SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Quem acredita que a história da capital federal se inicia com Juscelino Kubitschek na década de 1950, quando a cidade começou a ser construída, como pregam os livros, está errado. A trajetória do DF e Entorno data de 4.500 anos atrás.

As provas são os relatos da expansão do Brasil Central por meio da excursão do Anhanguera, Bartolomeu Bueno da Silva, e de inscrições rupestres localizadas em sítios arqueológicos da região. Com o intuito de divulgar as verdadeiras origens da civilização, cultura e fatos do Planalto Central, os irmãos Gustavo e Eduardo Chauvet decidiram buscar apoio e consolidar o projeto Caminho do Anhanguera.

O projeto visa desenvolver o turismo sustentável histórico e ambiental do Centro-Oeste, além da educação. «Nas escolas, os livros contam a história apenas do ponto de vista do litoral e deixam de fora fatos importantes para o conhecimento das origens da população e grandes heróis nacionais como o Anhanguera», conta Gustavo.

Após quatro anos de pesquisas, estudos e visitas, o projeto começa a se concretizar. A iniciativa chegará as escolas a partir de agosto, com excursões semanais programadas para sítios arqueológicos em cidades como Taguatinga, Planaltina e Formosa (GO).

«O território onde hoje é Brasília, já pertenceu à Espanha, pelo Tratado de Tordesilhas. Após a descoberta do ouro em Minas Gerais, Anhanguera decidiu expandir o território português e no século XVIII fez expedição para o Brasil Central.

Naquela época, 1722, índios ocupavam o terrenos que JK e muitos outros pregavam ser terra de ninguém, um grande e vazio cerrado», revela Eduardo. Bandeirantes e índios foram responsáveis por povoar a região, onde hoje ficam as cidades de Formosa, Luziânia, Planaltina, Pirenópolis, Corumbá, Niquelândia, Jaraguá, entre outras.

Durante o trabalho, foram encontradas escrituras rupestres, em Taguatinga, com mais de 10 mil anos. A cerca de 100 quilômetros da capital, na toca da Onça, em Formosa, é possível encontrar um sítio arqueológico, que remete a um período em que sequer o Brasil havia sido descoberto.

Gustavo e Eduardo relatam uma infinidade de fatores da pré-história que contrastam com a cidade símbolo da modernidade com obras do arquiteto Oscar Niemeyer, do urbanista Lúcio Costa e do artista Athos Bulcão.

Todas elas serão contadas em 48 vídeos de 12 minutos de duração cada, que serão divulgados em bibliotecas públicas, cinemas em praças públicas e nas escolas.

«Queremos fazer convênios com os governos Federal e Estadual, além de parcerias privadas para o projeto e a inserção do Brasil Central no roteiro do turismo histórico e ambiental do país», explica Gustavo. Também são beneficiados estudantes universitários de diversos cursos como Turismo, Geografia, História e Letras, que participam de cada etapa do projeto.

Fonte: Jornal Hoje em dia Caderno Brasília edição 25/05/2008
 

·
Registered
Joined
·
6,037 Posts
Mas que interessante...... belíssima iniciativa. Espero que alguns marmanjos do SSC Brasil vejam esses vídeos, leiam os livros e se interajam mais com a realidade do Brasil Central, sobretudo da capital da República!!!!!! :)
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Sei que a cidade já tem muitos museus, mas um dedicado a esse assunto caia bem.

De preferência perto de alguma estação de metrô, para ter visibilidade.
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^ Aqui tem museu para tudo, o problema é a manutenção, apenas isso. Em Brasília eu sinto falta é de um aquário publico, um museu de história natural e um museu pré-histórico.
 

·
Registered
Joined
·
6,037 Posts
Eu não...... peixe é o bicho mais sem graça que existe! :lol:
 

·
Registered
Joined
·
6,037 Posts
Lindo é 1 Pintado, Dourado no meu prato preu saborear..... isso que é lindo! :)
 
1 - 8 of 8 Posts
Top