SkyscraperCity banner
1 - 20 of 43 Posts

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #1 ·
No primeiro trimestre de 2008 a região tem mantido o crescimento, tanto em dormidas como em receitas

A região de turismo do Porto e Norte de Portugal superou em 2007 todas metas definidas no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) e tem sido em 2008 das mais dinâmicas do país, segundo a agência regional Adeturn. As dormidas progrediram 12,55 por cento face a 2006, enquanto os hóspedes cresceram 11,09 por cento e as receitas aumentaram mais de 12 por cento, para cerca de 206 milhões de euros.

Para este ano, os objectivos da Adeturn apontam receitas superiores a 232 milhões de euros, que se espera que aumentem para 257 milhões em 2009. Segundo dados da Adeturn, nos primeiros três meses de 2008 a região tem vindo a manter o crescimento, quer a nível de dormidas, quer de hóspedes e receitas.

As dormidas aumentaram a um ritmo de 10,3 por cento em Janeiro, 11,6 por cento em Fevereiro e 16 por cento em Março, enquanto os hóspedes evoluíram 10,8 por cento, 9,2 por cento e 12,9 por cento, respectivamente. Já as receitas cresceram dois por cento em Janeiro, para 11,2 milhões de euros, 5,2 por cento em Fevereiro, para 11,8 milhões de euros, e 8,8 por cento em Março, para 15,2 milhões de euros.

Para Jorge Osório, presidente da Adeturn, estes números provam que a Região Porto e Norte de Portugal "começa a ser apetecível para os turistas e operadores", sendo de destacar os muito bons resultados da parceria mantida com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, "que é também o que maior crescimento tem tido em Portugal".

Segundo Jorge Osório, este crescimento traduz também o retorno das novas rotas aéreas lançadas a partir de Setembro do ano passado, que permitiram aumentar consideravelmente a notoriedade da região. Paralelamente , a Adeturn tem vindo a promover várias campanhas internacionais e visitas educacionais de jornalistas estrangeiros. Lusa

12% Foi o aumento de receitas ligadas ao sector turístico registado ao longo do ano assado

12%
Foi o aumento
de receitas ligadas
Eu sempre que vou passear a rua, vejo turistas estrangeiros, ainda ontem eram só holandeses na Praça do Almada e Junqueira. Isto há uns anos era raro, agora não. os parolos que sobrecarregam as praias agora vão todos para o Algarve, e esperemos que deixe a cidade livre para turismo cultural e de qualidade. O que acho dificil, por exemplo, quem vem no verão ver a cultura tradicional do sargaço, ver medas, não consegue, esta tudo atolado de carros, lixo e pessoal nas praias.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Excelente! :)

Também fico muito feliz com estas coisas, e tal como tu não há dia em que não veja turistas. Hoje fui a pé desde a Praça Galiza até à Casa da Música (subindo a Rua Júlio Dinís, que como se sabe, não é turística.). Neste trajecto de 1km, numa zona não turística, vi cerca de 20 turistas. Eles proliferam já por várias artérias da cidade, inclusive as não turísticas :)

Os autocarros panorâmicos estão também a desempenhar um excelente papel com rotas especialmente turísticas, que não se cingem ao centro. O Porto até hoje sempre foi uma cidade com alguns turistas devido aos negócios, mas não era propriamente uma cidade turística. Agora está a começar a ser, o que é óptimo :)

Houve um artigo feito por uma qualquer entidade ligada ao turismo do Porto, e nesse artigo disseram que pretendem elevar o Porto ao mesmo calibre turístico de Barcelona. De repente achei um bocado de mais, já que Barcelona tem mais turistas que Porto e Lisboa juntas, mas porque não? Esta cidade maravilhosa tem todo o potencial para isso, e até para mais. É preciso é realmente PROPAGAR a imagem da cidade, acreditar no grande potencial, e torná-lo realidade. Paulatinamente as coisas vão acontecendo, mas para já Barcelona tem 5 vezes mais turistas que o Porto. Tenho fé de um dia estarem em pé de igualdade :) Um pouco céptico, mas esperançoso ehehehe. Mas fico animado ao saber que de ano para ano o turismo cresce algo na ordem dos 10%.

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Acho que não precisas de estar céptico, Barcelona abriu uma porta para as cidades ibéricas, mas como já é bastante conhecida e explorada, as pessoas agora procuram conhecer outras, pelo que têm que saber aproveitar.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
Eu não.

Como disse acho que o Porto com a forma "física" que tem, talvez até tenha mais potencial turístico do que Barcelona. Mas não nos enganemos, Barcelona está muito mais propagada a nível turístico. O Porto está agora a ser propagado e por isso cresce bem, embora a cidade seja a mesma. Tudo depende por isso da propaganda feita :) Sendo o Porto a cidade que é, e falo neste caso a nível de potencial turístico, acho que se deve investir MUITO nesse sector. Isto porque a cidade tem de facto uma ou outra coisa que não se encontra em mais lado nenhum no mundo, e a isso alia outro sítios mais "comuns", mas igualmente agradáveis, que complementam o "único". a par disso tudo ainda há as praias e a vida cultural intensa. Posto isto tudo, o Porto tem certamente potencial para quintuplicar o seu turismo, e se isso acontecer, então chegaremos ao nível actual de Barcelona :) (Isto se o turismo de Barcelona não aumentar também :lol: ehehehe)

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Eu não.

Como disse acho que o Porto com a forma "física" que tem, talvez até tenha mais potencial turístico do que Barcelona. Mas não nos enganemos, Barcelona está muito mais propagada a nível turístico. O Porto está agora a ser propagado e por isso cresce bem, embora a cidade seja a mesma. Tudo depende por isso da propaganda feita :) Sendo o Porto a cidade que é, e falo neste caso a nível de potencial turístico, acho que se deve investir MUITO nesse sector. Isto porque a cidade tem de facto uma ou outra coisa que não se encontra em mais lado nenhum no mundo, e a isso alia outro sítios mais "comuns", mas igualmente agradáveis, que complementam o "único". a par disso tudo ainda há as praias e a vida cultural intensa. Posto isto tudo, o Porto tem certamente potencial para quintuplicar o seu turismo, e se isso acontecer, então chegaremos ao nível actual de Barcelona :) (Isto se o turismo de Barcelona não aumentar também :lol: ehehehe)
hoje tive na baixa do Porto a pastar, e haviam mesmo muitos turistas e muita gente nas ruas, quadruplicar aquilo, corta a alma à cidade.

O que o Porto precisa é de diversificar a oferta de rua na baixa e mais requalificação.

Nao desvies o topico senao o Pedro acaba connosco:lol:
LOL. Eu acabo é contigo alentejano.

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
quintuplicar o turismo não implica quintuplicar a densidade de turistas na baixa (coisa que, convenhamos, seria LINDAAAAA!!!! seria tipo o TOP! :lol: ate me vinha!), significa sim tornar a foz, a boavista, e outras zonas com tanto movimento turistico como a baixa, de forma a que todas as zonas atractivas e turisticas da cidade possam estar sempre com alguma densidade de turistas :)

é claro que ao quintuplicar, a propria baixa ira aumentar tambem. e nao sei pk lhe corta a alma lol. se corta a alma entao a alma ja tava cortada. sinceramente adorava ver 5 vezes mais turistas na baixa... akilo ficaria tipo "praga de turistas" mas no bom sentido :lol:

·
Feliz 2020 ;)!
30,636 Posts
São os inconvenientes do turismo, Pedro :lol:!
Também o Aeroporto do Porto teve um crescimento muito assinalável. Aliás, para quem quiser, recomendo a compra da Engenharia e Vida de Juhno, cujo destaque vai para o Aeroporto da Invicta :eek:kay:!

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
São os inconvenientes do turismo, Pedro :lol:!
Também o Aeroporto do Porto teve um crescimento muito assinalável. Aliás, para quem quiser, recomendo a compra da Engenharia e Vida de Juhno, cujo destaque vai para o Aeroporto da Invicta :eek:kay:!
Sabes se isso está disponível em lojas como bertrand?!

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #17 · (Edited)
Tive a ler que lisboa já é lider incontestável em termos de turismo internacional, parece que o Algarve está em forte crise, devido ao decréscimo de ingleses, sobrevivendo agora a custa de Portugueses e Espanhois, os ingleses e alemães preferem a madeira, só os holandeses continuam a preferir o Algarve. Em termos de turismo nacional fiquei surpreendido que o Algarve ta ao mesmo nivel que o Norte, apesar da forte publicidade que o Algarve é alvo a nivel nacional. Realmente o norte veio de uma posição turística bastante desfavoravel, mas está a crescer.

O Porto precisa de continuar a reabilitar e a apostar na baixa e centro histórico. A santa catarina e não os aliados, é que poderia estar corrida de lojas chiques de rua.

Aqui na Póvoa, é preciso apostar na cultura (propria ou não) porque é isso que atrai mais os estrangeiros e onde a cidade é deficitaria. Nesta ultima semana eram mais ingleses que franceses, normalmente é o inverso. tb finlandeses coisa que nao via aqui desde o euro 2004 e americanos. Aqui o normal é franceses e espanhois. E, normalmente veem em familias completas, ou grupos de amigos. Mas não acho que a camara conheça bem a realidade, eles para ver o transito na cidade, olham para a EN13 da janela da camara, nunca vi tamanha imbecilidade.

·
Registered
487 Posts
Eu noutro dia apanhei uma serie de franceses ao pe do hospital do s joao....

Uma zona nada turistica... E nao me pareciam emigrantes vinham a sair do metro de mochila e isso....

·
I Love You... Soraia
27,934 Posts
o porto agora anda com turistas por todos os lados :) tu vais a um lais de guia, vais a um bar titan... e tem la estrangeirada nova :)

eu sou a favor de tornar o porto num destino turistico de praia tambem. complementar o turismo balnear ao cultural urbano. temos potencial para isso (e eh isso que ja acontece numa dose pequena).

para ja temos um grosso de turismo cultural urbano, ao qual se complementa com turismo balnear. talvezz fosse possivel uma dose 2 para 1. as bandeiras azuis que estao a surgir na "oporto coast" e o novo terminal de cruzeiros vao ajudar a isso.

talvez outro incentivo fosse fazer mais hoteis (economicos e de luxo) ao longo da costa.

·
Banned
5,848 Posts
Discussion Starter · #20 ·
realmente no São João, deveriam estar perdidos. AHAHA :lol:

A Foz, deve ser vista como um complemento da Ribeira, na minha opinião. É um sitio diferente que irá mostrar uma cidade mais completa.

Quanto a hoteis, aqui estão programados mais 4, o que não significa que todos serão aprovados.

1 - 20 of 43 Posts