


Fotos: Sergio Menezes/SMCS/Divulgação
http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/04/1438317-trem-turistico-entra-em-operacao-em-sp-veja-as-novidades-da-semana.shtml
é que o Trem Caipira tem design "caipira"....:lol:A frente dele é assusntadora.
Seria interessante descobrir o quanto foi gasto num projeto como este. Que alias so faz esta rota uma vez por mes...Inútil mesmo, acho que nem demanda tem e esse treco parece um auto de linha adaptado.
Concordo com você, César Vieira, pois lá nas oficinas do pátio do Horto, em Belo Horizonte, há algumas automotrizes Budd RDC que a MRS nem usa mais como carros de inspeção de linha, como no início. Aí, daria para fazer passeios turísticos mais interessantes ressaltando os atrativos turísticos da região de São José do Rio Preto, tipo como o Trem das Montanhas Capixabas que usa uma RDC da Serra Verde Express.Trem turístico?
Que coisa mais medonha, parece que foi fabricada no fundo do quintal.
Dinheiro público gasto para isto.
Se era para fazer uma trem turístico decente, ao menos adquirisse uma automotora antiga do exterior, na Europa não é muito dificil de achar e restaurava.
ou
mesmo ia a caça de uma composição antiga pelos depósitos de trens pelo Brasil afora, sei lá, no meio do sucatão, haveria alguma coisa (meio dificil , mas não custava tentar).
ou
Contratava uma empresa séria para fabricar o veículo decente para tal, uma Stadler por exemplo, que fabrica automotoras e reboques também.
O problema desse caso não está no modelo do trem mas sim na falta de atratividade turística. Eles poderiam colcoar até o Orient Express ali que não daria certo.Concordo com você, César Vieira, pois lá nas oficinas do pátio do Horto, em Belo Horizonte, há algumas automotrizes Budd RDC que a MRS nem usa mais como carros de inspeção de linha, como no início. Aí, daria para fazer passeios turísticos mais interessantes ressaltando os atrativos turísticos da região de São José do Rio Preto, tipo como o Trem das Montanhas Capixabas que usa uma RDC da Serra Verde Express.
Acredito que aí daria certo e o trem teria uma frequência bem maior e fomentaria o turismo na região, mas o prefeito de lá parece que está mais a fim de fazer pilantragem mesmo para ganhar um dinheiro fácil ou dar um calote no Ministério do Turismo com esse trem enganoso.
Pois é, esses veículos de Rio Preto foram fabricados pela mesma empresa que revitalizou uma automotriz da EF Campos do Jordão. Essa automotriz sofreu um acidente de proporções moderadas que acabou se tornando fatal (3 pessoas morreram ,incluindo uma grávida), sendo que um dos agravantes foi o fato de todos os assentos da automotriz terem se soltado do piso da mesma com muita facilidade, esmagando alguns passageiros e dificultando o trabalho de resgate dos bombeiros.Contratava uma empresa séria para fabricar o veículo decente para tal, uma Stadler por exemplo, que fabrica automotoras e reboques também.
Este "ferrorama" só mostra o quanto nossos administradores públicos não sabem (ou fingem não saber, para esconder alguma coisa...) fazer bom uso do dinheiro público...O problema desse caso não está no modelo do trem mas sim na falta de atratividade turística. Eles poderiam colcoar até o Orient Express ali que não daria certo.
Me diga qual é a atratividade turística de uma região conhecida por doces artesanais? Será que esses doces são tão exclusivos e importantes que justificam o gasto de quase R$ 1 milhão em dois ônibus ferroviários?
O correto seria a prefeitura de Rio Preto elaborar um estudo sobre o turismo local, mostrando o cenário atual e alternativas para mudá-lo. Daí, investiram na melhoria do turismo local (o que poderia incluir uma ferrovia turística ou não).
Aquela aberração, oooops... trem reformado com traseira do Caio Vip 1... Só de saber isto já dá medo.Pois é, esses veículos de Rio Preto foram fabricados pela mesma empresa que revitalizou uma automotriz da EF Campos do Jordão. Essa automotriz sofreu um acidente de proporções moderadas que acabou se tornando fatal (3 pessoas morreram ,incluindo uma grávida), sendo que um dos agravantes foi o fato de todos os assentos da automotriz terem se soltado do piso da mesma com muita facilidade, esmagando alguns passageiros e dificultando o trabalho de resgate dos bombeiros.
![]()
http://noticias.uol.com.br/cotidian...ongaba-e-campos-sera-suspenso-por-30-dias.htm