SkyscraperCity Forum banner

Um texto que me deixou coma algumas perguntas...

3733 Views 55 Replies 17 Participants Last post by  O Prof Godin
"Sempre fui uma defensora de viver em Lisboa. Assino por baixo do texto do Miguel Esteves Cardoso em que ele dizia a brincar que as pessoas que se mudavam para os subúrbios desapareciam de vez e ele nunca mais os via, no melhor estilo de rapto por extraterrestres. Mudam para sítios como Carnaxide e Alfragide e depois a viagem até Lisboa é o equivalente a uma visita a Bagdad. Tenho que confessar que quando visito sítios como o Seixal ou a Amadora, sinto o mesmo. Mas há subúrbios e subúrbios, se é que me entendem.

A verdade é que se hoje em dia a discussão de viver em Lisboa surgisse eu não defendia viver na cidade com a mesma intensidade. Continuo a achar que qualidade de vida é trabalhar e viver na cidade de preferência numa distância que possa ser percorrida de Metro, ao melhor estilo nova iorquino ou londrino. Claro que esse não é o caso em Lisboa. A cidade não é a de sempre. Lisboa está refém desta câmara incompetente e mais refém de quem vive aqui, mas não respeita nada nem ninguém. Falo de imigrantes que pensam que ainda estão na aldeola lá da terra deles, dos gangs que assustam toda a gente, mas que continuam incólumes, dos automobilistas que se pudessem penduravam o carro na janela de casa tão convencidos estão que por terem carro merecem um lugar para estacionar, de quem deixa os cães sujar os passeios sem o mínimo de problemas de consciência e por aí fora. A lista é longa.

É verdade que a cidade cresceu em termos de habitantes, mas por razões que me escapam os nossos serviços mínimos encolheram, o que nos deixa uma cidade pobrezinha, suja e insegura. É o espelho do país, talvez. Ouço muitas pessoas falarem que viver fora de Lisboa é que é bom. Concordo, mas mesmo fora de Lisboa, não nos arredores. Muitos foram levados para lá pelos preços das casas e pela relativa calmaria de alguns lugares, mas avaliar pelos desacatos em Carcavelos e noutros sítios, esqueçam lá isso. Se saíram de Lisboa para fugir ao crime e à insegurança, garanto-vos que ele chega sempre lá. É uma questão de tempo ou dos horários dos comboios.

Eu, por mim, ainda vou vivendo por cá e ainda tenho alguma fé que as coisas vão mudar. Desde que a autarquia mude, é claro. Eu vou fazendo uma guerra pessoal contra os senhores da minha junta de freguesia, perfeitos exemplos de como estar 4 anos no mesmo lugar sem fazer rigorosamente nada de interesse. Mas aquela fé de que vos falo não é muito firme. A minha paixão por Lisboa está apagada neste momento."

Penso que o texto e antigo mas penso que estamos na mesma. O que acham disto? Acham que o pais esta longe de ser como os outros Europeus em termos de respeito pela nossa cidade ou ainda nos falta um bom bocado para os alcançar? Gostaria de receber opinioes.

Cumps :)
See less See more
1 - 20 of 56 Posts
esse texto é um autentico "lixo"... e eu que falo que lisboa está mal, não posso deixar de dizer que não está assim tão mal..

eu vou tds os dias a lisboa por metro..e por vezes uso carris e a linha de sintra.... e sinceramente nao vejo o que este texto expoe... inseguranca e crime?? eu vivo na Amadora e uso umas das "piores" linahs d metro e a famosa linha d sintra e devo dizer q nc fui roubado...e so vivi na amadora e so fui roubado umas 3/4 vezes... vezes "Ridiculas" tendo em conta qts vezes ando na rua...

a viagem até lisboa e complicada de alguns suburbios, mas tb n é nd do genero de guerilha...

oq eu noto qd ando em lisboa sao problemas rodoviarios, problemas d transportes cheios...mas d resto a qq hora do dia, a cidade ta cheia d pessoas na rua e actividade..num clima "bastante bom"..

o texto falha o que verdadeiramente se passa em lisboa.
ng te rouba pq tb deves ser guna:D
Lisboa precisa de um lider, alguem com ideias e que lute por elas. não temos tido e agora ve-se uma cidade parada, sem ideias ,e com um eterno potencial por explorar.( há anos é assim )

julgo que muitas pessoas gostariam de viver em Lisboa, caso houvesse predios requalificados, rendas para jovens, uma politica efectiva de redução de CO2 (dominio do carro), aposta na cultura etc eu por ex gostava de viver na zona do Chiado, ali em Santa Catarina, num quarto com vista para o Tejo. agradame toda a ambiencia, muito mais aberta, cosmopolita e internacional do que num mero suburbio

por certo, existem bons e maus suburbios. por acaso vivo em carnaxide, que ele referiu e é provavelmente um dos melhores suburbios em termos de ambiente/espaços verdes/frequencia de pessoas. em 25 minutos está-se em Lisboa ( onde grande parte da pop trabalha), e agora com o Tunel do Marques nunca há bicha. mas admito que seja parte de uma minoria ( concelho de Oeiras ).
onde ainda existe algum "cuidado" com o urbanismo ao contrario da maioria dos concelhos suburbanos da AML. Oeiras deveria ser a regra neste aspecto

mas o que ele diz tem razão, há muitas pessoas dos suburbios da AML que não conheçem Lisboa! principalmente gente com menos estudos, de posses mais baixas, cuja unica frequencia são geralmente os centros comerciais ou o Estádios municipais. (estou a generalizar mas grande parte dos portugueses são assim)

não temos grande cultura de ordenamento do territorio (cuidado e preocupação pela cidade), nem de consumo cultural. aspectos que se vem na cidade. o lobby de ordenamento de territorio, está muito longe de se equiparar ao lobby do ambiente (que tem crescido imenso em Portugal nos ultimos anos). é uma pena

apesar de tudo o fenomeno de gentrificação (gente nova a habitar o centro historico) é cada vez maior em Lisboa, o que indica uma vontade das pessoas em habitar Lisboa
See less See more
o texto demontra aquilo a que uma cidade como lisboa deveria aspirar, aliás aquilo a que as cidades portuguesas deveriam aspirar: a serem verdadeiras cidades, com a pop. a viver nas zonas de frente urbana consolidada, e não nos subúrbios, cidades densas...com vida e movimento 24 sobre 24 horas....
eu vou tds os dias a lisboa por metro..e por vezes uso carris e a linha de sintra.... e sinceramente nao vejo o que este texto expoe... inseguranca e crime?? eu vivo na Amadora e uso umas das "piores" linahs d metro e a famosa linha d sintra e devo dizer q nc fui roubado...e so vivi na amadora e so fui roubado umas 3/4 vezes... vezes "Ridiculas" tendo em conta qts vezes ando na rua...
:eek2: " fui roubado umas 3/4 vezes" :eek2:
eu ando horas na rua à noite e de madrugada (todos os santinhos dias, necessidade pessoal), acabei de chegar a casa, coisa de meia-hora ou isso. E, nunca na vida fui roubado.

só foste roubado 3 vezes e achas pouco... :eek:
mas na Amadora é só black e xunga.. tal como na Linha de Sintra. roubos são frequentes infelizmente
esse texto é um autentico "lixo"... e eu que falo que lisboa está mal, não posso deixar de dizer que não está assim tão mal..

a viagem até lisboa e complicada de alguns suburbios, mas tb n é nd do genero de guerilha...

oq eu noto qd ando em lisboa sao problemas rodoviarios, problemas d transportes cheios...mas d resto a qq hora do dia, a cidade ta cheia d pessoas na rua e actividade..num clima "bastante bom"..

o texto falha o que verdadeiramente se passa em lisboa.
Comentas tu com mto orgulho que só foste roubado 3/4 vezes, dizes tu que é pouco... Muito sinceramente eu acho que ser assaltado uma unica vez na vida é demais!!! Não percebo como podes dizer isso... Lisboa tem uma criminalidade absurda... e nao te desculpes dizendo "ah e tal, mas tem menos que Londres, Madrid, etc.) pq isso não é desculpa...
A população africana aqui tem aumentado, nota-se bem, por causa da construção civil, devem vir directos de África (Amadora). Mas nenhum problema até agora.

Então a Amadora é mais como se fosse uma favela de Lisboa :D
não é uma favela. mas que tem bastante "mini gangs de jovens" lá isso é verdade. há que ter bastante cuidado. é por isso que apostaram em camaras de video no comboio da Linha de Sintra. mas a verdade é que sempre k vou lá aquilo meteme um bocado de medo e receio de ser asssaltado .. principalmente á noite
não parece Portugal, mas sim qualquer capital africana. um beto não deve conseguir viver na Linha de Sintra LoL

não tem nada a ver com a AMP. ai julgo que tem mais problemas com "ciganos" propriamente. mas deverá ser mais calmo em termos de insegurança que a AML
As cidades como Lisboa sem um determinado número de habitantes, tornam-se insustentáveis. A fuga para as periferias origina trânsito, gastos desnecessários em infraestuturas em detrimento da cidade, como por exemplo o caso do Metro cuja rede ultimente tem sido ampliada a pensar nas periferias. Claro que quem mora nas periferias gosta disso, mas é uma péssima aposta para o desenvolvimento da cidade. Primeiro a cidade, depois sim expandiam para lá.

Os sucessivos governantes de LX não tem visão para a cidade. tirando o caso da expo, a urbanização da cidade é feita a retalho, com loteamentos, tudo sem planos de pormenor. Não ha uma visão global de cidade, continuidade, excepto um PDM com zonamentos/ manchas de cores.

Mesmo as grandes urbanizações que eles falam, como o parque das nações e a alta de lisboa (em Badajoz existem avenidas semelhantes) foram invadidos de arquitectura medíocre, digna de qq suburbio da treta.

O facto de em Lisboa nunca se terem previsto áreas para alguma construção em altura tb é digno dum filme de comédia.
See less See more
lol... a AMadora nao está assim tão mal..vcs falam do que nao sabem...

e isso de assaltos acotnece em qq lado e em qq altura...

mas tb digo uma coisa...s um dia destes estoirar alguma "revolução urbana", a Amadora tem mt combustivel p isso.
:eek2: " fui roubado umas 3/4 vezes" :eek2:
eu ando horas na rua à noite e de madrugada (todos os santinhos dias, necessidade pessoal), acabei de chegar a casa, coisa de meia-hora ou isso. E, nunca na vida fui roubado.

só foste roubado 3 vezes e achas pouco... :eek:
amigo..é o q eu digo, vcs falam e falam e desconhecem as realdiades locais... qem vive na Amadora e tem menos de 20 anos com uma probabilidade de 95% ja foram roubados...
:lol: É na Amadora e no Barreiro :lol:

Mas aqui já foi pior. Só que ultimamente andam por aí grupos de 20 esmininos a roubar a malta da noite. :eek:hno:

De qualquer forma conheço pessoas que têm filhos nas escolas da Amadora e dizem que quando os ***** saem existem grupinhos de esmininos a roubarem a porta das escolas :bash:
o texto pode ser antigo mas esta bem actualizado, Lisboa continua cada vez mais deserta e cara e os arredores expandem-se a olhos vistos para gaudio do lobby do betão e por incompetencia da camara, contudo, não é uma situação mto diferente de outras na Europa, quanto ao respeito e falta de civismo ai sim ainda ha mto caminho a trilhar, talvez quando subir á camara um homem com garra e competencia a coisas de uma volta de 180 graus.
n concordo que lisboa esteja a perder assim tanta população como isso..absta ver os bairros de telheiras, PDN e alta d Lisboa ou mm chelas...p ver q a expansão ubanistica de lisboa esta para ficar... agora da baixa e bairros tradicionais é logico q esteja a desaparecer
:lol: É na Amadora e no Barreiro :lol:

Mas aqui já foi pior. Só que ultimamente andam por aí grupos de 20 esmininos a roubar a malta da noite. :eek:hno:

De qualquer forma conheço pessoas que têm filhos nas escolas da Amadora e dizem que quando os ***** saem existem grupinhos de esmininos a roubarem a porta das escolas :bash:
kontratem guarda kostas!
achei graça 3/4 assaltos pouco... Mas na minha opinião é ótimo morar em Lisboa, das melhores cidades que conheço!!
ja fui assaltado á mão armada na Rua Braancamp, aquela k vai do rato para o marques, mas contudo de longe k é das cidades mais perigosas ate da Europa...
n concordo que lisboa esteja a perder assim tanta população como isso..absta ver os bairros de telheiras, PDN e alta d Lisboa ou mm chelas...p ver q a expansão ubanistica de lisboa esta para ficar... agora da baixa e bairros tradicionais é logico q esteja a desaparecer
Então Lisboa está a perder moradores, já que todos os bairros citados são periféricos e junto aos subúrbios de lx!
1 - 20 of 56 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.