SkyscraperCity banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Bruno
Joined
·
548 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Área 4.512,135 km²
População 292.377 hab. est. IBGE/2008
Densidade 64,8 hab./km²
Altitude 823 metros
Clima tropical de altitude

Indicadores
IDH 0,834 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 4.431.828 mil (BR: 75º) - IBGE/2006
PIB per capita R$ 15.545,00 IBGE/2006



* Imagens minhas e do Diego, com a devida permissão do mesmo....

Vamos às fotos:






IGREJAS

1 Igreja São Domingos


2


3 N. S. da Abadia


4 Catedral Metropolitana


5 Igreja Santa Teresinha


6






SKYLINES

1


2


3






FOTOS DISPONIBILIZADAS POR CAPUCCI

Fotos do Centro de Uberaba em um outro ângulo. (Tiradas por mim no dia 31/05/2008)




2


3


4


5


6


7


8


9


10


11


12


13


14


15


16


17


18


19


20




CONSTRUÇÃO CIVIL

1


2


3


4


5


6 Expansao do Shopping Center Uberaba - Expandindo o estacionamento


7 Condominio Dahma


8


FACULDADES / UNIVERSIDADES

1 UNIUBE


2


2.1 Uniube do Centro escondida ai atras das arvores :/


3 FAZU


4 UFTM


5



AVENIDAS / INVESTIMENOS / NIVEL DE RUA

1


2


3


4 O Novissimo Parque das Acaceas


4.1 Acesso ao Parque vindo pela Leopoldino de Oliveira


5 Prefeitura


6 Av. da Saudade


7 Av. Santa Beatriz


8


9 Peirópolis


10


11 Aeroporto


12


13


14 Av. Santos Dumont.... ps.: precisam pintar a faixa novamente


15 Rodoviaria, que particularmente acho muito bonita comparada ao padrao nacional :(


16 Dentro da Rodoviaria


17 Bretas mais novo atualmente


18 Av. Guilherme Ferreira importante ligação ao centro da cidade


19 Av Leopoldino de Oliveira, bem no Centrão, imagem antiga, vide propaganda da Telemig (vivo atualmente) e a Dujato(Drogao Super atualmetne)


20 Leopoldino novamente, foto antiga(2008), Planeta Minas voltou a ser Habib's (administrado por investidor de Uberlandia)



Eh isso.... desculpem as imagens grandes, mas como upei elas nesse tamanho fiquei com preguiça de upar denovo

A cidade está num momento muito bom, espero ter dado ao menos uma noção da cidade.

Desde já agradeço aos comentários ! :cheers:

Em breve vo postar fotos de um bairro antigo, porém da "alta sociedade" uberabense
 

·
Uberaba/MG
Joined
·
1,368 Posts
Grande cidade do triângulo mineiro. Apesar de já ter ouvido falar desta cidade, nao conhecia o seu skyline.
Gostei das igrejas e do Peirópolis.. o que é? um parque? tem mais esculturas de dinossauros além daquela que aparece na foto?
Parabens pelo thread.
Urbano, vai um resumo de Peirópolis:



Peirópolis é uma pequena comunidade localizada a 19km do centro de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que se notabilizou no início do século, como produtora de calcário. Passou a se chamar Peirópolis em 1924 em homenagem ao imigrante espanhol Frederico Peiró, que ali se instalou no final do século passado. Peiró fundou no local, em 1911, duas fábricas para a extração de calcário que, empregando cerca de 150 trabalhadores, escoavam sua produção para São Paulo por meio da linha férrea e traziam progresso rápido para a região. Esvaziada com o passar do tempo pela migração de seus habitantes diante da desativação daquele trecho da ferrovia, Peirópolis adquiriu nova importância graças à descoberta de fósseis de animais pré-históricos em seus solo.

Três dinossauros

Os resultados das pesquisas em Peirópolis liderados pelo paleontólogo brasileiro Llewellyn Ivor Price repercutiram rapidamente na comunidade científica do País. Além de moluscos e vegetais fossilizados a equipe de Ivor Price encontrou grandes quantidades de fósseis - em ótimo estado - de vertebrados de cerca de 80 milhões de anos. Segundo uma teoria, o excelente estado de conservação dos fósseis de Peirópolis deve-se ao fato de que os ossos dos animais foram transportados por enxurradas para o fundo dos lagos e se impregnaram do carbonato de cálcio abundante da água, o que ajudou a protegê-los da ação do tempo. As mesmas condições climáticas que dotaram a região de calcário e possibilitaram a prosperidade de Frederico Peiró, fizeram-na ideal para a conservação de fósseis. Os pesquisadores concluíram que, como o clima ali era na época semi-árido, se os osso dos animais tivessem permanecido ao ar livre teriam se tornado leves, porosos e quebradiços.

Entre os répteis fossilizados, Peirópolis se orgulha de possuir a carapaça completa de uma imensa tartaruga, além de pequenos lagartos, ancestrais de iguanas, e de duas espéciis de crocodilo (uma semelhante aos atuais jacarés e outra mais robusta, carnívora e provavelmente caçadora).

Mas o maior patrimônio de Peirópolis são mesmo os dinossauros - foram descobertos ali os fósseis de três grupos deles. O primeiro que se tem rastro é o titanossauro, dinossauro herbívoro de grande porte dos mais conhecidos; o segundo, um carnívoro do grupo dos carnossauros; o terceiro, um celurossauro, um pouco menor e, presume-se, bastante ágil. Preservados na sala de exposição pertencente ao Centro de Pesquisas Paleontológicas, encontram-se também diversos ovos de dinossauro.

Com todos esses achados e sua capacidade de preservá-los e atribuir-lhes o valor devido, Peirópolis firmou-se como um dos maiores centros de pesquisa de paleontologia do Brasil, e hoje reconhecido como o mais importante da América Latina, é resultado de mais de seis anos de luta da comunidade local contra a atuação de empresas mineradoras na exploração de calcário.

O MUSEU



CENTRO DE PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS LLEWELLYN IVOR PRICE

Em 1991, o Prefeito Hugo Rodrigues Cunha iniciou um projeto de restauração do prédio da estação e outras dependências em ruína, para instalar o "Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price".
Preservadas suas características originais, a antiga estação, hoje restaurada, abriga um laboratório de preparação de fósseis e um atraente museu paleontológico, aberto à visitação pública. Dois outros imóveis foram transformados em residências para hospedar pesquisadores.

A Fundação Cultural de Uberaba vem celebrando convênios com várias Universidades do País para facilitar a professores e alunos realizarem estudos geológicos e paleontológicos na área fossilífera.
O Centro de Pesquisas, com seu "Museu dos Dinossauros" fica às margens da BR 262, a 19km de Uberaba, na localidade chamada Peirópolis.
Peirópolis - inicialmente Cambará, mais tarde Paineiras - é hoje a denominação de uma estação num trecho da linha férrea (Já desativada) da Companhia Mogiana, inaugurada em 1889, pelo Conde D'Eu.
O nome Peirópolis data de 1924, em homenagem à memória de Frederico Peiró, imigrante espanhol, de espírito empreendedor, que lá se instalou em 1896.
A produção de cal - exportada por via férrea para São Paulo - trouxe riqueza e progresso rápido.
A empresa Peiró, em 1911, contava com duas fábricas, empregando mais de 150 trabalhadores. No início do século, instalou-se na localidade uma agência de correios e, logo depois, uma escola que pendura até hoje.
Esvaziada, com o passar do tempo, pela migração de seus habitantes e pela desativação o trecho ferroviário, hoje Peirópolis adquire importância nacional como Centro de Pesquisas Paleontológicas.

As jazidas de fósseis existentes na região de Uberaba (MG), foram descobertas na década de 1940. Embora haja registros de moluscos e vegetais, predominam fósseis de vertebrados, que aqui viveram há cerca de 80 milhões de anos.
Como o clima, naquela época, era semi-árido, os ossos dos animais mortos, expostos ao sol, tornavam-se leves e porosos. Provavelmente as enxurradas os transportavam para o fundo dos lagos, onde foram impregnados pelo carbonato de cálcio, presente na água - o que favoreceu sua preservação.


O maior número de fósseis encontrados é de répteis : grandes tartarugas ( uma delas com a carapaça completa); um pequeno lagarto, ancestral dos iguanas; duas espécies de crocodilianos - uma semelhante aos atuais jacarés, e uma outra mais robusta, carnívora e que, provavelmente, passava a maior parte do tempo em terra, caçando.
Foram encontrados também três grupos de dinossauros : o titanossauro, herbívoro de grande porte e mais conhecido; um grande carnívoro do grupo dos carnossauros; e uma terceira forma, um pouco menor e bastante ágil, o celurossauro.
Outro achado que chamou atenção dos pesquisadores foram os ovos de dinossauros.
Os filhotes nasciam desproporcionalmente pequenos, se comparados à espécie quando adulta.
A região tem, cada vez mais, atraído do interesse dos pesquisadores, em razão da quantidade e qualidade dos fósseis nela encontrados. De cada escavação, se colhem novos exemplares que ensejam estudos mais detalhados principalmente dos dinossauros.

CENTRO DE PESQUISAS PALEONTOLÓGICAS

"Museu dos Dinossauros" - BR 262 - Peirópolis - UBERABA - MG - BRASIL




 

·
Registered
Joined
·
12,615 Posts
Boa parte dos prédios deixa a desejar, uma pena. Mas a cidade é um exemplo de organização, planejamento e limpeza urbana.
 

·
Registered
Joined
·
6,607 Posts
Bem legal Uberaba, nunca tinha visto no SSC. A cidade é bem boa, se parece muito com Ponta Grossa/PR, gostei dos indicadores sócio-econômicos da cidade também.
 

·
Registered
Joined
·
981 Posts
Uberlândia sempre aparece aqui mas Uberaba não me lembro de ter visto. Me surpreendi com a verticalização da cidade. Parece um lugar agradável e com boa estrutura.
 

·
Meteorologista
Joined
·
2,681 Posts
A cidade tem belos empreendimentos e o skyline já é imponente. Não tem quem não tenha ouvido falar em Uberaba. Linda! okay:
 

·
Registered
Joined
·
269 Posts
Eu acho que os melhores skylines de Uberaba não estao presentes aqui. Eu prefiro aquele do alto da av. Leopoldino de Oliveira, quase no começo do Bairro de Lourdes, naquela rotatória do posto e também do alto da Av. Santos Dumont antes de chegar na rotatoria da av, Santa Beatriz, principalmente no começo da noite, fica parecendo uma cidade americana, toda densa no centro. Mas através do seu thread dá pra ter uma idéia do potencial de Uberaba. Parabéns !!
 
1 - 20 of 44 Posts
Top