SkyscraperCity banner
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
População:282.000 habitantes

Distancias:
Brasília - 526 km
Belo Horizonte - 355 km
Uberlândia - 102 km
São Paulo - 502 km

·
Registered
4,657 Posts
Aí na região do Triangulo já ouvi dizer que tem um espirito separatista do em relação ao estado de Minas, isso é muito forte ou não???

·
The Force´s Strong in you
588 Posts
CH_Mineral said:
Aí na região do Triangulo já ouvi dizer que tem um espirito separatista do em relação ao estado de Minas, isso é muito forte ou não???
É verdade em partes, porque nunca podemos generalizar uma situação. Mas é fato que, a região já tentou se seccionar do resto do estado sim

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
^^
E ainda tenta, Renan! Tem uma comunidade no orkut com centenas de membros que tem como título ''Uberlândia é Capital'', e na mesma tem um tópico em que um membro pergunta qual deveria ser a capital do Triângulo, se não for Uberlândia.

·
Registered
1,658 Posts
CH_Mineral said:
Não sei se esse espírito separatista é forte ou não, mas chegou-se já a cogitar sobre a realização de um plebiscito. O curioso é que o habitante do Triângulo talvez seja o que mais se encaixa naquela imagem estereotipada que se tem do mineiro: o caipira com sotaque carregado que adora pão de queijo e música sertaneja. Gostaria de saber de onde surgiu essa idéia de separar o Triângulo de Minas e o que alegam os seus defensores. O motivo só pode ser político ou econômico porque seria ridículo alegar alguma diferença cultural.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Engraçado que eu sempre fui pra Uberaba ( terra da mamãe ) e nunca reparei muito nisso do separatismo. O que eu sei é que eles tem uma grande rivalidade com Uberlândia e que, ná época da construção de Brasília, foi cogitado de que a nova capital fosse no triângulo, mas por Minas já ser um estado forte, preferiram jogar a capital num estado mais fraco na época.

·
Vitória da Conquista (BA)
8,025 Posts
Não sei se vocês sabem, mas a grandiosa e bela Uberlândia já foi um mísero distrito de Uberaba. Daí Uberlândia cresceu bem mais, se emancipou, ficou mais que o dobro do tamanho de Uberaba e muito mais rica. Daí a rivalidade entre as duas surgiu.

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Eu sei que o pessoal de Uberaba mesmo reconhece que Uberlandia é melhor e tals... minha mãe mesmo sempre lamenta o fato de Uberaba ser mais "atrasada" que Uberlandia. Alias, a estrada entre as duas é uma porcaria....

·
Registered
559 Posts
Minas sempre teve movimentos separatistas importantes, uma vez que o Estado é grande e até a fundação de Belo Horizonte não possuia uma metrópole que polarizasse o Estado....
O atual Triangulo foi povoado por agricultores e pecuaristas majoritariamente paulistas durante o século XVIII e XIX, quando a região pertencia a então gigantesca Capitania de São Paulo (que possuia os atuais territórios de SP, PR, SC, parte de MS, GO e o Triangulo)...com os desmembramentos da Capitania, o Triangulo ficou primeiramente com Goiás, mas haviam duvidas e disputas sobre a posse das terras, que eram reivindicadas tanto por SP, por Minas e Goiás. Finalmente, no inicio do século XIX, o Triangulo foi incorporado a Minas Gerais, mas sempre sofreu influencias de SP e de Goiás, o que distanciou o Triangulo do restante do Estado...

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Samuel - VDC said:
^^
Quando você passou lá?
Foi duplicada recentemente.
Abril do ano passado... não dúvido que esteja melhor mesmo, mas só passando de novo pra ter certeza.

1 - 20 of 25 Posts