftp/Audiencia Publica BRT PERIMETRAL ALTO TIETÊ_Poa.pdf
A questão é que as pessoas que são contra a extensão da linha 13 por causa da suposta falta de demanda é que elas só estão avaliando a condição demográfica atual ao invés de avaliar todos os investimentos aos arredores do trajeto, sem contar como seria o cenário dessa região ao longo prazo. O que mais tem atualmente em volta da estação Antônio João aqui da linha 8 são casas em construção e quarteirões com terrenos a venda ou para alugar, isso sem contar que comparando com a idade da estação, o parque shopping barueri foi construído se não me engano a apenas 4 ou 5 anos atrás, justamente por que os donos do shopping viam o potencial dele ser construído próximo a uma estação da CPTM, sem contar que os arredores da estação Antônio João e o bethaville são uma das regiões onde mais há investimentos da prefeitura aqui de barueri. Isso atraiu a construção do SENAI, da etec e de vários prédios comerciais e de apartamentos nessa região.fui eu que indaguei, pq existia um projeto de estender a linha 13 a Arujá até a divisa (Bonsucesso).
Discordo que não haja demanda. São 9 km e não precisa de nenhuma estação no caminho, apenas uma em Arujá, até mesmo no inicio da Mario Covas que tem bastante espaço disponivel. Com certeza existe demanda não apenas de Arujá como de Santa Isabel.
A EMTU fará um outro corredor ligando Mogi a São Miguel Paulista. Assim existirão linhas que partirão de Arujá e chegarão às estações da linha 12 através desse corredor.Eu não entendi onde seria feita a integração com a Linha 12, aparentemente o corredor passaria entre as estações Manoel Feio e Itaquaquecetuba, mas longe de ambas.
...Discordo que não haja demanda. São 9 km e não precisa de nenhuma estação no caminho, apenas uma em Arujá, até mesmo no inicio da Mario Covas que tem bastante espaço disponivel. Com certeza existe demanda não apenas de Arujá como de Santa Isabel.
Não há demanda encher um trem de 4 carros, imagine de 8. Insistir em ampliar o trem para uma região sem demanda é retirar recursos de regiuões com demanda....Dizer que não vale a pena fazer uma extensão da linha 13 e ou uma ligação decente entre Arujá e Itaquaquecetuba apenas porque no presente não há demanda para encher um trem de oito carros é uma visão muito limitada...
Aí já é forçar a barra, se Arujá não tem demanda para metrô, imagine Santa Isabel.Com certeza existe demanda não apenas de Arujá como de Santa Isabel.