Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 38 Posts

·
Registered
33,983 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Boa tarde pessoal! Pensei nesse thread para explorar aspectos gerais de Minas Gerais! Assuntos para relaxar com um clima de aventura para (re)descobrir o que o estado tem a oferecer.

É um thread para esquecer os problemas e colocar o pé descalço na trilha!

Vamos lá! :cheers:

Vou começar com o Episódio da série Brasil Visto de Cima que explora a região do Alto Jequitinhonha em destaque para Diamantina, Datas e Gouveia:

·
Registered
33,983 Posts
Discussion Starter · #3 ·
O pintor alemão Johann Moritz Rugendas participou de uma expedição no Brasil entre 1822 e 1825 produzindo a coleção Viagem Pitoresca ao Brasil.

Esta obra de Rugendas resolve a dúvida que muitos têm sobre a vegetação nativa do estado. Araucárias são associadas com o sul do país, mas devido ao clima tropical de altitude ocorrem naturalmente também em Minas Gerais ao longo do Espinhaço, conjunto de serras atravessa o território na direção norte sul:

Habitantes de Minas Gerais by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Barbacena by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Serra de Ouro-Branco . na provincia de Minas Gerais by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Nessa imagem podemos ver que o gado era de raça europeia até o século XIX. Posteriormente foi substituído por raças indianas:

Campos às margens do Rio das Velhas na província de Minas Gerais by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Rio Paraibuna by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Gruta Casa de Pedra em São João Del-Rei:

Grutas perto de São José by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Matozinhos, perto de São João del Rey by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Vila Rica by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Vila Rica by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Rio das Velhas na atual Região Metropolitana de Belo Horizonte era um rio navegável. Bem mais profundo e volumoso que atualmente:

Sabará by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Caeté, também na atual Região Metropolitana de Belo Horizonte:

Comboio de diamantes passando por Caeté by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Catas Altas by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

Lavagem do minério de ouro perto da Montanha do ltacolomi by Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, no Flickr

·
Registered
33,983 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Campos Rupestres ou Campinos Alpinos

Em geral, os campos rupestres ocorrem principalmente acima de 900 m de altitude, em montanhas cujas rochas são de origem pré-cambriana que foram remodeladas por movimentos tectônicos a partir do Paleógeno, estando associados, principalmente, a afloramentos de quartzito, arenito e minério de ferro (King 1956, Joly 1970, Giulietti & Pirani 1988, Eiten 1992, Alves & Kolbelk 1994, Giulietti et al. 1997, Caiafa & Silva 2005, Alves et al. 2007). Esses campos encontram-se distribuídos principalmente ao longo da Cadeia do Espinhaço, embora áreas isoladas desse tipo de vegetação também sejam encontradas nas serras do Brasil Central (e.g. Chapada dos Veadeiros e Serra dos Pirineus, ambas em Goiás, e Serra da Canastra, no Sudoeste de Minas Gerais) ou em montanhas da região de São João Del Rei (Serra do Lenheiro), Tiradentes (Serra de São José) e Itutinga, em Minas Gerais, estas três últimas consideradas como pertencentes à Serra da Mantiqueira, mas com geologia e afinidades florísticas mais relacionadas aos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço (Giulietti & Pirani 1988, Eiten 1992, Alves & Kolbelk 1994, 2009, 2010, Gavilanes et al. 1995, Harley 1995, Giulietti et al. 1997, Alves et al. 2007, Rapini et al. 2008).

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-84042011000200012

Campos Rupestres by Gilberto Salvador, no Flickr

·
Registered
8,552 Posts
^^

Lembro-me que uns 17 anos atrás, eu estava dando umas voltas com um paranaense que estava aqui a trabalho comigo, levei-o à Serra da Moeda e ele insistia que aquelas montanhas estavam todas desmatadas, que aquilo ali um dia já havia sido matas.

Eu expliquei à ele sobre o tipo de vegetação, mas pela cara, ele não deu muita fé na minha explicação...

Se fosse hj em dia, eu "dava um Google" na hora e mostrava para ele.

(obs.: interessante como situações como essa, tantos anos atrás, me incomodam qdo relembro. Dá vontade de achar o cara e mandar um link para ele dizendo: lembra que eu te expliquei e vc pareceu não acreditar??...rsrsrs)

·
Registered
33,983 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Você estava certo. O solo do topo de serras é raso. Retém pouca água e nutrientes e portanto neste ambiente espécies arbóreas não conseguem competir com as espécies herbáceas e arbustivas (menos exigentes e mais adaptadas) tampouco se desenvolverem.

·
BRUSSEAU
1,668 Posts
Pode postar um video do meu grupo aqui? se nao puder, peco que os moderadores removam.

Nós começamos esse grupo vocal em 2009 quando todos estudavam no Cefar, no Palácio das Artes em BH, e ai todo mundo foi pra um canto e o grupo acabou. Mas sempre mantivemos contato, e ai veio o coronavirus e a oportunidade de fazer algo virtual, ja que todos tinham mais tempo nas mãos. E o resultado é esse, e planejamos continuar a fazer mais videos.=D

·
Registered
4,853 Posts
Boa tarde pessoal! Pensei nesse thread para explorar aspectos gerais de Minas Gerais! Assuntos para relaxar com um clima de aventura para (re)descobrir o que o estado tem a oferecer.

É um thread para esquecer os problemas e colocar o pé descalço na trilha!

Vamos lá! :cheers:

Vou começar com o Episódio da série Brasil Visto de Cima que explora a região do Alto Jequitinhonha em destaque para Diamantina, Datas e Gouveia:

Dia desses eu vi esse episódio na TV, ele percorre muita coisa fora do parque nacional das sempre vivas, é uma região muito bonita também!

·
Registered
33,983 Posts
Discussion Starter · #20 · (Edited)
Minas Gerais faz exatos 300 anos em 2020

Pra comemorar vou postar algumas curiosidades sobre a Inconfidência Mineira. A fonte são os Autos de devassa da Inconfidência Mineira republicados em 2016 pela Assembleia Legislativa. Todos os volumes estão disponíveis nesse link: DSpace ALMG: Autos de devassa da Inconfidência Mineira

Inicialmente foram indiciadas 6 pessoas (Tiradentes ainda não constava dos autos). Todos militares:

. Coronel Joaquim Silvério dos Reis (português, militar de alta patente, minerador, fazendeiro).
. Tenente-Coronel Basilio de Brito Malheiro (português, militar de alta patente)
. Mestre de Campo Inácio Correia (açoriano, militar de alta patente, bandeirante, comerciante)
. Tenente-Coronel Francisco de Paula Freire de Andrade (brasileiro, carioca, militar de alta patente)
. Coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes (brasileiro, mineiro, militar de alta patente, minerador, fazendeiro)
. Tenente-Coronel Domingos de Abreu Vieira (português, militar, comerciante, administrador de contratos e coleta de impostos)

A acusação inicial era de sublevação (revolta). Curiosamente vários portugueses investigados.

Páginas 113-114 do PDF do volume 1.

1 - 20 of 38 Posts