SkyscraperCity banner

1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Uma aula de História nas Minas Gerais - Parte II: Tiradentes, Congonhas e São João Del Rei

Segunda parte do thread de fotos de cidades histórias de Minas Gerais que visitei nas férias de janeiro. Uma verdadeira aula de História do Brasil!

Primeira parte do thread:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1724613

Tiradentes

Suas ruas, becos e vielas muito bem conservados são um verdadeiro cenário de filmes e novelas de época

O fusquinha deu uma boa composição ao cenário

Casario histórico com ótima conservação. Destaque da cidade

Muita tranquilidade

Impossível não degustar (e adorar) um legitimo pão de queijo mineiro

Em meio as lojinhas, um banquinho nos convida a sentar

Acesso à Igreja Matriz Santo Antônio – Daqui se tem uma bela vista da cidade

Ladeira para chegar à Igreja

Olha esse muro....

Chafariz de São José

Passeios de charretes pela cidade são apreciados pelos turistas

Fila de charretes na praça a espera de passageiros

Congonhas

Um grande atrativo em Congonhas é o Santuário de Bom Jesus do Matosinhos onde se aprecia as obras do mestre Aleijadinho expostas em várias capelas representando a Via Sacra

Subida ao santuário

Santuário

Destaque à Basílica de Bom Jesus de Matosinhos

Os profetas...

Obras do mestre Aleijadinho

Vista da cidade

São João Del Rei

A aula de história continua. São João Del Rei também possui um belo conjunto arquitetônico

Casario histórico bem conservado e muitas casas de ilustres moradores, os “solares”

Igrejas

Área movimentada no centro da cidade

Infelizmente o Museu ferroviário estava fechado nos dias em que estive na cidade, e também a viagem de Trem até Tiradentes só acontecia no domingo!

E para encerrar uma bela vista da capital Mineira, um verdadeiro Belo Horizonte, como deve ter dito o Papa ao celebrar uma missa nessa praça!

Como já comentei na primeira parte, conferi toda a beleza e riqueza histórica de algumas cidades mineiras que retratam muito bem a História do Brasil. Fiquei encantado com a beleza desse patrimônio histórico. Gostaria também de destacar toda simpatia e hospitalidade do povo mineiro, tanto das cidades do interior, quanto da capital Belo Horizonte! Espero voltar outra vezes!

·
Registered
294 Posts
São João del Rey é uma cidade muito interessante, que mescla áreas "modernas" bonitas, e um centro histórico bem conservado.
Tiradentes, como vc disse, parece uma "cidade cenográfica", o que de certa forma é, afinal se observar as construções do centro histórico, a grande maioria hoje tem função eminentemente turística (hospedarias, restaurantes, ateliês, lojas de souvenirs, cafés, lanchonetes e por aí vai); isto faz com que haja intensa preocupação com os aspectos estéticos das fachadas e dos interiores destes estabelecimentos, todavia, há poucos moradores nesta área da cidade, o que ao meu ver é um ponto negativo.
Por fim, Congonhas é uma cidade economicamente próspera, porém, com exceção do santuário, que é lindo, o resto do espaço urbano é bem feio e mal cuidado, como é ilustrado na última imagem do local.
Abraços!

·
Bandeirantes
3,184 Posts
Eu tenho que conhecer estas joias arquitetônicas!

·
Marcus Batista
1,751 Posts
Nossa, que lindo thread!

Já passei por Congonhas rapidamente uma vez. Tenho uma prima que mora em S.J. Del Rei, mas ainda não pude conhecer a cidade...

Gostei muito de algumas composições, como a dessa foto, que mostra tanto a rua histórica como aquele paredão incrível lá atrás.

Thread excelente! :applause:

·
Registered
1,390 Posts
Sinceridade...esse tópico é para humilhar. Fantástico patrimônio histórico. Para quem gosta da arquitetura colonial portuguesa, esses locais são de primeira grandeza.

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #8
Muito, muito bom HSilva! Tiradentes e São João são lindas, com ótima ambiência. Congonhas o contrário, dá até uma tristeza tamanha descaracterização.
Sinceridade...esse tópico é para humilhar. Fantástico patrimônio histórico. Para quem gosta da arquitetura colonial portuguesa, esses locais são de primeira grandeza.
Adoro essa arquitetura colonial! Nosso pais tem um riqueza muito grande fruto da formação do nosso território por tantas culturas diferentes. É uma pena que ainda é muito caro viajar pela diferentes regiões do pais. Há muito o que se conhecer, há muita coisa bonita para fotografar!

·
Cabra Macho é Bode!
7,682 Posts
Me deu até vontade de ir passear nessas cidades. Congonhas eu só conheço a vista da BR-040, que chega a dar um desgosto. :lol:

Parabéns pelo thread, as fotos ficaram lindas!

·
Registered
1,390 Posts
Eu estava armando para julho uma visitação em um pacote turístico que iria passar por Mariana, Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes e São João. Mas muito caro para uns 6 dias, mais de 3 paus por pessoa. Alternativamente estou vendo um para Salvador e um terceiro para Paraty. Esses dois últimos ( Salvador ou Paraty ), custam umas 3 vezes menos cada...Muito cara essa terra do Aécio, heheheh

·
Registered
27,283 Posts
^^ Não sei qual é a sua idade/disposição, mas se eu fosse você iria por conta própria mesmo. Pegaria um voo para Belo Horizonte, alugaria um carro no aeroporto e iria dirigindo. Com certeza dá muito menos de R$3.000,00 por pessoa. As estradas não são de primeiro mundo, mas têm satisfatória manutenção e sinalização. Não tem muito com o que se preocupar e o resto você pode perguntar para a gente se tiver alguma dúvida. ;)

·
Registered
1,390 Posts
^^ Não sei qual é a sua idade/disposição, mas se eu fosse você iria por conta própria mesmo. Pegaria um voo para Belo Horizonte, alugaria um carro no aeroporto e iria dirigindo. Com certeza dá muito menos de R$3.000,00 por pessoa. As estradas não são de primeiro mundo, mas têm satisfatória manutenção e sinalização. Não tem muito com o que se preocupar e o resto você pode perguntar para a gente se tiver alguma dúvida. ;)
Para quem ñ conhece nada, seria uma aventura...mas com certeza mais barato.

·
Registered
27,283 Posts
Carca, é bem tranquilo. Tudo que você deve fazer é sair do aeroporto em direção a Belo Horizonte. Para atravessar BH e pegar a BR-040 em direção às cidades históricas basta seguir as placas de "Rio de Janeiro". Daí na 040 você já pega o acesso para Ouro Preto de onde pode ir pra Mariana. Voltando pelo mesmo caminho volte para a 040 de novo em direção ao Rio. Um pouco mais para frente terá o acesso a São João Del Rey de onde você pode ir para Tiradentes. Voltando pelo mesmo caminho você volta para a 040 e segue pra BH e o aeroporto pra voltar pra casa. É muito fácil.

·
Registered
11,815 Posts
Discussion Starter #15
Lendo esse comentário agora, lembrei que encontrei muito visitante lá que tinha feito isso. Alugado um carro ainda no aeroporto de BH, mapinha básico na mão, e passeio!

1 - 15 of 15 Posts