SkyscraperCity Forum banner

Trilha no Parque Ambiental do Utinga - Belém/PA (Encontro dos Foristas 18/03/2006)

47065 Views 33 Replies 21 Participants Last post by  dricobel
34
Parque Ambiental do Utinga​

Forista: JaMBa, Nunez e Paroara

O Bicolor e o São Luís foram convidados mais furaram (queijos suíços auahauhauah)

O Parque Ambiental do Utinga é uma área de preservação mantido pela SECTAM - Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, com o apoio do BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental do Exército.

Nele se encontra a Estação de Tratamento de Água do Utinga (COSANPA) que capita água dos Lagos Bolonha (menor) e Água Preta (maior) para abastecer Belém.

O Parque é bastante freqüentado por pessoas para a prática de Caminhadas, trilhas, trilhas de aventuras (mata fechada), rapel, acampamentos e etc ... Tudo com apoio dos Guardas do BPA.

[01] Mapa do Parque

__ Limite do Parque
__ Av. João Paulo II (em Construção)
__ Estrada do Parque (5km)
__ Percurso que fizemos em Trilha (2,3Km) Existe varias trilhas. Escolhemos essa porque não estávamos acompanhados de nenhum Guarda (guia), fomos aconselhados a não entrar nas trilha por causa disso, pois poderíamos nos perder. Como eu ja tinha feito essa trilha uma vez resolvemos arriscar :D

Quadrado Azul - Portaria do Parque (Início e Fim)
Quadrado Rosa - Centro de Visitação (Meio)

[02] - Bem no início da caminhada a uns 200m da portaria, 8:30h da manhã.

[03] - Futura Borboleta

[04] -

[05] - Estrada do Parque

[06] - Tarântula - O que mais a gente vê no Parque.

[07] - Dentro da trilha o primeiro sofria (no caso eu), tinha que ir limpando as teias do meio do caminho.

[08] - Esse aqui era para ser o primeiro lago (BOLONHA) mais essa vegetação tomou conta do lago (péssimo sinal - POLUIÇÃO)

[09] -

[10] -

[11]-

[12] -

[13] -

[14] - Entramos na trilha, aqui é a Clareira do Macaco (apesar da gente não ter visto macaco nenhum por lá :D)

[15] - Um pedaço do Lago Bolonha dentro de Trilha

[16] - Eu (camisa branco e vermelha) e o Paroara (camisa cinza) na trilha (até esse momento eu tinha me arrependido de ter ido de maga comprida, mais depois que entramos na trilha eu mudei de opinião, pois tinha q ir abrindo caminho: teias e galhos).

[17] - Acho que as fotos da mata fechada ficaram meio escuras

[18] - Os maiores perigos que poderíamos enfrentar ai era ser mos picado por aranhas e cobras - Na minha ultima visita ai um Guarda me disse que as espécies de cobras que existe no parque são a coral (que foge com barulho) e a surucucu (que corre atrás da gente, porém de hábitos noturnos)

[19] - De novo eu e o Paroara (deu para perceber que o Nunez se aproprio da máquina do Paroara auahuahauha)

[20] -

[21] - Chagamos no Centro de Visitação (é uma base do BPA na beira do Logo Água Preta)

[22] -

[23] -

[24] -

[25] -

[26] -

[27] -

[28] -

[29] - Voltamos pela Estrada do Parque

[30] - Uma preto e branco (não foi proposital, mais ficou bonito)

[31] - Umas fotos das Obras da Av. João Paulo II, ela vai margear o parque.

[32] - Av. João Paulo II

[33] - Av. Almirante Barroso, sentido São Brás (centro) - Entroncamento (saída da cidade)

[34] Aqui eu me despedi do Paroara e Nunez que iam para o centro. Eu tiver q encarar esse engarrafamento para sair da cidade. Sábado 12h
See less See more
1 - 20 of 34 Posts
Bem legal o passeio. Bem bonito :) Só não gostei das aranhas, hehehe.
Valeu, Jamba. Ficou beleza o thread. Eu gostei do parque do Utinga, me surpreendi bastante, pensei que não tinha infra-estrutura nenhuma, mas até que tem um apoio bacana pra quem visita. Além da área ser muito bonita.

Eu (camisa branco e vermelha) e o Paroara (camisa cinza) na trilha (até esse momento eu tinha me arrependido de ter ido de maga comprida, mais depois que entramos na trilha eu mudei de opinião, pois tinha q ir abrindo caminho: teias e galhos).
Tu ias limpando as teias do caminho pq tu ja es veterano. Mas quem arriscou a vida, pra chegar perto da tarântula pra tirar a foto fui eu :D. Faltou falar que agente devia ter seguido os conselhos de nao fazer a trilha, pq o senhor guiou agente por uma trilha sem saída, e nós tivemos que refazer todo o caminho de volta, hehehe.

Já repararam nos inidivíduos tirando um sono na última foto?
gabviana said:
Bem legal o passeio. Bem bonito :) Só não gostei das aranhas, hehehe.
Você não gosta de aranhas cara? Pensei que era da BA não do RS...
Fantástico esse parque rapa.

Que maravilha, isso que eu chama do floresta amazônica.
Houvir de dizer que tem altas sucuris lá...
Bonito lugar... Parabéns aos 3 mosqueteiros..
^ Diz que no lago Água Preta (o maior) e nos rios da área tem sucuri, pirarucu e até jacaré.

Depois do passeio nós ainda fizemos um tour pela Little Havana daqui de Belém (O Nunez pensou que estava em Cuba, heheheh).
Bonito Parque, algumas fotos me lembraram o pantanal. E na última foto tem duas figuras tirando um cochilo no caminhão(ou seria se escondendo da fiscalização?
uheuahuhe...queijo suiço nada...n deu pra eu ir tu sabee! ;P
po bacana esse parque... nem sabia da existência dele... quer dizer então que o lago que abastece belém está poluído!? e agora!? ;P
Parece muito legal o passeio. Na minha próxima visita a Belém vou tentar arranjar uns desbravadores tais quais os ilustres dessa jornada :D . Tb não imaginava q houvesse qualquer estrutura nesse paqrque, mas parece que há e foi cativante ver mais belas imagens da Amazônia. :applause:
Mto dez esse thread! Que natureza fantástica têm Belém, essa cidade que sempre me despertou a atenção, pelos belos monumentos que têm, por sua espantosa natureza já relatada e retratada pelos nossos foristas, quer pelo franco crescimento, já tomando ares cada vez mais de uma grande metrópole !

ericomartins said:
Bonito Parque, algumas fotos me lembraram o pantanal. E na última foto tem duas figuras tirando um cochilo no caminhão(ou seria se escondendo da fiscalização?

eehuehuHuuehuUEHEUUEHUHuhheuH....Mto bem visto, eu como sempre desligado nem tinha reparado nesse pormenor hilário :lol:

Tenho minhas teorias!

* Estão já "presuntos" e prontinhos pra desova (Essa foto pode ser constituida prova do crime....rss) :runaway:

* Tomaram umas garrafadas brabas no mercado de A ver o peso e ficaram em "trance"....rs

*Pegando um solzinho básico de domingão apenas...! :D

*Ou estão indo pro hospital mais próximo após serem picados pelas tarântulas do thread ! ( Ai entra o Dr. Paroara em ação:D)

Ps: Reparem nas fotos 03 e 04 e vejam se não parece uma ponta de cabeça de um cara com um corte de cabelo "new wave" sentado num banco de praça visto de costas! :D
See less See more
samba_man said:
ehuehuHuuehuUEHEUUEHUHuhheuH....Mto bem visto, eu como sempre desligado nem tinha reparado nesse pormenor hilário :lol:

Tenho minhas teorias!

* Estão já "presuntos" e prontinhos pra desova (Essa foto pode ser constituida prova do crime....rss) :runaway:

* Tomaram umas garrafadas brabas no mercado de A ver o peso e ficaram em "trance"....rs

*Pegando um solzinho básico de domingão apenas...! :D

*Ou estão indo pro hospital mais próximo após serem picados pelas tarântulas do thread ! ( Ai entra o Dr. Paroara em ação:D)

Ps: Reparem nas fotos 03 e 04 e vejam se não parece uma ponta de cabeça de um cara com um corte de cabelo "new wave" sentado num banco de praça visto de costas! :D
hauahuahauhaauhuah

Cara o busu que eu peguei andou do lado desse caminhão no engarrafameto, é pq não aparece na foto, mais a boleia tinha mais 4!! ahuahau

Mais algumas hipóteses que vc levantou pode ser vedadeiras como:

*Pegando um solzinho básico de domingão apenas...! :D (porém era sábado)

O resto são anuladas pois ele se mechiam muito ai atrás, e eles não tava no parque junto conosco (caso contrário a hipótese das tarântulas poderias se verdadeiras tb)

Mais acho q a hipótese que o Erico levantou seja a mais provável .. uma vez quem estava ao nível da rua não os via.
See less See more
Realizei meu sonho :D
Hahahah, desde que ouvi falar desse Parque pela primeira vez, fiquei com vontade de conhecer. Eu achei a estrutura boa até, mas acho que pode ficar muito melhor, principalmente se incluíssem lá alguns projetos de educação ambiental pra população de Belém, porque tá precisando e MUITO!!
Fiquei apaixonado por esse parque, pra quem gosta dessas coisas(trilhas, natureza, aracnídeos, hahah) é perfeito, não deixem de conhecer quando vierem aqui. Só recomendo não ir praqueles que tem medo de aranhas, heheheh, porque tem demais. Pra chegar até a passarela da foto 22 a gente tem que passar por outra antes, coberta e, olhando pra cima, adivinhem o que a gente vê? Um monte de aranhas enormes olhando pra ti :)

As fotos na trilha ficaram muito escuras mesmo :(
A 29 tá muito linda!!

Foi muito boa essa manhã, depois a gente combina outro encontro e vê se arrasta o Vitor e o São Luís!
São Luís said:
uheuahuhe...queijo suiço nada...n deu pra eu ir tu sabee! ;P
po bacana esse parque... nem sabia da existência dele... quer dizer então que o lago que abastece belém está poluído!? e agora!? ;P
Depois dos dois lagos existe uma estação de tratamento de água e parece que ela dá conta do recado, hehe. Essa poluição vem do Rio Guamá, que recebe resíduos do lixão do Aurá, por fatores naturais(e burrice humana), fora a idéia de drenar a água lá daquele túnel pra um dos lagos e a falta de educação de algumas pessoas que vivem ao redor(não propositalmente).
uhahuahu nao fui porque me passaram informações erradas.. mas tudo bem.. =P ficaram legais as fotos. da próxima vez bora ver se vai toda a galera hehe :D
Bom a gente estava esperando o nunez ver as fotos para publicar as nossas fotos.

Ele so liberou essa aqui: Paroara e Nunez

A que ta eu e o Nunez, ele barrou .. ele saiu falando na foto :D
See less See more
paroara said:
Depois do passeio nós ainda fizemos um tour pela Little Havana daqui de Belém (O Nunez pensou que estava em Cuba, heheheh).
Hahaha, era parecido, vás dizer que não? Hahahaha
Belo passeio.
Pretendo conhecer esse parque.
(paraense diz coNIecer....rsrsrssr)
1 - 20 of 34 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.