Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Arquitetura. Em Perdizes, edifício de 9 andares empilha 12 apartamentos de tamanhos e formas diferentes

07 de novembro de 2010 | 12h 01

Graças a um sistema de encaixes perfeitos, que fica evidente na fachada lateral de volumes recortados, não há um apartamento igual ao outro neste edifício residencial de nove andares - e 12 unidades. Dois deles, situados no térreo, têm quintal. Outros dois, solário com piscina e vista para as ladeiras do arborizado bairro de Perdizes. Alguns têm jeito de loft e se distribuem por dois ou até três patamares.

Com projeto do escritório Andrade Morettin, o empreendimento da incorporadora Idea!Zarvos expande o conceito das plantas abertas, em que cada morador determina a configuração interna de seu apartamento, e empilha em uma mesma estrutura unidades habitacionais morfologicamente diferentes. Um efeito interessante dessa proposta é atrair habitantes de perfil heterogêneo: há famílias com crianças, jovens recém-casados e senhoras de terceira idade que moram sozinhas. Não há instalações hidráulicas fixas. A tubulação, aparente, foi instalada em uma das laterais do prédio, deixando o proprietário totalmente livre para determinar a posição das áreas molhadas.

Os únicos espaços de uso comum são as garagens e a praça de entrada, construída em uma passarela elevada sobre a área de estacionamento. "Não ter playground ou salão de festas reforça a sensação de que vivemos em casas independentes", afirma Paulo Mencarini, o síndico.

Arquiteto, Mencarini mora com a mulher, Amanda, e o pug Magoo no loft 52, distribuído em dois pavimentos. Ele conta que sua escolha foi determinada pela parede inclinada que, com duas grandes janelas, amplia a incidência de luz natural no apê de 145 m². Para valorizar este elemento arquitetônico, ele manteve o pé-direito duplo no living e alterou a posição da escada que conduz ao piso superior. Também criou uma plataforma estreita, assentada em placa wall sobre estrutura metálica, para ligar o quarto de hóspedes à suíte do casal. Os acabamentos foram pensados para amarrar visualmente o loft em estilo industrial: guarda-corpo de vidro e tinta cinza, no mesmo tom da utilizada nas esquadrias, para pintar a escada, a porção inferior da plataforma e as vigas de sustentação do teto. No forro, manteve o concreto aparente da laje cubeta, original do prédio.

Quatro pisos abaixo, os moradores seguiram na direção oposta e eliminaram o pé-direito duplo. "Preciso de espaço para que meus três filhos possam crescer aqui", diz a proprietária, Cristina. Após uma reforma de mais de nove meses, tocada pela arquiteta Carolina Rocco, o segundo andar foi dividido em três quartos - todos com closet e banheiro próprios. Integrados, o living e a sala de jantar se abrem para o quintal, de 75 m², onde a churrasqueira, vasos com frutíferas e uma casa da árvore ajudam a entender por que este apartamento é chamado de "casa dois".

http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,um-modelo-para-armar,635332,0.htm

·
Registered
12,827 Posts
Adorei! Finalmente criatividade em lançamentos!

Tanto na parte do projeto, quanto na parte estética. Nossas cidades estão cansadas daqueles lançamentos-padrão de prédio-com-varanda.

Adoraria morar num prédio assim!

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Eu tambem Adorei!

Conheco alguns residenciais aqui em Boston que segue esse estilo, gosto muito! Gosto ate mesmo daquelas velhas industrias transformadas em lofts com apartamentos diferenciados, de bom gosto e boa qualidade.

Visitei o site da construtora http://www.ideazarvos.com.br , eles tem muitos projetos criativos e de bom gosto.

·
Registered
12,827 Posts
^^ Eu estou esperando projetos de lofts em prédios industriais da Zona Portuária do Rio. Tenho medo de as imobiliárias e construtoras lanaçrem projetinhos medíocres que não aproveitem o potencial da região.

Mas espero que façam os lofts, tem muita gente esclarecida tocando a revitalização.

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #5 ·
^^ Poxa, a Zona Portuaria, pelo que tenho visto aqui no forum, tem muito potencial para ser um bairro totalmente estiloso e com muitos residenciais de bom gosto, seria muito bom ver a regiao povoada por projetos de bom gosto e moradores que gostam desse estilo de construcao.

Tomara que esse pessoal que esta tocando a revitalizacao saiba aproveitar o potencial e fazer grande.

·
instagram: t.l.rekarte
59,831 Posts
Parece aquele de la daquele pais do leste europeu
frescura demais por dentro,simples demais por fora

·
Arquiteto e Urbanista
21,190 Posts
^^ Simples por fora!? Desculpe, mas só quem não entende absolutamente nada de arquitetura para definir esta fachada como simples. :tongue2:

·
Registered
7,546 Posts
^^ Simples por fora!? Desculpe, mas só quem não entende absolutamente nada de arquitetura para definir esta fachada como simples. :tongue2:
Simples porque não tem janelas de vidro-duplo-espelhado, nem um elemento metálicoextravagante coroando, ou iluminação de led com efeitos visuais em 3D.

Afinal é isso o que a maioria acha que é beleza em arquitetura para prédios no Brasil.

Pouco importa se é confortável, útil, econômico, e muito menos auto-sustentável. O negócio é viver num ícone.

·
necropolitano
7,131 Posts
Lindo. Funcional. Contemporâneo. Reflexo de uma excelente arquitetura.

·
instagram: t.l.rekarte
59,831 Posts
Simples porque não tem janelas de vidro-duplo-espelhado, nem um elemento metálicoextravagante coroando, ou iluminação de led com efeitos visuais em 3D.

Afinal é isso o que a maioria acha que é beleza em arquitetura para prédios no Brasil.

Pouco importa se é confortável, útil, econômico, e muito menos auto-sustentável. O negócio é viver num ícone.
Quase isso,né
janelas,varandas são legais em uma construção
mas n da forma que eles fizeram,tudo aberto,da uma sensação de menos privacidade

·
Keith
2,316 Posts
Muito legal.
As adaptações implementadas por um morador(que é arquiteto), foram geniais tambem....

Uma pena que estilos semelhantes não desfrutem de muita simpatia por parte das construtoras e dos consumidores em geral.....

·
Registered
7,546 Posts
Quase isso,né
janelas,varandas são legais em uma construção
mas n da forma que eles fizeram,tudo aberto,da uma sensação de menos privacidade
É outro traço cultural que ainda não entendi.
Brasileiro morre de medo de ter a vida devassada, mas, paradoxalmente, adora expor-se desavergonhadamente vide como se veste, suas páginas (pseudo-secretas) na internet e por aí vai.

De qualquer forma uma casa pode ser toda de vidro ou vazada, o que define o grau de "devassidade" não são os planos opacos, mas a disposição dos cômodos, da mobília e os acabamentos.

Uma planta aqui, uma cortina alí, a estante num lugar diferente e consegue-se a tão necessária privacidade sem precisar erguer uma parede de concreto ou por uma sacada enorme bloqueando a luz.

Entendo que a primeira vista as pessoas não acreditem, mas uma vez pronto, logo percebem como funcionam e passa a tirar proveito da sensação de liberdade e amplidão que a ausência de paredes proporciona.

·
Registered
12,827 Posts
^^ A esse respeito, eu vou aproveitar pra fazer uma pergunta que está na minha cabeça a um tempo, desde que vi uma revista de arquitetura e design.

A revista mostrava casas contemporâneas e uma delas era uma casa de praia. O arquiteto projetou uma casa com uma grande parede de vidro ocupando todo pé direito da sala e várias clarabóias. A decoração era rústica, de palha e tal, mas não vou me ater a isso (apesar de fazer parte da crítica).

Enfim: a justificativa pro vidro era "encher a casa de luz natural". Eu realmente só consigo entender isso se pensar num ambiente de fim de semana no qual os donos que moram em uma cidade sufucante querem mudar radicalmente de um modo um tanto exótico.

Afinal, o que não falta numa praia é "luz natural". A arquitetura não deveria trabalhar de modo a gerar uma "temperança"? Quer dizer, os telhados das construções chinesas são inclinados por causa da incidência da chuva, as casas na Escandinávia são pintadas de cor escura de modo a absorver mais a luz do sol.

Me parece tão demasiadamente grosseiro projetar uma casa de praia nos trópicos, que já teria logicamente uma grande incidência de luz solar de modo a abri-la inteira para a luz.

Eu pessoalmente valorizaria mais a ventilação. No meu quarto eu não suportaria uma parede de vidro de manhã, toda aquela luz na cara.

Mas, enfim, só extravasando... :p

·
Registered
22,320 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^ Verdade. Mas Sao Paulo nao eh tao quente assim, e provavelmente o predio oferecera central de ar-condicionado, sem falar que cortinas e plantas ajudam bastante na reducao do calor do apt.

·
Recursive
11,684 Posts
Quer dizer, os telhados das construções chinesas são inclinados por causa da incidência da chuva, as casas na Escandinávia são pintadas de cor escura de modo a absorver mais a luz do sol.
Onde??

Sempre associei a Escandinávia a cores fortes.

:D

1 - 20 of 24 Posts