SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 5 of 5 Posts

·
Ilha do amor
Joined
·
8,964 Posts
Discussion Starter · #1 ·
UFMA desenvolve medicamento contra HIV


SÃO LUÍS - Medicamento é desenvolvido há 18 anos pelo Departamento de Farmácia da UFMA

O HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) tem nova opção de tratamento. A professora doutora Terezinha de Jesus Almeida Silva Rego do Departamento de Farmácia da UFMA desenvolve há 18 anos um fitoterápico à base da planta Chanana para utilização em soropositivos.

O tratamento consiste na ingestão da tintura da Tunera guynensis L. (nomenclatura científica da chanana) pelos pacientes atingidos pelo vírus. “A planta tem propriedades energéticas. Desta forma, o corpo, enfraquecido pela ação do vírus, se tonifica e reage melhor no combate às infecções oportunistas em conjunto com os medicamentos alopáticos (de base química)”, explica Terezinha.

Um grupo formado por 33 pessoas recebe o tratamento a base dos medicamentos fitoterápicos. Cada um consome mensalmente em média 300ml da tintura. “Nós atendemos soropositivos de todas as regiões da grande São Luis à procura de atedimento. A questão etária também é muito abrangente. Nossa paciente mais nova possui apenas 17 anos e o mais velho, 58”, conta a pesquisadora ao ressaltar o grande acolhimento de seu projeto.

O plantio da chanana utilizada na fabricação dos medicamentos ocorre dentro da própria Universidade, no herbário Berta Lange de Morretes. “ A pesquisa é realizada desde 1982 e começou em Campinas (SP). A demanda por envio da chanana cultivada em São Luis sempre foi grande devido à composição química do solo maranhense, que favorece o desenvolvimento de princípios ativos na planta, o que não acontece em outros solos”, esclarece a professora.

A pesquisa passou a ser desenvolvida na UFMA em 1990 e, desde então, vem alcançando avanços significativos no tratamento dos pacientes soropositivos. “Ao trazer a pesquisa para a Universidade Federal do Maranhão, nós percebemos que a tintura era mais eficaz que o chá da planta, utilizado na terapia de pacientes de Campinas. A tintura tem a vantagem de permanecer própria para consumo por um período de um ano, ao contrário do chá, que logo evapora”, complementa Terezinha, que lembra que este e outros fitoterápicos desenvolvidos pela Universidade estão ao alcance de todos os interessados, bastando que estes se cadastrem junto ao Departamento de Farmácia da Universidade.
 

·
Registered
Joined
·
18,986 Posts
^^Isso é uma noticia maravilhosa para a Medicina Brasileira, e principalmente para os enfermos.
:applause:
 

·
MA meu tesouro,meu torrão
Joined
·
4,445 Posts
Globo Universidade faz matéria especial na UFMA

SÃO LUÍS - “Fitoterápicos, uma política de saúde pública no Maranhão” será um dos temas do próximo Programa Globo Universidade, neste sábado, dia 23.

O programa será exibido às 7h15, na TV Globo, com reprise na Globo News, às 13h05. Na quarta, ele será reprisado novamente na Globo News, às 16h. O programa mostra pesquisas de universidades do Brasil e exterior.

As edições também estão disponíveis na íntegra, no site do Globo Universidade: http://globouniversidade.globo.com:cheers:
 

·
Ilha do amor
Joined
·
8,964 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^
hoje antes de ir pra bola eu vi.. pena que não vi todo já estava atrasado.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Imaginem só, o que faríam se houvesse investimentos sérios na universidade?!!

Vamos parar de bater cabeça e nos aliar em prol da prosperidade nossa!
 
1 - 5 of 5 Posts
Status
Not open for further replies.
Top