SkyscraperCity banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Registered
Joined
·
19,703 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Trem rápido Rio-SP tem três projetos

18/05/2006


Trem rápido de passageiros fabricado pela Alstom

O diretor do Departamento de Relações Institucionais do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro Filho, apresentou na manhã desta quinta-feira (dia 18), durante o Seminário Transporte Interurbano de Passageiros, os três principais projetos da ligação Rio-São Paulo. A palavra final sobre o melhor projeto para interligar as duas capitais por meio de trens ultra-rápidos, capazes de alcançar velocidades de 330 km/h e percorrer os 400 quilômetros de distância entre a Estação da Luz e a Central do Brasil em uma hora e quinze minutos caberá ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. A legislação que abre caminho para a obra foi sancionada no último dia 9, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou — a Lei nº 11.297, que altera o Plano Nacional da Viação e autoriza a construção do bólido ferroviário.

Afonso Filho destacou os projetos da Transcor RSC, desenvolvido sob a coordenação do Geipot (empresa vinculada ao MT, atualmente em processo de liquidação), com recursos do KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau, cujos estudos iniciaram em 1997 e terminaram em 1999; da Italplan, desenvolvido pela empresa Italplan Engineering, Environment & Transports S.R.L., com tecnologia italiana e apresentado ao GT em setembro de 2004; Siemens / Odebrecht / Interglobal, desenvolvido pelo consórcio com tecnologia alemã e apresentado ao GT em outubro de 2004.
 
Joined
·
1,322 Posts
Tomara que desta vez este trem saia mesmo do papel. Não é possível que só o Brasil, dentre os países com dimensões continentais, não tenha trens de passageiros ligando suas principais cidades.

E por falar em trens, Mopc, você ou alguém tem notícias do trem Bandeirante, entre São Paulo-Campinas?
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Um dos projetos do trem rápido SP-Rio não dependia do trem Bandeirante ? Eu lembro de ter lido que para driblar a serra da Mantiqueira e ter uma raio de curvatura compatível com um trem de alta de velocidade, o trem precisaria fazer Rio-Campinas-SP, praticamente.
 
1 - 4 of 4 Posts
Top