SkyscraperCity banner
1 - 20 of 49 Posts

·
Norte do Brasil
58,916 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Peguei um voo saindo de Porto Velho para a Serra do Cachimbo, no Pará, e aproveitei para fazer um passeio a cidade de Guarantã do Norte, no Mato Grosso, e dar uma andada pela BR 163 :D

Serra do Cachimbo, PA

Aeroporto da Serra do Cachimbo (aquele mesmo que o Legacy que colidiu com o avião da GOL ficou retido). A imagem ficou ruim...

Distâncias da Serra do Cachimbo para os mais diversos pontos do país

Cachoeira da Serra do Cachimbo

Outra parte da cachoeira

Corredeiras

Corredeiras

Água cristalina

Olha os peixinhos

Rio

Rio

Hidrelétrica de Cachimbo, a primeira da Amazônia

Por dentro da pequena hidrelétrica

Aqui nesse local foi onde ocorreu o primeiro pouso de uma aeronave na Serra do Cachimbo...

Ave pernalta

As vezes a fiação elétrica não é tão ruim... :lol:

BR 163, Rodovia Cuiabá-Santarém

Trecho da Serra do Cachimbo, no Pará, em obras

Obras ao longo do trecho. Pra lá fica Santarém

Máquinas trabalhando. Pra cá fica Cuiabá

Buritizal ao lado da rodovia

Posto de fiscalização do Estado do Pará

Produção de milho no Sul do Pará

E finalmente chegamos ao asfalto, ainda no Pará

Começando a descer a Serra do Cachimbo

Ficou ótimo esse trecho

Mais uma dentro da Serra

Mais uma, essa região fica na divisa Pará/Mato Grosso

Outra :D

Guarantã do Norte, MT

Entrada de Guarantã do Norte

Ficou muito boa essa entrada, duplicada

Uma das ruas principais

Praça preparada para festa

Praça

Praça

Outra rua de Guarantã

Banco

Casa

Essa parte da cidade é bem ajeitada. Lá no fundo, a Serra do Cachimbo (parte mato-grossense)

Rua comercial de Guarantã

Edifício em construção na cidade

Mesma rua

Rua perpendicular

BR 163 em Guarantã do Norte, sentido Santarém... ao fundo a Serra do Cachimbo

Se der, ainda vou conhecer também Matupá e Peixoto de Azevedo... :D

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Rondon,

Que legal poder ver fotos de uma região em que só costumo ver do alto da aeronave, nas minhas viagens entre GRU e MAO. :D

Paisagens muito bonitas, hein?!

E o calor, forte?! Faz frio durante a noite na Serra do Cachimbo?!

Ótimo thread, rapaz!

P.S.: Fui o primeirão a comentar.

·
Norte do Brasil
58,916 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^
^^ E aí Manauense?
Faz calor sim, mas a noite é fria (não é brincadeira não, é frio mesmo).

E me parece que é proibido os aviões comerciais fazerem sobrevoos sobre Cachimbo. Aliás, um dos objetivos de criação desse aeroporto era apoiar as operações aéreas entre Rio e Manaus por dentro do continente. Mas hoje esse objetivo já não é mais o mesmo.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
^^
^^ E aí Manauense?
Faz calor sim, mas a noite é fria (não é brincadeira não, é frio mesmo).

E me parece que é proibido os aviões comerciais fazerem sobrevoos sobre Cachimbo. Aliás, um dos objetivos de criação desse aeroporto era apoiar as operações aéreas entre Rio e Manaus por dentro do continente. Mas hoje esse objetivo já não é mais o mesmo.
Rondon, geralmente quando viajo de GRU a MAO procuro viajar pela TAM, em aeronaves com sistema de acompanhamento do voo.
No mapa do sistema de entretenimento, é possível perceber que a aeronave faz uma inflexão para passar em cima da cidade Jacareacanga-PA antes de entrar em território amazonense, desviando da Serra do Cachimbo, que fica mais ao nordeste.
Quanto ao frio que faz à noite, deve ser uma delícia. Em São Gabriel da Cachoeira (na região serrana do Amazonas), que nem mesmo fica no alto de serra, eu percebia que os dias eram terrivelmente quentes, mas as noites eram de temperatura amena. Não fazia frio como em Cachimbo, mas eram noites em que não era preciso ligar o ar condicionado.

·
Registered
4,499 Posts
Obrigado pelas fotos Rondon, conheço bem esta região, pois trabalhei com o licenciamento ambiental deste trecho da BR163 (entre a divisa do MT/PA até cerca de 20km ao norte de Castelo dos Sonhos).

Tenho ótimas e fortes lembranças das campanhas, desde os atoleiros, passando por perrengues com bandidos, até o ponto alto da viagem, quando destruí uma Hilux capotando próximo a Castelo.

Nada vai fazer esquecer dos bons momentos com as pessoas de Guarantã e Castelo e o contato direto com a natureza(cobras, araras azuis, macacos aranha, bugios, cágados...) a beira da estrada e nas incursões por dentro das fazendas a procura dos proprietários.

Hoje, vendo a estrada com trechos pavimentados, me dá o maior orgulho de ter ajudado na concretização do sonho de tantas pessoas que sofreram durante décadas nas intermináveis viagens, sobre lama ou nuvens de poeira. :eek:kay:

·
Norte do Brasil
58,916 Posts
Discussion Starter · #7 ·
^^ Eu que não sou a região também fiquei feliz... haha, estava no ônibus indo para Guarantã, e na hora que chegou o asfalto, eu falei: chegou o desenvolvimento!

O pessoal que estava em volta começou a repetir kkkk

Muuuito bom, Rondon!! Essa região tem uma natureza espetacular.

Fiquei muito feliz de ver o asfalto chegando na 163 dentro do Pará. Tá ótimo vendo pelas fotos.

Parabéns e valeu por mostrar essa região do país.
Valeu.
Eu nem imaginava como era essa região. Nem ao menos imaginava que ia conhecer a mítica Serra do Cachimbo :D

·
Registered
2,798 Posts
Muito bom o registro dessa que é uma das regiões mais emblemáticas da Amazônia.
Muito bom saber que felizmente o asfalto está chegando, e como consequência um maior progresso para a região que tem tudo para ser riquíssima. Espero um dia fazer esse percurso até Santarém e voltando pela Transamazônica asfaltada um dia.

Valeu e parabéns novamente, Rondon.

·
Registered
15,777 Posts
Legal as fotos, sempre tive curiosidade de conhecer essa região do Pará/MT, que foi marcada, entre outras coisas, pelo acidente da Gol.

A natureza da Serra é fantástica. Mas a parte mais interessante foi a foto das obras da Cuiabá-Santarém. Tem mais frentes de trabalho sentido Santarém, ou essa obra tá lenta?

Guarantã do Norte tem uma linha de Imbituba, fazendo baldeação em Cuiabá (pela Eucatur, e pela afiliada Novo Progresso). Me pareceu organizadinha, por imagens de satélite de anos atrás, parecia o caos.

Valeu Rondon, ótimo thread.

Ah, e vi o blog que você me linkou no Acre Notícias. Bem bacana.

·
from Belém-Pa
27,649 Posts
Excelente, a serra é muito bonita! :)
Olha as fotos estão perfeitas, muita qualidade. pela primeira vez vejo trechos dessa famosa rodovia assim em thread, ela é grande. A cidade de Guarantã parece bem organizada e me lembrou outras cidades do MT quando faço viagem de onibus por dentro do estado.
parabéns e valeu! É um pedaço do Brasil que pouco vemos :cheers:

·
Norte do Brasil
58,916 Posts
Discussion Starter · #12 ·
@Bombexx: valeu :D

@Ice Climber: aquele blog é bom demais... tem descrito todo o trajeto com uma riqueza de detalhes interessante. Tem até uma foto que eu tirei aqui que lá ainda está sem asfalto, vou ver se acho e posto.
Quanto as obras, atualmente cerca de 49% do trajeto entre Guarantã do Norte e Santarém está asfaltado. A pavimentação está lenta, mas avançando, já que são diversas frentes de trabalho.
Quanto a linha de ônibus, deve ser da Nova Integração... lá em Guarantã ônibus da Verde Transportes e Satélite para Cuiabá. Mas também opera lá a Ouro e Prata do Rio Grande do Sul (Porto Alegre x Santarém)

@Guajará: Guarantã tem uma boa estrutura de serviços, para o tamanho da cidade (30 mil habitantes).
Eu queria conhecer era Sinop, mas fica meio longe... mas com certeza vou bater fotos de Matupá, e talvez, de Peixoto de Azevedo.

@Erico: valeu :D

·
Bruno Martins
1,539 Posts
Belo thread Rondon!

A natureza nessa região é linda!

Não sabia nada sobre Guarantã do Norte, com as fotos já dá pra ter um ideia.

:)

·
on the road
34,520 Posts
Qual é o status real da pavimentação da BR-163? O que eu sei é que a empreiteira que ia pavimentar o trecho coincidente com a BR-230 faliu e estão re-licitando, mas e o resto?

·
Registered
22,320 Posts
Uma região que desconheço totalmente, mal sei onde fica no mapa, gostei de ver.
Muito bom voce ter mostrado, valeu.:eek:kay:

·
SSC Brasil
3,774 Posts
Massa, Rondon!

Excelentes fotos! :eek:kay:

Você não disse que iria medir a temperatura na Serra do Cachimbo? Fiquei curioso pra saber as mínimas por aí.

Abraço!

·
...
542 Posts
Surpeendi com Guarantã viu... Curti.

30khab e um edfício construindo O.O. Não é comum isso no MT!

---

O asfalto da BR chega até Novo Progresso (sentido sul->norte)

1 - 20 of 49 Posts