Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 20 Posts

·
Registered
Joined
·
10,986 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Tremor de terra atinge Fortaleza

Fortaleza sentiu a terra tremer nesta quarta-feira (21). O tremor, que aconteceu durante a tarde, foi percebido em diversos pontos da Capital. Moradores de bairros como Centro e Meireles relataram que sentiram o abalo.

Gilberto Soares, profissional liberal, mora no Papicu e afirmou que percebeu a mesa se mover. "A impressão era que estava tonto, mas vi que não era isso, não", afirmou. Soares ainda disse que o tremor durou, em média, 5 a 10 segundos. "Foi rápido, mas o suficiente para sentir". A esposa de Gilberto, Cristine Soares, estava na sala ao lado e afirmou não ter sentido nada.

Kárison Mesquita, morador da região norte do Estado, afirma que pessoas passaram mal durante os tremores. "O fato é que já está virando rotina na vida da população da região norte", comentou o morador.

Segundo o chefe do Laboratório de Sismologia da Defesa Civil do Estado do Ceará, Francisco das Chagas Brandão Melo, o tremor foi reflexo dos abalos que atingiram a região de Sobral novamente nesta quarta (21), o segundo em 24h. O tremor de terça-feira (20) atingiu 3,3 graus na Escala Richter, segundo a Defesa Civil. Nesta quarta foram dois em menos de cinco minutos e, ao que tudo indica, ultrapassaram essa magnitude.

De acordo com Fábio Cunha, doutor em Geodinâmica, existe um sistema de falhas geológicas antigas que podem estar sofrendo um longo processo de acomodação.

De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que faz o monitoramento, os tremores na região Norte começaram às 15h45. O epicentro foi no distrito de Jordão, em Sobral. O maior tremor alcançou 4,2 na Escala Richter, que vai até 9. Ainda segundo os técnicos da universidade, este ano, já foram registrados mais de 800 abalos no norte do Estado.

http://verdesmares.globo.com/v3/canais/noticias.asp?codigo=220796&modulo=178





Tremor em Fortaleza é reflexo de dois abalos sísmicos em Sobral

Por volta das 16 horas desta quarta-feira, dois abalos sísmicos, um de 4.2 graus e outro de 3,9 graus na escala Richter atingiram Sobral

O tremor sentido em Fortaleza, por volta das 16 horas desta quarta-feira, foi reflexo de dois abalos sísmicos, um de 4.2 graus na escala Richter e outro de 3,9 sentido cinco minutos depois em Sobral, segundo o técnico de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Meneses.

Meneses afirma que só um abalo bastante forte em Sobral poderia ter reflexo na Capital, a 220 km da cidade. Ainda nesta quarta-feira, uma comissão da UFRN vai ao epicentro do tremor para analisar as informações colhidas pelos aparelhos sismológicos. Na região de Sobral em que deve ter sido o epicentro chove bastante e os bombeiros informaram que houve desabamento parcial de paredes e deslocamento de telhas.

Ontem (20), a região de Sobral também sofreu um tremor de terra que atingiu 3,3 graus na Escala Richter.

http://www.opovo.com.br/fortaleza/790661.html





Ceará registra tremor pelo segundo dia consecutivo

Um novo tremor de terra atingiu o Ceará na tarde desta quarta-feira (21). O abalo foi sentido em municípios do interior e também em Fortaleza.

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) disse ao G1 que a magnitude do tremor ainda não foi calculada. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte ainda analisa os dados, mas os técnicos acreditam que a intensidade pode ter chegado a 4 graus na escala Richter.

Abalos freqüentes

Na terça-feira (21), a região de Sobral foi atingida por um tremor de terra. Segundo informações de moradores da região, o abalo teve a duração de cerca de 8 segundos.

O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, afirmou que a região de Sobral registra tremores com freqüência. Segundo ele, existe uma falha geológica ativa naquela região, o que gera o sismo.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil...STRA+TREMOR+PELO+SEGUNDO+DIA+CONSECUTIVO.html
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Sinal dos Tempos......................
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Parece cíclico, nos anos 80 houveram outros ainda mais fortes... e antes também.

Ainda bem k nunca são muito fortes. é bom pra "sacudir" a cidade e ver se acorda os governantes heheh:D
 

·
Banned
Joined
·
2,750 Posts
Tá virando moda:lol::lol:
 

·
Agreste Pernambucano
Joined
·
18,187 Posts
Tremei, tremei! ehehehe Faz tempo que aqui em Caruaru não apareceu mais um tremor, teve uma época que sem exagero nenhum, dava pra se perceber um tremor a cada 25 minutos durante o dia e a noite. E sobre o que o Kaique escreveu, dá a impressão de ser cíclico mesmo.
 

·
Ilha do amor
Joined
·
9,005 Posts
Rapaz neto o negocio tá feito pro lado dai.
 

·
Registered
Joined
·
11,032 Posts
E saiu no jornal do Maranhão também!

Ceará registra tremor mais forte do ano

Fortaleza - O estado do Ceará registrou 837 tremores de terra desde o dia 28 de janeiro deste ano, segundo informações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O maior deles foi registrado ontem e sentido em municípios do interior e até em Fortaleza

Segundo o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), houve dois abalos que aconteceram em um intervalo de cinco minutos. O primeiro e mais forte atingiu 4,3 graus na escala Richter e o segundo atingiu 3,9 graus. O epicentro do tremor ocorreu na região de Sobral, Alcântaras e Meruoca.

De acordo com Eduardo Alexandre Menezes, técnico sismológico da UFRN, o número de eventos sísmicos ontem pode elevar o número total de tremores no estado para 900. “Vamos para a região amanhã (hoje) para fazer uma avaliação da situação”, diz Menezes.

“Não temos informações de danos materiais. O que acontece é que, com tantos tremores, as coisas vão se agravando. Se já havia rachaduras nas casas, elas aumentam”, afirma o chefe do coordenador do laboratório de sismologia da Defesa Civil do Ceará, Francisco das Chagas Brandão.
 

·
Registered
Joined
·
10,986 Posts
Discussion Starter · #11 ·
^é, saiu até em jornais de TV de exibição nacional.

E o pior: alertaram que pode voltar a acontecer nos próximos dias! :runaway:
 

·
--- x ----
Joined
·
1,038 Posts
eu senti esse tremor (trabalho no centro)...

coisa de segundos, mas algo bem forte de perceber, as paredes tremeram, assim como a mesa do meu computador e meu celular caiu da mesa (assim tipo fantasma empurrando)....

e pior que pode voltar a ocorrer...
 

·
Registered
Joined
·
10,986 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Um video que mostra o momento de um tremor em Sobral:



E alguns depoimentos de pessoas que presenciaram e contaram no Orkut, na comunidade de Fortaleza:

Fábio: Eu senti... Na RF onde trabalho, estava no 2º andar, na aldeota, tremeu tudo, estava no computador concentrado e trabalhando quando de repente minha mesa começou a tremer, depois o computador, outro funcionário próximo de mim indagou no mesmo instante "ué, tá tremendo tudo? o que é isso?" ai olhei e vi as cortinas também todas se mexendo, e logo vi que era um tremor de terra! Durou uns 10 segundos, muita gente foi embora, com medo de ter comprometido o prédio, eu fiquei... hehehe
Foi por volta das 16:15h, 16:20h...


RENATO: Eu estava deitado num sofá cama, quando de repente senti meu corpo tremer por alguns segundos. Nessa hora eu estava com uma mão sobre o peito e outra cobrindo os olhos, mas na hora nem passou pela minha cabeça que poderia ser um tremor de terra, na verdade eu pensei que meu coração estava batendo mais forte e mais rápido.

「✖ Süsse~姫」: Eu senti 8D
estava no sofá vendo tv e ele começou a balançar~
fiquei com medo do prédio cair XDDDD


Egon: eu tava deitado na rede lendo um livro, quando senti a rede tremer. Olhei pra tv, que é fixa na parede por um daqueles negócios de metal que vc usa em bar, e tava tremendo tb. Quando parou eu pensei: legal, o prédio não desabou. Deve ter sido terremoto" e voltei a ler.



E de Sobral:

Yuri: ACABOU DE TREMER!

Marcelo: AHHHHHHHH

ESSE FOI FORTE!!!

TREUMEU MEU MONITOR E MINHA PAREDE!!!

EU AXEI Q ELA IA CAIR!!!
 

·
Registered
Joined
·
10,986 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Ceará registra terremoto de 4.3 graus na Escala Richter

Fortalezenses de diferentes bairros relatam suas experiências com o tremor que apavorou toda a cidade

Pode parecer até estranho, mas ontem à tarde Fortaleza tremeu. Por volta das 16h25, o reflexo do tremor, com magnitude de 4.3 na Escala Ritcher, ocorrido na região Norte do Estado atingiu a Capital cearense. Ele não foi isolado. Após cinco minutos, outro tremor, desta vez com magnitude de 3.9, foi registrado.

O epicentro do abalo está localizado entre Jordão, distrito de Sobral, e os municípios de Alcântaras e Meruoca, conforme explicam Eduardo Menezes, técnico do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Francisco Brandão, chefe da Sismologia da Defesa Civil do Estado. Segundo ambos, o terremoto só foi sentido em Fortaleza porque a magnitude passou de 4.0.

Susto

Num prédio em Messejana, muitos foram os relatos de moradores ainda assustados com o tremor, segundo eles, de segundos. O pavor foi tamanho que a síndica, Maria do Socorro Viana, de 54 anos, acionou o engenheiro responsável pela construção. O especialista teria dito a ela, conforme a própria síndica relata, que não era preciso preocupação, porque o abalo ocorrido na tarde de ontem não passava de uma espécie de repercussão dos últimos tremores ocorridos em Sobral, na região Norte do Estado.

Moradora do 19º andar, a dona-de-casa Ana Karla Esteves Pereira, de 37 anos, conta que estava com a filha Carolina, de três anos, num dos quartos do apartamento quando sentiu a cama tremer. “Parecia uma geléia. Num primeiro momento, pensei que uma das molas tivesse quebrado”, descreve parte da tensão vivida por cerca de 20 a 30 segundos, entre 16h30 e 17h. “Nem vi se rachou ou quebrou alguma coisa. Peguei minha filha, que estava dormindo, e desci para o térreo”.

A estudante Luíza Parreão, de 12 anos, afirma ter presenciado, no 13º andar, intensidades diferentes do tremor. Primeiro, no próprio pé; em seguida, na cama; e, por último, no pacote de pipoca. “Minha mãe só acreditou em mim quando uma vizinha chegou perguntando se havíamos sentido algum tremor”.

Para a farmacêutica Lívia Holanda, moradora do 8º andar, o abalo não demorou mais do que cinco segundos. E teve até condômino, como a dona-de-casa Zuleika Bastos, de 33 anos, que sequer sentiu qualquer estremecimento. “Quando estava saindo para um compromisso, foi que me contaram o ocorrido”, diz.

Até um quadro localizado no hall do corredor do 19º andar ficou inclinado em razão do abalo. Uma condômina que não quis se identificar teria encontrado o quadro nessa posição logo depois de sair de casa atormentada com o que havia acontecido.

Conforme relata um outro morador, o pai dele, o comerciante Francisco de Assis Magalhães, de 70 anos, teria sentindo a parede da loja de autopeças na Aerolândia balançar enquanto estava ao telefone. “Na hora, ele achou que fosse só uma bobagem. Impressão que virou espanto quando cheguei perguntando se algo diferente tinha ocorrido na loja”.

Com escritório na Torre Del Paseo, Aldeota, o advogado Marco Meira Mayer disse ter sentido a cadeira tremer um pouco por volta das 16h. Sensação que, afirma ele, demorou em torno de dois a três segundos. “Só quando um amigo meu comentou que também teve a mesma sensação é que liguei uma coisa a outra”. Por um site de relacionamento, o amigo e arquiteto Tiago Aguiar contou a Marco que aproximadamente às 16h30 percebeu, muito rapidamente, a tela do computador e alguns papéis tremerem no escritório que tem no Pátio Dom Luiz.

“Outras pessoas sentiram assim como eu”. Minutos depois, a irmã de Tiago, que trabalho num escritório de Marketing no Equatorial Trade Center, na Avenida Desembargador Moreira, relatou a mesma impressão. Até o Corpo de Bombeiros foi acionado. Perto dali, na altura dessa avenida com a Santos Dumont, a recepcionista Francivância Maria Barbosa Cavalcante, de 25 anos, conta que onde trabalha, pelo menos as pessoas que estavam sentadas, sentiram o tremor. “Foi como se fosse uma vertigem de tintura. As telas dos computadores tremeram”, recorda. A sensação teria sido sentida às 17h e durado cinco segundos.

Ainda no Bairro Aldeota, funcionários da Receita Federal sentiram o tremor e ouviram um barulho que fizeram todo mundo ficar apavorado. Já no Papicu, a sede da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência (Apavv) registrou o birô do andar de cima do dúplex tremer bastante por alguns segundos na tarde de ontem. Quem conta é a fundadora da associação, Oneide Braga, de 55 anos.



http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?Codigo=539720
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
4.3 é um verdadeiro terremoto ................... vi na globo as imagens e nossas casas nã osão feitas apra suprotar tremores dessa natureza.
 

·
Registered
Joined
·
11,032 Posts
Egon: eu tava deitado na rede lendo um livro, quando senti a rede tremer. Olhei pra tv, que é fixa na parede por um daqueles negócios de metal que vc usa em bar, e tava tremendo tb. Quando parou eu pensei: legal, o prédio não desabou. Deve ter sido terremoto" e voltei a ler.
Tipo assim... esse esnobou total! hahahaha
 

·
Registered
Joined
·
10,986 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Na comunidade de Sobral no orkut, o povo tá dizendo que acabou de ter outro! (mas não tão forte quanto o de ontem que foi sentido em Fortaleza)
 
1 - 20 of 20 Posts
Status
Not open for further replies.
Top