SkyscraperCity banner

1 - 20 of 1278 Posts

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Biblioteca da Universidade de Coimbra

Mandada edificar pelo Rei D. João V em 1724 conta com 3 grandes salas, cujo mobiliario de madeira preciosa é realçado por uma magnifica decoração Barroca de talha dourada, conta com 30.000 livros e 5000 manuscritos classificados por temas.
na sala do fundo esta um quadro com a imagem do Rei mandada pintar pelo proprio Rei, fundador desta biblioteca, na sala do meio encontra-se uma preciosa mesa de madeira preciosa com incrustações em marfim e um explendido tecto ointado em "tromp l'oeil" ou seja pintado de forma a dar uma imagem de profundidade que é na realidade ilusoria, na sala de entrada estão mais estantes e a porta de acesso ao patio da universidade:

·
Whatever
45,867 Posts
é simplesmente do outro mundo!!! sem dúvida alguma a mais bela biblioteca de portugal senão mesmo da europa!!!:applause:
fui lá uma vez ver com os meus próprios olhos e superou todas as minhas expectativas!!!

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #3
eu visitei ainda era jovencito ja não lembro bem excepto da imagem do rei :yes:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #5
poix agora ja nos parece assim Jikas :cry:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #7
ja somos 2, a biblioteca esta agarrada a capela Manuelina se não me engano, correcto?

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #9
é sim senhor pena que tenham rebocado apedra no sec. XVIII :(

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #11
sim de calcario ainda se nota na moldura do portal!!

·
Whatever
45,867 Posts
mas tens a certeza disso? é que muitas vezes é mesmo só o portal que é de cantaria e o resto é alvenaria.

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #13
eu não vi ne :) mas ha uns tempos estava a ler um livro e li que ate ao sec. XVIII todos os edificios, inclusive a capela eram em alvenaria a descoberto!!

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #17
sim a de Mafra é uma boa concorrente e a unica deste genero!!

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
Discussion Starter #19 (Edited)
são semelhantes no estilo arquitectonico e podem concorrer como sendo as mais belas do pias mas a de Mafra não é tão profusamente decorada, os tectos são brancos com relevos e as estantes são deferentes:

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Ualaaa... a de Coimbra é muito bonita, pena eu só conhecer a cidade de passagem... A de Mafra eu me ajoelho perante tamanha beleza...

1 - 20 of 1278 Posts