SkyscraperCity Forum banner

Uma Rua Histórica pouco [RE]conhecida de Belo Horizonte.

29408 Views 39 Replies 19 Participants Last post by  CharlesZSBH
81
Provavelmente, os belo-horizontinos do SSC já ouviram falar do Bairro Calafate. Ainda mais levando-se em conta toda essa polêmica de transferência da rodoviária para lá. Entretanto, pouco se sabe de sua principal via: a Rua Platina. O bairro Calafate (muitos confundem com o Prado) está na Zona Oeste de BH e remota ao velho Arraial Curral del Rei (lugar escolhido para construção de Belo Horizonte). No lugar em que se encontra o bairro hoje, havia a Fazenda Calafate (desapropriada e loteada pela Comissão Construtora da Nova Capital chefiada pelo Engenheiro Aarão Reis). O bairro Calafate é um dos mais antigos de BH e isso está presente em sua arquitetura (grande parte dos casarões da rua têm marcadas referências ecléticas, neo-clássicas e de art decó). Infelizmente, a rua hoje está muito degradada. A Rua Platina além de ser uma via de passagem, de trânsito muito pesado, é também, desde os primórdios, uma via comercial. O ano passado eu fiz uma pesquisa sobre o bairro e descobri coisas fantásticas: o primeiro hipódromo da cidade (Prado Mineiro) construído em 1906 era onde hoje se encontra o complexo da Polícia Militar, a Igreja São José do Calafate foi construída (em 1930) onde havia uma pequena capela na época da fazenda, um dos primeiros cinemas (Cine São José) fora do eixo central de BH foi construído na década de 30 na Rua Platina, o Colégio Nossa Senhora da Piedade é de 1939 e a sede da Companhia Musical Carlos Gomes (a mais antiga de BH! Fundada em 1896!!!) também está lá. O bairro Calafate era um dos mais desenvolvidos já nos primeiros anos da Capital, como mesmo disse o Prefeito Flávio Fernandes dos Santos em 1924: “A cidade caminha assustadoramente e a passos largos. A ex-colônia do Carlos Prates e os bairros do Calafate e Carlos Prates estão fadados a grande desenvolvimento”. Infelizmente, hoje o bairro Calafate está fadado à degradação e ao esquecimento...

01. Apesar dos muros dá pra ver que essas casas a seguir são bem interessantes.

02.

03. Esse casarão é enorme!

04. A lateral.

05. Esse foi reformado e virou salão para recepções.

06. Não dá pra ver direito, mas essa marquise tem uma cúpula de vidro.

07.

08. Um modernista bem legal!

09.

10. Outra de muros. (Infelizmente).

11.

12. Adoro essa!

13. Praçinha que fica em frente à Igreja São José do Calafate.

14.

15.

16. Nessa foto dá pra ver as torres da Igreja.

17.

18. A Igreja.

19.

20. Casa Paroquial.

21.

22. Bem detonado, mas as referências art decó são nítidas.

23. Casarões históricos comerciais.

24. 1919!

25. O antigo Cine Eldorado (concorrente do Cine São José) sendo reformado.

26.

27. Apesar desse estado lamentável, eu adoro! Atenção para a varanda à direita, as janelinhas do porão e o portãozinho super tradicional à esquerda.

28. Colégio Polimig.

29.

30. Uma reforma para "contemporâneizar"...

31. É um pecado essa pintura...

32. Acho que o "FR" nos dois seguintes faz menção ao sobrenome da família que construiu.

33.

34.

35. Esse é bem interessante, apesar de caquético!

36. Tadinho do neo-clássico!

37.

38. Colégio Nossa Senhora da Piedade.

39. Esse eclético da década de 20, pra mim, é o melhor!

40.

41.

42. Com o vizinho...

43. Eu acho bem legal! Alguém sabe falar que estilo é esse?

Lateral.

44.

43. Detalhe da arquitetura escondido na árvore.

44.

45.

46. Se não estivesse tão acabadinho... Esse art decó me lembra muito o Colégio Santo Agostinho da Av. Amazonas.

47.

48. Sede da Sociedade Musical Carlos Gomes.

49. 1896!

50. Antigo Cine São José. Hoje: Teatro Kleber Junqueira.

51. Uma antiga do Cine São José.

52.

53. Essa casa, apesar de ter uns 50 anos, não é tão interessante. Mas está aqui porque ela foi demolida essa semana.

54.

55.

56.

57. Fundo da Faculdade Estácio.

58.

59.

60.

61.

62.

63. "Shopping" Platina Street Mall

64. Edifício Gomes Lima. Mais de 80 apartamentos. Um clássico modernista da década de 50. Na época tinha até piscina. Revestimento não bom.

65. A Rua Platina começa na Av. Contorno. Hospital Felício Rocho.

66. Colégio Monte Calvário.

67.

68. Prédio esquina da Rua Platina com Av. Contorno.

69.

70. A Rua Platina termina na Rua Campos Sales no bairro Gameleira. Algumas construções de lá!

71.

72.

73.

A rua tem muito mais coisas, mas acho que dá pra ter uma idéia de como é. Espero que gostem e que a haja olhares de políticas públicas de preservação para essa parte da história de BH. Assim, como uma conscientização dos moradores... E que a Rodoviária não traga problemas para um lugar que já os tem suficientemente...
See less See more
1 - 20 of 40 Posts
Muitas construções antigas. Gostei do cinema, tem uma bonita fachada, sabe se vai voltar a funcionar?

Ótimas fotos!
Lembra bastante algumas ruas da região central de Niterói.Gostei.
Conheço bem a região da rua Platina.

Pena que, em geral, está tudo muito mal conservado e descaracterizado. Por isso as pessoas não percebem os detalhes arquitetônicos de diferentes períodos representados na rua.

E essa degradação não vem de hoje. Me lembro bem, no início dos anos 80 a rua já estava assim.

Existem outras ruas em BH com essa mesma representatividade, como a Padre Eustáquio e Jacuí, mas em geral, até piores que a Platina, em termos de conservação.
Legal esse thread, é triste ver essas ruas tão mal cuidadas, pois até hoje elas têm grande importancia para milhares de pessoas da cidade.
O local apesar de não muito bem cuidado é bastante bonito.
Show de bola o thread...Será q um dia essas casas vão ser restauradas? Passo todo dia pela rua e tem muita história por aí.
Nossa, que belo thread!!

Muito obrigado! Que bom é ter alguém tirando fotos de lugares da cidade que a gente mesmo conhece pouco! É como se você estivesse mostrando uma cidade nova para mim. Conheço a Zona Oeste, volta e meia passo por lá, mas vou poucas vezes, de passagem, não sei onde estão as coisas mais legais, se o que vi é o que há de melhor ou não... Já tenho uma idéia da região que se confirma quando vejo fotos de lugares inéditos, como, por exemplo, as casas bonitas e arquitetura antiga... Mas locais específicos, tipo essa rua, são sempre novidade para mim.

Acredito que com a desregionalização do fórum, seus threads passem a ter mais comentários, estarão mais expostos para o pessoal do resto do país. De qualquer forma, eu achei que mais belo-horizontinos comentariam aqui hehehe

1 - Eu ADORO esse tipo de casa. Pena o muro, mas está muito bem conservada! Nem pichado o muro está.

5 - muito belo

10 - é uma tristeza esses muros, só dá para ver o telhado, mas dá para sacar que a casa é linda... Essa sensação de "queria ver mais" é péssima

11 - muito simpática

12 - linda!

Uma várzea essa praça, largada como quase tudo público em BH que não fica na Zona Sul, Pampulha e alguns poucos outros pontos...

21 - LINDA!!! Perfeita conservação, e respeitando todo o estilo original.

25 - Eu amo art decó... Que surpresa esse cine, bem imponente, e sem descaracterizações na reforma!

27 - linda... como outras, a loja descaracteriza bem, com as placas, porta...

36 - nossa... As condições econômicas de quem mora aí parecem ser péssimas... Não há patrimônio que resista

39 - Adorei esses 2! O eclético é bem diferente do que eu esperava encontrar! As outras construções todas tem em outros pontos da cidade, são comuns na Zona Oeste, mas esse exemplar está diferente, se destaca! Parece coisa do centro de BH.
O vizinho também é lindo.

44 - ADORO esse estilo

46 - ADOREI

53 - PÉSSIMA notícia. Despertou todo o meu medo de que tudo isso pode um dia acabar... Deu uma sensação de que nada está protegido ainda... Quantas dessas construções do thread serão já tombadas?

65 - Está lindo o Felício Rocho. Nasci aí.

Eu vou tentar achar o e-mail do conselho de Patrimônio Histórico de BH. Isso aí tudo tem que ir para a pauta deles, tombar tudo!!
See less See more
Muitas construções antigas. Gostei do cinema, tem uma bonita fachada, sabe se vai voltar a funcionar?

Ótimas fotos!
No dia em que eu estava fotografando a rua, nem me passou pela cabeça em perguntar o destino do cinema... Acho que já está desativado há bem mais do que 30 anos. Infelizmente, não acredito que vá voltar a funcionar. Em BH cinema é sinônimo de Shopping. Cinema de rua mesmo, aqui em BH, só temos 2 ou 3. São cine-clubes que passam filmes que estão fora do circuito comercial. Mas vou procurar saber!
Lembra bastante algumas ruas da região central de Niterói.Gostei.
Que legal! É interessante perceber como que os períodos históricos são demarcados na arquitetura em um âmbito bem maior... Obrigado!

Pena que, em geral, está tudo muito mal conservado e descaracterizado. Por isso as pessoas não percebem os detalhes arquitetônicos de diferentes períodos representados na rua.

E essa degradação não vem de hoje. Me lembro bem, no início dos anos 80 a rua já estava assim.

Existem outras ruas em BH com essa mesma representatividade, como a Padre Eustáquio e Jacuí, mas em geral, até piores que a Platina, em termos de conservação.
Eu desconfio que o maior problema da rua Platina é que ela é uma via de passagem de trânsito muito pesado. E lugar de passagem, é lugar de poucas permanências sociais. Os moradores se escondem dentro de casa e as ruas ficam à mercê da violência (outra característica de uma via de passagem: vem gente de todo lado), da depredação e do vandalismo. No Brasil ainda se tem essa idéia de que o que é de todos, não é de ninguém...
Legal esse thread, é triste ver essas ruas tão mal cuidadas, pois até hoje elas têm grande importancia para milhares de pessoas da cidade.
E é parte concreta da história de BH!
O local apesar de não muito bem cuidado é bastante bonito.
Concordo que a beleza está nos olhos de quem vê...
Show de bola o thread...Será q um dia essas casas vão ser restauradas? Passo todo dia pela rua e tem muita história por aí.
Meu maior sonho é o poder público voltar os olhares para o Bairro Calafate. É mais do que urgente estabelecer uma política de conscientização, para o patrimônio histórico arquitetônico, dos moradores. Afinal, são eles os detentores e os responsáveis pela preservação. Mas para isso, o órgão municipal de patrimônio histórico deve, além dessa política, estabelecer diretrizes de reurbanização dos aparelhos públicos do bairro. Infelizmente, nenhuma das duas coisas estão sendo feitas.
Nossa, que belo thread!!

Muito obrigado! Que bom é ter alguém tirando fotos de lugares da cidade que a gente mesmo conhece pouco! É como se você estivesse mostrando uma cidade nova para mim. Conheço a Zona Oeste, volta e meia passo por lá, mas vou poucas vezes, de passagem, não sei onde estão as coisas mais legais, se o que vi é o que há de melhor ou não... Já tenho uma idéia da região que se confirma quando vejo fotos de lugares inéditos, como, por exemplo, as casas bonitas e arquitetura antiga... Mas locais específicos, tipo essa rua, são sempre novidade para mim.

Acredito que com a desregionalização do fórum, seus threads passem a ter mais comentários, estarão mais expostos para o pessoal do resto do país. De qualquer forma, eu achei que mais belo-horizontinos comentariam aqui hehehe

1 - Eu ADORO esse tipo de casa. Pena o muro, mas está muito bem conservada! Nem pichado o muro está.

5 - muito belo

10 - é uma tristeza esses muros, só dá para ver o telhado, mas dá para sacar que a casa é linda... Essa sensação de "queria ver mais" é péssima

11 - muito simpática

12 - linda!

Uma várzea essa praça, largada como quase tudo público em BH que não fica na Zona Sul, Pampulha e alguns poucos outros pontos...

21 - LINDA!!! Perfeita conservação, e respeitando todo o estilo original.

25 - Eu amo art decó... Que surpresa esse cine, bem imponente, e sem descaracterizações na reforma!

27 - linda... como outras, a loja descaracteriza bem, com as placas, porta...

36 - nossa... As condições econômicas de quem mora aí parecem ser péssimas... Não há patrimônio que resista

39 - Adorei esses 2! O eclético é bem diferente do que eu esperava encontrar! As outras construções todas tem em outros pontos da cidade, são comuns na Zona Oeste, mas esse exemplar está diferente, se destaca! Parece coisa do centro de BH.
O vizinho também é lindo.

44 - ADORO esse estilo

46 - ADOREI

53 - PÉSSIMA notícia. Despertou todo o meu medo de que tudo isso pode um dia acabar... Deu uma sensação de que nada está protegido ainda... Quantas dessas construções do thread serão já tombadas?

65 - Está lindo o Felício Rocho. Nasci aí.

Eu vou tentar achar o e-mail do conselho de Patrimônio Histórico de BH. Isso aí tudo tem que ir para a pauta deles, tombar tudo!!
Ah! Obrigado a você também! São os comentários que (também) dão motivação pra gente participar do fórum!

O ano passado eu fui à Gerência de Patrimônio Histórico apresentar um projeto de resgate da memória do bairro Calafate. Eles me falaram que realmente têm muito interesse no Calafate, mas que infelizmente tem muito mais coisas urgentes a serem cuidadas antes. Eu não lembro exatamente, mas são esses bairros mais tradicionais como Floresta, Santa Tereza entre outros. Essa reunião se desdobrou em outras mais, mas infelizmente não rendeu em nada concreto. Eles propuseram de entrar com esse projeto na Lei, mas infelizmente eu não posso arcar isso agora. Já tive a experiência e sei que é punk. Enfim, ou esperamos a fila andar e chegar a hora deles fazerem algo (o que pode demorar muito e mais casas serem demolidas), ou a sociedade deve fazer antes. Infelizmente, acho que isso não partirá dos moradores. A conscientização sobre esse tipo de coisa ainda é muito precária entre eles.
See less See more
Super bacana o tópico. Parece que essas construções antigas são bem raras em BH, cidade relativamente nova. Por isso é tão importante sua preservação. Parabéns pela iniciativa.

Gostei das casas, especialmente da 8 (muito interessante e diferente), da 12 e da 43 (aqui em Fortal, nas imediações do centro tem muitas parecidas).

Já pensou em tudo restaurado, pintura tinindo de nova e as construções abrigando barzinhos, instalações culturais e comércio, com intensa movimentação de pessoas, enfim uma espécie de pólo turístico-cultural? Seria uma forma de preservar tudo isso.
Ah! Obrigado a você também! São os comentários que (também) dão motivação pra gente participar do fórum!

O ano passado eu fui à Gerência de Patrimônio Histórico apresentar um projeto de resgate da memória do bairro Calafate. Eles me falaram que realmente têm muito interesse no Calafate, mas que infelizmente tem muito mais coisas urgentes a serem cuidadas antes. Eu não lembro exatamente, mas são esses bairros mais tradicionais como Floresta, Santa Tereza entre outros. Essa reunião se desdobrou em outras mais, mas infelizmente não rendeu em nada concreto. Eles propuseram de entrar com esse projeto na Lei, mas infelizmente eu não posso arcar isso agora. Já tive a experiência e sei que é punk. Enfim, ou esperamos a fila andar e chegar a hora deles fazerem algo (o que pode demorar muito e mais casas serem demolidas), ou a sociedade deve fazer antes. Infelizmente, acho que isso não partirá dos moradores. A conscientização sobre esse tipo de coisa ainda é muito precária entre eles.

Nó, que legal, então você foi à luta, mesmo, chegando a ter reuniões com o pessoal do patrimônio! Pessoas que vão tão longe são poucas! Essa sua preocupação com patrimônio tem também alguma relação com seu lado profissional, ou você o faz como atividade paralela?

Por um lado me entristece que coisas importantes precisem ficar no aguardo, numa fila de espera... Por outro lado, ao menos me pareceu pela forma que você colocou, determinadas coisas não estão sendo feitas porque eles estão se ocupando com outras... Não é por má vontade, ou porque está tudo parado. Estão correndo, mas é coisa demais. Eu tenho o costume de ler a ata das reuniões do conselho de patrimônio histórico no Diário Oficial, e sempre tive a impressão que são muito sérios e cuidadosos. Levam bastante coisa à análise, e geralmente decidem pela preservação. Mas, se não há como essa equipe agilizar mais, já é hora de a aumentarem! Eu fico muito preocupado com o futuro dos bairros de BH, ainda mais com esse aquecimento da economia. Um bairro que sempre passo é o Santo Agostinho, e a demanda das construtoras já destrui, só nos ultimos anos, uma quantidade enorme das belas casas...
See less See more

Pois é! Essas ruas viraram corredores de tráfego, foram entulhadas de ônibus sem ter capacidade para isso.

Como são bem estreitas o ambiente ficou completamente claustrofóbico, afastou as pessoas (moradores, pedestres, comerciantes - nem que se mudassem apenas para uma rua paralela para nao sair da região), levou aos muros enormes para isolar o caos externo.

As pessoas só passam, não ficam. E quando o lugar se esvazia ele se degrada, não tem jeito. Enquanto essas ruas continuarem como grandes corredores não vejo muita solução não. Elas simplesmente não comportam essas funções, por causa das suas (reduzidas) dimensões.

O Leléo-BH falou que o problema é ser via de tráfego pesado, mas acho que o problema não é o tráfego em si, mas a completa falta de adequação em relação à capacidade da rua.
Bem legal seu thread! acho que já passei por essa rua algumas vezes..
Ela parece um pouco com outras ruas de outros bairros..
duas que parecem com essa mas que acho que estão melhor conservadas são a Jacuí e a Conselheiro Lafaiete (Sagrada Família).. no final da conselheiro, pros lados do Floresta tem várias bem parecidas com a Platina, mas tb com uma conservação melhor, talvez por estar num bairro mais central..
Valeu pelo thread, mto bom.. :)
continue postando coisas novas! :D
Super bacana o tópico. Parece que essas construções antigas são bem raras em BH, cidade relativamente nova. Por isso é tão importante sua preservação. Parabéns pela iniciativa.

Gostei das casas, especialmente da 8 (muito interessante e diferente), da 12 e da 43 (aqui em Fortal, nas imediações do centro tem muitas parecidas).

Já pensou em tudo restaurado, pintura tinindo de nova e as construções abrigando barzinhos, instalações culturais e comércio, com intensa movimentação de pessoas, enfim uma espécie de pólo turístico-cultural? Seria uma forma de preservar tudo isso.
Sua idéia é ótima e seria um sonho pra mim. Na verdade, isso já está acontecendo aqui em BH com um projeto chamado "Circuito Cultural Praça da Liberdade". Esse projeto prevê a transformação da Praça da Liberdade e adjacências num pólo realmente turístico e cultural, adaptando as edificações históricas em museus, galerias de arte, teatros, cafés e etc. Infelizmente acho que dificilmente isso aconteceria no Calafate. 1º porque o Calafate está fora da "cena cultural" de BH. A diferença é essa, por exemplo, do Bairro Santa Tereza, que por ser boêmio atrai movimentação de pessoas interessantes, há a demanda por bares e restaurantes e entra na "cena"... Vira ponto de encontro e talz. Não é o caso do Calafate. Ninguém vai a um bar no Calafate... Mas quem sabe, né?! Se o Cine São José (atual Teatro Kleber Junqueira) ou o Cine Eldorado voltassem a funcionar (Como o Cine Santa Tereza no Santa Tereza) ou virassem um centro cultural, talvez o Calafate puxasse alguns olhares...
See less See more
1 - 20 of 40 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.