Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 54 Posts

·
Registered
21,962 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
História da colonização do Oeste Catarinense: “A região da mata passou a ser explorada a partir de 1917 com a chegada das empresas colonizadoras. Acreditava-se que, para incorporar a terra contestada à Santa Catarina, ocupar o “vazio demográfico” e aumentar a produção agrícola, era necessário a colonização por descendentes europeus, pois os mesmos seriam os “construtores do progresso e da civilização” (RENK, 2006, FLORES e SERPA, 2005).

Pensava-se também que a colonização era necessária para revogar qualquer dúvida em relação aos limites da região, o governo catarinense queria ocupar o “deserto” e provar que essas terras eram brasileiras, bem como enfraquecer grupos conflitantes que acreditavam que essas terras deveriam pertencer ao estado do Paraná ou do Rio grande do Sul.

A omissão do Estado deixava ao encargo dos colonos a construção de equipamentos coletivos, como cemitérios, igrejas, salões comunitários, escolas e hospitais." Fonte

Vou começar pelo Extremo-Oeste e seguir em direção ao Leste, onde temos o Rio do Peixe (afluente) e a transição do Rio Uruguai para Rio Pelotas.

Itapiranga: originalmente uma colônia para imigrantes alemães católicos chefiados por Max Von Lassberg, é a cidade catarinense mais distante da capital Florianópolis (690 km).

População (2013): 16.107
PIB (2011): R$ 550.283 bi
PIB Per Capita: R$ 35.460
Frota de Veículos (04/14): 10.991

1. Vista a partir do Rio Grande do Sul, destaque para o Rio Uruguai

Geovan Soethe
2. Do outro lado do rio é Barra do Guarita, RS

Rossana Zott Enninger
3.

Guto Santos
4.

Guto Santos
5.

Fabio Mildner
6. Celebração típica

Mauro de Nadal
7.

Sadi Reckziegel
8. Rio Uruguai entre SC e RS visto a partir do lado catarinense

paulolenhard

São João do Oeste: detém o título de capital catarinense da língua alemã, sendo que 93% de sua população fala alemão e pelo menos 97,5% entende a língua alemã (Lei Estadual nº14.467/2008 Santa Catarina). A língua alemã é uma matéria lecionada em sala de aula desde as séries iniciais. Segundo o INEP, o município de São João do Oeste possui o menor índice de analfabetismo do Brasil (99,8% de alfabetização).

População (2013): 6.211
PIB (2011): R$ 145.538 bi
PIB Per Capita: R$ 24.036
Frota de Veículos (04/14): 4.442

9.

paulolenhard
10.

paulolenhard

Mondaí: a maior parte das empresas colonizadoras dividiam as terras com o cuidado de formar comunidades homogêneas, ou seja, com a mesma etnia e religião. Dessa forma Mondaí recebeu colonizadores alemães evangélicos, ao contrário da vizinha Itapiranga que recebeu alemães católicos.

População (2013): 10.877
PIB (2011): R$ 328.856 bi
PIB Per Capita: R$ 31.782
Frota de Veículos (04/14): 6.471

11.

Klaus Gast
12. Rio Uruguai

sergio astor
13. Inverno

sergio astor
14.

Carine.

Caibi: os lotes da região de Caibi (antiga São Domingos) foram divididos entre imigrantes de origem italiana.

População (2013): 6.274
PIB (2011): R$ 93.826 bi
PIB Per Capita: R$ 15.111
Frota de Veículos (04/14): 3.890

15.

rehbein

Palmitos: destinada a imigrantes alemães luteranos, o engenheiro alemão Carlos Culmey liderou o grupo formado pelas famílias Otto, Bortolanza, Trenepol, Knapp e Daenek entre os primeiros colonizadores.

População (2013): 16.270
PIB (2011): R$ 303.232 bi
PIB Per Capita: R$ 18.929
Frota de Veículos (04/14): 10.613

16.

Johnatan Guse
17.

paulopilenghy
18.

itibaum
19.

Flávia Hardt Schreiner
20.

Guilherme Schelbauer

Cunha-Porã: destinada aos imigrantes alemães luteranos, a colonização inicial deu-se a partir de fevereiro de 1931, com a chegada dos teuto-gaúchos Arthur Herbes e João Kolln, e dos alemães Johann Georg Salfner, Wilhelm Julius Hochberger, Willibald Weinwe e Adolfo Heydt.

População (2013): 10.905
PIB (2011): R$ 215.026 bi
PIB Per Capita: R$ 20.203
Frota de Veículos (04/14): 7.500

21.

Dayan Schütz
22.

Dayan Schütz

São Carlos: colonizada por alemães católicos.

População (2013): 10.753
PIB (2011): R$ 182.430 bi
PIB Per Capita: R$ 17.603
Frota de Veículos (04/14): 6.347

23.

Érico Christmann
24. Notem a total ocupação do solo da região por pequenas propriedades familiares. É assim em todo o Oeste Catarinense.

paulopilenghy

Águas de Chapecó: colonizada por italianos, as primeiras famílias registradas no município foram: Rossetto, Tormen, Corbari, Fioravante e Sander.

População (2013): 6.313
PIB (2011): R$ 97.597 bi
PIB Per Capita: R$ 15.905
Frota de Veículos (04/14): 3.168

25.

paulopilenghy
26. UHE Chapecó em fase de construção

paulopilenghy

Guatambu: a Companhia Colonizadora Isaac Pan & Vargas foi a responsável pela divulgação de venda das terras municipais aos imigrantes italianos e alemães.

População (2013): 4.746
PIB (2011): R$ 153.097 bi
PIB Per Capita: R$ 32.727
Frota de Veículos (04/14): 2.755

27.

emanuelleanachu
28. Pôr-do-sol no Rio Uruguai em contraste com as araucárias

Anderson Bianchin

Chapecó: a maioria dos imigrantes que se instalaram em Chapecó eram provenientes das colônias do Rio Grande do Sul (italianos sobretudo, e em menor grau alemães e poloneses). Antes do início do século XX a região era esparsamente habitada por índios kaingangs e guaranis, além de bandeirantes em deslocamento via Rota das Missões. Atualmente é a maior cidade do Oeste Catarinense e pólo de uma região com 2 milhões de habitantes.

População (2013): 198.188
PIB (2011): R$ 4.505.579 bi
PIB Per Capita: R$ 24.179
Frota de Veículos (04/14): 141.411

29.

Robson Covatti
30.

Gabriel Spenassatto
31.

leonardosantos
32.

Matheus Parizotto
33.

Matheus Parizotto
34.

Matheus Parizotto
35.

dentograzi
36.

ac.reb.

Seara: antiga Nova Milano, foi colonizada por italianos e alemães e tem a economia voltada para a agroindústria (matriz da empresa Seara). O município abriga o Museu Entomológico Fritz Plaumann, que guarda a maior coleção de insetos de toda a América Latina.

População (2013): 17.351
PIB (2011): R$ 487.550 bi
PIB Per Capita: R$ 28.728
Frota de Veículos (04/14): 10.931

37.

Evandro Falabetti
38. Antiga casa e atual Museu Fritz Plaumann

.ac.reb.
39.

Angela Fuelber
40.

Claudine Hanauer

Itá: de colonização alemã, polonesa e italiana, as famílias pioneiras foram: Schauble, Bernardi, Paludo, Bais, Klein, Bianchi, Roy, Pedrucci, Sartoretto, Kolbo e Crizatto. Em 1979 os estudos de revisão feitos pela Eletrosul sobre o Rio Uruguai eram concluídos para a construção da Usina Hidrelétrica. Como a cidade de Itá seria completamente submersa pelas águas do reservatório da Usina, uma nova sede municipal teve de ser pensada e planejada (Inauguração da Cidade Nova em 13/12/96).

População (2013): 6.420
PIB (2011): R$ 267.892 bi
PIB Per Capita: R$ 41.851
Frota de Veículos (04/14): 3.933

41.

Fabio Emerson Rutka
42.

Teatro Lost
43.

Heloisa Falak
44.

Jairo Backes
45.

Mariana Bonetti
46.

Yuri Dalle Laste
47.

Andressa Colbachini
48.

Yuri Dalle Laste

Concórdia: colonizada por imigrantes italianos, alemães e, em menor grau, poloneses. Terceira maior cidade do Oeste e pólo do Alto Uruguai Catarinense, é a cidade matriz da empresa Sadia.

População (2013): 71.499
PIB (2011): R$ 1.578.432 bi
PIB Per Capita: R$ 22.859
Frota de Veículos (04/14): 55.588

49.

(minha)
50.

(minha)
51.

(minha)
52.

Julio Gomes Filho
53.

Tiago Turcatel
54. Kerbfest

Julio Gomes Filho
55. Ponte sobre o Rio Uruguai na divisa entre SC e RS

ingogva
56. Inverno

Julio Gomes Filho

Peritiba: colonização predominantemente alemã e também italiana.

População (2013): 2.958
PIB (2011): R$ 49.808 bi
PIB Per Capita: R$ 16.770
Frota de Veículos (04/14): 1.916

57.

GSV

Piratuba: Com a conclusão do traçado da ferrovia Ferrovia São Paulo-Rio Grande, a partir de 1913 várias famílias de origem alemã e italiana vindas do Vale dos Sinos e Região do Caí – a chamada Colônia Velha Gaúcha - chegaram à Estação Rio do Peixe. A PETROBRAS perfurou a região à procura de petróleo e descobriu um lençol de águas sulfurosas, numa profundidade de 674 metros, dando início ao complexo termal formado pela COMPANHIA HIDROMINERAL DE PIRATUBA, criada em Março/75.

População (2013): 4.533
PIB (2011): R$ 103.820 bi
PIB Per Capita: R$ 22.051
Frota de Veículos (04/14): 3.293

58.

olmoojen
59. Kerbfest (acho)

Dircinha
60.

andrégehring
61.

olmoojen

·
R.I.P. Niki
15,218 Posts
Essa região é muito rica e desenvolvida mesmo. Tem cidades minúsculas com uma excelente infraestrutura e ótimo padrão de vida. E as maiores (Chapecó e Concórdia) parecem ter pelo menos o dobro da população que tem. Aliás, isso se aplica não só ao Vale do Rio Uruguai, mas toda essa região formada pelo oeste catarinense, sudoeste do PR e noroeste do RS. E acho que o fato dessa região ser um tanto quanto "desconhecida" só contribui pra que ela continue assim.

·
Santa Catarina
4,274 Posts
Linda região oeste ! Bela compilação de fotos !

A foto 18 mostra como a Igreja Luterana de Palmitos. Incrível a padronização na construção das Igrejas. Ela é quase idêntica a uma aqui em Blumenau no bairro Velha :

Ótimo thread ! Obrigado por compartilhar !

·
6 time grammy winner
12,694 Posts
Belo thread!!

E como sempre , as igrejas se destacando nas cidades pequenas heheheh

·
Longe demais das Capitais
10,311 Posts
Ótimo thread !

Que região linda !

O vale do Rio Uruguai é um dos lugares mais bonitos do Brasil: pouca gente sabe que há paisagens tão exuberantes ali.

Também aproveitei para matar parte da minha curiosidade, pois o oeste de SC sempre foi um enigma pra mim, pois ele não é conhecido como o leste do Estado. Para ser mais exato, a região que tu mostrou, como cidades como Piratuba e Chapecó, são conhecidas. A região da qual sei muito pouco é a "parte do meio" do oeste catarinense, e a região da fronteira com a Argentina.

Mas, voltando ao vale do Rio Uruguai, é uma região linda e com paisagens lindas. Merece ter muito turismo, e que poderia ser feito pelo rio !

·
Registered
3,145 Posts
Show, seu theard barriga verde. Santa Catarina consegue surpreender, um estado com um território reduzido e com tanta diversidade, cada paisagem mais linda que a outra. E essas cidades, parecem sair de filmes, de novelas, lindas ;), realmente faltava um theard desta região. Chapecó, parece ter uns 300 mil habitantes, por fotos é até difícil acreditar, que seja menor que Dourados, cidades horizontais geralmente parecem menores. Vlw por mostrar esse lugar perdido no meio do nada kkkk é claro, se trata de uma das regiões mais desenvolvidas do país, mas passa essa sensação, linda e bela Santa Catarina... Abs

·
Registered
21,962 Posts
Discussion Starter · #12 ·
Caramba, que thread maravilhoso!!!. O Rio Uruguai vai moldando belíssimas paisagens nos territórios gaúcho e catarinense. Gostei muito de Chapecó e Concordia, dois grandes polos de desenvolvimento de Santa Catarina.
Valeu pela visita!

Terra de brava zente! Obrigado por compartilhar.
:yes:

Belo thread, cada foto espetacular, nem tenho tempo para comentar todas que queria!!! Parabéns! :applause:
:eek:kay:

Belísssima região. Santa Catarina de novo nadando de braçada!
SC possui lugares bonitos e que não são muito conhecidos nem pelos catarinenses. Valeu pelo comentário.

Essa região é muito rica e desenvolvida mesmo. Tem cidades minúsculas com uma excelente infraestrutura e ótimo padrão de vida. E as maiores (Chapecó e Concórdia) parecem ter pelo menos o dobro da população que tem. Aliás, isso se aplica não só ao Vale do Rio Uruguai, mas toda essa região formada pelo oeste catarinense, sudoeste do PR e noroeste do RS. E acho que o fato dessa região ser um tanto quanto "desconhecida" só contribui pra que ela continue assim.
Realmente, essa área toda poderia ser um estado bem homogêneo (e rico). E é incrível a quantidade de pequenas cidades bem estruturadas, essa região gera muito dinheiro com a agroindústria.

Linda região oeste ! Bela compilação de fotos !

A foto 18 mostra como a Igreja Luterana de Palmitos. Incrível a padronização na construção das Igrejas. Ela é quase idêntica a uma aqui em Blumenau no bairro Velha :

http://www.jornalocaminho.com.br/imagens/noticias/1464_2733_50velha.jpg

Ótimo thread ! Obrigado por compartilhar !
Parecida mesmo! E o detalhe é que os alemães do Oeste são de regiões distintas da Alemanha do que os do Leste catarinense. No Oeste predominam os de Hunsrück (Renânia-Palatinado e Sudoeste alemão em geral). No Vale não sei ao certo qual procedência é predominante (Hamburgo, Berlim?).

Belo thread!!

E como sempre , as igrejas se destacando nas cidades pequenas heheheh
:eek:kay:

Ótimo thread !

Que região linda !

O vale do Rio Uruguai é um dos lugares mais bonitos do Brasil: pouca gente sabe que há paisagens tão exuberantes ali.

Também aproveitei para matar parte da minha curiosidade, pois o oeste de SC sempre foi um enigma pra mim, pois ele não é conhecido como o leste do Estado. Para ser mais exato, a região que tu mostrou, como cidades como Piratuba e Chapecó, são conhecidas. A região da qual sei muito pouco é a "parte do meio" do oeste catarinense, e a região da fronteira com a Argentina.

Mas, voltando ao vale do Rio Uruguai, é uma região linda e com paisagens lindas. Merece ter muito turismo, e que poderia ser feito pelo rio !
Com certeza, é uma região de grande poder econômico e com um potencial turístico pouco explorado. Merece uma atenção para que mantenha esse dinamismo.

Santa Catarina é Phodástica. Se não é é um dos.. estados mais perfeitos do Brasil.
Valeu!

·
Dark Lurker
1,799 Posts
Eu acho magníficas as imagens que mostram a relação com o campo que as cidades do oeste possuem. E como dito anteriormente, mesmo cidades minúsculas oferecem uma qualidade de vida relativamente elevada. Os minifúdios e a ampla ocupação do solo permitem que existam diversas sedes próximas e relativa facilidade em viver no interior mas próximo da "cidade".
Parabéns mesmo! :applause: Não exite em criar novos threads dessa região tão próspera e até mesmo desconhecida por eu! :lol:

·
Geoce
5,618 Posts
Eu acho essa parte do Estado, um dos grandes segredos de SC. Mesmo não sendo conhecida e geograficamente desfavorecida, a região é bem desenvolvida mesmo. Quem conhece pessoalmente essas cidades sabe exatamente o que falo. Pena os morros, em sua maioria, devastados, é a cara do Oeste.

Dentre as cidades mostradas, as mais agradaveis são Itapiranga (as fotos realmente não fazem por merecer), Ita, Piratuba, Chapecó e Concas. Itapiranga mesmo é fora da casa, os caras tem escola no interior do município melhor que mta faculdade de capital grande por ae, são phodas mesmo.

Belo tópico, Barriga. E bela iniciativa tb.

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Thread lindo, mostrando cidades desconhecidas e outras nem tanto mas todas muito bem na foto, destaque para as maiores que tem cara de serem muito maiores como Concordia e Chapecó!
Cada vez mais me convenço que SC é o estado mais incrível desse país!

1 - 20 of 54 Posts