SkyscraperCity Forum banner

Turismo cresce três vezes mais que em Espanha

2777 Views 53 Replies 18 Participants Last post by  PedroGabriel
Espanha é invejada por quase todos os países do mundo por ser o segundo maior destino mundial de turistas, a seguir a França. Mas Portugal consegue estar a crescer três vezes mais do que o país vizinho no turismo.

Em relação aos primeiros meses deste ano, Portugal cresceu 9,3% em Janeiro, enquanto Espanha cresceu apenas 3,2% em termos de receitas globais.

Esta é uma tendência que se repete nas contas do ano de 2007 consolidado: Portugal cresceu 11%, atingindo os valores mais altos de sempre no turismo, e Espanha ficou-se pelos 3,7% de crescimento das receitas.

A explicação é dupla: Portugal tem mais espaço para crescer em serviços e número de unidades hoteleiras, ao mesmo tempo que Espanha está a viver uma crise imobiliária fortíssima desde Agosto do ano passado, que se liga ao turismo pelos empreendimentos de turismo residencial.

Em Espanha há 4.000 hotéis contra os 400 que existem em Portugal. Além da conjuntura económica, o país vizinho está mais saturado e tem menos espaço para crescer.

Por enquanto, a crise internacional ainda não bateu à porta do turismo português. Até Fevereiro deste ano, as receitas alcançadas foram de 850 milhões de euros, mais 11,7% do que em 2007. O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, mostra-se “optimista nos resultados de 2008, já que os dados disponíveis demonstram que o nosso crescimento está a ser sustentado e mostram a resistência do sector face a aspectos menos positivos nas diversas economias”.

Por norma, “o turismo é o último a sentir os efeitos da crise. E, até agora, não há efeitos nem impactos. Está tudo a crescer, mas no final d0 ano, o turismo vai começar a ressentir-se”, explica Henrique Veiga, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal.

Também o empresário da cadeia hoteleira madeirense Porto Bay, António Trindade, considera que “os efeitos da crise são sentidos de forma dilatada no tempo”. E justifica: “os turistas internacionais, principalmente ingleses e alemães, reservam as férias com muita antecedência, entre cinco a seis meses antes”. Este facto fez com que os primeiros quatro meses deste ano tivessem sido os melhores de sempre do grupo, muito alimentados pelo mercado internacional.

Para a Madeira, António Trindade prevê “um bom Verão” porque tem garantias positivas de dois grandes operadores europeus, a TUI e a Thomas Cook.

Já fonte oficial do Ritz Four Seasons, em Lisboa, diz que este ano se sente “um abrandamento, principalmente no segmento MICE (Encontros, Incentivos, Congressos e Eventos) para as empresas em reservas feitas nos EUA”. Para o hotel de cinco estrelas de Lisboa é claro que não vão “atingir os valores de 2007, tendo em conta o ambiente global que se vive”.


Novos hotéis em Portugal

Colombos Resort, Grupo Siram
Em investimento, é o maior projecto da ilha de Porto Santo. Abrirá em Dezembro deste ano, num investimento de 125 milhões de euros e será gerido pela Starwood.

Tivoli Victória, Tivoli Hotéis
O Tivoli Victoria abrirá também no final do ano e representa um investimento de 57 milhões de euros do grupo Espírito Santo Turismo. Fica perto do Victoria Golf Course.

Troia Resort, Sonae Turismo
O empreendimento turístico de Tróia é o primeiro da ‘sub-holding’ da Sonae, com um investimento global de 320 milhões de euros. A primeira fase abre este Verão.


Curiosidades

- Num total de 7,4 mil milhões de receitas turísticas em 2007 em Portugal, o turismo interno vale apenas seis milhões de euros por ano.

- Os preços dos hotéis em Lisboa representam 75% do preço dos mesmos hotéis em Espanha.

- Os países emergentes são a nova aposta do Governo.

- Dos 73 projectos PIN [Potencial Interesse Nacional] previstos, 37 são turísticos.

- Os 11 projectos PIN turísticos valem 3,9 mil milhões de euros de investimento.

http://de.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/1118530.html
See less See more
1 - 20 of 54 Posts
Bela notícia :applause:
se Espanha já é o 2º destino a nível mundial estranho seria se continuasse a crescer a grande ritmo.. no entanto é boa notícia
por acaso, estamos no inicio de maio, a meio da semana e vou a rua e vejo turistas. é o efeito low cost.
o crescimento do turismo é apenas um sinal do nosso atraso em relação a outros que têm a actividade muito mais desenvolvida. mas são boas notícias, que continue a crescer.
Boas notícias!
Mas... Só 400 hoteis em Portugal?! Não acham pouco?
400 HOTÉIS

unidades de alojamento há muito mais.

estive a fazer uma pesquisa e a AMP tem no minimo 223 unidades de alojamento.

esse Portugal fora deve ter mais de 1000.







nisso dou razao ao johnny. o turismo cresce mt devido ao facto de ainda tarmos mais a baixo. eh claro que agora o turismo cresce de forma abrupta desde ha uns anos... o que eh optimo :) e vai continuar a crescer :)
See less See more
Mas o Crescimento Absoluto de Espanha pode continuar a ser maior que o nosso.

Só vi valores relativos...

Por exemplo:
A tem 100M a crescer 11% ao ano
B tem 1000M a crescer 3.7% ao ano
A diferença inicial é de 900M

Ao fim de um ano
A: 111M (+11%)
B: 1037M (+3,7%)
A diferença final é de 926M

Ao fim de dois anos
A: 123M (+11%)
B: 1075M (+3,7%)
Diferença: 952M

Ou seja, a diferença continua sempre a aumentar, mas na TV aparecem noticias dessas e ficamos todos contentes, mas na realidade estamos cada vez mais longe... :)

P.S. Quando virem noticias desse género (3x mais) e depois apresentam-vos percentagens, desconfiem sempre... :)
See less See more
Mas o Crescimento Absoluto de Espanha pode continuar a ser maior que o nosso.

Só vi valores relativos...

Por exemplo:
A tem 100M a crescer 11% ao ano
B tem 1000M a crescer 3.7% ao ano
A diferença inicial é de 900M

Ao fim de um ano
A: 111M (+11%)
B: 1037M (+3,7%)
A diferença final é de 926M

Ao fim de dois anos
A: 123M (+11%)
B: 1075M (+3,7%)
Diferença: 952M

Ou seja, a diferença continua sempre a aumentar, mas na TV aparecem noticias dessas e ficamos todos contentes, mas na realidade estamos cada vez mais longe... :)

P.S. Quando virem noticias desse género (3x mais) e depois apresentam-vos percentagens, desconfiem sempre... :)
Desculpa mas não concordo contigo. Os valores comparativos devem ser sempre relativos e não absolutos. Não te esqueças que devemos sempre ter em conta a Área e a População. Espanha tem o triplo da população e é 5 vezes maior que Portugal. Proporcionalmente, Portugal está a crescer realmente mais que Espanha.

E, em relação ao que vemos na televisão, é bem mais comum o "deitar a baixo" que o louvar algo nosso.
See less See more
Temos é que louvar sempre ! chega de pessimismo!
E, já agora, é o Norte que mais está a crescer, li isso há pouco tempo. A ryanair veio mesmo fazer uma grande diferença, quer tranzendo turistas, quer para as pessoas da AMP viajarem, na altura das ferias vai tudo de metro cheio de malas para o aeroporto. E, depois so se ouve as pessoas mais insuspeitas, no outro dia fui a londres... e fui a tal sitio. Um dia destes temos que combinar um copo num pub londrino, parece que o consumo de cerveja lá anda a cair a pique.

Não admira que a AMP esteja a defender a Ryanair com unhas e dentes.
See less See more
e' o Centro que esta a crescer mais.. tambem vi uma noticia:lol:
Eu ja vi noticias de que seria o Alentejo:lol:...o que importa é que todos crescamos em harmonia:)
Por norma, “o turismo é o último a sentir os efeitos da crise.
Não há dinheiro para nada. Mas, para férias.............
O Norte de Portugal conseguiu, no ano passado, captar mais turistas, ultrapassando as previsões para o sector, e, em Janeiro deste ano, ter o maior aumento quando comparado com as outras regiões do país, em número de dormidas e hóspedes. A fugir à regra, as receitas que não conseguiram subir tanto quanto previsto.

O turismo associado à marca "Porto e Norte de Portugal", cresceu mais do que os valores de referência fixados no âmbito do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT). De 2006 para 2007, o aumento foi de 12,55% nas dormidas, quase 2% acima dos 10,8% previstos. Nos hóspedes (valor apurado a partir daqueles que pernoitam mais do que uma noite), a percentagem é de 11,09%, mais do que o valor indicativo de 9,70%.

Porém, nas receitas, verifica-se que os 12,5% de previsão lançada ficaram-se pelos 11,83% de crescimento no final de 2007. Mesmo assim, conseguiu-se um crescimento das receitas superior ao dos hóspedes. Isso mesmo mostra o cruzamento dos dados do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística (INE), avançados pela Adeturn, associação que representa o turismo do Norte de Portugal.

Os totais acumulados, dos vários meses de 2007, são de 1,75 milhões de dormidas e 839,3 mil registos de entrada de hóspedes.

Além de ultrapassadas as previsões no número de turistas, verifica-se que, em Janeiro deste ano, quando comparado com o ano passado, O Norte foi, de todas, a região que maior aumento regista nas tabelas que mostram a evolução no número de dormidas e de hóspedes. Um crescimento de 10,31% no primeiro caso, e de 10,08% no segundo, de acordo com dados provisórios. Contudo, nos proveitos totais, o Norte tem apenas o quarto maior crescimento (2,04%), dominando, largamente, a Madeira e Lisboa (16,83 e 13,5%), seguidas do Centro (4%).

O crescimento verificado na região Norte teve, segundo Jorge Osório, presidente da Adeturn, "a influência positiva dos low-cost". E, de um modo geral, o número de turistas está bem patente nos dados do aeroporto. Face ao ano de 2006, o volume de passageiros que aterrou no Sá Carneiro cresceu 17,2%, o que representou um total de quase quatro milhões.

Ao JN, Jorge Osório destacou que o crescimento no turismo nortenho "começou a consolidar-se a partir do Euro 2004", sem que, depois disso, tenha havido quebra. Este destino, salientou, "começa a ser competitivo". Porém, diz ser ainda necessário dar passos no sentido de "uma oferta integrada e organizada", com os quatro destinos juntos numa só marca de qualidade Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes. A oferta é vasta e "temos do melhor", mas é necessário "estruturá-la" para competir.


Principais Turistas que visitam o Norte:
Espanha 34,64%
França 10,82%
Reino Unido 7,68%
Alemanha 7,33%
See less See more
Desculpa mas não concordo contigo. Os valores comparativos devem ser sempre relativos e não absolutos. Não te esqueças que devemos sempre ter em conta a Área e a População. Espanha tem o triplo da população e é 5 vezes maior que Portugal. Proporcionalmente, Portugal está a crescer realmente mais que Espanha.

E, em relação ao que vemos na televisão, é bem mais comum o "deitar a baixo" que o louvar algo nosso.
Temos é que louvar sempre ! chega de pessimismo!
Eu também acho que devemos ser positivistas. Mas a frase:
"Turismo cresce três vezes mais que em Espanha "

Está errada e induz em erro.
"Turismo cresce em termos relativos, três vezes mais que em Espanha"
"Turismo Português cresce em termos relativos três vezes mais que o Espanhol"
Isto são mensagens correctas, e é a única interpretação que se pode dar quando se apresentam apenas dados relativos.

Em termos absolutos certamente o Espanhol cresceu mais.
E isto não esta em nada relacionado com o tamanho, porque o Espanhol podia estar em recessão, ou a crescer menos (absoluta/relativamente), mesmo tendo muito maior volume global (tal como acontece com as bolsas), etc...

E Portugal é, por exemplo, líder mundial na produção de cortiça, ..., podia estar melhor no turismo...

P.S. Uma mega cidade casino no Alentejo, uma mega recriação das savanas de África em pleno Alentejo, uma DisneyLandia virada para climas mais secos no Alentejo, aproveitamento do "Verde" do Minho, do Douro, dos Açores(ao nível da Madeira)... poderiam inverter os valores do turismo, e colocar Portugal num patamar ainda melhor.
See less See more
uma DisneyLandia virada para climas mais secos no Alentejo
Só de pensar que Portugal era uma das hipóteses para a Disney na Europa, mas infelizmente optaram por Paris em detrimento de Portugal.. :(
Alentejo com mais turistas estrangeiros
O crescimento da actividade nos hotéis do Alentejo que se verificou nos dois primeiros meses do corrente ano foi fortemente influenciado pelos turistas estrangeiros, de acordo com dados avançados pelo INE.
Na verdade, os turistas estrangeiros, com um aumento de 11,7% nos hóspedes e de 18,4% no número de dormidas, conseguiram compensar as situações de quebra apresentadas pelo mercado nacional.
Em Janeiro e Fevereiro, no total de 115 900 dormidas registadas nos hotéis do Alentejo, os portugueses representaram menos 500 dormidas do que nos mesmos meses de 2007, enquanto os estrangeiros subiram 3 900. Só nesses meses, estes estabelecimentos apresentaram proveitos superiores a 5,8 milhões de euros.
Dos dois meses agora analisados pelo INE, o melhor foi Fevereiro, seguramente em resultado do Carnaval ter sido nesse mês, revelando uma forte situação de aumento de clientes e de dormidas nos hotéis do Alentejo, com o mercado externo a subir 33,7% em hóspedes e 44,5% em dormidas.
Não obstante o aumento verificado nos turistas estrangeiros, a actividade turística no Alentejo continua a ser maioritariamente marcada pelo mercado nacional, ainda que, como os dados agora revelados o demonstram, o mercado externo consiga compensar as variações negativas que este vem apresentando.
:cheers:
See less See more
Só de pensar que Portugal era uma das hipóteses para a Disney na Europa, mas infelizmente optaram por Paris em detrimento de Portugal.. :(
Eles queriam fazer no Algarve :D
1 - 20 of 54 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top