SkyscraperCity banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Cabra Macho é Bode!
Joined
·
8,999 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ark Kinver
Correspondente de ambiente da BBC News
Atualizado em 23 de julho, 2012 - 13:54 (Brasília) 16:54 GMT


Plantio estratégico de trepadeiras sobre prédios pode diminuir poluição de cidades em até 30%

O uso de plantas nas paredes externas de prédios em uma mesma rua, criando "corredores verdes", poderia funcionar como um filtro para a poluição nas grandes cidades, diminuindo em até 30% a quantidade poluentes no ar de grandes metrópoles, segundo um estudo britânico.

Pesquisas anteriores já previam que o aumento de áreas verdes em cidades poderia reduzir em 5% a quantidade de poluentes, mas o novo estudo conduzido por cientistas das universidades de Birmingham e Lancaster mostra que os "corredores verdes" têm um potencial mais efetivo.

"Até agora todas as iniciativas para tentar reduzir a poluição têm sido feitas 'de cima para baixo', como livrar-se de carros velhos, acrescentar catalisadores e até introduzir taxas de congestionamento – e elas não têm mostrado o efeito desejado. O benefício dos 'corredores verdes' é que eles limpam o ar que entra e fica no espaço entre os prédios", diz Rob MacKenzie, um dos autores da pesquisa.

Os 'corredores' nada mais são do que placas cobertas com plantas 'trepadeiras', que crescem acopladas a uma estrutura, colocadas sobre as paredes exteriores de construções nas cidades.

"Plantar mais ('corredores verdes') de uma forma estratégica poderia ser uma maneira relativamente fácil de controlar nossos problemas locais de poluição", acrescenta o cientista.

Vantagens e desafios

Especialistas sugerem que a criação deste tipo de "corredor verde" também tem vantagens práticas, além do previsto benefício ambiental.

Similares como as chamadas "paredes verdes", que funcionam como jardins verticais, geralmente compostas por diferentes tipos de plantas e muitas vezes criados por paisagistas, necessitam de sistemas de irrigação específicos, além de fertilizantes e cuidados mais intensos.

Já os "corredores" consistem em uma parede inteira coberta por um tipo único de planta trepadeira, mais resistente.

Mesmo assim há desafios.

Tom Pugh, outro autor do estudo, lista algumas das dificuldades a serem enfrentadas. "Precisamos tomar cuidado quanto às plantas: como e onde plantaremos tais tipos de vegetação, (além de garantir que) não sejam afetadas por seca, não sejam atingidas por calor excessivo e que não sofram ações de vândalos", diz.

Anne Jaluzot, de um grupo comunitário sobre plantio de árvores em áreas urbanas, diz que a estratégia tradicional, de plantar muitas árvores pequenas, não ajuda em nada para a biodiversidade, e o controle de enchentes e da poluição.

Ela diz que seria preferível se concentrar em regiões menores e nelas plantar árvores muito grandes, mesmo que em número menor. Ela também critica os "jardins verticais", mais elaborados, como uma "perda de dinheiro".

"Esses jardins verticais em geral são bonitos, mas são insustentáveis devido ao alto custo de manutenção e a necessidade de adubos. Simplesmente cobrir uma parede com plantas trepadeiras seria em geral uma solução muito melhor para prefeituras e organismos do setor", avalia.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/07/120723_green_walls_jp.shtml
 

·
Registered
Joined
·
12,235 Posts
Dizem que sobe bicho que é uma beleza.
Incluindo, rato, barata e etc.
 

·
Registered
Joined
·
7,753 Posts
Alguém conhece controlo de pragas?

se for uma fachada como a da foto, não tem risco nenhum...

E não é aquela simples trepadeira que vemos em muros Brasil afora, seriam diversas espécies mais adequadas e visualmente mais bonitas.
 

·
Aspirante a Arquiteto
Joined
·
23 Posts
"não sejam atingidas por calor excessivo e que não sofram ações de vândalos", diz.
vish, tá difícil aqui no Brasil :lol:
 

·
Feliz Natal
Joined
·
15,678 Posts
trepadeira e o que não falta por aí... aqui no ssc então, para quem quiser é o que não falta...
 

·
Registered
Joined
·
2,199 Posts
Dizem que sobe bicho que é uma beleza.
Incluindo, rato, barata e etc.
sobe muito mesmo, eu tenho uma la em casa que da direto na janela do meu quarto, sobe aranha, grilo, barata, besouro e muitasssss daquelas "lagartas" que se encosta queimam que depois viram borboletas...

Minha mãe diz que é frescura e não deixa eu tirar aquela porcaria....
 

·
Reset
Joined
·
7,774 Posts
É só deixar uma área de uns 30cm de profundidade entre o verde e as janelas, ora.
 

·
¬¬
Joined
·
11,386 Posts
Já tinha lido sobre essa proposta mas em viadutos.
Pesquisando aqui apareceu uma reportagem de 2005, em São Paulo:

São Paulo vai plantar 186 mil trepadeiras
AFRA BALAZINA
DA REPORTAGEM LOCAL

Muros, paredes e colunas de viadutos podem mudar de cor em São Paulo: a prefeitura faz hoje um pregão para comprar 186 mil mudas da trepadeira conhecida como unha-de-gato, que terão a função de esverdear a paisagem cinza da capital paulista.
A intenção é dividir as mudas entre as 31 subprefeituras, que escolherão os locais públicos adequados para plantá-las. O objetivo, segundo o secretário das Subprefeituras, Walter Feldman, é deixar a cidade mais verde e coibir a pichação e a colagem de propaganda nesses lugares.
"Em dois anos devemos ter uma "cortina verde" bastante razoável na cidade. Depois, pretendemos colocar também outros tipos de muda", afirmou Feldman.
Segundo ele, a prefeitura quer estimular os moradores a seguir a idéia em locais privados.
O paisagista da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) João Chaddad Júnior, 42, disse que a idéia da prefeitura é positiva. Entretanto, ele afirmou que essa trepadeira precisa de poda quatro vezes ao ano e o custo da manutenção pode ficar alto.
De acordo com ele, existe uma nova variedade do Ficus punila, a "mínima", que não necessitaria dessa manutenção. "Ela tem a folha miudinha, não ia crescer como a outra. A desvantagem é que ainda é mais rara no comércio."
De acordo com o paisagista, as trepadeiras terão de ser irrigadas no início para que se desenvolvam adequadamente.
Feldman disse que haverá irrigação e que os locais escolhidos terão parede mais rugosa, para facilitar a fixação das trepadeiras.
Para os que temem que as plantas atraiam animais, Chaddad explica: "A não ser que sejam colocadas em locais infestados por baratas, escorpiões e aranhas, no geral elas não são atrativas aos animais. A trepadeira tem um leite que é irritante para os bichos, nem o gado a come", disse.
Outra sugestão de Chaddad é o plantio da pimenta-do-reino, que gruda como uma hera e tem efeito semelhante ao dos inseticidas.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0109200514.htm

^^ Parece que não funcionou, não achei mais nada a respeito.
 

·
Registered
Joined
·
8,364 Posts
É só deixar uma área de uns 30cm de profundidade entre o verde e as janelas, ora.

É até melhor deixar uns 30cm distante da parede, não só para o controle de pragas, como também para criar uma circulação de ar, diminuindo a transferência de calor para a parede. No Brasil isso seria muito bom. Outra coisa que poderia ser feita é a instalação de tela mosquiteiro nas janelas, não permitindo assim, a entrada de insetos.
 

·
Registered
Joined
·
4,131 Posts
Para evitar a entrada destes animais é só instalar uma tela junto a janela. Dependendo da fachada e até bom para permitir a entrada de luminosidade mas não a insolação direta.
 

·
Registered
Joined
·
12,235 Posts
Para evitar a entrada destes animais é só instalar uma tela junto a janela. Dependendo da fachada e até bom para permitir a entrada de luminosidade mas não a insolação direta.
Ou seja, você vira refém da parede.
Uma casa é pra ser um ambiente com o máximo de conforto e funcionalidade.
A parede é esteticamente bonita, ecologica, mas não vale o custo x benefício. Pelo menos aqui em casa não valeu.
 
1 - 20 of 31 Posts
Top