SkyscraperCity Forum banner

Trens Turísticos de Sorocaba-SP

2734 Views 8 Replies 5 Participants Last post by  Ramos
domingo, 1 de setembro de 2013

Sorocaba SP discute a implantação de 5 roteiros turísticos



Sorocaba poderá estar ligada a São Paulo por trem da CPTM até 2016. Aproveitando a oportunidade, a Câmara Municipal sorocabana está discutindo a implantação de cinco linhas turísticas para funcionamento nos fins de semana. São elas:
Linha do Cimento (para Votorantim)
Linha da Uva (para São Roque)
Linha do Ferro (para a Fazenda Ipanema, em Araçoiaba da Serra)
Linha da Laranja (para Laranjal Paulista)
Linha do Vinho (para São Roque)

O plano foi elaborado pela prefeitura de Sorocaba. Que tem uma longa tradição de trens, incluindo a Estrada de Ferro Sorocabana, criada em 1870. Para mais detalhes leia a matéria do jornal Cruzeiro do Sul.

http://viajedetrem.blogspot.com.br/2013/09/sorocaba-sp-discute-implantacao-de-5.html
1 - 9 of 9 Posts
29/08/13 | AUDIÊNCIA PÚBLICA

Proposta do trem turístico prevê 5 roteiros de passeio

Projeto que cria o trem turístico foi debatido ontem na Câmara com representantes da região - Fábio Rogério

Abner Laurindo
[email protected]

Projeto do trem turístico de Sorocaba e região prevê a criação de cinco roteiros de passeios nos finais de semanas: o do cimento para Votorantim, da uva com destino a Pilar do Sul, do ferro para a Fazenda Ipanema, da laranja para Laranjal Paulista e do vinho com destino a São Roque. A proposta de implantação do projeto foi discutida, ontem à noite, numa audiência pública na Câmara Municipal de Sorocaba, convocada pelo vereador Luis Santos (PMN). Ela foi elaborada pela comissão do trem turístico do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), formada por 24 entidades ligadas ao setor de lazer, hotelaria e turismo cidade.

Durante a discussão, foram apresentados alguns procedimentos para pleitear no Ministério do Turismo a autorização da instalação do trem. As regras foram mostradas pelo diretor do Conselho Estadual de Turismo (Contur), José Carlos Carneiro, que apresentou entre as principais exigências, a constituição de entidade para coordenar o projeto, a apresentação do trecho de operação, o programa de manutenção e aporte financeiro. "É uma cartilha vasta cujos detalhes precisam ser cumpridos na integra", ressaltou Carneiro. Participaram da reunião representantes de entidades ligadas ao turismo e autoridades de Sorocaba e região. Entre eles, os secretários de cultura, Marcelo Domingues de Votorantim e Mara Silva Pires de Laranjal Paulista, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba, Geraldo Almeida.

Para viabilizar o projeto, a comissão disse que se reuniu com a diretoria do corpo técnico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligada a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, no último dia 26 de agosto, propondo ao órgão que anexe o projeto do trem turístico ao do trem regional, que poderá ser viabilizado após 2016. "Pedimos que no edital de concorrência fosse colocado uma clausula que tenha a implantação também do trem turístico", disse Luis Santos, comentando que CPTM mostrou-se receptiva à ideia dada pela comissão.

O próximo passo, segundo a comissão, será marcar uma reunião com a direção da América Latina Logística (ALL), detentora da concessão das linhas férreas que cortam a cidade e seguem para os municípios que farão parte dos roteiros turísticos previstos pelo projeto. Para essa conversa, haverá a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba e da Secretaria de Cultura de Votorantim, e da Secretaria de Cultura de Iperó.

A ideia central do projeto e implantação do trem turístico na cidade, de acordo com a Comtur, é resgatar a história da região, que nasceu do desenvolvimento da ferrovia, e também transformar Sorocaba e região num polo turístico.
Notícia publicada na edição de 29/08/13 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 11 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/mat...do-trem-turistico-preve-5-roteiros-de-passeio
O projeto de trens turísticos na região de Sorocaba está quase esquecido. O de São Roque está emperrado devido a atritos com a CPTM e os demais foram deixados de lado por enquanto.
^^ mas você viu que podem articular algo em conjunto com o regional SP-Sorocaba, lembrando que haverá parada em São Roque? Uma informação interessante que li é que a Estação B. Tobias será mais para as cidades vizinhas de Sorocaba.
  • Like
Reactions: Rodalvesdepaula
Dnit cede dois carros para o trem turístico Sorocaba-Votorantim
10/12/2018 - Revista Ferroviária


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cedeu para o trem turístico Sorocaba dois carros de passageiros, que serão restaurados pelo Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, no interior de São Paulo. Os carros estavam armazenados nas antigas oficinas ferroviárias de Rio Claro (SP) e foram transportados para Sorocaba no início de dezembro. O trem, que hoje funciona de modo experimental, deve ser inaugurado em agosto de 2019.


Um dos carros é de 1º classe, com capacidade para 60 passageiros; o outro é um carro restaurante, capaz de levar 30 pessoas em seu salão. Ambos têm importância histórica: foram um dos primeiros em aço inox a ser utilizados na antiga Estrada de Ferro Sorocabana; depois passaram a integrar a frota da Linha Sul da Fepasa. Esses carros são classificados como bens móveis não operacionais, ou seja, não constituem o rol de bens arrendados às concessionárias ferroviárias, completou o departamento em nota.

O carro de 1ª classe foi fabricado em 1951 nos Estados Unidos para o Trem Luxo (São Paulo – Presidente Epitácio), e percorria um trajeto de quase 900 km. Já o carro restaurante dispõe de uma cozinha própria. Há, inclusive, a intenção de servir lanches rápidos e aperitivos nas viagens do trem turístico, contou o presidente do movimento de preservação ferroviária de Sorocaba Eric Mantuan. A conclusão do reparo do carro de 1ª Classe está prevista para agosto e o restaurante, para o final de 2019.

O trem turístico-cultural entre Sorocaba e Votorantim tem em sua frota uma locomotiva a vapor nº 58, fabricada em 1891 pela Baldwin Locomotive Works; e um carro de 2ª Classe produzido em 1951 pela The Budd Company. A Maria Fumaça, uma das mais antigas da Estrada de Ferro Sorocabana a estar em operação, é considerada patrimônio histórico tombado pelo conselho municipal de Sorocaba. A locomotiva permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida, ficou exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS) por mais de 30 anos.

“Ter uma locomotiva a vapor coloca a cidade [de Sorocaba] em um seleto grupo. É uma oportunidade para os mais antigos reviverem os áureos tempos da Maria Fumaça e para os novos viverem o que está nos livros e nos filmes”, disse Mantuan.

Atualmente, a locomotiva percorre um trajeto de 2 km da estação Paula Souza, em Sorocaba, até o bairro da Chave, em Votorantim, pela Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV). Está previsto para o próximo dia 16 um passeio com o Papai Noel. Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados dia 13 na sede da Associação Comercial de Sorocaba.

Sorocaba-Votorantim.

O orçamento previsto para a implantação do projeto é de cerca de R$ 2 milhões. São parceiros as prefeituras de Votorantim e Sorocaba, e o movimento de preservação ferroviária via patrocinadores e contribuições associativas.

A partir da inauguração, em 2019, o passeio será ampliado e terá 6,5 km, alcançando a estação Votocel, e haverá cobrança de tarifa. “A permissão dada pela Votorantim Cimentos [proprietária da linha ferroviária] é para um trem turístico cultural esporádico. O trem corta uma área muito adensada, com várias passagens em nível. Haveria um grande impacto no trânsito em uma rota que é bem atendida pela EMTU e estudo de demanda apontou apenas potencial turístico para a linha”, concluiu Mantuan.


Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site: www.mpfsorocabana.org.br


http://revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=29080
O Café Ferroviário filmou esse passeio do Noel.
  • Like
Reactions: Rodalvesdepaula
A turma da associação de preservação ferroviária de Sorocaba são todos meus amigos próximos (o Eric Mantuan é meu amigo pessoal) e garanto que o trabalho deles é sério e feito com muita paixão. Posso afirmar isso com todas as letras!

No momento, a associação está restaurando uma antiga locomotiva GE Loba da Fepasa (ela tem duas, além da locomotiva a vapor 58, uma Lew ex-ALL, uma Cooper 64 toneladas e uma pequena manobreira, além de vários vagões e carros) com as cores da Sorocabana.

O projeto tem o apoio da prefeitura de Sorocaba, da Votorantim Cimentos (antiga dona da linha por onde o trem passará) e de várias entidades locais. Os passeios-teste da locomotiva 58 já viraram atração turística da cidade e ocorrem em datas especiais, com os bilhetes sendo obtidos antecipadamente.
A turma da associação de preservação ferroviária de Sorocaba são todos meus amigos próximos (o Eric Mantuan é meu amigo pessoal) e garanto que o trabalho deles é sério e feito com muita paixão. Posso afirmar isso com todas as letras!

No momento, a associação está restaurando uma antiga locomotiva GE Loba da Fepasa (ela tem duas, além da locomotiva a vapor 58, uma Lew ex-ALL, uma Cooper 64 toneladas e uma pequena manobreira, além de vários vagões e carros) com as cores da Sorocabana.

O projeto tem o apoio da prefeitura de Sorocaba, da Votorantim Cimentos (antiga dona da linha por onde o trem passará) e de várias entidades locais. Os passeios-teste da locomotiva 58 já viraram atração turística da cidade e ocorrem em datas especiais, com os bilhetes sendo obtidos antecipadamente.


Essa Loba que está sendo restaurada, ficará em exposição estática em algum lugar, né? Pergunto isso porque não tem como colocá-la em estado de marcha sem a eletrificação por onde ela circulava antes em Sorocaba e região, mas onde fariam a exposição dessa máquina?

Quanto às outras locomotivas que poderiam entrar em serviço turístico, espero que consigam recuperar todas!
A turma da associação de preservação ferroviária de Sorocaba são todos meus amigos próximos (o Eric Mantuan é meu amigo pessoal) e garanto que o trabalho deles é sério e feito com muita paixão. Posso afirmar isso com todas as letras!

No momento, a associação está restaurando uma antiga locomotiva GE Loba da Fepasa (ela tem duas, além da locomotiva a vapor 58, uma Lew ex-ALL, uma Cooper 64 toneladas e uma pequena manobreira, além de vários vagões e carros) com as cores da Sorocabana.

O projeto tem o apoio da prefeitura de Sorocaba, da Votorantim Cimentos (antiga dona da linha por onde o trem passará) e de várias entidades locais. Os passeios-teste da locomotiva 58 já viraram atração turística da cidade e ocorrem em datas especiais, com os bilhetes sendo obtidos antecipadamente.
Se só estão realizando viagens em datas especiais, significa que a região não tem atrativo turístico. E como manter um trem turístico rodando apenas meia dúzia de vezes ao ano? Será que é só deixar parado que nenhuma conta virá?

São essas coisas (oriundas da falta de planejamento) que minam esses projetos, geralmente tocados de forma amadorística. Em outro thread mostrei que a maior operadora turística do Brasil fracassou numa empreitada muito maior, numa região mais turística, imagine esse projeto...
1 - 9 of 9 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top