Skyscraper City Forum banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Registered
Joined
·
10,101 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A partir de janeiro de 2010 a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai contar com oito novos cursos. Com isso serão mais de 50 graduações oferecidas pela universidade. Um investimento de mais de R$120 milhões.

Este ano a Universidade Federal de Uberlândia implantou sete novos cursos de graduação. Para o ano que vem serão mais oito:

- Engenharia ambiental que vai oferecer 80 vagas por ano;
- Estatística - 60 anos/ano;
- Física médica - 40 vagas/ano;
- Saúde ambiental - 20 vagas/ano;
- Gestão de informação - 80 vagas/ano;
- Tradução - 20 vagas/ano;
- Zootecnia - 80 vagas/ano;
- Engenharia aeronáutica 40 vagas/ano.

No campus da UFU as obras não param. Os investimentos de R$121 milhões fazem parte do projeto de Reestruturação de Expansão das Universidades Públicas (Reuni).

E entre os novos cursos para 2010 um dos destaques é o de Engenharia Aeronáutica que pretende formar profissionais para atuar em empresas dos setores de aeronáutica e aeroespacial. Será o terceiro curso da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU que já tem mecânica e mecatrônica.

Para os especialistas, o mercado de atuação para um engenheiro aeronáutico é promissor. “São alunos que com certeza serão acolhidos em outros estados, até em outros países e, além disso, nós sabemos que a criação de um curso e a formação de um profissional é sem dúvida uma fonte indutora e bastante empreendedora. Ou seja, hoje nós estamos no cerrado e nada impede que no futuro nada impede que nós possamos ter uma indústria aeronáutica”, ressalta o professor Aristeu da Silveira Neto.

O novo curso vai começar contando com a estrutura que já faz parte da Faculdade de Engenharia Mecânica onde já existe até um setor onde os estudantes desenvolvem a prática de aerodesign que é a construção de aviões aeromodelo.

A UFU pretende também investir na criação de novas unidades fora de Uberlândia. Depois da implantação do campus Pontal em Ituiutaba outras cidades da região devem ser beneficiadas.

Segundo o reitor da UFU, Alfredo Júlio Neto, também estão previstos dois novos cursos para o campus de Ituiutaba em 2010: Engenharia de Produção e Serviço Social.

Megaminas

------------
Atualmente apenas no campus Santa Mônica existem 4 novos blocos em construção, um em concluão e dois recém concluídos. A primeira foto abaixo mostra o primeiro bloco quando a universidade foi ferederalizada e as outras três dos novos blocos que já havia tirado há algum tempo.







 

·
Registered
Joined
·
6,698 Posts
e o campus Glória? sai ou não sai?
Pô, engenharia aeronautica é bem legal hein...qtas federais no Brasil possuiem o curso? poucas né?
 

·
eu mess
Joined
·
5,242 Posts
sei lá.. acho que alguns cursos não são realmente necessários. A UFU já tinha Gerografia, Biologia (com pós em ecologia), Engenharia Civil e Engenharia Química que trabalhavam com a questão ambiental. Inventam de colocar Engenharia Ambiental e a "Saúde Ambiental".... ou seja ão entulhar o mercado de profissionais desses campos que já são razoavelmente bem servidos. Essa tal "Saúde Ambiental" merece um destaque: é invenção de um professor aloprado do Instituto de Geografia, que dirige um laboratório de geografia médica... Havia, no debate outras propostas, dentre elas a implantação do curso de Turismo, mas que perdeu pra essa maluquice.

Quanto a Engenharia Aeronáutica, sei que tem na USP/ São Carlos, não sei de outro....
 

·
Registered
Joined
·
6,698 Posts
^^
ITA? pelo oq eu sabia acho que são só esses mesmo... e a UFMG com enfase dentro da Mecanica...
Esse sim é um curso interessante de se implementar.
 

·
Registered
Joined
·
5,673 Posts
- Física médica - 40 vagas/ano;
- Saúde ambiental - 20 vagas/ano;
- Gestão de informação - 80 vagas/ano;
- Tradução - 20 vagas/ano;
A UFU ta parecendo universidade particular de meia tigela, inventando cursos babacas pra atrair mais alunos e aumentar a renda....esses 'cursecos' aí tão bem a cara disso.
 

·
Venda Nova Futebol Clube
Joined
·
2,618 Posts
^^
A UFMG andava numas dessas também, se não me falha a memória... lembro de ter lido algo sobre implantação de cursos do naipe de "aquacultura" por aqui
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
Que bom pra Ituiutaba, hein!? Engenharia de Produção é um Curso excelente!!!!!!! :)
 
1 - 8 of 8 Posts
Top