SkyscraperCity banner

1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Uma aula de História nas Minas Gerais - Parte I: Sabará, Ouro Preto e Mariana

No mês de janeiro de 2014 fiz uma viagem de férias à Minas Gerais como há muito tempo tinha vontade de fazer, e puder conferir toda a beleza e riqueza histórica de algumas cidades mineiras que retratam muito bem a História do Brasil, sobretudo o Brasil Colônia, suas riquezas minerais, a escravidão dos negros, as revoltas, lutas pela independência à Coroa Portuguesa. Uma verdadeira aula de História do Brasil. Fiz muitas fotos, difícil foi selecionar algumas para fazer um thread, já que todas retratam a beleza e riqueza dos lugares. Resolvi, portanto, compartilhar com vocês algumas dessas fotos. Muitos locais já foram mostrados em outros threads. Vou dividir em duas partes para não pesar muito. Primeiro, Sabará, Ouro Preto e Mariana; Depois: Tiradentes, congonhas e São João Del Rei.

Sabará

Pertinho de BH, Sabará retrata bem aquele período histórico

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Seu interior revela o brilho do ouro extraído em abundância na região

Chafariz Kaquende. Construído pelos escravos em 1757. Jorra uma água geladinha. Segundo a crença, quem bebe a água do Kaquende volta à Sabará. Aguardo meu retorno lá.

Um teatro construído em 1770 e que foi visitado por D. Pedro I e por D. Pedro II

Igreja de Nossa senhora do Rosário dos Pretos da Barra. Segundo me falaram, mas não sei se é verdade mesmo, os escravos começaram a erguer as paredes da igreja a ser construída em substituição a antiga, que era bem pequena. Mas ai veio a abolição da escravatura e a nova igreja ficou só nessas paredes.

Lindo

Ouro Preto

A Vila Rica e toda sua riqueza. Hoje uma cidade turísticas onde se vê visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo.
Belo casario em vielas muito limpas com muitas lojas e atrativos que encantam os turistas

Igreja Nossa senhora do Pila. Acabamento interno riquíssimo. Há ainda um porão com antigos objetos de época em exposição. Confesso que senti um clima “pesado” lá dentro...

Subi muito essa ladeirinha aqui!

Casa dos Contos. Um museu que retrata bem a escravidão e comércio do Ouro no Brasil Colônia. Aqui o contratador tinha que garantir um quinto de todo o ouro ao Rei de Portugal. Possui um espaço que teria sido uma senzala e onde estão expostos objetos de tortura e aprisionamento dos escravos da época

Interior da Casa dos Contos

Privada do século XVIII. E os dejetos humanos iam para a senzala...

A casa onde os inconfidentes se reuniam vista a partir da Casa dos Contos

Aqui os negros eram oferecidos a quem quisesse comprá-los

Difícil não ganhar uns quilinhos ao saborear a comida mineira

Vista a partir de um restaurante

Praça Tiradentes com a estátua do mártir da inconfidência. Ao fundo uma antiga prisão, hoje o belíssimo Museu da Inconfidência retratando muito bem objetos, vestimentas e móveis de época.

Meu registro na praça!

Outro lado da Praça Tiradentes, ao fundo o Museu de Mineralogia

Muitas lembranças da cidade para serem compradas!

Adorei essas vistas da cidade

Mariana

Próxima a Ouro preto, seu casario bem preservado é belíssimo

E pensar que aqui seres humanos eram açoitados sob as bênçãos da igreja....

Belo conjunto. Duas igrejas históricas (Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis) e uma antiga prisão

Antiga prisão onde hoje funciona a Câmara Municipal da Cidade

Vista das igrejas a partir da “prisão”

Mina da Passagem. Ótimo passeio, vale a pena visitar essa antiga mina!

E olha o trem passando!

Ótimos passeios, excelentes lugares para visitar. Parabéns à Minas Gerais! Logo mais, posto a parte II!

·
Registered
vira-lata caramelo
27,239 Posts

·
Banned
3,625 Posts
Lindas. Lembra as cidades europeias! :)

·
Praised be
4,782 Posts
Parabéns pelas fotos! O thread ficou simplesmente belíssimo. :applause:

Complementando o que disse o Inconfidente, a Igreja de Nossa Senhora do Ó (Sabará) realmente vale uma visita. O estilo da igrejinha é todo chinês, uma das únicas no mundo do gênero, e no altar está a única estátua de Nossa Senhora representada grávida do planeta. De fato, um preciosidade.

• Like
Reactions: HSilva

·
Registered
2,884 Posts
Delicioso seu thread, imagens lindas e chocantes!
Também é maravilhosos ver tanto patrimônio funcionando sustentavelmente e sem sinais de decadência!!

·
Registered
931 Posts
Os centros históricos dessas cidades estão entre os mais bonitos do Brasil.Lembra mesmo as cidades de interior da Europa! :cheers:

·
Registered
294 Posts
As fotos ficaram ótimas, e as legendas muito explicativas, gostei muito deste thread! O autor referiu a um "ambiente pesado" na Igreja do Pilar em Ouro Preto, putz, apesar de eu achar estas cidades históricas mineiras arquitetonicamente muito bonitas, e gostar do "modelo turístico" destas, eu tbem acho o "ambiente" um tanto triste, e não sei explicar muito bem o porque, talvez pelo misto da ostentação das edificações religiosas e governamentais, que convivem com as misérias de antigas senzalas... Abraços!

·
Banned
2,170 Posts
amo meu estado

Parabéns, ficou tudo muito lindo

·
1908 - ∞
1,060 Posts
Região que abriga um dos mais belos santuários da arquitetura mundial...

Ouro Preto é uma cidade mítica, tão belos e representativos são os seus conjuntos históricos para Minas Gerais.

Sabará é um símbolo da calmaria colonial bem na RMBH.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a de São Francisco de Assis em Mariana são simplesmente perfeitas... Mariana que é nossa capital estadual no dia 16 de Julho, homenagem à primeira capital de MG.

Parabéns pelo thread! E faça sempre um tour nas Minas Gerais.

·
Registered
288 Posts
Ótimas fotos! Ouro Preto como sempre linda :)

Só uma curiosidade, o Museu de Mineralogia também é mais conhecido como Escola de Minas, e foi construído em 1741, primeiramente como sendo o Palácio dos Governadores. Hoje funciona como museu e como prédio de aulas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Um dia pretendo fazer um thread de Ouro Preto fora do centro histórico, para mostrar que há vida além do centro :lol:.

De qualquer forma, parabéns pelo thread!

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #14
Belo passeio. As pessoas não costumam ir a Sabará. Pelo fato de ser na RMBH, a prefeitura daquele município podia tentar incentivar mais o turismo. A igreja de Nossa Senhora do Ó é uma pequena preciosidade:
Pois é, e como o fluxo de turistas é menor, você fica bem mais a vontade para fazer as visitações.

Sul das Gerais said:
As fotos ficaram ótimas, e as legendas muito explicativas, gostei muito deste thread! O autor referiu a um "ambiente pesado" na Igreja do Pilar em Ouro Preto, putz, apesar de eu achar estas cidades históricas mineiras arquitetonicamente muito bonitas, e gostar do "modelo turístico" destas, eu tbem acho o "ambiente" um tanto triste, e não sei explicar muito bem o porque, talvez pelo misto da ostentação das edificações religiosas e governamentais, que convivem com as misérias de antigas senzalas... Abraços!
Certo. A riqueza histórica desse patrimônio é gigantesca! A minha percepção do "ambiente pesado" se deve ao fato de que ao apreciar esses monumentos fiquei pensando no sofrimento que essas paredes testemunharam. São séculos de histórias, lutas, conquistas e também de muita dor. É a História do Brasil.

Parabéns pelas fotos! O thread ficou simplesmente belíssimo. :applause:

Delicioso seu thread, imagens lindas e chocantes!
Também é maravilhosos ver tanto patrimônio funcionando sustentavelmente e sem sinais de decadência!!
angeloolegna said:
amo meu estado

Parabéns, ficou tudo muito lindo
Catrumano said:
Uma parte importante da História do Brasil muito bem retratada. Ótimo thread

Triangulino said:
Um verdadeiro deleite para os olhos !!! Excelente qualidade das fotos, luz e belas tomadas !!!
Driano MG said:
Dá um certo orgulho de pertencer a esse estado vendo essas fotos.

Belo thread!
Obrigado pelos comentários pessoal! O patrimônio histórico de Minas Gerais é riquíssimo, deve ser valorizado e compreendido seu contexto histórico. Temos que valorizar a diversidade de cultura, de raças, de cores, "de vidas" que formaram e continuam formando o nosso pais e não querer atestar superioridade de uma ou mais raças e/ou culturas. Essa diversidade é a maior riqueza do nosso pais.

·
Matheus Lima 1N23456
10,296 Posts
Que saudade me deu de OP e Mariana! Tenho que voltar a essas cidades e não pode demorar, lá se vão 10 anos da minha visita....:cry:

Agora essa mesa recheada de iguarias mineiras! :cheers2: Duvido que tenha no Brasil estado com uma comida tão boa e tradicional como a nossa, é pelota, torresmo, feijão tropeiro, angu, gueroba, arroz com jurubeba, frango caipira e aquela cachaça mineira antes disso tudo pra "abrir o apetite".....Hum deu até fome!

• Like
Reactions: Inconfidente

·
Registered
3,333 Posts
Existe realmente um clima mais pesado no interior da Matriz do Pilar em comparação com as outras igrejas da cidade. O barroco nela é mais marcante, sendo que a maioria das igrejas da região foi fortemente influenciada pela leveza do Rococó.
A igreja do Pilar é mais rebuscada e o ouro foi bem mais empregado no Pilar que nas outras igrejas, já que depois foi ficando escasso.

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #20
Se me permite, a foto que vc intitula "Patrimônio histórico belíssimo" e a seguinte já são de Mariana.
As duas se confundem muito mesmo! Parabéns pelo trabalho!
HSilva said:
Obrigado pelo observação silviomarques! Fiz a correção. Inclusive nessa ladeira, um guia de turismo em Mariana comentou que os escravos eram arrastados por ela....

1 - 20 of 24 Posts