SkyscraperCity banner

VOTEM: Un-UPC Portugal: Maio/Junho 2012

1 - 20 of 20 Posts

·
Feliz 2020 ;)!
30,636 Posts
Discussion Starter · #1 ·
VOTO PÚBLICO

1. Les Jardins du Palace: vencedor do concurso 18/2012 de 4 de Maio
J.Silva

+ ex-aequo
2. Amanhece: vencedor do concurso 18/2012 de 4 de Maio
Aranou

3. No meio está a virtude!: vencedor do concurso 19/2012 de 11 de Maio
Rui Caceiro

4. Bajo el cielo de Sanabria: vencedor do concurso 20/2012 de 18 de Maio
Aranou

+ ex-aequo
5. Birds...: vencedor do concurso 20/2012 de 18 de Maio
skytrax

6. Descanso: vencedor do concurso 21/2012 de 25 de Maio
Aranou

+ ex-aequo
7. Calma d'ouro: vencedor do concurso 21/2012 de 25 de Maio
beto_chaves

8. Energia cinética: vencedor do concurso 22/2012 de 1 de Junho
Rui Caceiro

9. Autocarro aéreo entre as nuvens: vencedor do concurso 23/2012 de 8 de Junho
Cbr Domes

10. África minha... África verde: vencedor do concurso 24/2012 de 15 de Junho
beto_chaves

11. É o meu melhor perfil!: vencedor do concurso 25/2012 de 22 de Junho
Babete

12. Tejo: vencedor do concurso 26/2012 de 29 de Junho
daniel322

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Birds...

·
Banned
5,203 Posts
3. No meio está a virtude!

·
Registered
1,012 Posts
o meu voto vai para 8. Energia cinética: vencedor do concurso 22/2012 de 1 de Junho de Rui Caceiro, apesar de o efeito cinético na vegetação ter sido adicionado mais tarde em photoshop...
Para mim não é nenhum contra, mas...

·
Registered
1,125 Posts
^^ A foto está óptima mas não votei nela porque não cumpre as regras do concurso. :)

·
Registered
488 Posts
o meu voto vai para 8. Energia cinética: vencedor do concurso 22/2012 de 1 de Junho de Rui Caceiro, apesar de o efeito cinético na vegetação ter sido adicionado mais tarde em photoshop...
Para mim não é nenhum contra, mas...
Obrigado pelo voto!

·
Registered
488 Posts

·
Registered
488 Posts
Skytrax:
Para tirar uma foto em movimento é necessário, além de sorte (que neste caso foi fulcral para conseguir este enquadramento), ajustar o ISO (que é a capacidade da maquina de captar a luz). Neste caso, eu regulei o ISO a 200 e foi sempre assim que me ensinaram. Mas andei a vasculhar alguns sites e o recomendado para fotos em movimento é 100. No entanto, quanto menor o ISO mais quantidade de luz é necessária. Tens de procurar na tua maquina o menu pelo qual podes ajustar o ISO.
A máquina tem um intervalo de resposta e é esse intervalo que faz com que os arbustos fiquem "congelados" (não há cá nenhum efeito cinético) e um ISO menor faz com que a fotografia não fique desfocada, porque apesar dos arbustos o resto da foto ficou focado.

·
Registered
488 Posts
Também eu! :lol:

·
Registered
1,012 Posts
Nas fotos em movimento o ISO recomendado é de 100 porque é o ISO mais baixo que máquina permite e o que tem melhor definição, normalmente aumenta-se o ISO quando não temos luz suficiente para captar a imagem sem "tremideiras", mas ao aumentar o ISO estamos a sacrificar a qualidade, normalmente com ISO alto na ordem dos 800 - 1400 começamos a obter um "grão" na imagem.
No caso da foto do Rui o facto do ISO ser maior que 100, veio afetar o tempo de fecho do diafragma, ou seja tirou a foto em um menor tempo do que seria esperado para ISO 100, mas isso não justifica os pormenores da imagem. Acredito que o Rui está a dizer a verdade em relação à foto, mas eu ainda assim acho que o efeito é obtido com recurso a software, porque apenas a vegetação ficou esse efeito, nem os moinhos nem o céu ficaram com esse efeito, e tal não será possivel. Os moinhos até poderiam ter ficado focados, porque provavelmente foi onde o foco incidiu, agora o céu não ter ficado desfocado e a vegetação ter ficado, isso não é possível.

·
Registered
488 Posts
Já agora, a velocidade a que a foto foi tirada é relevante?

·
Registered
1,012 Posts
É, porque quanto mais rápido fechar o diafragma (menor tempo a adquirir a imagem) menos "tremideira" irás ter principalmente numa foto de acção, tal como rallys, pássaros a voar, etc...
Um exemplo para perceberes é fotografares o mar, se o tempo de fecho do diafragma for elevado o mar fica com o efeito de "algodão", se for rápido o fecho do diafragma captas as gotículas do rebentamento das ondas.

1 - 20 of 20 Posts