Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 8 of 8 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O clima de apagão aéreo fez sair do papel alguns bons projetos de trens de média velocidade a ligar capitais e cidades de grande porte como Rio, São Paulo.

Dia 29, no BNDES, no Rio de Janeiro, ocorrerá o primeiro seminário da Agência de Desenvolvimento dos Trens Rápidos Entre Municípios - AD-TREM.

Entidade que reúne gigantes do setor ferroviário como Siemens, Alstom, ALL entre outras, a AD-TREM quer mostrar a prefeitos, governadores, gestores públicos em geral e formadores de opinião que trens de até 220 km/h ligando aquelas duas cidades ou, ainda, Brasília a Goiânia, Recife a Caruaru, Campina Grande e João Pessoa, podem ser soluções bem viáveis e destinadas a desafogar o tráfego aéreo e rodoviário.

Há condições de financiamento dessas linhas no BNDES.

·
Registered
4,718 Posts
Hum pelo jeito vai sair do papel mesmo!

Tô torcendo!

Mas eu acho que mais útil que as outras linhas citadas(fora SP-RIO, GOI-BRA), seriam ligações entre Ribeirão-SP, passando por Araraquara, São Carlos, Campinas, Jundiaí!

Me desculpem a arrogância de só citar essa linha pra SP, pois eu não conheço bem os outros estados e as suas deficiências em transportes!

·
Registered
7,546 Posts
Se vão mexer no nordeste, deveriam conectar as capitais.
Pelo menos de Natal a Salvador ajudaria muito a oraginzar o tráfego aéreo na região. JP Recife num trem de 220km seriam apenas 30min.

O ideal para mim é ligar todas as capitais.

·
22°52'S 47°03'W
20,845 Posts
220km/h são uma ótima velocidade!
Os únicos problemas são o estado dos trilhos e a necessidade de construir uma variante em Jundiaí, para encurtar o percurso e permitir trens mais rápidos...

·
Registered
7,546 Posts
Acho que o problema maior é a falta de planejamento e de visão a médio e longo prazo.
Só fazem as coisas como paliativo e não como solução.

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Eu sei de uma coisa, pelo visto, o governo federal adotou o projeto do Trem Bala, unindo Brasília a Goiânia, e não vai existir participação do GDF.

1 - 8 of 8 Posts
Status
Not open for further replies.