SkyscraperCity Forum banner

Toca a votar:

• 1 - Modern to the left, older to the right

Votes: 1 7.1%
  • 2 - "Orgasmo Visual"

Votes: 1 7.1%
  • 3 - O Senhor Barbosa

Votes: 2 14.3%
  • 4 - Pilar Bélico

Votes: 0 0.0%
  • 5 - A janela do vizinho

Votes: 2 14.3%
  • 6 - Brighton Sunset

Votes: 0 0.0%
  • 7 - Ponte Vasco da Gama

Votes: 8 57.1%

UPC PORTUGAL - Semana 10/2006

4284 Views 70 Replies 13 Participants Last post by  daniel322
UPC PORTUGAL - Semana 10/2006

1 - Modern to the left, older to the right by daniel322

2 - Orgasmo Visual by Reflex

3 - O Senhor Barbosa by Barragon

4 - Pilar Bélico by Filipe_Golias

5 - A janela do vizinho by Lss911

6 - Birghton Sunset by Fern

7 - Ponte Vasco da Gama by CS-TOA

1 - 20 of 71 Posts
Eu voto na Ponte Vasco da Gama :applause: está excelente!

Fico à espera da críticas do Lss :eek:kay:
A crítica do LSS911:

1 - Modern to the left, older to the right by daniel322:
O título indica-nos uma divisão em 2 partes da fotografia segundo arquitectura mais moderna do lado esquerdo e arquitetura antiga mais do lado direito. Mas, na verdade, se o objectivo é mostrar isto, tal não é feito com grande clareza, se calhar não por causa da fotografia em si mas porque não é bem clara essa diferença pelo menos do local de onde vemos.
O enquadramento está torto, o que não ajuda a criar esse jogo de equilíbrio entre as duas "forças". Eventualmente melhor contraste tornaria mais claro aquilo que a foto queria mostrar.
Anyway, é um bela vista sobre a cidade de Coimbra!11/20

2 - Orgasmo Visual by Reflex:
Eis uma foto muito curiosa! Em primeiro plano vemos elementos que são totalmente masculinos: os troncos das árvores, quem têm uma cor escura e as formas rugosas. Lá mais ao fundo vemos uma torre com uma cúpula conupial de cor delicada e formas arredondadas totalmente femininas. É interessante porque parece que há aqui uma disputa entre machos pela fêmea, uma situação animalesca (ou não).
O efeito "nevoiro" que se criou na torre é interessante e resulta num contraste perfeito com as texturas dos troncos.
Orgasmo visual porque é uma vista muito rica e variada...
A focagem e o contraste não estão perfeitos 15/20

3 - O Senhor Barbosa by Barragon
O acerto do Sol com a base da figura é muito interessante! Parece um santo pairante. Por outro lado também pode ser entendida como uma figura à qual lhe é associada poder e conhecimento (não é entendido que seja o Bocage) e que está no topo de tudo e sobre todos dada a verticalidade que é reforçada pelo Sol, pelo enquadramento e pela sua localização numa coluna. As nuvens são um fundo branco que emprestam um certo mistério e inacessibilidade à figura superior a todas as outras; o céu azul trata de não tornar o fundo monótono e o conjunto não tão acromático.
O título é que parodia tudo! Depois de vermos uma figura tão austera e protocolar e com uma áurea de historicidade que lhe é latente, vemos o título que lhe altera totalmente o sentido. Barbosa é dos nomes mais comuns que existe e associado a tudo menos ao quevemos na fotografia. 16/20

Esta fotografia vale pelo bom retrato da textura e formas da pedra que nos faz sentir como se tivessemos mesmo lá. Parece que conseguimos sentir o seu toque. Transmite sensações para além das visuais.
Se o enquadramento estivesse direito ficaria melhor...até porque há uma boa ligação de equilíbrio com a casa que se encontra mais ao fundo que é fundamental que saia mais reforçada porque é lá que se encontra o canhão que, como o título nos indica, é um elemento fundamental para fazermos a associação do tal pilar com o mundo bélico. 14/20

5 - A janela do vizinho by Lss911
O contraste é exagerado, se calhar ainda bem porque reforça a ideia de pobreza e degradação ao ponto do "estore" se encontrar no estado em que está.
O título coloca-nos imediatamente no local, como se a nossa casa fosse logo ali ao lado. Um retrato simples e directo do nosso espaço em redor.
O enquadramento é apenas razoável mas a foto vale essencialmente pelo momento retratado e pela questão simbólica que lhe é associada de pobreza. 15/20

6 - Birghton Sunset by Fern
A cidade é apenas vagamente sugerida. O olho vê uma mancha escura e de textura mais densa em baixo e uma mancha em cima que esmaga a de baixo (e a cidade) embora de texturas mais suaves mas não necessariamente menos ricas em detalhes.
O conjunto de cores e luz que vemos é interessante, e isso vem da competência técnica para o fazer em condições mas mas também e principalmente do momento retratado.
A luz solar empresta um brilho que valoriza bastante a fotografia e é o elemento chave da fotografia. Também liga a macha de cima com a de baixo.
Outro aspecto de itneresse são as árvores sem folhas vistas só em contornos/mancha escura que ajudam a reforçar todo o ambiente que é transmitido.15/20

7 - Ponte Vasco da Gama by CS-TOA
Mais um grande trabalho! Antes de continuar, tenhoq eu dizer uqe esta é mais uma foto que transmite mais do que sensações visuais: transmite um silêncio esmagador! Sentimo-nos mesmo no local e parece que sabemos que lá há silêncio (conforme o que a fotografia nos transmite). Não se vê vivalma, a ponte surge como elemento em esplendor.
Enquadramento: excelente! Com a ponte em posição descendente da esquerda para a direita reforçado o poderio de engenharia da zona principal da ponte.
O chão: uma elmento muito agradável e confortável de se ver, muito suave e liso povoado com luz. O resto, é fundo escuro que ajuda a mostrar a ponte e o chão (os 2 elementos principais) com mais clareza.
A luz é excelente, não é fácil tecnicamente um resultado assim tão equilibrado! Muitos parabéns! 18/20
Votaria na do Barragon não fosse a qualidade excepcional da fotografia do CS-TOA!
eu até acho bem a crítica, mas deixaria de dar uma pontuação no fim de cada foto...acho altamente influenciador para os restantes votantes e não passa ao fim e ao cabo da opinião do Psot!;)

esta semana não tenho dúvidas nenhumas, o meu voto vai para o ref!:eek:kay: que bela foto! muito bem captada, inspira mistério, vontade de descobrir e visitar o que se vê para além das árvores.
3-Xor Barbosa.. boa imagem e o titulo partiume todo :lol:
Lss911 said:
(...)
Se o enquadramento estivesse direito ficaria melhor...até porque há uma boa ligação de equilíbrio com a casa que se encontra mais ao fundo que é fundamental que saia mais reforçada porque é lá que se encontra o canhão que, como o título nos indica, é um elemento fundamental para fazermos a associação do tal pilar com o mundo bélico. 14/20
Permite-me discordar com a tua ideia de dar mais ênfase à casa ao fundo. Na minha ideia, esta nada tem a ver com o canhão, daí não interessar que saia reforçada a sua presença. E, em muitas fotos, o elemento principal é o que por vezes menos se quer notado... neste caso, pretendi que o canhão estivesse o mínimo possível exposto e, por conseguinte, dar propositadamente muito mais importância a tudo o resto (a entrada do mosteiro) ;)

Anyway, votei, como havera dito, na magnífica ponte! :eek:kay:
O canhão dá o título à tua foto, este encontra-se por detrás das grades, tal como a casa que é possível que guarde um arsenal bélico. Existe uma expressividade que não está aproveitada. Não se pode inventar sentido de forma gratuita: este tem que ser fundamentado, essa menor importância que queria dar a esse elemento está excessiva. Demorei muito tempo (dps de 4/5 olhadelas separadas) a reparar que existia um canhão ali atrás e até lá não percebi o sentido do título da tua foto...
Pela milésima vez: isto não passa de uma crítica minha que tem o objectivo de cada um ter com detalhe uma opinião sobre a sua própria foto a concurso e para ajudar na decisão de voto ao tentar pôr em evidência certos aspectos de cada uma.
Vale o que vale...
JohnnyMass said:
eu até acho bem a crítica, mas deixaria de dar uma pontuação no fim de cada foto...acho altamente influenciador para os restantes votantes e não passa ao fim e ao cabo da opinião do Psot!;)

esta semana não tenho dúvidas nenhumas, o meu voto vai para o ref!:eek:kay: que bela foto! muito bem captada, inspira mistério, vontade de descobrir e visitar o que se vê para além das árvores.
Pelos vistos não influenciou...
Lss911 said:
O canhão dá o título à tua foto, este encontra-se por detrás das grades, tal como a casa que é possível que guarde um arsenal bélico. Existe uma expressividade que não está aproveitada. Não se pode inventar sentido de forma gratuita: este tem que ser fundamentado, essa menor importância que queria dar a esse elemento está excessiva. Demorei muito tempo (dps de 4/5 olhadelas separadas) a reparar que existia um canhão ali atrás e até lá não percebi o sentido do título da tua foto...
Com toda a racionalidade possível em mim, não concordo, mas são opiniões, claro :)
Lss911 said:
Pelos vistos não influenciou...
vou fazer um poll!:D
Filipe_Golias said:
Com toda a racionalidade possível em mim, não concordo, mas são opiniões, claro :)

Não contem comigo para apenas dizer bem das fotografias. Crítica é crítica. Há fotos que saem bem outras não do mesmo fotógrafo. Curioso que não se discorde dos elogios...
Ó Lourenço... atenção, eu não estou a criticar-te! Estou apenas a expressar a minha não-concordância com uma perspectiva tua sobre um pormenor ou outro da minha foto! Não estou aqui a pedir que subvertas as tuas críticas/comentários só para agradar-me. Longe disso! Quero que sejas o mais honesto possível... mas tb quero que me deixes contra-expressar a minha opinião ;)
A Janela do meu vizinho - nº5
Lss :) eu voto na janela do (teu) vizinho :lol: ehehehehehe
Filipe_Golias said:
Ó Lourenço... atenção, eu não estou a criticar-te! Estou apenas a expressar a minha não-concordância com uma perspectiva tua sobre um pormenor ou outro da minha foto! Não estou aqui a pedir que subvertas as tuas críticas/comentários só para agradar-me. Longe disso! Quero que sejas o mais honesto possível... mas tb quero que me deixes contra-expressar a minha opinião ;)
Tranquilo! tas a-vontade para te expressares, mas eu senti um bocadinho de indignação no teu tom e isso já é diferente.
Paz!:cheers:
Daniel_Portugal said:
Lss :) eu voto na janela do (teu) vizinho :lol: ehehehehehe
A chas que a janlea do meu vizinho está tão bem tratada? hu...não se compara a esta! :lol:

Obrigado aos meus 2 votantes!
a foto do TOA tambem ta bastante boa... mas nao mostra a verdadeira beleza da ponte.. a vasco da gama é talvez a minha ponte preferida no mundo.. e caso nao a conhecesse.. e visse esta foto como exemplo.. nao ficaria nem perto de ser a minha ponte preferida, quiçá.. por vezes valorizas de mais o aspecto técnico da foto em detrimento do modelo fotografado em si, talvez por isso nunca apanhes céus brancos e afins, em detrimento lá está, de mostrares coisas bonitas que a certas horas do dia te obrigariam a tirar uma foto em contra-luz, ou em qualquer situação menos favorável à tal componente técnica. :p
1 - 20 of 71 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.