Muitas construções antigas. Gostei do cinema, tem uma bonita fachada, sabe se vai voltar a funcionar?
Ótimas fotos!
Ótimas fotos!
No dia em que eu estava fotografando a rua, nem me passou pela cabeça em perguntar o destino do cinema... Acho que já está desativado há bem mais do que 30 anos. Infelizmente, não acredito que vá voltar a funcionar. Em BH cinema é sinônimo de Shopping. Cinema de rua mesmo, aqui em BH, só temos 2 ou 3. São cine-clubes que passam filmes que estão fora do circuito comercial. Mas vou procurar saber!Muitas construções antigas. Gostei do cinema, tem uma bonita fachada, sabe se vai voltar a funcionar?
Ótimas fotos!
Que legal! É interessante perceber como que os períodos históricos são demarcados na arquitetura em um âmbito bem maior... Obrigado!Lembra bastante algumas ruas da região central de Niterói.Gostei.
Eu desconfio que o maior problema da rua Platina é que ela é uma via de passagem de trânsito muito pesado. E lugar de passagem, é lugar de poucas permanências sociais. Os moradores se escondem dentro de casa e as ruas ficam à mercê da violência (outra característica de uma via de passagem: vem gente de todo lado), da depredação e do vandalismo. No Brasil ainda se tem essa idéia de que o que é de todos, não é de ninguém...Conheço bem a região da rua Platina.
Pena que, em geral, está tudo muito mal conservado e descaracterizado. Por isso as pessoas não percebem os detalhes arquitetônicos de diferentes períodos representados na rua.
E essa degradação não vem de hoje. Me lembro bem, no início dos anos 80 a rua já estava assim.
Existem outras ruas em BH com essa mesma representatividade, como a Padre Eustáquio e Jacuí, mas em geral, até piores que a Platina, em termos de conservação.
E é parte concreta da história de BH!Legal esse thread, é triste ver essas ruas tão mal cuidadas, pois até hoje elas têm grande importancia para milhares de pessoas da cidade.
Concordo que a beleza está nos olhos de quem vê...O local apesar de não muito bem cuidado é bastante bonito.
Meu maior sonho é o poder público voltar os olhares para o Bairro Calafate. É mais do que urgente estabelecer uma política de conscientização, para o patrimônio histórico arquitetônico, dos moradores. Afinal, são eles os detentores e os responsáveis pela preservação. Mas para isso, o órgão municipal de patrimônio histórico deve, além dessa política, estabelecer diretrizes de reurbanização dos aparelhos públicos do bairro. Infelizmente, nenhuma das duas coisas estão sendo feitas.Show de bola o thread...Será q um dia essas casas vão ser restauradas? Passo todo dia pela rua e tem muita história por aí.
Ah! Obrigado a você também! São os comentários que (também) dão motivação pra gente participar do fórum!Nossa, que belo thread!!
Muito obrigado! Que bom é ter alguém tirando fotos de lugares da cidade que a gente mesmo conhece pouco! É como se você estivesse mostrando uma cidade nova para mim. Conheço a Zona Oeste, volta e meia passo por lá, mas vou poucas vezes, de passagem, não sei onde estão as coisas mais legais, se o que vi é o que há de melhor ou não... Já tenho uma idéia da região que se confirma quando vejo fotos de lugares inéditos, como, por exemplo, as casas bonitas e arquitetura antiga... Mas locais específicos, tipo essa rua, são sempre novidade para mim.
Acredito que com a desregionalização do fórum, seus threads passem a ter mais comentários, estarão mais expostos para o pessoal do resto do país. De qualquer forma, eu achei que mais belo-horizontinos comentariam aqui hehehe
1 - Eu ADORO esse tipo de casa. Pena o muro, mas está muito bem conservada! Nem pichado o muro está.
5 - muito belo
10 - é uma tristeza esses muros, só dá para ver o telhado, mas dá para sacar que a casa é linda... Essa sensação de "queria ver mais" é péssima
11 - muito simpática
12 - linda!
Uma várzea essa praça, largada como quase tudo público em BH que não fica na Zona Sul, Pampulha e alguns poucos outros pontos...
21 - LINDA!!! Perfeita conservação, e respeitando todo o estilo original.
25 - Eu amo art decó... Que surpresa esse cine, bem imponente, e sem descaracterizações na reforma!
27 - linda... como outras, a loja descaracteriza bem, com as placas, porta...
36 - nossa... As condições econômicas de quem mora aí parecem ser péssimas... Não há patrimônio que resista
39 - Adorei esses 2! O eclético é bem diferente do que eu esperava encontrar! As outras construções todas tem em outros pontos da cidade, são comuns na Zona Oeste, mas esse exemplar está diferente, se destaca! Parece coisa do centro de BH.
O vizinho também é lindo.
44 - ADORO esse estilo
46 - ADOREI
53 - PÉSSIMA notícia. Despertou todo o meu medo de que tudo isso pode um dia acabar... Deu uma sensação de que nada está protegido ainda... Quantas dessas construções do thread serão já tombadas?
65 - Está lindo o Felício Rocho. Nasci aí.
Eu vou tentar achar o e-mail do conselho de Patrimônio Histórico de BH. Isso aí tudo tem que ir para a pauta deles, tombar tudo!!
Ah! Obrigado a você também! São os comentários que (também) dão motivação pra gente participar do fórum!
O ano passado eu fui à Gerência de Patrimônio Histórico apresentar um projeto de resgate da memória do bairro Calafate. Eles me falaram que realmente têm muito interesse no Calafate, mas que infelizmente tem muito mais coisas urgentes a serem cuidadas antes. Eu não lembro exatamente, mas são esses bairros mais tradicionais como Floresta, Santa Tereza entre outros. Essa reunião se desdobrou em outras mais, mas infelizmente não rendeu em nada concreto. Eles propuseram de entrar com esse projeto na Lei, mas infelizmente eu não posso arcar isso agora. Já tive a experiência e sei que é punk. Enfim, ou esperamos a fila andar e chegar a hora deles fazerem algo (o que pode demorar muito e mais casas serem demolidas), ou a sociedade deve fazer antes. Infelizmente, acho que isso não partirá dos moradores. A conscientização sobre esse tipo de coisa ainda é muito precária entre eles.
Pois é! Essas ruas viraram corredores de tráfego, foram entulhadas de ônibus sem ter capacidade para isso.Conheço bem a região da rua Platina.
Pena que, em geral, está tudo muito mal conservado e descaracterizado. Por isso as pessoas não percebem os detalhes arquitetônicos de diferentes períodos representados na rua.
E essa degradação não vem de hoje. Me lembro bem, no início dos anos 80 a rua já estava assim.
Existem outras ruas em BH com essa mesma representatividade, como a Padre Eustáquio e Jacuí, mas em geral, até piores que a Platina, em termos de conservação.
Sua idéia é ótima e seria um sonho pra mim. Na verdade, isso já está acontecendo aqui em BH com um projeto chamado "Circuito Cultural Praça da Liberdade". Esse projeto prevê a transformação da Praça da Liberdade e adjacências num pólo realmente turístico e cultural, adaptando as edificações históricas em museus, galerias de arte, teatros, cafés e etc. Infelizmente acho que dificilmente isso aconteceria no Calafate. 1º porque o Calafate está fora da "cena cultural" de BH. A diferença é essa, por exemplo, do Bairro Santa Tereza, que por ser boêmio atrai movimentação de pessoas interessantes, há a demanda por bares e restaurantes e entra na "cena"... Vira ponto de encontro e talz. Não é o caso do Calafate. Ninguém vai a um bar no Calafate... Mas quem sabe, né?! Se o Cine São José (atual Teatro Kleber Junqueira) ou o Cine Eldorado voltassem a funcionar (Como o Cine Santa Tereza no Santa Tereza) ou virassem um centro cultural, talvez o Calafate puxasse alguns olhares...Super bacana o tópico. Parece que essas construções antigas são bem raras em BH, cidade relativamente nova. Por isso é tão importante sua preservação. Parabéns pela iniciativa.
Gostei das casas, especialmente da 8 (muito interessante e diferente), da 12 e da 43 (aqui em Fortal, nas imediações do centro tem muitas parecidas).
Já pensou em tudo restaurado, pintura tinindo de nova e as construções abrigando barzinhos, instalações culturais e comércio, com intensa movimentação de pessoas, enfim uma espécie de pólo turístico-cultural? Seria uma forma de preservar tudo isso.