Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 110 Posts

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Amigos, inspirado no belíssimo thread do colega venezuelano Vlakston sobre Belo Horizonte, resolvi elaborar um thread sobre minhas frequentes viagens a São Paulo.

Por motivos pessoais e profissionais vou a São Paulo com regular frequência, sempre tiro fotos, despretensiosamente, ou não, acabo retratando aquilo que mais gosto e mais prende minha atenção nesta grande metrópole.

Resolvi reunir fotos de viagens minhas de 2017 e 2018 a São Paulo para elaborar este thread, mostrando algo além das vistas clássicas da cidade, mas também experiências, edifícios esquecidos, paisagens, lugares incomuns, vida urbana, etc.

Já havia feito um outro thread de fotos minhas sobre São Paulo, mas agora ele foi arquivado na seção regional, então, abro este novo, para recomeçarmos.

Agradeço a visita e a contribução de todos!

01- Por onde começar um thread sobre São Paulo?

Pelo começo, oras.

Hora de ir ao Pátio do Colégio, marco zero da fundação de São Paulo.

Pouca coisa ali (ou, nada ali) é original da época de fundação, mas é um local mais do que interessante, não só pela mescla de estilos arquitetônicos, mas também pela presença do Colégio de São Paulo, que nos faz pensar que um colégio de catequização jesuíta se transformou na maior cidade do hemisfério ocidental e sul.

02-

03-

04- Este é o famoso Colégio de São Paulo, que dá nome ao Pátio e à cidade de São Paulo.

Aqui, em 1554, um padre português e um padre espanhol, após subirem a Serra do Mar vindos de Santos, fixaram acampamento e fundaram um colégio de catequização indígena, corria o dia 25 de Janeiro, dia de São Paulo de Tarso, batizaram, então, homenageando um dos patriarcas do cristianismo, aquele local como Colégio de São Paulo dos Campos de Piratininga.

05- Na foto acima o Colégio de São Paulo está sofrendo reparos emergenciais após ter sido vandalizado por delinquentes que picharam "Olhai por nós" em tinta vermelha em sua fachada.

Não quero mostrar esta bela construção assim, agredida, machucada, então, posto esta outra foto que tirei em 2017.

06- Ao redor do Pátio do Colégio há vários edifícios interessantes, de diferentes épocas e estilos.

O meu favorito é este, o antigo Edifício do Primeiro Tribunal de Alçada Cível, inaugurado em 1930, em estilo art-decó com elementos indigenistas

07-

08-

09-

10- Outro edifício que eu adoro é o Edifício Rolim, inaugurado em 1928 e desenhado por um arquiteto catalão chamado Gustavo Pujol. Com 13 andares, era um dos mais altos edifícios do país, quando inaugurado.

O seu topo possui um farol, o que dá um formato característico à sua cúpula.

Infelizmente, hoje está vazio.

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #4 ·

13- Em uma esquina lateral do Pátio do Colégio, achamos este belo edifício, que não sei o nome.

Tem 9 andares e aparenta ser da década de 1920, o que mostra que SP já construía alto antes mesmo de se tornar metrópole.

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #8 ·
14- Um edifício que gosto muito e que fica em uma travessa lateral ao Pátio do Colégio é o Edifício Azevedo Villares inaugurado em 1940 e inspirado nos arranha-céus art-decó de Nova York.

15-

16- Ainda no Pátio do Colégio, impossível não notar a presença marcante dos dois palacetes gêmeos que abrigam a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Possuem um belo estilo inspirado no classicismo italiano e foram construídos entre 1886 e 1891, pelo arquiteto Ramos de Azevedo.

17-

18-

19-

20-

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #10 ·

21-

22- Em uma via lateral ao Pátio do Colégio encontra-se uma das poucas construções coloniais de São Paulo: o Solar da Marquesa de Santos. Construído originalmente na década de 1740, o casarão foi adquirido pela amante de D. Pedro I em 1834 e ali morou até 1867. Fez diversas alterações e reformas no imóvel, dando-lhe a fachada de aspecto neoclássico que possui hoje.

23-

24-

25-

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #11 ·

26-

27- Ao lado do Solar da Marquesa de Santos, encontra-se a chamada Casa nº1 hoje Casa da Imagem de São Paulo. Chamada de Casa nº1 pois o sobrado correspondia ao antigo nº1 da então Rua do Carmo, que hoje não existe mais. No local existia, desde 1689, um sobrado de taipa e pilão. Em 1855 foi instalado no local o Colégio Ateneu Paulistano. Não se pode dizer, com certeza, se o antigo imóvel de taipa e pilão foi demolido p/ dar lugar ao sobrado atual, ou se apenas sua fachada foi modificada.

28-

29-

30- Saindo do Pátio do Colégio, um apanhado geral daquela paisagem contrastante e bonita, onde o colonial, o eclético, o neoclássico e o art-decó se misturam tão bem.

31-

32-

·
Registered
36,831 Posts
Discussion Starter · #12 ·

33- Hora de entrar na famosa Rua Boa Vista, que já foi um dos centros nevrálgicos da vida financeira de São Paulo, e hoje, apesar de desgastada e abandonada pelo passar do tempo, conversa sua beleza e imponência. Seu "canyon" de edifícios nos remete, logo, às ruas de NY, salvadas as proporções, obviamente.

34-

35-

36-

37-

·
Elegance and filth
17,409 Posts
Fotos espetaculares de um lugar espetacular. Parabéns, Rio Atrato, por essas magníficas fotos.

Curiosidade: o arquiteto que projetou o Edifício Rolim (Foto 10) é também o autor do projeto do CCBB paulistano, que também fica no centro:

1 - 20 of 110 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.