Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 113 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
O bairro de Boa Viagem é bastante conhecido de todos aqui no SSC. Seu skyline denso, é um dos mais belos do Brasil. Creio que muitas pessoas devem ter a curiosidade de saber como é um dia de um morador do mais populoso bairro do Recife. Minha historinha de hoje é o que normalmente faço num domingo de sol. Para quem tiver paciência de esperar o descarrego de todas as fotos, reservo um presentinho ao fim do thread.

1. Começo o dia indo até a varanda para ver como anda o tempo.

2. Após o café da manhã, já de sunga, saio de casa e na esquina vejo um dos diversos edifícios que estão em construção nas redondezas.

3. Aqui ele aparece junto aos prédios que já estão prontos.

4. Sigo pela rua que dá acesso à praia, são três pequenos quarteirões até lá.

5. Paro um pouco para mostrar a lateral desse edifício.

6. Na esquina, mais um em construção entre outros já erguidos.

7. Esse azul e branco já está quase pronto.

8. Outro ângulo

9. Aqui aparecem dois sendo construídos.

10. Aqui é o meu sonho de consumo entre os baixinhos: o apartamento de cobertura desse edifício. Se possível a de trás pois a piscina passa mais tempo ao sol. :)

11. Olho para trás e vejo o caminho que percorri desde a rua que moro.

12. Continuo em direção à praia e cruzo o canal de Setúbal.

13. Agora estou a apenas um quarteirão da praia.

14. Daqui já posso ver o mar. Como estará a maré? Essa é uma pergunta clássica de quem mora em Setúbal, o motivo vocês já saberão.

15. Chego ao calçadão da Av. Boa Viagem e paro para olhar a rua por onde vim.

16. Pena, hoje a maré está alta. Mas não faz mal, é até melhor assim.

17. Essa é a nossa escadinha de acesso ao mar. Luis Rio de Janeiro e ThgTeixeira, essa foto é em homenagem a vocês!

18. Antes de sentar-me vou fazer uma pequena caminhada para vocês conhecerem a “minha praia”.

19. Gosto muito do design do Edf. Portinari, o cinza e branco do lado esquerdo. Mais de 30 anos de erguido e continua bem atual.

20. Paro para tomar uma água de coco bem geladinha, o sol está matando.

21. E volto para caminhar sobre a barreira de contenção.

22. Aqui o mar ainda não avançou tanto quanto no meu point. Vejo Piedade e Candeias lá ao fundo.

23. Resolvo voltar daqui.

24. Algumas pessoas preferem ir pela água. É raso, mas não quero molhar a câmera.

25. Outras pessoas decidem subir também. Luis e ThgTeixeira! Mais uma escadinha para homenagear vocês.

26. Paro um pouco para apreciar o mar e mostrar a escadinha que Luis Rio de Janeiro e ThgTeixeira são fãs.

27. Volto para o calçadão para mostrar a pista de Cooper.

28. E sigo em direção à minha prainha.

29. Aqui ainda não construíram nenhum grande na orla. Acho que já é tempo, não tem quem agüente esse sol por muito tempo e a sombra que eles fazem é ótima.

30. Cheguei na minha prainha e não sei porquê eu me lembrei de FaelSim.

31. Agora é sentar embaixo de um guarda-sol ou de um coqueiro, colocar o headphone e escutar minha seleção de MP3, enquanto tomo a minha cervejinha geladíssima.

Fico por aí até umas 14:00h, depois vou almoçar e descansar um pouco. Vou fuçar o SSC enquanto espero o sol baixar, até conversei com O Poti pelo MSN. Por volta das 16:00h eu saio novamente. Dessa vez não dá para ir a pé.

32. Estaciono o carro na Rua Setúbal, perto da pracinha de Boa Viagem, vou caminhando enquanto aprecio as construções.

33. Passo pelo que acredito ser a menor rua do bairro, não chega a ter 300m.

34. Novamente estou na Av. Boa Viagem.

35. Vou até a pracinha.

36. Chego perto do obelisco. Os pombinhos vieram me receber.

37. Leio o que está escrito na placa.

38. E vou para a feirinha de artesanato.

39. Tecidos com rendas feitas a mão.

40. Tapetes de arrraiolos feitos na cidade de Lagoa do Carro.

41. E muitas outras coisas. Nessa feirinha eu comprei o presente que darei a vocês ao fim do thread.

42. Depois que comprei o presente, fui até a igrejinha. Essa foto é para o canceriano Dott, seu niver está registrado na fachada.

43. Bem na hora que a missa ia começar. Vejam a minha sombra sobre o padre. Mais uma para Dott.

42. O coroinhas entram na igreja. Aqui termina trilogia canceriana para Dott.

43. E eu sigo atrás. Não vou assistir à missa pois não sou católico. Confesso que fui também me refrescar um pouco aproveitando o ar-condicionado.

44. Logo eu saio da igrejinha e me dirijo novamente até a Av. Boa Viagem.

45. No caminho deparo com esse prédio em ruínas. Já foi tão gracioso e hoje só espera o momento de ir ao chão.

46. Mas nada de lamentação. Estou aqui para mostrar o que é belo, como por exemplo o Edf. Saint Joseph, um dos grandes. Esse não é o melhor ângulo, nas próximas fotos ele aparecerá novamente.

47. Muito granito e vidro.

48. Sigo pelo calçadão vendo a muralha.

49. Em qualquer esquina, mais edifícios.

50. Olho para trás e vejo a imponência do Saint Joseph.

51. Quando me viro, não resisto e olho o mar.

52. Sigo a caminhar e vejo as torres gêmeas Castelinho & Castelo Del Mar.

53. São bem imponentes.

54. Mas eu ainda prefiro o antigo Castelinho. Que bom que foi preservado!

55. Já começa a escurecer e começo a voltar. Vejo esse edifício. É antigo, mas ainda sai bem na foto.

56. Vejo as pessoas saindo da praia. Não reparem no lixo, o povo é mal-educado, mas logo a praia estará limpinha novamente.

57. Tenho que me apressar.

58. Aqui o sol se põe cedo durante todo o ano.

59. Reparo num dos poucos restaurantes da orla, o Ponteio Grill.

60. Depois da caminhada, vou ao Shopping Center Recife fazer um lanche e pegar um cineminha.

61. Mas não pensem que eu esqueci do presente. Você que teve paciência de chegar até aqui vai ser premiado com uma lembrancinha de Recife.

Espero que tenham gostado do presente e comentem o thread, por favor!! Deu um trabalhão para fazer!!!

·
Banned
3,687 Posts
kkkkkkkkkkkkk :D Esse presete foi demais!

Mas comentando as fotos: ficaram muito boas. A Foto 60 do shopping Recife e o céu amarelado do sol se pondo ficou sensacional.

Acho interessante, apesar do avanço do mar, essa praia suspensa (artifical) que fizeram; as escadas dão um toque de bom gosto; elas quebram um pouco o "peso" das pedras de contenção.

Se o canal de Setúbal fosse limpo, a avenida ficaria ainda mais bonita, assim como também a Av. Agamenon Magalhães. De qualquer forma, parece um rio passando ao meio, se bem que as águas provém do rio Capibaribe e do mar.

A vista do seu ap dá de cara com uma Selva, mas de pedra. Legal!

Acho muito legal a feirinha de Boa Viagem. Parece que esse material de renda feito à mão é chamado de Renascença, não sei por quê.

Esse sistema de contenção foi reconhecido nacionalmente como bem elaborado e eficiente. inclusive uma equipe da Globo, um dia desse, fez um reportagem especial mostrando ações bem sucedidas para conter o avanço do mar, apresentando esse pedaço de Boa Viagem (Setúbal) como exemplo.

Sobre os edicícios, não precisa nem falar; são muito bonitos e requintados. Um sonho de consumo.

Parabéns pelo belo thread como também a forma alfenimiana de apresentar; esse seu contexto é muita "massa". :D

·
chocolate better than sex
7,383 Posts
Isso é o que se pode chamar de um "trid" detalhado. Até nossa conversa no Msn apareceu.rs rs rs*. SENTI ATÉ O PERFUME DO CANAL NA FOTO 12.

·
Banned
454 Posts
Eu gosto muito desse bairro, tem prédios novos e bem altos, além de uma praia bem bonita! Mas acho estranho, não muito de costume ai em Recife fazer os prédios comerciais revestidos em granito não neh?! O revestimento só que não me agradou, um ou outro eu achei mais interessante. Aqui em BH, nos bairros nobres a maioria dos prédios são quase que totalmente revestidos por granito. Pq ai não é assim? Cultura? Ou o granito é muito caro ai?
Até mais, belíssimas fotos!

Reparo isso em todas as capitais do nordeste, tanto em Salvador quanto em Fortaleza. Me deixa cuiroso isso.

·
Banned
454 Posts
Ah sim, só por curiosidade tb, alguem saberia me dizer qual é o preço médio do valor do metro quadrado do bairro??!
Obrigado

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
que thread legal! parece um passeio e foi mesmo, né? Grande Alfenim, gostei das torres gêmeas Castelinho & Castelo Del Mar. A foto de número 14, Setubal, foi a que mais me chamou a atenção, lembro das ruas de Boa Viagem assim, não sei o porquê.
parabéns pelo thread!:) :cheers: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:

·
on my way to the OR trail
7,015 Posts
huhuhUHUSHUSUHh
maneiraa as fotos..
suas legendas tb!!
heheehhe
poww... a barreira de contenção daih eh grande neh....
qual eh o real problema de recife com a erosão????
tem solução???
pq na minha cidade natal, tem uma barreira parecida com essa, soh q eh muito mais larga e alta... porem para resolver o problema, temos que construir 6 piers em toda orla... jah temos 2... faltam recursos para terminar...

·
Banned
3,687 Posts
Eu gosto muito desse bairro, tem prédios novos e bem altos, além de uma praia bem bonita! Mas acho estranho, não muito de costume ai em Recife fazer os prédios comerciais revestidos em granito não neh?! O revestimento só que não me agradou, um ou outro eu achei mais interessante. Aqui em BH, nos bairros nobres a maioria dos prédios são quase que totalmente revestidos por granito. Pq ai não é assim? Cultura? Ou o granito é muito caro ai?

Reparo isso em todas as capitais do nordeste, tanto em Salvador quanto em Fortaleza. Me deixa cuiroso isso.
Acho que você se confundiu um pouco; os empresariais do Recife, a maioria possuem revestimento em granito e muito vidro. Também há uma grande quantidade de residenciais com revestimento em mármore, granito e vidro, principalmente os da Moura Dubeux, basta observar mais detalhadamente, alguns aqui do Thread de Alfenim postados, e olhe que é uma parcela pouquíssima da quantidade total dos edifícios da cidade. Mas acredito que em POA também existam edifícios com revestimento em pastilhas ou até mesmo pintados, assim como os daqui.

·
Banned
3,687 Posts
huhuhUHUSHUSUHh
maneiraa as fotos..
suas legendas tb!!
heheehhe
tem solução???
pq na minha cidade natal, tem uma barreira parecida com essa, soh q eh muito mais larga e alta... porem para resolver o problema, temos que construir 6 piers em toda orla... jah temos 2... faltam recursos para terminar...
Acredito que o problema seja comumente a todas as cidades marítimas do Brasil, assim como no mundo. Boa Viagem, nesse sentido, leva uma certa vantagem, pois existe uma grande faixa de arrecifes naturais que protegem outras áreas da praia. Não existe píers de contenção no Recife, inclusive acho meio feio esse tipo de construção, mas sei que é necessária em outras cidades. Nesse trecho destacado pelo amigo Alfenim, não há arrecifes e por isso o mar invade dessa forma quando a maré está alta. O modelo de contenção do avanço do mar no Recife, é exemplo de ação bem sucedida e reconhecida.

·
Banned
4,637 Posts
Que dia lindo hein!

O Saint Joseph é maravilhoso. Deslumbrante mesmo.

O edifício da foto 55 também é muito bom. Adorei. Elegante e sóbrio.

No geral, os prédios da orla são bem interessantes. Já os das ruas de dentro, são bem sem graça. Os mostrados no começo do thread são até feiosos. Revestimentos bem simples para um bairro nobre.

Agora, estou horrorizada com o urbanismo de Boa Viagem. Os postes são horríveis e a fiação é escandalosa justo no cartão postal da cidade? A arborização nas ruas, quando não é inexistente (o que se mostrou bem frequente), é totalmente irregular. Fiquei muito decepcionada com Boa Viagem ao nível da rua...

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
kkkkkkkkkkkkk :D Esse presete foi demais!
Pois é! Temos que reverter essa coisa do tubarão a nosso favor. No capitalismo é isso aí, ganha-se dinheiro até com as desgraças! :lol:
Eu tinha certeza que tu irias gostar do thread e que irias ser o primeiro a postar um comentário!! :D

Isso é o que se pode chamar de um "trid" detalhado. Até nossa conversa no Msn apareceu.rs rs rs*. SENTI ATÉ O PERFUME DO CANAL NA FOTO 12.
Oxente! Tu fizeste um thread em minha homenagem, nada mais justo que tu fosses coadjuvante nesse aqui, não é? :)

Como Júnior explicou, não são todos os edifícios que são revestidos de pastilhas. É a maioria sim, mas facilmente encontra-se prédios revestidos em pedras, tanto residenciais quanto comerciais. Como tu mesmo disseste, aí em BH é a maioria e não todos que têm esse tipo de revestimento. O mesmo acontece aqui, só que o inverso. Não sei explicar o porquê de usarmos tanto as pastilhas. Também usamos muito a cerâmica que, por exemplo, se for Brennand pode custar tanto quanto o granito. O que não falta em Pernambuco são jazidas de granito e outras pedras, inclusive fazem parte de nossas exportações. A não ser por economia, não sei qual outro motivo para não usarem mais pedras nos revestimentos.

Ah sim, só por curiosidade tb, alguem saberia me dizer qual é o preço médio do valor do metro quadrado do bairro??!
Obrigado
Não faço nem idéia, mas um bom apatamento na Av. Boa Viagem facilmente ultrapassa a cifra de 1 milhão de reais.

que thread legal! parece um passeio e foi mesmo, né? Grande Alfenim, gostei das torres gêmeas Castelinho & Castelo Del Mar. A foto de número 14, Setubal, foi a que mais me chamou a atenção, lembro das ruas de Boa Viagem assim, não sei o porquê.
parabéns pelo thread!:) :cheers: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:
Fizeste um revival agora, hein Fortal? :D

huhuhUHUSHUSUHh
maneiraa as fotos..
suas legendas tb!!
heheehhe
tem solução???
Essa barreira é provisória enquanto estudam a melhor forma de repor a areia nesse trecho da orla. A construção de diques não é das mais bonitas, estudos estão sendo feitos para a colocação de barreiras submersas.

Perfeito esse thread :applause:
Essa avenida é um luxo... dia 07 estarei aí para ver tudo isso de perto :D
Adorei a foto do shopping :eek:kay:
O Presente foi demais :lol:
Valeu Alfenim!
Cuidado para não criar muita expectativa! O bairro é muito bonito, mas tem seus problemas. No geral eu acho que tu vais gostar.

Que dia lindo hein!

O Saint Joseph é maravilhoso. Deslumbrante mesmo.

O edifício da foto 55 também é muito bom. Adorei. Elegante e sóbrio.

No geral, os prédios da orla são bem interessantes. Já os das ruas de dentro, são bem sem graça. Os mostrados no começo do thread são até feiosos. Revestimentos bem simples para um bairro nobre.

Agora, estou horrorizada com o urbanismo de Boa Viagem. Os postes são horríveis e a fiação é escandalosa justo no cartão postal da cidade? A arborização nas ruas, quando não é inexistente (o que se mostrou bem frequente), é totalmente irregular. Fiquei muito decepcionada com Boa Viagem ao nível da rua...
Bom, nem posso dizer que tu estás errada pois as fotos estão aí para desmentir, mas existem as compensações. Talvez o recifense olhe mais para o mar, os rios que cortam a cidade, para suas construções históricas, suas praças, etc. do que para fios, postes e copas de árvores.

PARA TODOS, O MEU MUITO OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS!!

·
Pé Vermelho
10,917 Posts
RECIFE É FODX!
Parabéns belo bélíssimo thread!
SHOW!!

·
Banned
3,687 Posts
Talvez o recifense olhe mais para o mar, os rios que cortam a cidade, para suas construções históricas, suas praças, etc. do que para fios, postes e copas de árvores.

:applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

... acrescentaria também a forte cultural e história, propriamente dita.

·
Banned
3,687 Posts
Pois é! Temos que reverter essa coisa do tubarão a nosso favor. No capitalismo é isso aí, ganha-se dinheiro até com as desgraças! :lol:
Concordo plenamente contigo, inlusive, aqui mesmo no SSC em outro tópico, dei uma sugestão de colar bocecos de tubarões (em fibra de vidro) "sorridentes", dando as boas vindas aos visitantes, extendendo um pergaminho com orientações de segurança. Ficariam espalhados pelo calçadão. Mais um ponto que torna essa cidade ainda mais singular.

Aceita uma "muqueca de TUBARÃO"? :cheers: :banana:

·
Banned
3,687 Posts
Obrigado
De acordo com dados de 2001, o metro quadrado do bairro de Boa Viagem chega a custar R$ 3.000,00 (três mil reais), na beira-mar, sendo o IPTU mais caro do Nordeste.

·
recifense honorário
993 Posts
Gostei do thread! Muito bom!

As torres gêmeas atrás do castelinho são incríveis. Minhas favoritas neste trecho. Também gosto de St. Joseph. A única coisa que estraga as fotos é a fiação áerea em todo lugar... :bash:

O prédio na foto 55 é Maria Leopoldina. É bom porque é diferente. :)

Foto 34 é bonita também... mostra como Brennand Plaza está pronto para ultrapassar Estação do Mar daqui a pouco!

E vc não esqueceu Ponteio Grill! :cheers:

·
Cidade Lendária
6,291 Posts
excelente!!!!

1 - 20 of 113 Posts