Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 460 Posts

·
Subway now!
409 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A STM (Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos) anunciou que implantará um trem turístico, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que terá cinco opções de roteiros, três durante a semana e dois no fim de semana. Em um deles, o chamado “Expresso Lazer” ligará a Estação da Luz à Vila de Paranapiacaba.

O início de funcionamento do trem está previsto para o próximo semestre. O passeio será realizado em locomotiva a diesel da CPTM, cedida pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), com 170 lugares. As rotas abrangem pontos turísticos e de lazer, localizados ao longo de malha férrea, com tarifas mais acessíveis, segundo a secretaria.

Fonte: Webtranspo

Show! Pena que vão utilizar uma locomotiva diesel, sendo que há eletrificação neste trecho (não sei se teria alguma elétrica disponível). Já pensou reformarem uma V8 só para este serviço? :cheers:

·
SSC Brasil
17,676 Posts
A notícia está cortada. Aqui ela na íntegra:

STM LANÇA O EXPRESSO LAZER, TREM TURÍSTICO ENTRE LUZ E PARANAPIACABA

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos [STM], por intermédio da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], implantará o Expresso Lazer, um trem turístico que integrará pontos de interesse turístico e de lazer, localizados ao longo de malha férrea. A idéia é oferecer um serviço com tarifa diferenciada, visando atender aos turistas que desejam desfrutar de uma experiência agradável ao utilizar o transporte sobre trilhos para um programa cultural.

A CPTM estuda a criação de cinco serviços distintos [três roteiros de um dia e dois de fim de semana]. Previsto para o segundo semestre deste ano, o primeiro roteiro deverá ligar a Estação da Luz à vila histórica de Paranapiacaba, com parada em Santo André, conforme anunciado na última semana pelo secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, durante reunião com o prefeito de Santo André, João Avamileno.

Candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, a Vila de Paranapiacaba foi construída pelos ingleses na segunda metade do século XIX e é administrada pela prefeitura de Santo André, que está investindo em sua infra-estrutura. O projeto Expresso Lazer conta com o apoio da Secretária de Estado de Esporte, Lazer e Turismo.

Uma locomotiva a diesel da CPTM conduzirá dois carros de aço inoxidável, cedidos pela ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária]. Serão aproximadamente 170 poltronas acomodando confortavelmente os turistas.

Ponto de partida, a Estação da Luz se destaca pelas inúmeras opções culturais, em seu entorno, como o Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Sacra, Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Sala São Paulo e Parque da Luz, entre outros.

Outros roteiros

Outro roteiro em estudo deverá atender a região de Jundiaí, que tem grande potencial para receber turistas do interior do Estado. A cidade abriga o museu da antiga Cia. Paulista, um dos melhores acervos ferroviários do país, a Serra do Japi e o Circuito das Frutas. A primeira parada seria em Perus, onde está sendo recuperada a ferrovia Perus-Pirapora, que passa pelo interior do Parque Anhanguera.

Fonte: http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias/webnoticias/one_news.asp?IDNews=4629

·
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA
601 Posts
^^ Eu ia postar a íntegra agora. :lol:

·
**16º ano**
Ano XVIII
25,894 Posts
Nossa, que demais, uma noticia esperada desde o fim do trem para Paranapiacaba! (acho que em 2000)

Puts, demais isso, vai ajudar muito a atrair turistas pra Paranapiacaba e contribuir para sua preservação.

Faz tempo que quero conhecer Paranapiacaba (sim, vergonhosamente ainda não fui lá), agora vou esperar pra ir de trem, haha

Mas quero um tb da Luz até Santos, esse é mais difícil, mas não custa sonhar

·
PRO BRASILIA FIANT EXIMIA
601 Posts
^^ É uma medida que eu acho não ser tão eleitoral assim. Claro, sempre há interesses, mas, por exemplo, quem mora na Zona Leste e vai pro trabalho de segunda a sexta (ou sábado) não vai passar a votar em algum candidato a prefeito porque da estação da Luz vai partir um trem pra uma área longínqua de Santo André...

·
Indústria da Multa S.A.
6,320 Posts
Queria que fosse uma V8 ! Quem sabe aquelas brancas que estão no pátio da Luz !
Ótima notícia, isso vai ser uma atração ímpar na cidade !
Vamos torcer para que seja um V8. Passeio turístico mais estiloso, impossível. ^^

Alguém tem idéia dos dois carros de aço inoxidável que vão estar disponíveis? Será antigos "1ª classe" da EFSJ ou de outras companhias? Estou doido pra fazer este passeio. :cheers:

·
I bet you got me wrong...
800 Posts
Finalmente! Um trem turistico de verdade em Paranapiacaba, e não aquela maria fumaça que percorre 50 metros e volta. Pra quem é de SP isso vai ser uma mão na roda, pq antes tinham que pegar o trem ate RGS e depois um ônibus.

Quanto ao preço...tomara que não chutem o pau da barraca.

E faço coro com aqueles que querem um até Santos!

·
Banned
993 Posts
Eu engrosso o coro dos que querem um trem até Santos, nem que leve 28372837238 dias pra chegar, podia inventar umas paradas no meio da Serra do Mar com alguma cachoeira pra ver/tomar banho, sei lá

E espero que não seja muito caro. Quero ir lá pra Paranapiacaba um dia ver qual é a desse passeio.

@ Ligeirinho

Por que o governo do estado tomaria uma medida eleitoreira agora, ainda mais em Santo André que é reduto petista (Avamileno é do PT)...

·
Banned
1,194 Posts
Vamos torcer para que seja um V8. Passeio turístico mais estiloso, impossível. ^^

Alguém tem idéia dos dois carros de aço inoxidável que vão estar disponíveis? Será antigos "1ª classe" da EFSJ ou de outras companhias? Estou doido pra fazer este passeio. :cheers:
Leia o texto:

Uma locomotiva a diesel da CPTM conduzirá dois carros de aço inoxidável, cedidos pela ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária]. Serão aproximadamente 170 poltronas acomodando confortavelmente os turistas.

·
Registered
3,759 Posts
Isso é ótimo!!! Paranapiacaba merece!!!

Finalmente! Um trem turistico de verdade em Paranapiacaba, e não aquela maria fumaça que percorre 50 metros e volta.(...)
Quanto ao preço...tomara que não chutem o pau da barraca.

E faço coro com aqueles que querem um até Santos!
Ncrjrsa, acho válido ter a maria-fumaça funcionando, sim, mesmo rodando aqule trecho minúsculo. Vamos lembrar que é um museu, e eles estão usando uma linha cedida, é o trecho que podem usar. E ela não anda mais porque, se for mais pra frente de onde vai, despenca serra abaixo. Passeio grande de maria-fumaça aqui em São Paulo, eu conheço o de Anhumas (Campinas) a Jaguariúna.
PS: eu também gostaria muito de descer a serra pelo trem também... Quem sabe, um dia...

·
I bet you got me wrong...
800 Posts
Isso é ótimo!!! Paranapiacaba merece!!!

Ncrjrsa, acho válido ter a maria-fumaça funcionando, sim, mesmo rodando aqule trecho minúsculo. Vamos lembrar que é um museu, e eles estão usando uma linha cedida, é o trecho que podem usar. E ela não anda mais porque, se for mais pra frente de onde vai, despenca serra abaixo. Passeio grande de maria-fumaça aqui em São Paulo, eu conheço o de Anhumas (Campinas) a Jaguariúna.
PS: eu também gostaria muito de descer a serra pelo trem também... Quem sabe, um dia...
Eu não disse que ela deve ser aposentada. Uma coisa não exclui a outra, mesmo pq embora eu não dê um centavo pra andar nela, há quem dê. A minha comemoração foi pelo fato de agora termos um trem turistico que percorre uma distância decente. Eu sempre achei um puta desperdício uma vila ferroviária não receber uma linha turistica (de verdade).

1 - 20 of 460 Posts