Joined
·
5,848 Posts
Eu sempre que vou passear a rua, vejo turistas estrangeiros, ainda ontem eram só holandeses na Praça do Almada e Junqueira. Isto há uns anos era raro, agora não. os parolos que sobrecarregam as praias agora vão todos para o Algarve, e esperemos que deixe a cidade livre para turismo cultural e de qualidade. O que acho dificil, por exemplo, quem vem no verão ver a cultura tradicional do sargaço, ver medas, não consegue, esta tudo atolado de carros, lixo e pessoal nas praias.No primeiro trimestre de 2008 a região tem mantido o crescimento, tanto em dormidas como em receitas
A região de turismo do Porto e Norte de Portugal superou em 2007 todas metas definidas no Plano Estratégico Nacional para o Turismo (PENT) e tem sido em 2008 das mais dinâmicas do país, segundo a agência regional Adeturn. As dormidas progrediram 12,55 por cento face a 2006, enquanto os hóspedes cresceram 11,09 por cento e as receitas aumentaram mais de 12 por cento, para cerca de 206 milhões de euros.
Para este ano, os objectivos da Adeturn apontam receitas superiores a 232 milhões de euros, que se espera que aumentem para 257 milhões em 2009. Segundo dados da Adeturn, nos primeiros três meses de 2008 a região tem vindo a manter o crescimento, quer a nível de dormidas, quer de hóspedes e receitas.
As dormidas aumentaram a um ritmo de 10,3 por cento em Janeiro, 11,6 por cento em Fevereiro e 16 por cento em Março, enquanto os hóspedes evoluíram 10,8 por cento, 9,2 por cento e 12,9 por cento, respectivamente. Já as receitas cresceram dois por cento em Janeiro, para 11,2 milhões de euros, 5,2 por cento em Fevereiro, para 11,8 milhões de euros, e 8,8 por cento em Março, para 15,2 milhões de euros.
Para Jorge Osório, presidente da Adeturn, estes números provam que a Região Porto e Norte de Portugal "começa a ser apetecível para os turistas e operadores", sendo de destacar os muito bons resultados da parceria mantida com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, "que é também o que maior crescimento tem tido em Portugal".
Segundo Jorge Osório, este crescimento traduz também o retorno das novas rotas aéreas lançadas a partir de Setembro do ano passado, que permitiram aumentar consideravelmente a notoriedade da região. Paralelamente , a Adeturn tem vindo a promover várias campanhas internacionais e visitas educacionais de jornalistas estrangeiros. Lusa
12% Foi o aumento de receitas ligadas ao sector turístico registado ao longo do ano assado
12%
Foi o aumento
de receitas ligadas