SkyscraperCity banner
1 - 20 of 41 Posts

·
Registered
Joined
·
5,655 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Museu de Artes e Ofícios

A estação central de Belo Horizonte se tornou museu no ano de 2002, na mesma época a região foi revitalizada. A área em frente à estação que antes era um grande estacionamento se tornou a Praça da Estação.

Nos dias atuais, a Praça da Estação é um dos locais mais movimentados da capital e recebe diversos eventos.

Mais recentemente foi realizado na região o fechamento do canal onde passa o Rio Arrudas. Junto com o fechamento foi feita uma reforma urbanística na avenida do Contorno, que neste trecho passou a se chamar Boulevard Arrudas.

Localização: http://maps.google.com.br/maps?hl=p...d=UJxrmT2V-5bPIgHL_XJV3Q&cbp=12,99.97,,0,0.52

A seguir, um texto retirado do site do MAO:

MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS

O Museu de Artes e Ofícios – MAO – é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo. Iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG, em parceria com o Ministério da Cultura e a CBTU, Companhia Brasileira de Trens Urbanos, o MAO preserva objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro.

Criado a partir da doação ao patrimônio público de mais de duas mil peças pela colecionadora e empreendedora cultural Angela Gutierrez, o MAO revela a riqueza da produção popular, os fazeres, os ofícios e as artes que deram origem a algumas das profissões contemporâneas.

O MAO está instalado na Estação Central de Belo Horizonte, por onde transitam milhares de pessoas diariamente. É assim, um espaço coerente com a natureza da coleção, bem próximo ao trabalhador. Para abrigar o Museu foram restaurados dois prédios antigos , de rara beleza arquitetônica, tombados pelo patrimônio público. A sua implantação incluiu ainda a recuperação, pela Prefeitura de Belo Horizonte, da Praça da Estação, marco inaugural da cidade, que, cada vez mais, se consolida como espaço destinado a eventos e manifestações culturais

http://www.mao.com.br/port/institucional.asp
Minhas impressões sobre o museu:

O museu superou as minhas espectativas. A beleza dos edifícos é indescritivel, o acervo grande e a museologia é de alta qualidade. Uma coisa que gostei muito é que o museu não é todo interativo, as vezes acho isso cansativo... como no caso do Museu das Minas e do Metal na Praça da Liberade, inaugurado este ano.

Além do acervo próprio, o museu recebe exposições temporárias. Atualmente o MAO exibe a exposição "Galeria Caixa Brasil".

Uma curiosidade interessante é que o museu é divido em dois prédios, separados pela linha de trem onde hoje passa o metrô de BH. Para acessar o prédio dos fundos é necessário passar por um túnel subterrâneo. Dentro do museu é possível ver o espaço de desembarque e embarque do metrô e os trens passando.

Outra curiosidade, bastante interessante é que o perfil dos visitantes é bem heterogêneo. Diferente da maioria dos museus onde se encontra mais pessoas das classes mais abastadas, neste percebi que a maioria das pessoas eram do "povão" mesmo. Gostei disso, pois a história mostrada no acervo tem tudo a ver com as tradições e a cultura popular mineira.

Ah, ja ia me esquecendo de dizer... a entrada é franca.
____________________________________

OBS: Eu tentei usar o mínimo possível de flash para que seja possível analisar a iluminação do museu. Infelizmente a minha câmera não é muito boa para fotografar locais escuros. :/

01. Arredores da praça


02. À equerda se localiza a entrada da estação de metrô


03. Como de costume, a praça estava recebendo um evento.


04. Detalhe


05. Consegui tirar algumas fotos do saguão de entrada (o que é proibido).


06. Segundo piso. Nessa área ficam as exposições temporárias.


07. Reparem o cafézinho simpático e a vaca do cow parade(?).


08. Detalhe do vitral


09.


10. Carruagem


11.


12. Edifício dos fundos. Ao passar pelo túnel você sai nesta sala, de frente para um belíssimo jardim.


13.


14.


15.


16.


18.


19.


20.


21.


22. Reprodução de uma perfumaria


23. Quitanda


24. Acesso ao mezanino e segundo andar


25. Segundo andar, meu local favorito do museu.


26.


27.


28. Detalhe do teto


29. Móveis


30. Fogão à lenha




Fim! Espero que tenham gostado... e por favor não deixem de comentar.
 

·
chocolate better than sex
Joined
·
7,383 Posts
Um espetáculo.
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Muito bom o urbanismo, também o fato que foi realizado na região o fechamento do canal onde passa o Rio Arrudas para dar lugar a uma Avenida. Em Florianópolis também foi fechado um canal, o Rio da Bulha, para dar lugar a uma revitalização, com praças etc, sendo também atualmente um dos locais bem movimentados da capital.
As fotos do ImageShack não abrem todas, mas pude apreciar algumas, o detalhe do Museu, o relógio, e todo o exterior do prédio, muito bonito e conservado. Gostei de algumas peças em especial, como a carruagem. A reprodução de uma perfumaria e de uma quitanda. E gosto muito de fogão à lenha, quando ia pra Lages no inverno de tão frio o fogão esquentava a casa toda.
Valeu!
 

·
Registered
Joined
·
5,655 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^

Eu "re-upei" as fotos no Photobucket, espero que o problema tenha acabado.

Obrigado pelos comentários. :eek:kay:
 

·
Registered
Joined
·
12,776 Posts
Nossa, bem melhor agora vejo as fotos que antes via pela metade, por exemplo, o pátio do museu. E no caso de dar Bandwidth used é só dar um UP no thread quando as fotos voltarem, e olha é apenas uma semana.
Gostei também da escada que da acesso ao mezanino e segundo andar, moderna com aspecto puro. Gosto de detalhes, como o teto, os armários...
Pude também ver mais das peças e reproduções como da costura e cozinha.
Muito legal o museu.
 

·
Equilíbrio, viagens e paz
Joined
·
4,686 Posts
Fantástico esse museu, gostei muito da idéia do acervo, gosto desses espaços que parecem um cotidiano de uma família, dando a idéia de cômodos. O interior ficou muito caprichado, o prédio é belíssimo em seu exterior também!

Parabéns meu caro, obrigado por compartilhar suas tomadas.
 

·
BH, cidade que conquista
Joined
·
398 Posts
Ótimo Thread, a Praça da Estação e o Museu de Artes e Ofícios são impecáveis. Gostei da qualidade das fotos, ficaram muito boas. Parabéns JP.

______________________________​

"O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa." Thomas H. Huxley.
 

·
Registered
Joined
·
1,017 Posts
Eu adoro o Museu de Artes e Ofícios. Não apenas pela arquitetura, mas também pelo acervo, que conta não apenas parte da história de Minas Gerais, mas descortina a narrativa que normalmente é preterida em detrimento da história oficial. Isso por si só dá todo o mérito ao Museu. Aliás, estou precisando visitá-lo para ver a exposição mencionada (“Galeria Caixa Brasil”). Aproveitarei para ver o novo anexo inaugurado. Esse Museu, se não me engano, recebeu quatro estrelas pelo Guia Quatro Rodas. E sempre que o visito trombo com franceses, ingleses, espanhóis, belgas... Alguns comentários sobre as fotos:

01. Gostei do ângulo! É diferenciado e deu amplitude para a imagem.

04/05/06/08. Esse prédio é uma jóia belo-horizontina!

25/27. A composição da arquitetura interna conjuntamente com os objetos expostos ficou linda. Não perde para os melhores do mundo (brincadeira!!!).

28. Também adoro esses detalhes.

Parabéns, e muito obrigado, pelas fotos e pelo thread. O Museu merece.
 

·
Registered
Joined
·
5,655 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Obrigado à todos pelos comentários e elogios.

Acho um charme esse prédio do museu! Preciso conhecer o seu interior!

Obrigado por ter postado, JP! :eek:kay:
Você acredita que eu, mesmo passando perto do museu quase diariamente, nunca tinha entrado lá?

Esse é o tipo de lugar que dá vontade de mostrar para as pessoas que vêm conhecer BH.
 
1 - 20 of 41 Posts
Top