SkyscraperCity Forum banner

:: Uma região pouco conhecida de POA: o bairro SANTANA ::

26739 Views 41 Replies 25 Participants Last post by  FlicK
Aproveitando que hoje estava um dia agradável (frio e um generoso sol), decidi ir ao meu antigo bairro tirar umas fotos.

O bairro Santana é um bairro de classe média, e é separado em dois pela Av. Ipiranga. Uma parte é bem central, bastante agitada, provida de uma boa infra-estrutura de comércio, serviços, saúde e educação; já a outra é bem mais residencial e tranquila. Como a primeira já apareceu no forum, então decidi mostrar apenas a segunda parte, que começa a partir da margem sul da Av. Ipiranga.

Um mapa com as ruas que eu andei para tirar as fotos:

vermelho: Rua São Manoel.
azul: Rua São Luís.
verde: Avenida Princesa Isabel

Comecei no início da Rua São Luís, junto a Av. Ipiranga, esta rua é uma das melhores do bairro.

1. Prédio comercial na esquina com a Ipiranga.

2. Totalmente revestido de vidro e granito, não só na frente, mas nas laterais e no fundo também.:)

3.

4. Fundos do prédio.

5.

6.

7. Esquina com a Av. Princesa Isabel, o "centrinho" do bairro.

8. A avenida é bem arborizada e cheia de barzinhos e casas noturnas, que lotam à noite. Andei um pouco por ela para tirar umas fotos.:)

9. Centro comercial

10. Prédio da Anatel

11. Um residencial recém pronto.

12. O mesmo prédio da foto 9

13. Um residencial

14. A Av. Princesa Isabel

15. Instituto de Cardiologia

16. Acho ele bem bonito.:)

17. Centro Cultural Rubem Rodrigues, em frente ao instituto. Ele é bem bonito ao vivo, todo revestido de alumínio e vidro, bem M.T.:D

18. Andei na Princesa isabel só até aí, na esquina com a majestosa Av. joão Pessoa e suas palmeiras-da-califórnia.:D

19. Alguns residenciais próximos

20.

21. Gosto deste prédio:D

22. Adorei essas casinhas geminadas:D

23. Predinho simples, mas agradável

24. Idem

25. Adorei esse prédio!

26. Detalhe da porta, toda de ferro:drool:

27. Agora voltando a São Luís, que tem uns residenciais bem simpáticos:)

28. Interessante esta casa

29. Igreja São Francisco de Assis (gostei muito da foto)

30. Gosto deste tipo de casa

31. Simpático

32. Essa região vem crescendo bastante

33. Render do prédio em construção

34. Charmoso:D

35. Um dos prédios mais altos do bairro, na rua São Manoel (já já ele vai ser mostrado :D)

36. Adoro excesso de árvores!:D

37. Dois predinhos simpáticos:)

38.

39. Casario antigo

40. Detalhe

41.

42. Muro da casa verde, adorei:D

43. Bairro Petrópolis visto da São Luís

44.

45. Gostei desta casinha, ela ficará ainda mais bonita com vidros transparentes na sacada.:)

46. Mais uma construção:D

47. Nesta parte a rua chega a ser escura, de tantas árvores.:)

48.

49.

50. Adorei este prédio

51. E esta casa simpática também:D

52.

53. Gostei desse também:D

54.

55.

56. O fim da rua, logo adiante

57.

58.

59.

60.

61. Se todos os predinhos simples fossem como este, eu estaria feliz:D

62. Gostei deste prédio, aqui acaba a Rua São Luís

Voltando a Avenida Ipiranga, fui tirar fotos da Rua São Manoel, paralela a São Luís.:)

63. Alguns prédios comerciais. Gosto do conjunto.:)

64. Detalhe de uns dos prédios. gostei do que fizeram com o paredão da lateral.:)

65. A frente dele

66. Outro prédinho comercial próximo

67. Prédio ao lado do anterior. Ele é bem bonito, pena o sol ter atrapalhado:eek:hno:

68. Continuando pela rua São Manoel

69. Não sei o que é, mas acho bonito.:)

70.

71.

72. Fundos do prédio alto que eu falei antes.

73.

74. Achei lindas estas casinhas.:D

75.

76. O prédio "alto"

77. Esta é a frente, gosto mais da parte de trás dele, com os elevadores panorâmicos.=P

78.

79. Casinha simpática:)

80. Idem

81. Chegando ao final da rua

82. Este casario antigo, que eu acho lindo.:D

Espero que tenham gostado, já que estas fotos são quase todas inéditas!:D
Ah, e desculpem o excesso de fotos, já foi difícil selecionar 82 fotos; tirei mais de 250.:D

Abraços.
See less See more
83
1 - 20 of 42 Posts
Para Finalizar, uma panorânima noturna do bairro, que eu peguei na net.:D
See less See more
Valeu Rodrigo, adorei conhecer esse bairro! :eek:kay:
^^ Vc tem que sair mais do "vale"!!!:lol: :)

Linda selecao Rodrigo!!

Otimo caminhar por POA em um dia frio e ensolarado de Outono!!
A Santana eh realmente um bairro muito bom, perto do centro, Redencao e de
tudo...

...A foto 7 me da lembrancas de comer no McDinhos na epoca da faculdade......

O predio 21 eu tentei subir p/ algumas fotos mes passado mas o sindico nao deixou!!

Obrigado!!:)
See less See more
Legal essas fotos do bairro Santana. E um tipico bairro de classe media portoalegrense! E tradicional, porem pouco conhecido pela maioria da populacao....principalmente o seu interior!
Parabens.
@NeTo_CE: Obrigado!:D

@Aces: Tenho certeza que ju já passou por ele trocentas vezes!:D Pelo menos pela Ipiranga, pela Bento, pela Princesa Isabel ou João Pessoa.:lol:

@Gerson: Valeu pelo comentário Gerson! Adoro muito dias assim! E o céu tava lindo também! Eu comia no McDinhos até o ano passado, quando morava no bairro.:D

@Fortal: Gosto desses predinhos comerciais do bairro!:D Ele também tem muitas casas bonitas em outras ruas, mas me contive a tirar fotos apenas dos prédios daquelas três ruas.:)

@snowb: O Santana é mesmo pouco conhecido, toda vez que me perguntavam onde eu morava e eu respondia que era no Santana, todos achavam que eu tava falando do morro.:lol:

@raonidantas: Obrigado!:D
See less See more
Parece ser um bairro muito agradável, charmoso. Pena são as fiações expostas, como disse um cidadão em outro thread: "... um câncer ao urbanismo...".
^^
Mas esse é um problema de todas as cidades brasileiras!

As fotos estão ótimas, um bairro bem agradável. Valeu por postar!:eek:kay:
^^
Mas esse é um problema de todas as cidades brasileiras!

As fotos estão ótimas, um bairro bem agradável. Valeu por postar!:eek:kay:
Exatamente! Tá na hora de acabarmos com isso.
See less See more
@jr_fotos_recife e tlag: Valeu pelos comentários! Essa fição é mesmo um saco, tentei achar os ângulos em que elas menos aparecem.:)

Exatamente! Tá na hora de acabarmos com isso.
No meu bairro as pessoas já tiveram esta idéia!:D

Roubaram os fios dos postes...:D
See less See more
Rodrigo, este bairro eu conhecia só de nome, e devo dizer que me surpreendi. Apesar de ser um bairro de classe média, ele é muito bonito e arborizado, e mesmo os prédios sendo simples, eles são muito bonitos e arrumadinhos (deixa um dia eu mostrar os prédios desse porte aqui de Cuiabá). Só tenho a agradecer pelo seu thread, que valeu muito para mim, obrigado! :eek:kay:
See less See more
Muito bom esse tópico. O Santana é agradável. E legal que tu explorou um área que ainda não tinha sido mostrada no fórum. As três últimas fotos estão lindas, com arborização abundante e muitas casas. Valeu!
Adorei!

Muito bom. Hea muitos outros bairros como esse, poucos explorados pelos foristas gaúchos aqui no fórum. Sempre acabamos postando os mesmos, os que temos mais acesso e os mais bonitos.
Esse é um típico bairro que não tem nada demais, mas mostra como Poa é uma cidade bem uniforme, renda bem distribuída.
Abraço e Parabéns mais uma vez!

Anderson
See less See more
Parabéns pelo excelente thread!!!!!
Nota 10 !
Todas as fotos estão ótimas!
O noize já havia postado algumas fotos do Bairro um tempo atrás, mas ele enfocou mais as casas e outras partes do Bairro. Muito bom, tu conseguiu dar uma geral na principal área do bairro. A Rua S. Luis está valorixando muito, com muitos prédios mais altinhos e de um nível muito bom!
Adoro aquele prédio mais alto, e já tentei subir nele pra dar uma geral de cima, do bairro e não consegui!
E o ander_vaz tem razão, ele mostra como POA é homogênea, com boa distribuição de renda, visível pela qualidade das construções praticamente na cidade inteira (com poucas esceções).

Esperamos outros threads com essa qualidade Rodrigo! Parabéns de novo!
See less See more
Lindas as fotos!

O bairro é bem tri, bem agradável, mais ou menos arborizado, e com residenciais simpáticos, me lembra muito Santa Maria e sua imensa classe média...

Gostei bastante!
Bom, tenho primeiramente que relatar que eu já estive visitando este thread por três vezes e em todas elas tentei elaborar um comentário que eu julgasse estar "ao nível" da qualidade do thread!!! Não consegui! Mas prometi prá mim mesmo que teria que arranjar palavras para comentar pois o desempenho de alguns foristas em fazer um thread legal, organizado, com belas fotos e ainda estas comentadas, merece ao menos um "parabéns"!!!

Já falei em alguns threads de Porto Alegre que é difícil eu comentar muito sobre as fotos que apresentam da nossa bela Capital Gaúcha, porque conheço muito pouco da cidade! Também não sou do ramo da "arquitetura e urbanismo" para dar um parecer "técnico" apesar de que sei que não é este o propósito deste fórum, mas o que eu quero dizer é que não me vejo competente o suficiente para julgar se um estilo de casa ou prédio ou o material nele utilizado é o "apropriado" ou não! O que tenho a falar é se gostei ou não e isso para mim claro que requer minha visão do que é belo em termos de construção mas, mais do que isso, o que a foto ou o "fotógrafo" quer mostrar!

Teu thread não tem paisagens naturais, não! Mas ele mostra, de alguma forma, algo que te chamou a atenção isso está muito bem mostrado nos teus comentários feitos nas legendas das fotos. É justamente este ponto que mais me chamou a atenção! Claro que as fotos estão ótimas, claro que os ângulos estão ótimos, mas o que falas em cada foto é o que me faz pensar sobre o lugar e o que estás querendo mostrar para nós foristas!

Tá certo, é complicado de entender o que falo, mas a minha maneira de mostrar o quanto eu gostei do teu thread é relatando o que ele realmente passou para mim: um cara que não tirou fotos apenas por tirar! Teve uma preocupação em mostrar o que viu de melhor! Somente isto já seria o suficiente para eu fazer meu comentário e parabenizá-lo, mas fizeste mais. Mostras-te o bairro Santana em belas fotos!

Então, para não esticar ainda mais meu comentário, antes que eu possa correr o risco de esquecer: Parabéns pelo excelente thread!!!

Agora que já falei o principal prá mim, vou comentar sobre algumas fotos, ok?

Esse método de colocar o mapa da região e mostrar os lugares onde foram tiradas as fotos é muito bom para localizarmos melhor o local! Gostei das legendas coloridas, facilitou ainda mais o entendimento!

Gostei bastante do ângulo que tiraste a foto 3, causou um efeito bem legal! Assim como a foto 29 (Igreja São Francisco de Assis) que ficou muito bonita!

Legal o prédio da foto 11 e as palmeiras da Avenida João Pessoa na foto 18! As casas da foto 22 são interessantes. Fiquei curioso para saber como seria a "planta" delas! Gostei dos prédios das fotos 23, 27, 31 e 34! Das casas da foto 41 também! Difícil alguém conseguir pular esse muro da casa verde, hein!

Também gostei do prédio da foto 53. Achei interessante este teu comentário : "61. Se todos os predinhos simples fossem como este, eu estaria feliz", eu também estaria feliz! Achei o prédio simpático!

Linda arborização da rua na foto 81 e o casario da foto 82 é bem interessante e parece estar conservado! A foto panorâmica do bairro só veio abrilhantar ainda mais teu belo thread!

Gostei muito, muito mesmo e espero que em breve faças novas "andanças" por outros bairros de Porto Alegre para postares mais excelentes threads para nós!!! Um abraço, valeu!
See less See more
O Bairro Santana é um bairro agradável, cercado por bairros bons (Petrópolis, Menino Deus, etc e com imóveis não tão caros.

Bem, vamos as fotos:
1 - Este prédio da RGE é muito bonito e visto da Av. Ipiranga é bem legal, com aquela rua reta e o morro ao fundo. Gostei do ângulo da foto 4.
6 - O predio este é muito bonito, gostei das cores e da altura.
8 - Esta rua é muito legal e bem movimentada a noite, uma pena que os bares sejam meio podres.
11- Muito bonito este prédio, ainda não conhecia.
12 - Gostei do ângulo ;)
15 - Gosto bastante deste prédio do Instituto de Cardiologia. As cores, o prédio em si, já entrei no Hall dele, tb é bem legal.
18 - Lindo este início de João Pessoa. O clima não é de California, apesar das palmeiras. Pelos prédio e o "clima" está mais para a Europa Oriental..hehe
21 - Não gosto destes espigões da Goldzstein em meio ao mar de "baixinhjos" do Bairro :(
22 - Bonitas estas casas germinadas, dão um toque bem "vittariano" :D
26 - Muito bonita a foto ;)
29 - Bonita igreja e ângulo, uma das melhores!
30 - Não gosto deste tipo de casa!
36 - Legais os prediozinhos baixinhos..heheh
38 - Bonito!
43 - Gosto da vista do Petrópolis do Bairro Santana, melhor ainda visto da subida pela Luis de Camões.
45 - Bem simpática!
46 - Feio.
49 - Bonito
50 - Muito portugues..hehe
54 - Adoro este tipo de construção.
59 - Gostei da foto, de um dos prédios tb ;)
63 - Hum, acho que é a melhor das tuas fotos :D
64 - Tb gostei do paredão. Muito criativo.
65 - Lindo este comercial
67 - Surpreendente, nunca reparei nele.
68 - Mais uma das melhores fotos.
76 e 77 - Será que a Al Qaeda acreditaria que...
78 - Bonito e discreto.
79 - Isadora Ribeiro :D

Concluíndo, que terrível este prédio "alto" na panorâmica do Bairro :(

Valeu pelas fotos Rodrigo, que legal que tevesa idéia de fotografar este bairro que pouco apareceu por aqui. ;)
See less See more
1 - 20 of 42 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.