SkyscraperCity Forum banner

Uberlândia (MG)

4914926 Views 26550 Replies 402 Participants Last post by  Bruno Uber
Uberlândia (MG) – Um canteiro de obras

Estágio de obras - 2007

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576

Estágio de obras - 2008

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576

Estágio de Obras - 2009

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=43

Estágio de Obras - 2010

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=66

Estágio de Obras - 2011
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=151

Estágio de Obras - 2012
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=254

Estágio de Obras - 2013
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=433

Estágio de obras - 2014
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=985576&page=581

Uberlândia – um canteiro de obras

Estava achando a cidade um tanto parada em termos de investimentos públicos e privados. Não percebia notícias correndo a respeito de novos empreendimentos na cidade. Ate resolver passear pela cidade e ver exatamente o contrário: a cidade está um verdadeiro canteiro de obras.

As fotos são do fim de novembro de 2007, acrescidas de imagens do Google Earth, que acaba de colocar fotos de Uberlândia em alta resolução.

Pra começar, os investimentos públicos feitos pelo Governo Federal:

1 – Ampliação da pista do aeroporto – obra do Governo Federal em parceria com a prefeitura que doou a área. As obras consistem em ampliação de 150 m da pista, em direção ao sul. A pista que mede, atualmente, 1950 passará a medir 2100 metros. Prevê-se mais 500 metros de ampliação tão logo o processo de desapropriação de glebas seja concluído.

2 –

3 – Notem que a ampliação chega bem próxima da via existente ao sul do aeroporto, que, em breve, deverá ser substituída por uma nova via de acesso.

4 – Placa de inauguração do terminal de passageiros em 2005, que logo deverá ser substituído por novo.

Outras 2 obras importantes são a duplicação da BR-050 entre Uberaba e Uberlândia, da travessia urbana de Uberlândia (BR’s 050/ 365/ 452) e da BR-365 entre Uberlândia e o trevão de Monte Alegre (e dali até Goiânia pela BR-153)

5 – obras do trevo do Parque do Sabiá: Entroncamento da BR-050/ 365 (Sul – Noroeste) com a BR-452 (Sudeste) e o novo acesso ao aeroporto (Av. Anselmo Alves dos Santos – sudoeste-nordeste) e Ferrovia centro Atlântica.

6 –

7 –

8 –

9 – Perto dali, uam trincheira para acesso ao Makro

10 – e uma trincheira sendo escavada, por onde a rodovia passará a um nível inferior ao da cidade, diminuindo os impactos.

11 –

12 –

Esses, além de uma série de trincheiras e viadutos ao longo de um trecho de mais de 20 km dentro da cidade....

12 – do Governo Estadual tem-se metade dos recursos para o Hospital Municipal e os recursos para a recém-inaugurada Arena Tancredo Neves – Sabiazinho

13 –

14 – Do poder municipal, alem das contrapartidas nas obras da galeria da BR-365 (Av. Minervina Cândido), da ampliação do aeroporto e do Hospital Municipal, destaca-se a ponte da Cidade Jardim, visando desafogar as pontes da Rondon, e unir a Cidade Jardim e o Setor Oeste á região universitária e ao Setor Sul:

15 –

16 – E na mesma região, em parceria com loteadores, o Parque Municipal do Gávea:

17 –

18 – e do poder privado, o investimento da vez: condomínios horizontais fechados:

19 –

20 – Me chamou atenção também essas 2 grandes áreas em obras no Distrito Industrial

Além dos incontáveis edifícios baixos em construção, notadamente na região do Santa Mônica, dos novos loteamentos e casas em explosão – em Uberlândia se constrói, preferencialmente, horizontalmente. Mesmo assim, é possível ver alguns edifícios altos sendo construídos na região do Santa Maria, bairros centrais próximos à Rondon e uns baixinhos no Tubalina Roosevelt, Santa Mônica e bairros centrais. Outra área que chama atenção, é o comércio cada vez mais pujante e voltado ás classes mais nobres no Fundinho.

É isso, espero comentários e contribuições de quem tiver novidades.
1 - 20 of 26551 Posts
Silvio, depois de mais de 1 ano e meio nesse forum eh a 1a vez q vejo gdes e tantas obras acontecendo nessa cidade.

Acostumado a acompanhar o desenvolvimento de Londrina, Maringa, Ribeirao e tantas outras, sempre tinha a ideia q Uberlandia vinha crescendo apenas populacionalmente. Claro q de algumas obras eu sabia, caso do Sabiazinho; mas a cidade precisava mesmo de outras gdes obras em infra-estrutura como melhorias do sistema rodoviario q corta a cidade, pontes, trincheiras etc.

Mto bom poder ver (literalmente) essas obras acontecendo e saber q a construcao civil (casas e apts) continua em expansao na cidade.

O sistema de transporte urbano coletivo de Uberlandia eh um dos melhores q ja vi, principalmente depois de inauguradas as estacoes da Joao Naves e depois de todas essas obras de infra-estrutura terminadas, a pista do aeroporto ampliada creio a cidade passara de pra 'um nivel melhor'.

As obras no distrito industrial sao mais uma excelente noticia, alguem tem ideia do q sera?

O Center Shopping prometeu a ampliacao, mas percebo q a 'poeira baixou', seria uma excelente soma pra cidade tb.

Mto bom seu thread 'revelacao' sobre obras na cidade de Uberlandia, ela merece mesmo!
Já disse isso em algum fórum de discussões, Uberlândia hoje é realmente um grande canteiro de obras, parece que a cidade está sendo preparada para se tornar uma grande cidade com excelente infra-estrutura. É bom ver também que o Governo Federal e Estadual, principalmente, antes negligente com a cidade, acordaram para o fato de Uberlândia ser a principal cidade do interior mineiro.
Ainda acho a participação do governo estadual muito pequena e aquém da necessidade e dos impostos gerados pela cidade.
  • Like
Reactions: leonelisboa
Concordo contigo SBarbosa, mas já foi muito pior.
  • Like
Parabéns à Uberlândia!!!
Amo essa cidade!!!:D
  • Like
Parabéns!

Uberlândia é muito desenvolvida.
otimas noticias!!
quando fuia uberlandia haviam muitas obras de predios em andamento!! :D
eh que bom que a cidade continua crescendo e melhorando!!
  • Like
sbarbosa,
O thread ficou bem legal, parabéns. Eu ainda não tinha observado que o GE havia atualizado as imagens de Uberlândia.
Dou destaque para esse entroncamente retratado na foto 5, quando fui a Uberlândia em Julho não tinha idéia que aquel trecho estava em obras e fiquei impressionado quando olhei da janela do ônibus, eram caminhões, escavações e terras por todos os lados, é uma obra realmente grandiosa. Você tem alguma perspectiva de como vai ficar o entroncamento?
Interessante essa trincheira para proteger a cidade do impacto da rodovia.
^^
opa!

Eu tive acesso ao projeto do trevo em 2003, quando elaborei uma monografia referente a esta região, mas não sei se é o mesmo, pois houve várias alterações. Tenho o projeto todo arquivado em alguma pasta que preciso localizar, hehehe.
Bastante obras mesmo

Agora fiquei curisoso em conhecer o aero de Berlândia:)
Uberlândia é realmente a capital do Triângulo Mineiro,visto que BH não tem tanta influência assim sobre a região.A cidade receberá provavelmente o Wall Mart e as novelas da fábrica da Semp Toshiba e o entreposto de Manaus(infelizmente estamos em Minas,pois se não estivéssemos,já teríamos o entreposto garantido).A ponte do Anel Viário que liga as regiões Oeste(onde eu moro)e a Sul,já está sendo erguida em lá pra Julho ou Agosto já estará pronta(bem perto das eleições é claro).Será feita também uma trincheira na saída de monte Alegre e na mesma saída,o alargamento de um viaduto.Bom,eu sei mais notícias é da minha região,então quando alguém prescisar de notícias sobre a região Oeste da cidade conte comigo.
Opa Silvio , ficou legal o Thread.
Sobre o Aeroporto, sua ampliaçao sera de 150 m na cabeceira 04, pra instalaçao ja do ILS (Instrument Landing System) e a construçao do Terminal de Cargas e isso tudo pra ser entregue agora no 1 semestre de 2008.
Numa nova ampliaçao, serao contruidos mais 500m de pista , pistas de taxi (taxiway) e um novo Terminal de Passageiros pra 1,4milhao pax/ano.
O Dnit anunciou essa semana que vao ser construidos e ampliados o Anel Viario Norte, sendo alguns trechos duplicados.

Seis viadutos deveram ser construídos em Uberlândia a partir do próximo mês

Repórter: Fernanda Vieira
Imagens: Emerson Jardim

Devem começar em 15 dias as obras de construção de seis viadutos em Uberlândia. O projeto prevê ainda a duplicação de trechos da BR-365 e da BR-050. Serão gastos mais de R$50 milhões.

O projeto de 1994 foi atualizado e ficou com aproximadamente 200 páginas. Prevê a duplicação de 5,5 quilômetros do anel viário leste - da Avenida João Naves até a BR-365, próxima ao bairro Morumbi. No local será construído um viaduto.

As obras estimadas em R$55 milhões contemplam ainda a construção de 14 km de pista dupla, o chamado anel viário norte, na estrada do Pau Furado. Da BR-365 até a saída de Araguari já na BR-050. Ao todo serão seis viadutos e um vai ser duplicado.

Dos 14 quilômetros em que vai ser realizada a implantação do anel viário norte, 112 hectares vão ser desapropriados e doados pela Prefeitura ao Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Em contrapartida, o departamento se comprometeu a resolver o problema do tráfego urbano na BR-050, entre os bairros Nossa Senhora das Graças e Umuarama, com a construção de duas passagem sob a pista facilitando o acesso entre os dois bairros.

Segundo o supervisor do DNIT, João Andrea Molinero, o projeto ainda precisa ser aprovado em Brasília. Mas a previsão é que os trabalhos comecem em menos de 15 dias.

Silvio, seria interessante vc (com sua magica) desenhar direito onde é isso, pq eu nao tenho a minima ideia...pra que tao fazendo trincheiras intao?
ahh ta, entendi...
acho que vai ficar assim:

provavelmente ja vao desapropriar aquelas casas atras do aeroporto ja com esse intuito tb, alem da ampliaçao, para a construçao dessa "perna" do Anel.
Acho que a Prefeitura agora tem é que asfaltar e completar a infra-estrutura do Morumbi...porque provavelmente, o Anel Viario passando ae, vai ser atrativo pra novos loteamentos.
As obras são muito interessantes! Taí uma cidade que não vou há uns 15 anos, e que gostaria muito de voltar.
Um pouco diminutos os condomínios. Mas percebe-se que as obras não são poucas. Gostei muito da Arena Tancredo Neves, muito bonitinha. Valeu pelas fotos, barbosa! :eek:kay:
Não tenho parâmetro pra comparar os condomínios, exceto com os Alphavilles da vida, que são gigantescos, mas alguns dos condomínios de Uberlândia tem fachadas que beiram 1 km.
Não tenho parâmetro pra comparar os condomínios, exceto com os Alphavilles da vida, que são gigantescos, mas alguns dos condomínios de Uberlândia tem fachadas que beiram 1 km.
Aí é que tá, os condomínios em Belo Horizonte são tão grandes que não têm fachadas. São "bairros fechados", têm vários quarteirões e são maiores que muitos bairros.

Mas não tem nada de negativo em ser pequeno, veja em Porto Alegre. O padrão de condomínios de lá é de um quarteirão. Na RMBH só conheço um condomínio tipo "gaúcho", o Cittá Giardino em Contagem. É só o estilo de cada cidade mesmo. :eek:kay:
Eu tb nao acho nada de negativo em serem pequenos. Preferiria que fossem menores, não se impondo como barreiras no meio da cidade. Em outras gestões, os condomínios autorizados eram bem menores e, além disso, usava-se esconder os muros., vendendo-se lotes do lado de fora do condomínio. Hoje aprova-se condomínios com fachadas quilométricas e muros expostos. O que não me traz nenhuma segurança em andar no entorno destes locais.

Em Uberlândia existe apena sum condomínio nos moldes dos que você disse existir em BH, o Morada do Sol. Existe, ainda, o Mansões Aeroporto, mas que está numa disputa judicial para decidir se é um bairro tradicional ou vai continuar sendo mantido no regime de condomínio.
1 - 20 of 26551 Posts