SkyscraperCity Forum banner

TRENS DAS LINHAS D E C SÃO REVITALIZADOS

2304 Views 4 Replies 5 Participants Last post by  HGP
A CPTM promove um programa de revisão geral [RG] e recuperação dos trens da série 2.100, que circulam nas Linhas D [Luz-Rio Grande da Serra] e C [Osasco-Jurubatuba]. No momento, duas composições, de seis carros cada, passam por completa revitalização, na Oficina Roosevelt [próximo à Estação Brás].

Em operação desde 1998, as unidades estão entre as que reúnem as melhores condições de conforto na frota da CPTM, possuindo ar-condicionado, bancos anatômicos, vidros com proteção solar, música ambiente, entre outros. A chamada "RG" é o tipo de intervenção mais pesada e complexa, e o último do ciclo de manutenções já realizados nessas composições.

O programa inclui serviços de caldeiraria [tratamento e solda], substituição de chaparias, recuperação de estruturas, pintura, bem como a troca e reforma de bancos, janelas e portas. São executados, ainda, trabalhos de desmontagem, revisão, restauração ou substituição de componentes e equipamentos, entre eles motores de tração, ar-condicionado e sistemas de freios.

A entrega desses quatro trens será feita gradativamente até a primeira quinzena de junho. Ao todo, haverá a revisão geral de nove trens, de seis carros, mais seis trens, de três carros, [72 carros no total], o que representa 50% da frota da série 2.100. Desses, sete trens, de seis carros, já voltaram a circular na Linha D totalmente revisados e revitalizados e outras três unidades, de três carros, na Linha C.

Até o mês de agosto, mais duas composições – uma de seis carros [Linha D] e outra de três [Linha C] - serão revitalizadas, finalizando o programa atual. No entanto, a CPTM já está elaborando estudos com vistas à contratação dos serviços para o restante da frota da série 2.100 [mais 72 carros], até o fim do ano.

Itens revisados
Na parte de calderaria, há substituição de toda a chaparia abaixo da linha da janela, que recebe tratamento e solda. Também são inspecionadas todas as estruturas do trem [colunas, longarinas, etc], para a verificação de possíveis áreas danificadas. Em função das resistências elétricas que promovem a degradação das coberturas, os tetos dos carros-motores, passam por restauração.

Na parte das portas, foram feitas modificações do sistema de drenagem a fim de aumentar a vida útil dos componentes e peças. O sistema de acionamento de portas é desmontado e revisado [motores, fusos, cartões eletrônicos, sistema de abertura de emergência]. Da mesma forma, ocorre a retirada e recuperação das folhas [pintura e remoção de vidros de policarbonato para recuperação].

Entre os equipamentos removidos para revisão estão as válvulas do sistema de freio [KBR, RLV, antibloqueio], motores de tração, pantógrafos, truques, chaves de linha, disjuntores principais, ar-condicionado [desmontagem, revisão e substituição de peças e fluidos]. O painel de comando do ar-condicionado também é levado para uma bancada de testes para análise dos relês, comandos e disjuntores.

A fim de assegurar a devida isolação das correntes elétricas, os bancos de resistências na cobertura dos carros-motores são retirados para limpeza. As revisões incluem, ainda, o de ATC [Automatic Train Control – trata-se do sistema de sinalização de bordo para o maquinista].

Na parte interna dos carros, houve a desmontagem dos revestimentos, além da retirada de material termo-acústico, que é inspecionado e as peças, eventualmente, trocadas. As equipes de manutenção também substituíram a lateral dos pisos e os demais locais danificados. As partes internas foram pintadas. Todos os assentos preferenciais receberam pintura na cor amarela e os bancos quebrados foram trocados.

Cerca de 100 operários do consórcio Consmac, que reúne as empresas Alstom, CAF, Bombardier, Temoisa, T’Trans e Tejofran, trabalham no Programa de Revisão Geral dos trens série 2.100, sob a supervisão do Depto. de Manutenção, da Gerencia de Manutenção do Material Rodante da CPTM.


See less See more
2
1 - 5 of 5 Posts
Bom, os trens d alinha D estão todos zuados mesmo por fora. Por dentro ele é perfeito e por fora todo cheio de ferrugem e com a cor morta. O pior que nem foram os usuarios que zuaram a pintura, é que a qualidade que é ruim mesmo. Por dentro eles estão ótimos.
:applause:
Ótimo, manutenção periódica é essencial pra uma operação eficiente.
CPTM TÁ FODA ESSE ANO. TESÃO!!!
1 - 5 of 5 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top