Meu sonho é ver a Perimetral assim também.
As fotos são dessa semana e se tu não leu, ele foi inaugurado ontem.^^
Concordo. As próprias fotos mostram como o entorno é degradado.
Tá aí algo que eu concordo, o fato de haver uma parte debaixo que também é degradada pode ser resolvida de outras formas, como uma iluminação eficiente e outras formas formas de ocupação desses locais, como a instalação de novos equipamentos urbanos.Não achei o entorno tão degradado assim não. Embaixo pode até ser, mas as áreas vicinais estão até arrumadinhas. De qualquer maneira, ela tem um ponto importante, que é o afastamento dos edifícios, consideravelmente maior.
Anyway, o problema da parte debaixo pode ser resolvido sem maiores problemas... com um projeto de modernização, para deixar um pouco mais claro e leve, acho que já resolvia o problema.
E discordo que um parque como este não melhore a região do entorno... um dia tem-se carros barulhentos jogando fumaça na janela, no outro, um imenso parque... o processo pode não ser imediato, o parque foi inaugurado agora, sabe-se lá o que acontecerá em poucos meses ou anos...
Eu acho que um parque assim é válido até como um equipamento bastante exótico... não me incomodaria de ver alguns elevados nossos transformados em elegantes parques lineares.
Pena que não houve nenhum projeto de revitalização do entorno junto, pois o elevado, por se, continua pesando sobre a paisagem como mostra a foto 7. Visto de cima, é muito bonito, mas o projeto não teve nenhuma contribuição para a parte inferior, que é o que realmente importa. Quando li o thread, esperava um projeto mais leve e com um paisagismo em baixo. Por isso me decepcionei.As fotos são dessa semana e se tu não leu, ele foi inaugurado ontem.
Eu concordo contigo tbm...Não achei o entorno tão degradado assim não. Embaixo pode até ser, mas as áreas vicinais estão até arrumadinhas. De qualquer maneira, ela tem um ponto importante, que é o afastamento dos edifícios, consideravelmente maior.
Anyway, o problema da parte debaixo pode ser resolvido sem maiores problemas... com um projeto de modernização, para deixar um pouco mais claro e leve, acho que já resolvia o problema.
E discordo que um parque como este não melhore a região do entorno... um dia tem-se carros barulhentos jogando fumaça na janela, no outro, um imenso parque... o processo pode não ser imediato, o parque foi inaugurado agora, sabe-se lá o que acontecerá em poucos meses ou anos...
Eu acho que um parque assim é válido até como um equipamento bastante exótico... não me incomodaria de ver alguns elevados nossos transformados em elegantes parques lineares.
Vou reafirmar o que já havia escrito no texto lá de início do thread... essa é a primeira parte de três das etapas de revitalização do elevado e da região. É óbvio que assim como tu, não consegui enxergar nenhuma melhora na parte inferior do elevado, porém tendo acesso ao projeto de revitalização da área e olhando de forma detalhada e não menos - levando em consideração que competiu com outros 720 escritórios de arquitetura de 36 países, tenho CERTEZA de que foi levado em conta a revitalização do entorno. Caso contrário esse projeto não vingaria.Pena que não houve nenhum projeto de revitalização do entorno junto, pois o elevado, por se, continua pesando sobre a paisagem como mostra a foto 7. Visto de cima, é muito bonito, mas o projeto não teve nenhuma contribuição para a parte inferior, que é o que realmente importa. Quando li o thread, esperava um projeto mais leve e com um paisagismo em baixo. Por isso me decepcionei.
Tá aí um comentário pertinente.. Pensei a mesma coisa e vejo que no caso do Minhocão têm de se levar em conta esse fato - não possui o mesmo volume do elevado em NYC e possui um peso consideravelmente grande na rua. Têm de se pensar nisso sim.Acho que não é a melhor solução pro Minhocão, pelo motivo de que o Minhocão está numa área menos espaçosa do que o NYC Highline.
Só vejo a demolição do Minhocão como solução, e a construção de um túnel ligando o Centro à Z.Oeste.
Mas uma coisa a comentar: como o urbanismo do primeiro mundo é melhor do que o nosso. Triste constatar isso....
Mas, como vc mesmo disse, como o Minhocão ocupa um volume constuído muito grande na área onde está localizado, mesmo o transformando num parque, acho que o impacto no entorno não mudaria muito.Tá aí um comentário pertinente.. Pensei a mesma coisa e vejo que no caso do Minhocão têm de se levar em conta esse fato - não possui o mesmo volume do elevado em NYC e possui um peso consideravelmente grande na rua. Têm de se pensar nisso sim.
Sobre derrubar: pensava a mesma coisa....que o certo seria derubá-lo, mas não vejo como benéfico simplesmente derrubar o elevado para a rua em si se transformar como uma rua qualquer, como todas as outras da cidade. Isso por si só não revitaliza a região e muito menos resolve seus problemas. Vejo como um presente maior e com muito maior efeito a requalificação do elevado. Além de alavancar a região e revitalizar o seu entorno funcionaria como um excelente parque e refúgio dentro de uma selva de concreto E possuiria a vantagem de ao menos reparar parte do dano estético e físico que um monstrengo daqueles entúpido de tráfego causou à região.
p.s.: Como parque ela transformaria o que hoje é o uso do minhocão nos fins de semana ( espaço de caminhadas, corridas, pedaladas) em algo presente no dia-a-dia da população e como mais uma opção de parque em uma região que até então tem excassez deles.
Ele é importamte sim para o trânsito. Fora a marginal Tietê, ele é a única via radial expressa que liga a Zona Leste com a Oeste, passando pelo Centro.Eu não entendo o que falta para destruir o Minhocão. É verba?
Porque pelo que eu sei, ele nem é tão importante para o trânsito, como a Perimetral...