Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
26 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
E ai galera. Resolvi fazer um thread atualizado das Gêmeas do Iguaçu que me parecem aparecer pouco por aqui.
Banhadas pelo Rio Iguaçu, as duas cidades irmãs sãoo divididas por uma linha férrea, constituindo um tecido urbano conjunto. No cotidiano dos moradores, é praticamente "uma cidade só".
Porto União (norte de Santa Catarina) tem uma população estimada para 2017 de 35.207 habitantes (IBGE) e União da Vitória (sul do Paraná) tem a população estimada para o mesmo ano de 57.027 habitantes, totalizando as duas aproximadamente 92 mil habitantes.

Fonte: visiteuniao. com. br

Fonte: apureguria. com

Fonte: apureguria. com

Fonte: revistaideias. com. br

Fonte: FlySky Drones

Fonte: FlySky Drones

nessa foto aparece mais Porto União (SC) que está do lado de cima da ponte férrea

Fonte: Sanepar

Fonte: wallpapersportouniao. blogspot. com. br

Fonte: wallpapersportouniao. blogspot. com. br

Marco Centená¡rio de Porto União (SC)

Fonte: colmeia. am. br

Área Central de União da Vitória

Fonte: Drone Phaton

Avenida Manoel Ribas - Centro de União da Vitória

Registro Próprio

Mesma Avenida

Registro Próprio

Mesma Avenida com a linha férrea que divide as duas cidades

Registro Próprio

Linha férrea em outra avenida

Registro Próprio

Marco Divisório na Praça do Contestado

Registro Próprio

Divisa entre as duas cidades

Registro Próprio

·
Joinville-SC
4,769 Posts
São belas cidades, uma vez eu já comentei em um Thread delas que fizeram, eu acharia melhor SC e PR fazer uma "permuta", SC cederia Porto União para o Paraná, já que o DDD dela é do Paraná assim poderiam juntar as duas cidades em uma só, e o Paraná cederia Rio Negro para SC, já que o DDD é de SC e Rio Negro se juntaria com Mafra formando uma unica cidade.

·
Registered
1,935 Posts
São belas cidades, uma vez eu já comentei em um Thread delas que fizeram, eu acharia melhor SC e PR fazer uma "permuta", SC cederia Porto União para o Paraná, já que o DDD dela é do Paraná assim poderiam juntar as duas cidades em uma só, e o Paraná cederia Rio Negro para SC, já que o DDD é de SC e Rio Negro se juntaria com Mafra formando uma unica cidade.
Pelo que pesquisei o DDD de Rio Negro é 41 mesmo, do Paraná
Já o DDD de Porto União é 42, também do Paraná, houve um movimento da Anatel para passar a ser DDD de Santa Catarina, mas a população foi contra porque teria que pagar interurbano, sendo que é tudo uma cidade só.

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Pelo que pesquisei o DDD de Rio Negro é 41 mesmo, do Paraná
Já o DDD de Porto União é 42, também do Paraná, houve um movimento da Anatel para passar a ser DDD de Santa Catarina, mas a população foi contra porque teria que pagar interurbano, sendo que é tudo uma cidade só.
O DDD continua como 47 ainda, até fui pesquisar e os prefixos 3641, 3642, 3643 e 3645, ambos usados na cidade de Mafra também que é conurbada com Rio Negro semelhante a União da Vitória e Porto União.

·
Catarinense
2,280 Posts
Considerando o rio como divisa entre os estados, União da Vitória dever ser, em sua maior parte, catarinense. Hehehehe, mas porque não é? Uma dúvida que tenho a tempos!

Lindas cidades!!

·
Ilha de Santa Catarina
1,574 Posts
Lindas cidades de uma peculiaridade interessante .
Porto união capitão do Steinhaeger :cheers:

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
8,808 Posts
Considerando o rio como divisa entre os estados, União da Vitória dever ser, em sua maior parte, catarinense. Hehehehe, mas porque não é? Uma dúvida que tenho a tempos!

Lindas cidades!!
Por causa da Guerra do Contestado.

Após o “acordo” (que desfigurou uma parte do território que, apesar de mais reconhecida pelo Império/República como catarinense, sempre foi mais ligada social e economicamente e sempre se identificou como com Paraná/São Paulo, mas sem revisionismos históricos aqui) a divisa foi fixada no trecho da antiga Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, até a ponte do rio Iguaçu, onde passa a seguir este. Não sei por que especificamente na região de União, mas acredito que por ser um ponto nevrálgico do conflito, uma vila nascente que nenhum dos dois estados queria abrir mão.

——————

Bom compilado. São cidades com uma história riquíssima, mas porcamente documentada e explorada (do mesmo mal me parecem padecer Palmas e Chapecó, aliás União nasceu por causa de Palmas e um palmense, Cel. Amazonas Marcondes), além de um acervo art deco bem considerável.

Acho que tem pouca importância em suas regiões, apesar do tamanho considerável. Talvez tenha a ver com a pouca povoação de suas regiões e acesso difícil? Não sei. Me parece que até Caçador é mais importante na região que as gêmeas do Iguaçu, mesmo estas formando um aglomerado significativamente maior.

É triste também ver uma cidade que já foi importante entroncamento ferroviário sem nada que lembre essa importância toda.

Ambas as cidades são constantemente arrasadas por cheias do rio Iguaçu, me parece que um sistema de diques ao estilo do de Porto Alegre seria interessante para a região.

Valeu pelo thread!

·
Registered
26 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Mais Fotos!

Fonte: Rádio Colmeia

Fonte: Vvale. com. br

Aeroporto

Estação ferroviária: do lado esquedo Porto União (SC) e do lado direito União da Vitória (PR)

Fonte: vidadmaquinista. blogspot. com

Fonte: epxx. co

Porto União

Área central de União da Vitória

Fonte: vvale. com. br

Praça do Chafariz e Estação em Porto União

Fonte: blog. kerberpremoldados. com. br

União da Vitória

Fonte: vvale. com. br

Fonte: Mapio. net

Lado esquerdo da estação União da Vitória e do lado direito Porto União