SkyscraperCity Forum banner

Um pouquinho da rodovia Marechal Rondon no interior paulista

26830 Views 20 Replies 10 Participants Last post by  jr-roberto
Galera na última quinta-feira precisei ir até Bauru e o caminho escolhido foi a rodovia Marechal Rondon (SP 300). Não levei a máquina pois estava sem pilha e algumas das fotos são garimpadas, abri esse thread mesmo para falar um pouco dessa estrada que é cheia de contrastes sendo boa e ruim dependendo do trecho.

No trecho que está com a concessão da concessionária Colinas o asfalto é muito bom e pouca duplicação somente no trecho inicial em Itu até depois da Schincariol e estão duplicando o trecho urbano das cidades de Porto Feliz e Tietê. Falta tb acostamentos em alguns trechos inclusive na parte concedida. Abaixo uma foto das obras em Porto Feliz:

Depois do término do trecho concedido entra a jurisdição do DER o asfalto entre Tietê e Laranjal Paulista tá muito bom porém achei ridícula a estrada depois do trecho urbano de Laranjal pois existe um distrito dessa cidade chamado Maristela e a estrada vira rua e depois tem uma linha férrea passando junto da rodovia, os motoristas precisam esperar os trens passarem para poder atravessar a estrada. Abaixo uma foto no trecho desse distrito laranjalense:

O asfalto depois de Maristela até Conchas está terrível com buracos e asfalto afundando por conta das chuvas e tráfego pesado de caminhões. Depois de Conchas volta a melhorar porém vem a parte mais horrível da estrada que é na serra de Botucatu com curvas terriveis e abismo do lado.

Depois da serra a pista dupla começa e a segurança aumenta entre Botucatu e Bauru a SP 300 passa por cidades importantes da região como Lençóis Paulista e Agudos e no trecho há uma praça de pedágio custando R$7,00. Só que a pista entre Bauru e Lençóis Paulista tá meio remendada e o asfalto quebrando em alguns trechos. Já no trecho Botucatu-Bauru tá um tapete.

Trecho em Botucatu (foto do RRC)

Aqui uma foto no trecho de Lençóis Paulista:

E no trecho em Bauru (foto do RRC)

OBS: Rafael espero que não fique bravo por eu ter usado algumas fotos suas. :)
See less See more
6
1 - 20 of 21 Posts
Belas fotos, Luiz. Adoro estes threads rodoviários, principalmente os que mostram trechos de rodovias do interior paulista que eu não conheço.

Na Marechal Rondon eu ando todo os anos, mas somente num pequeno trecho entre Itu e Porto Feliz, de apenas 20 km. Há uns 5-6 anos foi feita a duplicação no trecho entre o trevo com a Santos Dumont e a fábrica da Schincariol, mas pelo visto em algum tempo a duplicação deverá chegar até Porto Feliz. Deste modo, as viagens que eu faço entre Mogi das Cruzes e Porto Feliz serão feitas integralmente em rodovias duplicadas, numa extensão de cerca de 140 km (Mogi-Dutra, Ayrton Senna, Marginal Tietê, Castello Branco, Santos Dumont e Marechal Rondon).
See less See more
^^ assim como a maioria das que cruzam o interior paulista. Aqueles retões intermináveis com subidas e descidas. Para agravar o sono, boa parte delas são duplicadas, não dando chance para termos emoções nas ultrapassagens :D.
^^ assim como a maioria das que cruzam o interior paulista. Aqueles retões intermináveis com subidas e descidas. Para agravar o sono, boa parte delas são duplicadas, não dando chance para termos emoções nas ultrapassagens :D.
Morar em são paulo é entediante...

Em compensação, esses retões com bom asfalto permitem outro tipo de emoção... :runaway:
See less See more
Em compensação, esses retões com bom asfalto permitem outro tipo de emoção... :runaway:
Se não fossem os malditos radares, dava pra fazer Mogi-São Paulo em 25 minutos :D. No início do ano implantaram 6 novos radares (3 em cada sentido) só no trecho entre São Paulo e o trevo de Mogi das Cruzes da Rodovia Ayrton Senna (40 quilômetros de extensão).

A Mogi-Dutra possuía pista simples, era muito sinuosa e a velocidade máxima era de 80 km/h. Daí o Alckmin investiu R$ 130 milhões na duplicação de 10 quilômetros (entre Mogi e a Ayrton Senna), construíram 14 viadutos, cortaram morros, transformaram ela praticamente num retão, mas ... mantiveram os mesmos 80 km/h de velocidade máxima e entupiram-na de radares.
See less See more
Mellldeelz

7 reais de pedagio por isso?

o.0

Mas parece ser uma estrada com vistas bonitas.

=D
See less See more
Mellldeelz

7 reais de pedagio por isso?

o.0

Mas parece ser uma estrada com vistas bonitas.

=D
sim mas o pedagio fica entre as partes duplicadas da estrada, vale ressaltar que essa pista está no novo pacote de concessões do governo de SP então esse pedagio vai dobrar de preço em apenas 1 ano.

OBS: duvido que a parte mais problemática da rodovia (o trecho Tietê-Botucatu) vá para a concessão, tráfego tem e aos montes mas vai saber, eles vão querer mesmo o trecho-filé.
See less See more
Belas fotos, Luiz. Adoro estes threads rodoviários, principalmente os que mostram trechos de rodovias do interior paulista que eu não conheço.

Na Marechal Rondon eu ando todo os anos, mas somente num pequeno trecho entre Itu e Porto Feliz, de apenas 20 km. Há uns 5-6 anos foi feita a duplicação no trecho entre o trevo com a Santos Dumont e a fábrica da Schincariol, mas pelo visto em algum tempo a duplicação deverá chegar até Porto Feliz. Deste modo, as viagens que eu faço entre Mogi das Cruzes e Porto Feliz serão feitas integralmente em rodovias duplicadas, numa extensão de cerca de 140 km (Mogi-Dutra, Ayrton Senna, Marginal Tietê, Castello Branco, Santos Dumont e Marechal Rondon).
a Colinas tá duplicando apenas 1 km da estrada no trecho urbano de Porto Feliz e tb em Tietê. E tb construindo vias marginais nesse mesmo trecho em Porto Feliz.

Aqui mais 2 fotos na cidade de Castilho (Idivisa com o MS)

Com o rio Paraná ao fundo

Trevo de Castilho
See less See more
2
a Colinas tá duplicando apenas 1 km da estrada no trecho urbano de Porto Feliz e tb em Tietê. E tb construindo vias marginais nesse mesmo trecho em Porto Feliz.
Recentemente também foi duplicado um trecho da rodovia que circunda Porto Feliz.
Recentemente também foi duplicado um trecho da rodovia que circunda Porto Feliz.
sim!!! so falta a parte rural das cidades e o trecho da serra de Botucatu que arrepia.
Ótimas fotos, uso muito a Marechal Rondon quando vou à Lins(um trecho de uns 60km entre o trevo da SP 425 e Lins)... A rodovia é muito boa mesmo, acostamento e asfalto bom no geral. É o padrão que deveria ser seguido pelas BR's brasileiras!

Futuramente a Raposo Tavares será duplicada e formará junto com a Marechal Rondon um excelente tronco rodoviário lingando MS à SP! Vantagem para os 2 estados!
See less See more
Ótimas fotos, uso muito a Marechal Rondon quando vou à Lins(um trecho de uns 60km entre o trevo da SP 425 e Lins)... A rodovia é muito boa mesmo, acostamento e asfalto bom no geral. É o padrão que deveria ser seguido pelas BR's brasileiras!

Futuramente a Raposo Tavares será duplicada e formará junto com a Marechal Rondon um excelente tronco rodoviário lingando MS à SP! Vantagem para os 2 estados!
humm.... Raposo Tavares inteiramente duplicada? não creio não, pelo menos tão cedo! Isso porque nem há plano do governo para isso, pelo que acompanhei, mesmo porque o grande trecho que ainda não será duplicado é paralelo à super Castelo Branco, e é o trecho mais inóspito da rodovia. Certamente há outras estradas com maior prioridade, como pelo oeste do estado.
See less See more
humm.... Raposo Tavares inteiramente duplicada? não creio não, pelo menos tão cedo! Isso porque nem há plano do governo para isso, pelo que acompanhei, mesmo porque o grande trecho que ainda não será duplicado é paralelo à super Castelo Branco, e é o trecho mais inóspito da rodovia. Certamente há outras estradas com maior prioridade, como pelo oeste do estado.
o governo ta duplicando 25 km da Raposo na região de Assis e vai pra concessão outro techo de mais de 70 km nessa região até Prudente que ainda não tá duplicado. Com isso ficará faltando apenas 150 km da Raposo entre Itapetininga e Ourinhos pra ser duplicado.
See less See more
Quero ir de Campo Grande para São Sebastião-SP agora no final do ano e queria algumas informações sobre esta rodovia.

1) É verdade que o pedágio é cobrado apenas no sentido Capital-Interior? Fiquei sabendo que a partir de Novembro uma nova concessionária passou a administrar a rodovia, a cobrança continuará sendo no sentido Capital-interior ou a cobrança passou a ser feita dos dois lados?

2) É possível escapar da maioria desses pedágios seguindo reto pela Marechal Rondon de Botucatu até São Paulo, passando por Itu, até chegar na capital?

Agradeço a quem puder me ajudar :D
See less See more
Quero ir de Campo Grande para São Sebastião-SP agora no final do ano e queria algumas informações sobre esta rodovia.

1) É verdade que o pedágio é cobrado apenas no sentido Capital-Interior? Fiquei sabendo que a partir de Novembro uma nova concessionária passou a administrar a rodovia, a cobrança continuará sendo no sentido Capital-interior ou a cobrança passou a ser feita dos dois lados?

2) É possível escapar da maioria desses pedágios seguindo reto pela Marechal Rondon de Botucatu até São Paulo, passando por Itu, até chegar na capital?

Agradeço a quem puder me ajudar :D
Roberto, dificil vai ser voce nao pagar pedágio por aqui hehe...

Te recomendo seguir pela Marechal Rondon até Bauru, de lá entre para Jaú passando por brotas e entre na Washington Luis na altura de Corumbataí, passe por Rio Claro e Santa Gertrudes, siga até o final da rodovia e entre na Anhanguera. Na altura de Campinas, pegue o acesso para a rodovia Dom Pedro I e siga até o final dela na rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

Entre na Ayrton Senna e siga até São José dos Campos onde encontrará o acesso para a rodovia dos Tamoios, onde descerá até Caraguatatuba e de lá poderá seguir para São Sebastião através da Rio-Santos.

-----------------------------------

Outra alternativa é percorrer toda a Marechal Rondon, pegar a castello branco e passar dentro de são paulo rumo ao litoral pela anchieta ou imigrantes, depois pegue o acesso para o Guarujá e depois siga para bertioga e posteriormente para São Sebastião pela Rio-Santos. Esse caminho tem mias transito, mas vale a pena para rodar pela marginal pinheiros e descer pela pista nova da imigrantes!
See less See more
Não se esqueça de mencionar os pedários... ah! e tb que pode ser dia de rodízio em SP e ele corre o risco de tomar uma multa...
De resto, o caminho é bom...
Na Raposo que é duro de ver... a estrada vai ficar um tapete com a duplicação... mas é duplicar e entregar para a iniciativa privada... e ainda tem outras estradas - se não me engano é a Castelo ou a Anhangüera - que é concedida e as reformas estão sendo feitas pelo governo... ou seja: pagamos duas vezes (nos pedágios e no importo)
See less See more
Estradas precisam urgente daqueles radares q fazem a média de velocidade em trechos longos assim vc pode ir acima do limite, mas terá q andar abaixo do limite pra naum superar a velocidade média do local e isso irá diminuir mto mais os acidentes, acabar com as "lombadas eletronicas" q são os radares hj.........

E se naum me engano em TRECHOS URBANOS é lei um limite de velocidade menor....
See less See more
Outra alternativa é percorrer toda a Marechal Rondon, pegar a castello branco e passar dentro de são paulo rumo ao litoral pela anchieta ou imigrantes, depois pegue o acesso para o Guarujá e depois siga para bertioga e posteriormente para São Sebastião pela Rio-Santos. Esse caminho tem mias transito, mas vale a pena para rodar pela marginal pinheiros e descer pela pista nova da imigrantes!
Perfeito Erico. Eu particularmente prefiro o caminho acima! É mais bonito, e além de tudo passa dentro de SP. Mas é preciso ser bem atencioso(pra quem não sabe rodar em SP) pra não se perder ou passar das entradas! :)
See less See more
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.