Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 3 of 3 Posts

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Terça-feira, 27/05/2008 - 10:08

Salvador - A Reitoria da UFBA vai propor o tombamento de sete de seus prédios, numa ação que envolve propriedades em estilo eclético, construídas na virada do século XIX para o XX, em terrenos valorizados pelo mercado imobiliário. Com o pedido que fará ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade mostra que, em Salvador, é preciso tombar para preservar. “É uma lição que a universidade está dando. Esse papel é dever da instituição”, diz o reitor Naomar de Almeida Filho, que vem construindo a decisão há quatro anos.


“Que faça isso pelo exemplo e não como no passado, somente na retórica. Muita gente tem uma fala de defesa do patrimônio que se esgota aí. A UFBA encontrou um caminho de fazer dando sinais de valorização da sua memória em coerência com as propostas do seu plano diretor. Que esse processo seja uma lição”, diz Naomar referindo-se ao Plano Diretor de Salvador (PDDU).

Com exceção da Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, que é identificada com o neoclássico e está inserida em um contexto colonial, e da Reitoria, no Canela, que é uma reprodução de outro prédio, os demais imóveis são remanescentes das casas que marcaram a expansão da cidade com rumos que não o do atualmente chamado centro antigo de Salvador. Os prédios são as residências universitárias masculina, na Vitória, e a feminina, no Canela, além da Escola de Teatro e a de Belas Artes, também na Avenida Araújo Pinho; e a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em São Lázaro. Como primeiros prédios a serem tombados nesse estilo em Salvador, a iniciativa pode ser considerada pioneira e ousada.
 

·
BAHIA
Joined
·
7,704 Posts
São realmente belíssimos prédios e que merecem não só serem tombados, como restaurados.
 
1 - 3 of 3 Posts
Status
Not open for further replies.
Top