SkyscraperCity Forum banner

Tren Alta Velocidade Porto - Vigo - Madrid

28602 Views 40 Replies 14 Participants Last post by  Lss911
Ola

Con o cambio do proxecto da LAV Madrid - Galicia, no treito Lubián - Ourense elevando a velocidade de 220 a 350 km/h permítase que Porto - Vigo - Madrid sen paradas tardase 2 horas 57 minutos (supoñendo que Vigo – Porto se faría en 40 minutos).
1 - 20 of 41 Posts
eh pa mas os gajux do Porto em princípio não iam pa Madrid via Vigo axo eu?! mas caso a linha Lisboa-Madrid for via Badajoz e não por Cáceres essa opção deve ser efectivamente a mais rápida. Até porque não estou a ver ligações directas Madrid-Porto por falta de passageiros
Acabem mas é de uma vez por todas com tanta mariquice em torno do TGV e avancem já com a obra...se insistirmos em mais estudos, muito provavelmente os 15 anos que estamos atrasados em relação a espanha, aumentarão para muito mais... :)
2h 57 min via vigo era optimo! :D
Porto - Madrid vía Lisboa:
Porto - Lisboa ¿1 hora 15 minutos? - ¿2012?
Lisboa - Madrid menos de 3 horas - 2010
Total aproximadamente 4 horas

Porto - Madrid vía Salamanca:
Porto - Aveiro - Salamanca ¿? - Mínimo 2015
Salamanca - Madrid 1 hora 30 minutos - 2009
Total ¿?

Porto - Madrid vía Vigo
Porto - Vigo 40 minutos - 2009
Vigo - Madrid 2 horas 17 minutos - 2010
Total case 3 horas

Y 5 horas e media Porto - Barcelona vía Vigo - Madrid sen paradas intermedias

Estado das obras e características:
Madrid – Túneles de Guadarrama – Olmedo, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio das obras en 2001 e fin en 2007
Olmedo – Zamora – Lubián (limite de Galicia y Castilla – León), 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio finais de 2005 e fin en 2009
Lubián – Ourense, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio 2007 e fin en 2010
Ourense – Pontevedra, 350 km/h exclusiva para pasaxeiros, inicio 2007 e fin en 2010
Pontevedra – Vigo, 250 km/h, tráfico mixto, inicio 2006 e fin 2008
Vigo – Porto, entre 220 e 280 km/h segundo tramos, inicio 2006 e fin 2009
See less See more
Então quer dizer que Porto-Madrid, via Vigo, seria tao rapido como Lisboa-Madrid??? :eek:
Portugal tem que ter couidado em relação às cedências dos interesses espanhois! Vigo "quer" tornar-se uma cidade competitiva e ganhar espaço de destaque emt ermos de porta da europa pelo atlântico - através do porto marítimo e do tgv também - uma forte concorrente de Lisboa que quer o mesmo!
Pois, se houvesse um maior investimento no Porto, estas coisas já não aconteciam pq Vigo era abafada... Mas como em Portugal se quer centralizar tudo em Lisboa, os espanhóis é que se aproveitam do Norte de Portugal, em vez de ser o Norte a aproveitar a Galiza...
Está tudo preocupado com a ligação a Madrid, quer do Porto quer de Lisboa.

E eu pergunto: para quê ?

O nosso problema são, antes de mais, as mercadorias. E isto porque neste momento é muito dispendioso mudar os contentores na Fronteira Francesa para bitola Standard Europeia. Além de que a Comissão Europeia prepara legislação para taxar muito mais que agora os pesados de mercadorias que circulam na rodovia. O objectivo da Comissão é obrigar a desviar trafego de mercadorias para a Ferrovia e Auto-estradas maritimas com os objectivos de reduzir os elevados custos indirectos provocados pelos pesados de mercadorias e simultaneamnete ajudar a cumprir o tratado de Kioto.

Precisamos isso sim, de uma ligação rápida em Standard Europeu até à Fronteria Francesa (IRUN) e passando pelo ponto estratégico de Medina del Campo em Valladolid que permite também escoar produtos e passageiros para toda a Espanha. Medina del campo é o "Entroncamento" Espanhol, e acho incrível que os nossos políticos se tenham esquecido de prioritizar a ligação a este ponto. A única ligação que permite simultaneamente a ligação eficaz para Europa e Espanha, quer de mercadorias quer de passageiros, é a ligação Aveiro-Salamanca-Irun-(França). Ao contrario do que dizem é tambem das mais baratas, pois não atravessa zonas densamente povoadas e tem apenas velocidade Elevada, (220 km/h) diminuindo em pelo menos 6x quer o custo de construção quer o custo de manutenção.

Esta é a ligação prioritária para Portugal. Infelizmente não é para Espanha, e os nossos políticos ( e cidadãos) deixam adoçar as suas bocas com rebuçados das ligações a Madrid.

É preciso deixar bem claro que Porto e Lisboa não são mais duas capitais provinciais de Espanha, e o que nós precismos é de uma Integração na rede Transeuropeia de alta velocidade/velocidade elevada de tráfego misto e não apenas ficar "pendurados" em Vigo e Badajoz como que um rabinho da rede espanhola.

Mais uma vez reforço a ideia que a linha que inverte este raciocício e que inclusivamente permite retirar 10 horas (!!!) ao actual Paris-Lisboa é a Linha Lisboa-Aveiro-V. Formoso - Irun. Esta linha iria também retirar muitos dos actuais 2000 TIR's por dia que sobem o IP-5 com Importações/Exportaçoes.
See less See more
Nao tem que ser POrto-Madrid via NADA. Ou e' POrto-Madrid, opu entao podem ficar com a linha deles.
A ideia em "T" ainda e' a melhor e nao ha' ca' paragens nenhumas.

Como disse o odivelense, isto serviria para fazer recuperar Vigo dos 15 anos de atraso que tem em relacao ao Porto. O Porto e' MUITO mais importante do que Vigo. POrtanto se alguem tem aue fazer alguma coisa "via" alguma coisa sao eles .

Eu proponho a linha VIGO-MADRID via PORTO
concordo plenamente Sector Aveiro-Salamanca-Irun pelo menos para começar :eek:kay: de facto normalmento so se tem em conta o trafego de passageiros e esqueçe-se o de mercadorias, eu proprio ja me tenho interrogado sobre essa questão mas numca ousei falar dela aqui embora neste campo esteja completamente a nadar devido a falta de informação por parte do nosso governo :(
Naturalmente que este tipo de transporte só é importante para o país no que diz respeito a mercadorias.
Muitas pessoas acham isso estupido, das mercadorias nas linhas de alta velocidade. Na verdade não percebem o paradigma que está aqui em jogo. Não se trata de velocidade, até porque numa linha de trafego misto, as mercadorias viajam sempre de noite, nunca a mais de 140 km/h. Trata-se sim de interoperacionalidade. E esta é a oprtunidade para tal, visto estas redes nacionais estarem integradas da rede ferroviaria transeuropeias, com fundos da comissão.

Se não agirmos a tempo, vamos perder esses fundos para os paises de leste que também tèm o mesmo problema que nós com a interoperacionalidade, pois tém sistemas (tal como nós) diferente do standard.

O que está aqui em causa, é a harmonização das redes, mesma bitola, mesma electrificação, mesma sinalização, e etc. Desta forma a interperacionalidade ferroviára finalmente poderá ser uma realidade na Europa, e aplicando isso as mercadorias, o impacto na economia poderá ser tremendo. Alem da melhoria dos custos indirectos.

Não é à toa que a Espanha está a contruir a rede que está !! Não é a toa que em Itália a rede deles de velocidade elevada permite sempre tráfego misto....

Enviar uma mercadoria desde o Porto de Lisboa, Aveiro ou Sines, e saber que em 20 horas pode ser entregue em Dresden é uma mais valia que estamos a perder para os Espanhóis.
See less See more
Pedrocid said:
Para provar a importancia da Linha Aveiro-Salamanca- Medina del Campo - Irun- França, esta linha permite exactamente fazer isso Pedrocid. É uma linha tanto boa para o Porto em direcção a todo o lado como para Lisboa para destinos Europeus e Norte de Espanha.

Estamos a ser muito patos a deixar esta linha para o fim...
Herrmando said:
Naturalmente que este tipo de transporte só é importante para o país no que diz respeito a mercadorias.
tambem não é bem assim, e o turismo? e as deslocações a Europa?
Pedrocid said:
A ideia em "T" ainda e' a melhor e nao ha' ca' paragens nenhumas.
A ideia do T não era grande coisa porqeu fazia com qua a ligação Lisboa-Madrid (que é sem dúvida MUITO mais importante que Porto-Madrid) ficasse muito longa.

Pedrocid said:
Explica-me a que propósito é que um espanhol faria Vigo-Madrid via portugal, por uma linha com velocidade elevada(250km/h, a ligação por salamanca) quando tem À sua disposição uma linha directa de vel max 350 km/h?!

Não percebo também a revolta e indignação de alguns com a centralidade de vigo e mais n sei o que. É assim: os espanhois queriam ligar a galiza a madrid pro alta velocidade... logo, vão fazer uma linha directa galiza-madrid, com vel max 350km/h. Obviamente!

Que mais é que eles haviam de fazer?! Pedir a portugal se podiam fazer a linha cá pelo meio de traz os montes e a passar pelo porto... e paga-la tb?! Lol!

Esta linha parece-me bastante obvia, e afigura-se como a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid.

O que eu vejo aqui é que o pessoal tem inveja dos espanhois terem uma linha muito rápida Vigo-Madrid e não gosta que essa seja a melhor opção para quem quiser fazer Porto-Madrid. Mas isso é culpa deles?!
Será que espanha fez algo de mal por ter tido o desplante de projectar uma linha galiza-Madrid directa e em alta velocidade?! Lol! Não me parece!

Se portugal não quer que vigo tenha uma posição central no transporte de passageiros do norte de portugal para madrid terá de construir uma linha de alta velocidade (e não de velocidade elevada) que saia de portugal por salamanca! Mas ao que parece essa linha vai ser em velocidade elevada e só lá para 2050!

Se é melhor ir por vigo a culpa é nossa por não construirmos uma linha rápida o suficiente que vá por salamanca e não dos espanhois por construirem uma linha muito rápida por vigo!!
See less See more
Arpels said:
tambem não é bem assim, e o turismo? e as deslocações a Europa?
Deslocações à europa? Mas quem é que quer ir para frança ou seja para onde for de comboio?!
Já mais atráz no thread falaram na redução do tempo de viagem Lisboa-Paris em 10 horas...
E?!?... Lisboa paris não é importante porque é muito longe para comboios de alta velocidade!
Há umas coisas chamadas aviões que são muito melhores para fazer esse tipo de percursos! (mais rápidos e certamente mais baratos para essas distâncias!).

Não me interpretem mal! Eu sou talvez o maior fã da alta velocidade que por aki anda, mas também sou realista e sei que a alta velocidade só compensa em relação ao comboio em percursos de no máximo 3 horas!
Para mais do que isso há os aviões, e são melhores para distâncias muito grandes, além de que ficam muito mais baratos do que comboios para viagens muito grandes.

Cada meio de transporte tem o seu espaço.... e para cima de 3 horas, é o espaço dos aviões. ;)
1 - 20 of 41 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.