SkyscraperCity Forum banner

Um passeio pela Avenida do Cardoso - Aglomerado da Serra, Belo Horizonte-MG

12453 Views 7 Replies 7 Participants Last post by  JPBrazil
Pessoal,

Mostro aqui dois vídeos que retratam o grande expoente de uma das maiores obras que estamos tendo em Belo Horizonte - o Vila Viva Aglomerado da Serra. O Vila Viva consiste em uma completa remodelação das favelas onde é executado, não somente com o reassentamento da população, mas também com obras complementares de infra-estrutura urbana, saneamento básico, e demais obras para garantir a saúde e lazer das comunidades de baixa renda da cidade.

A Avenida do Cardoso está praticamente concluída, em fase final de implantação. Visitei-a no dia 1º de dezembro e fiz dois vídeos, um no sentido Serra - Av. dos Andradas e outro no sentido inverso. Cabe lembrar que o trecho inclui integralmente a já existente Avenida Mem de Sá, que divide os bairros Santa Efigênia e Paraíso, e que se tornará continuidade da Avenida do Cardoso.

No primeiro vídeo, é visível que parto da Rua Capivari, na Serra, em direção à avenida recém-implantada. No segundo, saio da Rua Niquelina e entro na Av. Mem de Sá, que se torna Av. do Cardoso assim que chega no Aglomerado da Serra. Depois de atravessar a avenida, ainda passo por outras ruas do bairro da Serra, mostrando a fronteira entre a cidade formal e a cidade informal.

Espero que gostem dos vídeos!

1 - 8 of 8 Posts
Gostei do Dire Straits ao fundo :D

Sobre a avenida: acho que um canterozinho central não faria falta a ninguém >.< E deu até pra ver a nova pintura dos ônibus :p
Achei paia o vídeo.

Zoação! :lol: Tá bacana, bem-feito. Mostra bem o resultado, depois você podia entrar nas ruas novas e mostrar os prédios. :D
See less See more
ahahaahahahahahahah obrigado Fred!

Aproveitei que tinha o dia livre e fui fazer outras fotos para abrir um thread.... como dependo de máquinas emprestadas, vamos ter algumas fotos dessa avenida ainda em construção, de tão "antigas" que são :\

Mas quem sabe um dia desses não role de voltar lá...
Gostei tb, pois fiquei tendo uma visão deste programa da prefeitura.
Muito legal você postar isso!

É bem como eu imaginava, uma avenida bastante sinuosa e cheia de subidas e descidas. No primeiro vídeo eu me surpreendi com o começo, parece ter um monte de canteiros, um sistema viário mais espaçoso do que no resto, onde a avenida é às vezes bem estreita, com cortes altos no morro. Tem até uma palmeira "californiana" plantada no primeiro canteiro hehehe A transição para a Mem de Sá é bem suava, só me dei conta porque começaram os prédios.

O segundo me pareceu mais agradável, talvez pela serra aparecer no fundo, pelo sol... O percurso é bem rápido, dá até para imaginar que a favela não é tãão grande assim, mas as viradas para mostrar os morros cheios de casebres... :D Na verdade eu fico bastante curioso com o futuro disso tudo. Será que esses prédios, tão simplórios, essa ocupação jogada nos morros, um dia vai ser considerado um bairro, mesmo? Ou sempre vai ser um local muitíssimo desvalorizado e marginal?

Eu ando meio pessimista, acho que é uma ótima obra, vai melhorar a vida de muita gente, essencial, mas que tem um teto, não é a solução, e que para mudar de patamar tinham que botar tudo abaixo... Sei lá.
See less See more
^^

Também acho, pelo menos 'trocar' todos os barracos pelos predinhos (com uma arquitetura melhor, de preferência. Tem tanta proposta de construção de baixo custo legalzinha por aí).
Parabens pelo thread.

Bem legal ver o andamento das obras, queria ver fotos pra ter uma visão melhor do local e das obras...
1 - 8 of 8 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.